Se tornar piloto de linhas aéreas. Sonho ou realidade?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Michael Thies
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Jun 06, 2013 2:22 pm
Localização: Teutônia - RS
Contato:

Se tornar piloto de linhas aéreas. Sonho ou realidade?

Mensagem por Michael Thies »

Amigos, há tempos venho com uma vontade que, por eu ser natural de uma cidade do interior e de família de classe média/baixa, mais me parecia um sonho que uma meta: ser piloto de linhas aéreas.

Bem, já li um pouco a respeito dos procedimentos, dos cursos, da duração, etc... E eu pergunto: Eu tendo 23 anos, faculdade de Eng. Elétrica 20% concluída, ainda é possível eu pensar em realizar meu sonho? Notem que eu trabalho em um emprego que me permite pagar em média 3 ou 4 cadeiras da faculdade. Esta é minha única fonte de renda, e para fazer os cursos de preparação é necessário dedicação em tempo integral.

Gostaria da opinião de colegas que já são pilotos e que compartilhem suas experiências e percepções sobre o assunto. Se há "caminhos das pedras" que me deem uma noção de tempo, custos e perspectivas para eu ter uma ideia do que fazer.


Desde já, agradeço a atenção de todos.
Abraços!!!
_fgp_
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Dom Jul 03, 2005 1:59 am
Localização: Panambi-RS

Mensagem por _fgp_ »

Michael,

Eu só não me tornei piloto porque tenho ceratocone.

Tenho amigos que estão voando já, e te digo, fácil não é. É preciso bastante dedicação.

Tenho um amigo, que fez o PP e conseguiu um Bonanza pra pilotar e acumular horas. Isso vai dos contatos que tu faz, ele sempre foi bastante metido nisso e conseguiu boas oportunidades.
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Mensagem por brunobragantine »

Eu estou terminando o 3º ano do ensino médio neste ano e to na duvida do que fazer na minha vida, assim como o amigo minha família é de classe media.

estou na duvida entre uma faculdade de agronomia pra seguir o negocio da família que a gerações é agricultura ou tentar seguir carreira de piloto, o problema é que moro no sitio já que somos agricultores, então não tenho contato com nenhum piloto para tirar minhas duvidas. Dizem que o mercado esta muito ruim com as demissões de pilotos das grandes companhias.
Avatar do usuário
danx
membro
Mensagens: 560
Registrado em: Seg Nov 05, 2012 11:02 am
Localização: Joinville - SC

Mensagem por danx »

Antes de qualquer decisão, calcule o custo para pelo menos conseguir tirar o PP e em seguida o PC, após o PC talvez com muita dedicação e contatos você consiga uma vaga em um aeroclube como instrutor de voo, logo depois do curso para instrutor é claro... Mas antes de qualquer coisa, de gastar 1 real em aulas, faça o exame médico, pois um batimento cardíaco errado, bau bau pro sonho, no máximo PP.

Esqueça namorada, família, pra conseguir horas de voo e chegar a uma companhia aérea terá que morar em alojamento de clube e estar a disposição em tempo integral. Não se esqueça que vai necessitar de dinheiro até se formar instrutor de voo, daí em diante só trabalhando de graça pra conseguir horas de voo, enfim, é um sacrifício que vale a pena... Estou com 26 anos e li$o, se não eu encararia sem medo... não é loucura nenhuma, loucura é mochilar por 5 países como eu fiz.

Abraços, não desista dos sonhos, mas não esqueça que o tempo passa!!!
Avatar do usuário
guildy93
membro
Mensagens: 4328
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 4:48 pm
Localização: São josé do vale do rio peto, RJ - 25780-000

Mensagem por guildy93 »

Saí de São José do Vale, RJ, interior. cidade com 20.000 habitantes. Só com a cara e o sonho. Estou terminando minha faculdade de ciências aeronáuticas e PC-H checado, logo termino o curso de INV-H.

Vamos por partes:

Como o colega disse, você precisa ter o exame de saúde em dia. CMA (certificado médico aeronáutico) 2a classe, entre no site da ANAC e vai encontrar as instituições credenciadas para fazer o exame. Aqui no rio a inspeção custa R$473,00.

Depois, procure um bom curso de PP. Ou estude em casa mesmo caso seja um bom autodidata.

Após isso, leia o compêndio piloto no site da ANAC e se inscreva para a banca de PP.

Voe 35 horas.

Faça um curso teórico de PC (custa em torno de R$1500,00), faça a banca. Ah, precisa do CMA classe 1 para voar PC. Em aviões, normalmente se checa o voo por instrumentos (IFR) junto com o PC. Os colegas de asas fixas vão poder te informar melhor. O custo sobe.

Depois disso, recomendo que faça o Curso de INVA e trabalhe com instrução. É o jeito mais prático que tem de se juntar horas de voo e ganhar experiência.

Sou piloto de helicópteros e não entendo muito bem do processo de Asas Fixas, falei o básico. Depois de ter checado o PC-IFR, para chegar em uma linha aérea você precisa do Jet training.

Dependendo da fase que a aviação estiver (que é cíclica, pode ir do buraco aos céus) as empresas podem te dar o Jet Training.


Bom, é isso. Se é seu sonho, corra atrás. Pode ser um grande passo, mas já que está no inicio da faculdade de engenharia, pode considerar deixá-la para engrenar nos estudos para piloto.

Os cursos teóricos acontecem normalmente em horários variados, de manhã ou de noite. Algumas escolas oferecem até nos finais de semana. Duas ou três horas por dia de estudo e alguns simulados são o suficiente para você conseguir passar nos exames teóricos da ANAC. Não é nada lá muito impossível.

Fiz uma pesquisa rápida e a hora de voo de um Boero custa em torno de R$300,00. Você pode voar as horas do PP nela, não sei as do PC, já que normalmente o IFR é voado junto.


Abraços!

Boa sorte!!
Avatar do usuário
guildy93
membro
Mensagens: 4328
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 4:48 pm
Localização: São josé do vale do rio peto, RJ - 25780-000

Mensagem por guildy93 »

[quote:5c63df8e4f="Cmte. Salgado"]Ja tive vontade de ser piloto e hoje engenheiro com 50 anos me arrependo profundamente de não ter seguido meu sonho de ser piloto! preferiria esta hoje sem nada mas ser piloto e voar sobre as nuvens.
Tudo tem seu lado bom e ruim se não a vida não seria legal como é , por isto hoje estou no chão e pilotos meus aeromodelos bem feliz !!![/quote:5c63df8e4f]


Ainda dá tempo!!! Você ainda não morreu!!!

Estude um pouquinho e faça ao menos o PP!!
atr72
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Seg Abr 28, 2014 10:28 pm
Localização: Indaiatuba SP

Mensagem por atr72 »

Informação tem de sobra aqui e no resto da internet.
Em RS tem excelentes escolas e aeroclubes.

Com exemplo, fiz PP em 2001 época péssima. Em 2009 com 30 anos joguei tudo pra cima e fiz meu PC. Foram 3 anos de Aeroclube dos quais 2 anos dando instrução de vôo, Tam e gol demitiu a rodo. Por sorte entrei na Azul e hoje estou na linha aérea há 1,5 ano.

A Tam ta aos poucos recontratando os demitidos. A gol também inclusive seleção pra funcionários internos. A azul tem seleção toda semana e a Avianca contratando devagar.

Este é o cenário hoje, amanhã pode mudar. Aviação sao esses ciclos.

Se quer e gosta aproveite, na minha turma de linha aérea tem gente que entrou com 21 anos e também outros com 45

Aproveite
Avatar do usuário
Michael Thies
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Qui Jun 06, 2013 2:22 pm
Localização: Teutônia - RS
Contato:

Mensagem por Michael Thies »

[quote:ec098131de="fabricio spindler"]" bah " meu somos vizinhos , ou quase kkk[...][/quote:ec098131de]

Como diria o outro.... "bais ou benos" rsrsrssr... capaz, conheço um pouco de Novo Hamburgo, tenho parentes que moram em Sapiranga e de vez em quando dávamos umas bandas por lá.... hehehe



[quote:ec098131de="_fgp_"][...]Isso vai dos contatos que tu faz, ele sempre foi bastante metido nisso e conseguiu boas oportunidades.[/quote:ec098131de]

Metido para aprender eu até sou, o problema é que eu tenho dificuldades em fazer amizades pois sou meio "fechado". Sei lá, meu jeitão assim.



[quote:ec098131de="brunobragantine"][..]o problema é que moro no sitio já que somos agricultores, então não tenho contato com nenhum piloto para tirar minhas duvidas. Dizem que o mercado esta muito ruim com as demissões de pilotos das grandes companhias.[/quote:ec098131de]

Compartilho do seu problema. Eu moro no interior de uma cidade do interior rsrsrsrs, pra vc ter uma noção, eu não conheço nenhum morador da minha cidade que seja aeromodelista, que dirá um piloto então.... E com essas histórias de demissões, fico um pouco com o pé atrás para entrar de cabeça.



[quote:ec098131de="danx"]Antes de qualquer decisão, calcule o custo para pelo menos conseguir tirar o PP e em seguida o PC, após o PC talvez com muita dedicação e contatos você consiga uma vaga em um aeroclube como instrutor de voo[...][/quote:ec098131de]

Olha que se não fosse o "money" que eu "num have" eu já teria feito exames para isso.







Agradeço a todos que já me responderam, já percebi que não será nada fácil... Eu queria também saber a opinião de algum piloto que passou por situação inicial igual ou parecida com a minha para me dar alguns conselhos do tipo, faz assim ou assado...



[quote:ec098131de="guildy93"]Saí de São José do Vale, RJ, interior. cidade com 20.000 habitantes. Só com a cara e o sonho. Estou terminando minha faculdade de ciências aeronáuticas e PC-H checado, logo termino o curso de INV-H.

Vamos por partes:

Como o colega disse, você precisa ter o exame de saúde em dia. CMA (certificado médico aeronáutico) 2a classe, entre no site da ANAC e vai encontrar as instituições credenciadas para fazer o exame. Aqui no rio a inspeção custa R$473,00.

Depois, procure um bom curso de PP. Ou estude em casa mesmo caso seja um bom autodidata.

Após isso, leia o compêndio piloto no site da ANAC e se inscreva para a banca de PP.

Voe 35 horas.

Faça um curso teórico de PC (custa em torno de R$1500,00), faça a banca. Ah, precisa do CMA classe 1 para voar PC. Em aviões, normalmente se checa o voo por instrumentos (IFR) junto com o PC. Os colegas de asas fixas vão poder te informar melhor. O custo sobe.

Depois disso, recomendo que faça o Curso de INVA e trabalhe com instrução. É o jeito mais prático que tem de se juntar horas de voo e ganhar experiência.

Sou piloto de helicópteros e não entendo muito bem do processo de Asas Fixas, falei o básico. Depois de ter checado o PC-IFR, para chegar em uma linha aérea você precisa do Jet training.

Dependendo da fase que a aviação estiver (que é cíclica, pode ir do buraco aos céus) as empresas podem te dar o Jet Training.


Bom, é isso. Se é seu sonho, corra atrás. Pode ser um grande passo, mas já que está no inicio da faculdade de engenharia, pode considerar deixá-la para engrenar nos estudos para piloto.

Os cursos teóricos acontecem normalmente em horários variados, de manhã ou de noite. Algumas escolas oferecem até nos finais de semana. Duas ou três horas por dia de estudo e alguns simulados são o suficiente para você conseguir passar nos exames teóricos da ANAC. Não é nada lá muito impossível.

Fiz uma pesquisa rápida e a hora de voo de um Boero custa em torno de R$300,00. Você pode voar as horas do PP nela, não sei as do PC, já que normalmente o IFR é voado junto.


Abraços!

Boa sorte!![/quote:ec098131de]

Obrigado, ahh, agora eu já estou tendo uma noção mais específica da coisa, o que reforça a teoria de que não é fácil, mas também não é impossível.... E aproveitando já que vc é piloto, não conhece (ou conhece alguém que conheça) algum piloto do RS que de repente eu possa conversar pessoalmente?




[quote:ec098131de="atr72"]Informação tem de sobra aqui e no resto da internet.
Em RS tem excelentes escolas e aeroclubes.

Com exemplo, fiz PP em 2001 época péssima. Em 2009 com 30 anos joguei tudo pra cima e fiz meu PC. Foram 3 anos de Aeroclube dos quais 2 anos dando instrução de vôo, Tam e gol demitiu a rodo. Por sorte entrei na Azul e hoje estou na linha aérea há 1,5 ano.

A Tam ta aos poucos recontratando os demitidos. A gol também inclusive seleção pra funcionários internos. A azul tem seleção toda semana e a Avianca contratando devagar.

Este é o cenário hoje, amanhã pode mudar. Aviação sao esses ciclos.

Se quer e gosta aproveite, na minha turma de linha aérea tem gente que entrou com 21 anos e também outros com 45

Aproveite[/quote:ec098131de]



Vc conhece algum aeroclube de boa referência para mim fazer contatos iniciais? Obrigado...




Mas que bom pessoal caloroso e gosta de ajudar, por que não estou vencendo escrever esse post que a toda hora aparece um pop-up mostrando uma mensagem nova hehehe...


Continuem postando pessoal, obrigado!!!
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Mensagem por brunobragantine »

[quote:6c1209e010]Compartilho do seu problema. Eu moro no interior de uma cidade do interior rsrsrsrs, pra vc ter uma noção, eu não conheço nenhum morador da minha cidade que seja aeromodelista, que dirá um piloto então.... E com essas histórias de demissões, fico um pouco com o pé atrás para entrar de cabeça. [/quote:6c1209e010]


Tamo na mesma então, pois eu era o único aeromodelista da minha cidade até esses dias agora que um cara que se mudou de São Paulo pra cá ele meche com helis então ainda sou o único aeromodelista kkkkk e outra também sou bem fechado de poucos amigos
Responder