Estamos vendo o nascimento de uma geração de "iadinhos&

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.

Moderadores: Alvaro Sala, benites

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 15 Jun 2014 20:12

Sou de 1956 (argh!)
Nós não desligávamos disjuntores porque nas casas tinha mesmo era "fusil"
Roubei brucutu de fusca e etc.
O jogo de taco terminava com Tubaina meio sem gelo (ou Groselha Vitaminada Milani) e Mandiopã na casa da Dona Gerônima (mãe do Toninho "Careca")
Andei de Caloi dobrável na obra da Marginal Pinheiros. Nadei na Guarapiranga e pesquei piaba no córrego do Sapateiro (hoje Av Juscelino Kubitcheck).
Remei no lago do Ibirapuera (caraca! Essa é velha mesmo).

Mas hoje eu me pergunto: Como é que pudemos viver tantos anos sem pipoca de Micro-Ondas?

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 15 Jun 2014 20:27

Além do Mandiopã, o Século XX tinha:
Régua de Cálculo
Normógrafo
Mimeógrafo (a alcool ou a tinta)
Pentógrafo
Episcópio
Tecnígrafo
Telex
Fax
Long Play

Mas não tinha pipoca de Micro-ondas...

kiko ribeiro
membro

Mensagempor kiko ribeiro » 15 Jun 2014 20:29

to me sentindo mais velho ainda , curtia mesmo era o Vigilante Rodoviário , Nacional Kid , e só bebia Tubaina , A Xuxa da época era o Arrelia e o Torresmo .
livres para voar, agora tenho módulos

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 15 Jun 2014 20:30

E Paquímetro com Nônio!!

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 15 Jun 2014 20:33

[quote:71fb216c34="kiko ribeiro"]to me sentindo mais velho ainda , curtia mesmo era o Vigilante Rodoviário , Nacional Kid , e só bebia Tubaina , A Xuxa da época era o Arrelia e o Torresmo .[/quote:71fb216c34]

Fiz 7 anos de idade no programa da verdadeira Xuxa da época: A Cidinha Campos.
Era o Pulman Junior na TV Record
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.

Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 15 Jun 2014 20:36

Kiko desculpe,
Mas o parceiro do Arrelia era o Pimentinha.
O Torresminho fazia parceria com o Pururuca.

johndss
membro

Mensagempor johndss » 15 Jun 2014 21:26

É Srs...

Nasci em 1985, por morar em uma rua sem saída agradeço a Deus por ter vivido uma infância primorosa como descrita no texto. Perdi muita coisa sim... digo sempre aos amigos que "deveria ter nascido apenas 5 anos antes". Mas vejo com amigos da mesma faixa etária, foi diferente... Computador??? Nem sei quando fui ter, quebrar ossos??? em um mesmo ano foram 3x os braços. Policia e Ladrão por todo o bairro, morei em apartamento com vida de uma pessoa que mora em uma casa. Pela rua ser sem saída. Bastava a Mãe chegar na janela, não bastava dizer uma palavra, era o significado de "venha pra casa AGORA". Aqui em BH chamávamos os carrinhos feitos com rolamentos de "Carrinho de rolimã". Era exatamente como no texto. Construção, sem lembrar dos freios. Desavenças? Brigas? Diferenças? Resolvíamos ali mesmo na rua... Discutíamos, rolávamos na porrada.. no dia seguinte jogávamos futebol fazendo dos chinelos de traves. Quando chovia?? Era futebol de botão no prédio.. Jogo de tabuleiro.. Ou bola debaixo da chuva com a certeza de chegar em casa e ser punido. "Lei da palmada??" Sim ela sempre existia. Minha mãe aplicava sempre que eu aprontava. Meu pai praticava a lei do "Cinto, correia". Isso me fez uma pessoa ruim?? Acho que não. Não sou um black bloc que vai pra rua destruir patrimônio alheio. Estudei em escola pública, toda segunda e sexta, era dia de cantar o Hino Nacional e reza. Meu tablet era uma Aqua Play que apanhei muito quando meu irmão via eu brincando. Fui feliz, sou feliz e orgulhoso com isso tudo. Por isso valorizo muito minhas conquistas hoje e no campo de aeromodelismo tenho o voo como prioridade máxima. Vejo muitas pessoas das novas gerações que ao invés de voar pendura avião no motor, faz 3d, mas não consegue fazer um pouso descente, sem bater asa, sem glissar. É triste mas é a nossa realidade. por isso não voo junto com quem não sabe realmente voar. Marco, essa geração "Y" querem o maior, melhor e sem esforço!
Breno Henrique - Johndss
Yak 55m 30CC - Super Stunts .40 - Cessna TF 20cc
Futaba 7c

MAX
membro

Mensagempor MAX » 15 Jun 2014 22:01

[quote:e6d6a20388="CONDOR 2"][quote:e6d6a20388="leandropinheiro78"][quote:e6d6a20388="MAX"]Nada... ligava, falava com uma voz aterrorizante: eu sei oque vc fez no verão passado. Tocava a campainha e só ai desligava o disjuntor.....kkkkkk[/quote:e6d6a20388]

Ninjaaaaa....[/quote:e6d6a20388]

[img:e6d6a20388]http://newevolutiondesigns.com/images/previews/36-jaw-dropping-illustrations-by-tiago-hoisel.jpg[/img:e6d6a20388][/quote:e6d6a20388]
Kkkkk :roll:
________((V)) . @ . ))((___________
______nm___( o . 0 )___mn______

jdomes
membro

Mensagempor jdomes » 15 Jun 2014 22:12

[quote:9c850911cc="Marco Antonio"]Eu praticava atletismo desde os 12 anos, com 14 fazia 100 metros em 10s. Hoje acordo as 5 e corro 4 km TODO DIA!!!
Aprendi a nadar aos 3 porque meu pai me atirou no lago!!!
Quase não via televisão, gostava de estudar e ir a biblioteca.... fazer experiência e montar aviãozinho
Fui lobinho depois escoteiro então me acostumei a ficar sem banho, geladeira e todo o resto.
Minha família tinha fazenda em Ribeirão então aprendi a montar cedo e a caçar... eu atirava com espingarda pro meu tamanho.
Ficava na rua em um terreno baldio brincando de guerra, fazia armadilha, me quebrava inteiro e levei ponto na cabeça duas vezes.
Fazíamos fogueira e assava batata doce cheia de terra![/quote:9c850911cc]

Por isso é que é o Brucutu do E-Voo! Num provável fim do mundo, tu passa essa era sem dificuldades.

MAX
membro

Mensagempor MAX » 15 Jun 2014 22:21

:roll:
Anexos
IMG_20140615_213927.jpg
Sss
IMG_20140615_213927.jpg (3.56 KiB) Exibido 3515 vezes

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 15 Jun 2014 22:41

Régua de Cálculo
Normógrafo
Mimeógrafo (a álcool ou a tinta)
Pantógrafo
Episcópio
E Paquímetro com Nônio!!

Usei tudo isso... e o paquímetro ainda uso.

:D
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

CONDOR 2
membro

Mensagempor CONDOR 2 » 15 Jun 2014 23:05

Duvido que alguém tenha feito isso....

[img:9e03179db7]https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/t1.0-9/1524692_540357502754233_4186631909314389403_n.jpg[/img:9e03179db7]
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!

igorfragoso
membro

Mensagempor igorfragoso » 16 Jun 2014 08:04

[quote:0e399d5688="Marco Antonio"]Régua de Cálculo
Normógrafo
Mimeógrafo (a álcool ou a tinta)
Pantógrafo
Episcópio
E Paquímetro com Nônio!!

Usei tudo isso... e o paquímetro ainda uso.

:D[/quote:0e399d5688]

Somos então em três. Além de muito do que foi dito, também soltei muita pipa, fazia zarabatana de tubo de alumínio retirado de antenas de tv; fazia aviões de papel (gaivotas, "gaviotas" etc...); fazia rato de bombril para sacanear as meninas na escola; roubava cadernetas da secretaria da escola só para sair mais cedo (essa era pura adrenalina); fumava no banheiro da escola e saía como se nada tivesse acontecido, mesmo com a maior fumaceira e o cheiro inconfundível; pulava o muro do Maracanã, para a grande rampa, só para andar de skate feito de patins Estrela (rodas de "piche", leia-se asfalto) roubados da minha irmã; ficar vendo as filhas da vizinha trocarem de roupa pela fresta do basculante; vir de carona da escola no caminhão de lixo, só para economizar no dinheiro da passagem; jogar bola no gramado da Quinta da Boa Vista; explorar as trilhas do Excelsior na Floresta da Tijuca (tinha mosquito que parecia uma abelha...). Fiz muito amplificador para guitarra, violão e voz; fiz muita luz sequencial para animar as festas; fiz muito circuito impresso com caneta a prova d'água e ALFAC; fiz muito amplificador para carro (c/ transístores, CI's, transformadores...) montei muita coisa; queimei muito meus dedos no ferro-de-solda e já queimei meu rosto pelo estouro de capacitores; projetei meu próprio sistema de rádio-controle (a grana era muito curta...). Enfim, posso dizer, com toda a propriedade: tive uma infância abençoada...

leandropinheiro78
membro

Mensagempor leandropinheiro78 » 16 Jun 2014 08:23

[quote:0a510d3b93="MAX"][quote:0a510d3b93="CONDOR 2"][quote:0a510d3b93="leandropinheiro78"][quote:0a510d3b93="MAX"]Nada... ligava, falava com uma voz aterrorizante: eu sei oque vc fez no verão passado. Tocava a campainha e só ai desligava o disjuntor.....kkkkkk[/quote:0a510d3b93]

Ninjaaaaa....[/quote:0a510d3b93]

[img:0a510d3b93]http://newevolutiondesigns.com/images/previews/36-jaw-dropping-illustrations-by-tiago-hoisel.jpg[/img:0a510d3b93][/quote:0a510d3b93]
Kkkkk :roll:[/quote:0a510d3b93]

CONDOR 2 gosta mesmo de exibir a fotinha de sua infância...Imagino a quantidade de Tia que apertaram essas bochechinhas
T Rex 600N DFC - T Rex 550E V2 -Tarot 450 PRO carenagem airwolf - Cesna Great Planes SAITO 56 - XG14 DMSS - Decatlon Seagull Evolution 20GX

Gilberto
membro
Contato:

Mensagempor Gilberto » 16 Jun 2014 21:15

Por que será que eu estou familiarizado com tudo isso?
Será que é porque eu nasci em 1953?

Wesley_Sniper
membro
Contato:

Mensagempor Wesley_Sniper » 17 Jun 2014 08:46

[quote:618339fa8d="Paulo Mormello"]Ninguém aqui desligava o disjuntor do medidor de energia e saia correndo? :cry:[/quote:618339fa8d]Eu desligava na escola...
No hobby, o valor não deve ser considerado como princípio.

Campanha:
Use TUDO o que tem antes de comprar mais!

gabrielmaia
membro
Contato:

Mensagempor gabrielmaia » 17 Jun 2014 09:48

Nasci em 89 e vivi quase tudo no texto. Gosto do fato de viver em uma região de interior nessa parte. Ate hoje ainda brincam de taco na rua. Pipa (aqui chamada papagaio) tem muita. Brincam muito de bola tambem. Apesar de infelizmente as coisas ja estarem mudando aqui tbem.
AeroMonte - Aeromodelismo Monte Alegre - PA

CONDOR 2
membro

Mensagempor CONDOR 2 » 17 Jun 2014 10:09

Eu não apertei muitas campainhas, mas dancei muito de rosto colado ao som de algumas musicas.

[yt]afxMELkB31I#t=213[/yt]
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!

CONDOR 2
membro

Mensagempor CONDOR 2 » 17 Jun 2014 10:12

Desligava alguns disjuntores também.

Mas só quando tocava algumas musicas que não gostava.

Quando tocava dessas eu ligava um cabo direto do medidor de energia.

[yt]8BQbMdNb2bM[/yt]

CONDOR 2
membro

Mensagempor CONDOR 2 » 17 Jun 2014 10:41

Cantava essa musica quando minha mãe me pegava de chinelo.. :( :( :( :( :( :(

[yt]q09jKJgBm3U[/yt]

Edson Carvalho
membro

Mensagempor Edson Carvalho » 17 Jun 2014 11:01

Meu caro Condor!

Você abriu um enorme baú.

O baú da vida, do passado, dos momentos de felicidade, de tristezas também, enfim porque não dizer dos sonhos.

Parabéns e obrigado por esta oportunidade de lembranças.

Abraços e bons voos.

peptod
membro

Mensagempor peptod » 17 Jun 2014 11:27

eu sou de 73 e não tenho saudades nenhumas daquela época.
meu tio tinha um aeromodelo desde que me entendo por gente e desde os cinco anos , em todos o aniversários e natal eu pedia um aviãozinho ,o que nunca chegou, aliás chegou , quando comecei trabalhar de menor auxiliar no banco do brasil , aí eu comecei a comprar os modelos. hoje em dia posso dar com orgulho um helicóptero para meus filhos e olhar para a felicidade deles que é ainda menor que minha por não os deixar sofrer as necessidades que eu passei. comecei trabalhar com 9 anos , vendendo verdura na rua, eu e um amigo, porque não conseguia empurrar a carriola por muito tempo, e fazia isso a tarde inteira para ganhar um dinheiro para comprar uma maria-mole porque meu pai não me dava, e fico feliz por tem montes de guloseimas em casa para eles comerem. já passei muitas vezes a noite inteira com febre e tossindo até os olhos estufarem porque eu não tinha o direito a um tratamento. quando a mulher do yakult passava , tinha de chorar para ganhar um, e se ganhava , o potinho durava a semana inteira, pois eu furava a tampa com uma palito e bebia duas gotas de vez em quando. nem sempre calhava de ter leite e bolacha ao mesmo tempo e quando tinha bolacha mabel , eu molhava na água da torneira. o passado , futuro ou presente é bom, MAS somente quando é bom.

CONDOR 2
membro

Mensagempor CONDOR 2 » 17 Jun 2014 11:59

[quote:0414021c4a="Edson Carvalho"]Meu caro Condor!

Você abriu um enorme baú.

O baú da vida, do passado, dos momentos de felicidade, de tristezas também, enfim porque não dizer dos sonhos.

Parabéns e obrigado por esta oportunidade de lembranças.

Abraços e bons voos.[/quote:0414021c4a]

Ainda bem que deu tempo...

Ainda bem que deu tempo de relembrar..

Ainda bem que deu tempo de rir demais com muita gente.

Ainda bem que deu tempo.

Ainda bem que deu tempo de comparar a régua T com um Auto Cad..

Ainda bem que deu tempo de viver um pouco mais.

Ainda bem que deu tempo de não ver todos indo embora sem ao menos rir juntos.

Ainda bem que deu tempo.

Ainda bem que deu tempo de plantar algumas coisas boas e ruins.

Ainda bem que deu tempo.

Ainda bem que deu tempo de conhecer minhas aptidões de pai, de ser útil para alguma coisa que valha a pena.

Ainda bem que deu tempo.

Ainda bem que deu tempo de participar de uma comunidade que ainda se vê alguns valores.

Ainda bem que deu tempo.

Ainda bem que deu tempo de sentir todas as sensações e sentimentos inerentes ao ser humano, tato, paladar, olfato, inteligencia, ....

Ainda bem que deu tempo.

Edson Carvalho
membro

Mensagempor Edson Carvalho » 17 Jun 2014 12:16

Ainda bem que deu tempo de publicar e falar de coisas que, dependendo da data de

nascimento não tiveram tempo de entender e respeitar.

E que jamais irão entender, sendo que, não viveram esta época.

Pois 20 anos é uma geração.

Mas eu os respeito.

Obrigado.

Abraços e bons voos.
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!

CONDOR 2
membro

Mensagempor CONDOR 2 » 17 Jun 2014 12:26

Este é um brasileiro.

Alguém que não tem a mesma chance que tivemos.

Tenho ele como bom amigo.

Não conseguiu fazer as coisas lindas que pudemos, mas é meu xodó.

Isso funciona com qualquer um, ao menos comigo.

Voltar para “Papo de modelista”