Se tornar piloto de linhas aéreas. Sonho ou realidade?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Cicero Rodrigo
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Dom Mai 13, 2012 8:49 pm
Localização: Foz do Iguaçu Paraná
Contato:

Mensagem por Cicero Rodrigo »

[quote:b4091245de="brunobragantine"]Para os pilotos de plantão como ainda estou terminando meus estudos (ensino médio) queria saber se treinar no Flight Simulator serve para alguma coisa ou isso não passa de um jogo para PC.[/quote:b4091245de]

Traz alguma noção, para voo por instrumentos,mas é apenas um complemento,não ache que vai saber das coisas por um jogo de computador.
"As coisas são mais belas quando vistas de cima" Alberto Santos Dumont
atr72
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Seg Abr 28, 2014 10:28 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Se tornar piloto de linhas aéreas. Sonho ou realidade?

Mensagem por atr72 »

[quote:367a8988aa="Cicero Rodrigo"][quote:367a8988aa="Michael Thies"]Amigos, há tempos venho com uma vontade que, por eu ser natural de uma cidade do interior e de família de classe média/baixa, mais me parecia um sonho que uma meta: ser piloto de linhas aéreas.

Bem, já li um pouco a respeito dos procedimentos, dos cursos, da duração, etc... E eu pergunto: Eu tendo 23 anos, faculdade de Eng. Elétrica 20% concluída, ainda é possível eu pensar em realizar meu sonho? Notem que eu trabalho em um emprego que me permite pagar em média 3 ou 4 cadeiras da faculdade. Esta é minha única fonte de renda, e para fazer os cursos de preparação é necessário dedicação em tempo integral.

Gostaria da opinião de colegas que já são pilotos e que compartilhem suas experiências e percepções sobre o assunto. Se há "caminhos das pedras" que me deem uma noção de tempo, custos e perspectivas para eu ter uma ideia do que fazer.


Desde já, agradeço a atenção de todos.
Abraços!!![/quote:367a8988aa]

Amigo talvez eu posso te ajudar,

Eu tenho 41 anos de idade,comecei na aviação com 17 anos,no aeroclube,tirei meu PP com 18,hoje sou PLA CMTE. de 737 NG (700,800,900) trabalho na GOL.

Eu sou de uma época em que logo que se saia do aeroclube a nossa preocupação era procurar aviões para poder VOAR, para aprender realmente a navegar,acumular EXPERIENCIA e acumular horas de voo.

Nesta época se voava nos aeroclubes como instrutor,fazia-se voos panorâmicos,lançava-se paraquedistas, voava-se com pilotos mais experientes fazendo navegações instrumento real,noturna,voando em mal tempo enfim, voava-se de verdade.

Hoje a moçada quer ir a um aeroclube e fechar um "pacotão" e pagar seu PP, PC, IFR e até o PLA porque o seu objetivo é voar Boeing ou Airbus o quanto antes.

Bom isso ??? eu acho péssimo, porque???

Porque a falta dessa experiencia vai se manifestar quando esse cidadão estiver sentado na cabine desse jato,e é ali que ele vai ter que aprender a duras penas aquilo que ele já deveria ter aprendido antes ,pelo menos ter tido alguma noção, não é por acaso que as companhias exigem experiencia de voo, não horas de voo,entende a diferença?

Então o conselho,se é isso que você está pedindo, é que se dedique realmente a aviação, estude estude estude e voe bastante, antes de querer pilotar Boeing,ou Airbus sei lá...
Você tem tudo,o principal é a sua vontade,a idade favorece, mas estude tire as carteiras, quando tirar seu PC vá procurar um taxi aéreo, voe bastante depoooiiiss pense em linha aérea ok??[/quote:367a8988aa]


Sabias palavras Cmte!!!

Me viro bem hoje no atr, voo na Amazônia.

Sai do Aeroclube ainda cru, com 1000hs totais de instrução, navegandinho aqui e ali, tempo bom e toque e arremetida em volta da biruta.

Essa experiência de corisco, senecao nas navegações, malote e taxi me fazem falta. O atr ta me ensinando muita coisa, principalmente por não termos vnav nem autothrotle. Mas ainda assim é moleza comparado a voar um coriscao pra cima e pra baixo no Mato Grosso.

Bons vôos!
Avatar do usuário
Michael Thies
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Jun 06, 2013 2:22 pm
Localização: Teutônia - RS
Contato:

Re: Se tornar piloto de linhas aéreas. Sonho ou realidade?

Mensagem por Michael Thies »

[quote:ceb8b63f8f="Cicero Rodrigo"]Amigo talvez eu posso te ajudar,

Eu tenho 41 anos de idade,comecei na aviação com 17 anos,no aeroclube,tirei meu PP com 18,hoje sou PLA CMTE. de 737 NG (700,800,900) trabalho na GOL.

Eu sou de uma época em que logo que se saia do aeroclube a nossa preocupação era procurar aviões para poder VOAR, para aprender realmente a navegar,acumular EXPERIENCIA e acumular horas de voo.

Nesta época se voava nos aeroclubes como instrutor,fazia-se voos panorâmicos,lançava-se paraquedistas, voava-se com pilotos mais experientes fazendo navegações instrumento real,noturna,voando em mal tempo enfim, voava-se de verdade.

Hoje a moçada quer ir a um aeroclube e fechar um "pacotão" e pagar seu PP, PC, IFR e até o PLA porque o seu objetivo é voar Boeing ou Airbus o quanto antes.

Bom isso ??? eu acho péssimo, porque???

Porque a falta dessa experiencia vai se manifestar quando esse cidadão estiver sentado na cabine desse jato,e é ali que ele vai ter que aprender a duras penas aquilo que ele já deveria ter aprendido antes ,pelo menos ter tido alguma noção, não é por acaso que as companhias exigem experiencia de voo, não horas de voo,entende a diferença?

Então o conselho,se é isso que você está pedindo, é que se dedique realmente a aviação, estude estude estude e voe bastante, antes de querer pilotar Boeing,ou Airbus sei lá...
Você tem tudo,o principal é a sua vontade,a idade favorece, mas estude tire as carteiras, quando tirar seu PC vá procurar um taxi aéreo, voe bastante depoooiiiss pense em linha aérea ok??[/quote:ceb8b63f8f]


Em primeiro lugar obrigado por compartilhar sua experiência.

Gostaria de complementar minhas intenções: Como vc disse, vontade eu tenho, e acredite, é muito. Mas como tudo que eu faço, ou penso em fazer, analiso bastante e sempre com os pés no chão (neste caso, metaforicamente falando rsrsrs) e penso que para um piloto recém formado só com o PC, é fácil arrumar emprego em táxi-aéreo? Na minha região, por exemplo, não conheço nenhum, daí sempre vem aquele medo e fico com o "pé atrás".

Como eu citei no meu primeiro post, estou cursando eng. elétrica e já trabalho há três anos na área, minha empresa me paga metade da mensalidade. Gosto do ramo, mas sinto que minha paixão pela aviação fala mais alto, mas acho que é natural sentir esse medo sobre o meu futuro financeiro também né? Quero realizar meu sonho de ser piloto comercial, ótimo se for PLA claro, mas não quero também viver um futuro financeiramente incerto. Claro, nenhuma profissão garante um futuro certo, mas a aviação tem muitos altos e baixos, ou estou enganado?
Avatar do usuário
danx
membro
Mensagens: 560
Registrado em: Seg Nov 05, 2012 11:02 am
Localização: Joinville - SC

Re: Se tornar piloto de linhas aéreas. Sonho ou realidade?

Mensagem por danx »

[quote:adb160a74f="Michael Thies"][quote:adb160a74f="Cicero Rodrigo"]Amigo talvez eu posso te ajudar,

Eu tenho 41 anos de idade,comecei na aviação com 17 anos,no aeroclube,tirei meu PP com 18,hoje sou PLA CMTE. de 737 NG (700,800,900) trabalho na GOL.

Eu sou de uma época em que logo que se saia do aeroclube a nossa preocupação era procurar aviões para poder VOAR, para aprender realmente a navegar,acumular EXPERIENCIA e acumular horas de voo.

Nesta época se voava nos aeroclubes como instrutor,fazia-se voos panorâmicos,lançava-se paraquedistas, voava-se com pilotos mais experientes fazendo navegações instrumento real,noturna,voando em mal tempo enfim, voava-se de verdade.

Hoje a moçada quer ir a um aeroclube e fechar um "pacotão" e pagar seu PP, PC, IFR e até o PLA porque o seu objetivo é voar Boeing ou Airbus o quanto antes.

Bom isso ??? eu acho péssimo, porque???

Porque a falta dessa experiencia vai se manifestar quando esse cidadão estiver sentado na cabine desse jato,e é ali que ele vai ter que aprender a duras penas aquilo que ele já deveria ter aprendido antes ,pelo menos ter tido alguma noção, não é por acaso que as companhias exigem experiencia de voo, não horas de voo,entende a diferença?

Então o conselho,se é isso que você está pedindo, é que se dedique realmente a aviação, estude estude estude e voe bastante, antes de querer pilotar Boeing,ou Airbus sei lá...
Você tem tudo,o principal é a sua vontade,a idade favorece, mas estude tire as carteiras, quando tirar seu PC vá procurar um taxi aéreo, voe bastante depoooiiiss pense em linha aérea ok??[/quote:adb160a74f]


Em primeiro lugar obrigado por compartilhar sua experiência.

Gostaria de complementar minhas intenções: Como vc disse, vontade eu tenho, e acredite, é muito. Mas como tudo que eu faço, ou penso em fazer, analiso bastante e sempre com os pés no chão (neste caso, metaforicamente falando rsrsrs) e penso que para um piloto recém formado só com o PC, é fácil arrumar emprego em táxi-aéreo? Na minha região, por exemplo, não conheço nenhum, daí sempre vem aquele medo e fico com o "pé atrás".

Como eu citei no meu primeiro post, estou cursando eng. elétrica e já trabalho há três anos na área, minha empresa me paga metade da mensalidade. Gosto do ramo, mas sinto que minha paixão pela aviação fala mais alto, mas acho que é natural sentir esse medo sobre o meu futuro financeiro também né? Quero realizar meu sonho de ser piloto comercial, ótimo se for PLA claro, mas não quero também viver um futuro financeiramente incerto. Claro, nenhuma profissão garante um futuro certo, mas a aviação tem muitos altos e baixos, ou estou enganado?[/quote:adb160a74f]

Bom dia amigo,

Cara as nossas idades são muito próxima, por isso entendo você e sua sede de desenvolvimento profissional... Vou lhe dizer uma coisa, independente da profissão que queira seguir, independente da remuneração que sua profissão lhe oferecer, lembre-se que todo o dinheiro do mundo sem prazer na vida não é nada saudável... Faça o que seu coração mandar, se é seu sonho, não perca empo, vá em frente e não olhe pra trás... qualquer coisa que você faça com amor e dedicação a recompensa é maior do qualquer salário, nem sempre a razão vale mais do que a emoção!

Grande abraço!
Latitude -26° 18' 16' - Longitude -48° 50' 44''
Avatar do usuário
Michael Thies
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Jun 06, 2013 2:22 pm
Localização: Teutônia - RS
Contato:

Re: Se tornar piloto de linhas aéreas. Sonho ou realidade?

Mensagem por Michael Thies »

[quote:5d14945381="danx"]Bom dia amigo,

Cara as nossas idades são muito próxima, por isso entendo você e sua sede de desenvolvimento profissional... Vou lhe dizer uma coisa, independente da profissão que queira seguir, independente da remuneração que sua profissão lhe oferecer, lembre-se que todo o dinheiro do mundo sem prazer na vida não é nada saudável... Faça o que seu coração mandar, se é seu sonho, não perca empo, vá em frente e não olhe pra trás... qualquer coisa que você faça com amor e dedicação a recompensa é maior do qualquer salário, nem sempre a razão vale mais do que a emoção!

Grande abraço![/quote:5d14945381]



Sábias palavras amigo.... Em breve estarei dando um passo que poderá mudar o rumo da minha vida profissional e social também.

Agradeço a todos que me ajudaram compartilhando suas opiniões e experiências.

Abraços!!!
Responder