FMS EasyTrainer 1280

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
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alexcmag
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FMS EasyTrainer 1280

Mensagem por alexcmag »

[size=24:dffc93aaad]FMS EasyTrainer[/size:dffc93aaad]
Por Alexandre Costa Magalhães
[size=18:dffc93aaad]Introdução[/size:dffc93aaad]
Recebi da loja Asas Elétricas (www.asaseletricas.com.br) um FMS EasyTrainer 1280 RTF, para para ser testado em várias situações comuns no aeromodelismo elétrico.

Ele fica na seção de "Aeromodelos/Treinadores" (http://www.asaseletricas.com.br/loja/index.php?cPath=16_51), e atualmente (julho de 2014) custa pouco mais de 600 reais à vista na versão testada (a mais completa, RTF).

O EasyTrainer é um motoplanador de envergadura pouco maior que a maioria dos modelos elétricos básicos e pouco menor que os planadores de entrada, com quatro canais, motor pusher, construção em EPO, asas desmontáveis, e que nesta versão já vem o mais pronto para voar possível, precisando de muito pouca finalização.

Gosto desta configuração pela resistência, segurança e versatilidade. Com o motor na parte traseira a frente é toda macia (espuma de EPO) e fica livre para colocar uma pequena câmera de vídeo, além de suportar bem pequenos abusos e pousos ruins sem quebrar nada.

O EasyTrainer é o terceiro modelo que experimento com este projeto básico, portanto por mais que tente é impossível não compará-lo com os anteriores enquanto monto, testo e observo os detalhes. O primeiro é um projeto alemão consagrado e pioneiro, o segundo é outro produto chinês bastante popular.

Ele tem três utilizações principais, treinador básico (já sugerido pelo nome), motoplanador para encosta, e voos em primeira pessoa (FPV).

O alemão é o pioneiro neste tipo de projeto, excelente voador, mas por ser pioneiro não tinha no que se basear antes e acabou com algumas leves deficiências que cada piloto ajusta a seu modo e cada concorrente corrige à sua altura.

Na verdade estas deficiências são características de projeto porque foi criado em um contexto diferente, com motor escovado, sem ailerons e com leme pequeno, feito para voar nos vastos pastos e campos alemães com vento calmo típico do interior da Bavária. Quando o comprei voei com o motor escovado, profundor e leme e foi ótimo, mas quando peguei vento forte com rajadas ficou muito tenso. Descartei o motor escovado, instalei um brushless de 2200Kv fixado a uma base plástica, cortei ailerons nas pontas das asas, e após algum trabalho fiquei com algo muito parecido com o EasyTrainer.

O concorrente chinês é mais moderno, já veio com motor brushless, mas enclausurado demais, alguns colegas reclamaram de ter danificado motores por superaquecimento, e a fuselagem veio colada, mas tive que reforçar a cola em algumas partes mais exigidas porque não tinha boa aderência. A falta de aderência só ajudou no caso do motor, tive que descolar e remontar com a base ao contrário, para que o motor ficasse para fora e ganhasse refrigeração decente. Nos primeiros testes queimou um servo, deixei de confiar neles e troquei-os todos. O servo queimado acabou causando também a queima do ESC, portanto da eletrônica acabei usando apenas o motor, teria sido melhor pegar o kit.

[size=18:dffc93aaad]Primeiras impressões e montagem[/size:dffc93aaad]
Voltando ao EasyTrainer, o modelo veio bem embalado, além da caixa dele que já protege bem a loja embrulhou em papelão corrugado, o suficiente para chegar ileso mesmo passando por nosso complicado correio.

[img:dffc93aaad]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/850/jx65.jpg[/img:dffc93aaad]
Com a proteção extra, a caixa chegou inteira

[img:dffc93aaad]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/829/fbm6.jpg[/img:dffc93aaad]
A caixa moldada acomoda bem todas as partes

[img:dffc93aaad]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/841/phin.jpg[/img:dffc93aaad]
Conteúdo da caixa (falta apenas a bateria nesta foto)

Ao abrir a caixa continuo a comparação e percebo as diferenças e semelhanças entre os projetos.

A caixa contém:
- Manuais do aeromodelo, ESC, rádio e carregador;
- Carregador de baterias 2S ou 3S, saída de 1A , adequado às baterias 1300mAh recomendadas;
- Bateria de 1300mAh 7,4V (2S LiPo);
- Fuselagem;
- Baioneta;
- Dois painéis de asa;
- Estabilizador horizontal;
- Hélice 5x3 de nylon, firme e resistente;
- Peças para completar a montagem (horn, parafusos, pinos de fixação das asas, chave Philips, cola, horns e clévis sobressalentes);
- Transmissor de rádio 2,4GHz FHSS, pequeno, alimentado por quatro pilhas.

Portanto, tudo que é preciso para voá-lo, exceto as quatro pilhas AA para o transmissor (não está especificado, mas recomendo sempre pilhas alcalinas), e uma fonte de 12V para ligar o carregador.

No geral o EasyTrainer tem envergadura ligeiramente menor do que o alemão (1280mm contra 1370mm), ligeiramente mais comprido (910mm contra 870mm), asa com menor corda na raiz mas que se mantém retangular até a parte curva, área de asa ligeiramente menor (21,4dm² contra 24,0dm²), estabilizador vertical ligeiramente maior, área de leme ligeiramente maior também, portanto é de se esperar características de voo semelhantes.

A montagem é muito simples, as asas já vêm prontas para usar (ponto para o EasyTrainer), com longarinas embutidas e baioneta retangular de fibra de vidro, arranjo diferente dos demais modelos deste tipo que já testei que usam um tubo de fibra de vidro que já serve de baioneta e longarina. Este arranjo com baioneta separada da longarina tem duas vantagens principais, a principal é maior rigidez da asa já que a longarina acompanha a maior parte da envergadura, outra é que a baioneta é pequena e fácil de guardar na caixa.

Instalar a asa é facílimo, basta inserir a baioneta em um dos painéis, inserir este painel na fuselagem e inserir o outro painel na baioneta.
Recomendo um pouco de cuidado nesta etapa porque o encaixe da baioneta não tem um fim de curso, ao pressionar para encaixar o segundo lado ela deslizou e empurrou a espuma, fazendo um pequeno dente, nada sério, mas evitável.

[img]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/834/jprhj.jpg" height="212" width="320"[/img]
Encaixe da baioneta

No concorrente alemão a fixação da asa é por encaixe macho-fêmea moldado nos próprios painéis, funciona quando é novo mas após um tempo não fica tão firme, no que tenho já surradinho eu colei velcros nos painéis de asa para evitar que se soltem em voo. No concorrente chinês são usados longos parafusos, uma solução pouco prática para montar as asas em campo, novamente tive que modificar e colei ímãs nos painéis de asa para facilitar a vida.

No EasyTrainer, a solução é a ideal, dois pinos de encaixe fixam perfeitamente a asa e ficam seguros, porém são facílimos de instalar e retirar, ponto para o EasyTrainer.

[img:dffc93aaad]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/834/k055l.jpg[/img:dffc93aaad]
Pinos de fixação dos painéis da asa

O estabilizador vertical é pré-moldado na fuselagem e já vem com o horn instalado, uma coisa a menos para se preocupar. A área total do
estabilizador vertical é maior que no alemão, o que contribui para estabilidade em caso de turbulência, e sua área de leme também é maior, adequada ao modelo. Mais um ponto para o EasyTrainer, tanto a área de leme é adequada quanto as asas já vêm com ailerons moldados e instalados.

No final, o único horn que precisa ser instalado é o do profundor, para isto basta encaixar no lugar e unir o horn à sua base com dois parafusos Philips que acompanham o conjunto. Só tenho a criticar que a chave Philips que acompanha o conjunto não tem a medida exata dos parafusos, funcionaria mas podia espanar os parafusos, então usei uma chave minha para isto, mas nada sério.

[img:dffc93aaad]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/822/l47g.jpg[/img:dffc93aaad]
Horn parafusado e lincado

[img:dffc93aaad]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/842/izjxq.jpg[/img:dffc93aaad]
A chave que vem no conjunto (abaixo) e a minha (acima)

Na caixa além de vir um parafuso extra (são necessários dois, vieram três), ainda vêm horns, clévis e anéis de borracha extra para travar os clévis.

Todos os horns têm três furos onde podem-se encaixar os clévis, nos que já vêm pré-montados é usado o furo mais externo, para usar como treinador pode ser usada esta configuração também.

Após instalar o horn o manual manda passar cola no estabilizador horizontal e colá-lo à fuselagem, se um iniciante for montar e não tiver muita habilidade manual nem alguém com experiência em modelismo para ajudar é o que recomendo, fica leve, é fácil e evita erros.

[img:dffc93aaad]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/856/4omv.jpg[/img:dffc93aaad]
Encaixe do estabilizador horizontal

Mas o encaixe macho-fêmea é tão certinho que acabei colando uma porca autofixante na base do estabilizador vertical, reforçando a base deste com cartão de crédito, e colocando um reforço plástico na ponta da cauda através do qual passo um parafuso de nylon intertravando as duas partes.

Este parafuso atravessa um furo que fiz no estabilizador horizontal e com a porca segura o conjunto de cauda que fica firme, mas pode ser desmontado e montado facilmente.

Com esta parte desmontável, o aeromodelo cabe na caixa em que veio, facilitando o transporte. Tenho feito isto com alguns modelos mais
versáteis que tenho, desta forma mesmo que vá viajar com a família consigo levar uma caixa com tudo que preciso no fundo do porta-malas do carro sem atrapalhar o resto da bagagem, ou na pior das hipóteses posso lacrar em um saco plástico e amarrar no rack de teto.

A bateria recomendada no manual vem com o conjunto, é uma 1300mAh 2S (7,4V), bastante comum e fácil de achar reposição. Esta bateria é leve e adequada ao conjunto, suficiente para voar 10 a 20 minutos dependendo do uso do acelerador, ou bem mais do que isto aproveitando térmicas ou ascendentes de encosta.

O ESC e o receptor vieram em uma posição meio estranha, o ESC entre os servos e o receptor atrás dele, achei o arranjo meio ruim pois fica impossível garantir que a antena não encoste nos links metálicos dos servos, o que afetaria o sinal, mas procurei outras disposições que fossem possíveis e práticas mas acabei deixando assim mesmo, somente tomando o cuidado de colar o receptor com velcro à lateral direita da fuselagem, e passando os fios dos ailerons do lado oposto por trás do link
metálico, para evitar que encostassem.

[img:dffc93aaad]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/820/g94r.jpg[/img:dffc93aaad]
Disposição dos componentes pronto para voar

O ESC vem pré-instalado também, com conector JST macho na entrada. Não é muito comum usar este tipo de conector em baterias de 1300mAh, geralmente ele vem nas baterias de 700mAh ou menos, mas são fáceis de achar ou trocar, ou achar adaptadores prontos.

[img:dffc93aaad]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/843/nyg2z.jpg[/img:dffc93aaad]
ESC

O motor é adequado à utilização, até um pouco superdimensionado para o uso com 2S, e como é bem refrigerado trabalha frio. No concorrente chinês há pouco espaço ao redor do motor para circular, o que causa aquecimento excessivo.
[img:dffc93aaad]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/823/0fxi.jpg[/img:dffc93aaad]

O canopi tem fixação prática, um “pino” na parte da frente e travas plásticas na parte traseira, solução prática e confiável. Com um pequeno painel de instrumentos e assento também fica simpático, principalmente para iniciantes, fica mais realista.
[img:dffc93aaad]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/829/r625.jpg[/img:dffc93aaad]
Canopi com instrumentos para um visual mais atraente

A hélice é meio chata para balancear devido ao furo de diâmetro bem pequeno, não cabe no meu balanceador e tive que improvisar com um eixo sobressalente e duas lâminas de estilete montadas horizontalmente (conferidas com nível de bolha).

Após conferir tudo, instalei a hélice, também bastante adequada a iniciantes pois tem uma cavidade sextavada na parte da frente do cubo, que encaixa em uma peça de nylon que atua como separador, fica tanto seguro evitando girar em falso quanto à prova de erros já que não entra ao contrário. O spinner que fixa o conjunto pode ser apertado usando a própria chave Philips que acompanha o conjunto como alavanca em seu furo.

[img:dffc93aaad]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/841/vmzqs.jpg[/img:dffc93aaad]
Fixação da hélice

Nas asas a única coisa a reclamar é que os ailerons estão instalados muito no meio, não chegando até a ponta, mas isto não prejudica sua função nem como treinador nem como planador de encosta. Pode causar pequena desvantagem em térmicas porque é preciso mais deflexão para fazer curvas, o que prejudica um pouco a eficiência da asa, mas quando pego térmicas com asas neste formato (ponteira elíptica) geralmente uso mais leme do que aileron para curvas.

Durante a semana sem ter como testar muita coisa, aproveitei para testar o rádio. Com o transmissor fixado no centro da janela da cozinha, com vista livre para a Rodovia Anchieta, levei o receptor para passear de carro, consegui 2800m de alcance em todas as posições da antena, medidos da passarela próxima à Universidade Metodista até minha janela. Excelente para um rádio despretensioso, com uma única antena monopolo de ¼ de onda, e suficiente para usar sem medo.

[img:dffc93aaad]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/823/y7rz.jpg[/img:dffc93aaad]
Transmissor 2,4GHz pequeno mas eficiente

Aproveitei também para carregar a bateria e testar a precisão do carregador, que funcionou perfeitamente, e testar os servos, que se mostraram de boa qualidade, precisos, não aquecem nem vibram em uso. O ESC é de 20A mas o motor não chega nem perto deste consumo, também ficou frio o tempo todo.

[size=18:dffc93aaad]Na encosta[/size:dffc93aaad]
Como a previsão do tempo não animava, com vento forte e céu nublado para o final de semana prolongado, acabei invertendo a ordem dos testes que tinha planejado e fui para a encosta antes de testar no plano.

Como o trecho de encosta em que voamos em Pirapora não é regular, no primeiro lançamento ao sair da borda o EasyTrainer recebeu uma rajada de vento lateral, inclinou para a esquerda e não consegui forçar sua volta com aileron e profundor, mudei de estratégia e fiz meia volta, pousando onde foi possível.

Mudei então todos os clévis de posição, colocando na posição mais interna dos respectivos horns para aumentar os comandos, portanto para voar encosta recomendo usar os furos internos dos horns e o máximo de comando.

[img:dffc93aaad]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/823/bq0o.jpg[/img:dffc93aaad]

O segundo lançamento foi perfeito, com mais comandos ele tomou o mesmo tapa e inclinou para a esquerda, mas compensei com os ailerons e leme, e não tive mais problemas. Um pouco de trim de aileron para a direita e voou nivelado.

Os outros modelos que estavam na encosta eram motoplanadores maiores, de 1,5m, 1,8m e 2,6m com hélice dobrável, e um planador de alto desempenho.

Não é fácil competir com eles, mas o motor “nas costas” não atrapalha tanto a aerodinâmica, e gosto muito de hélices de 5 polegadas porque também não são um grande problema se não forem dobráveis. Antigamente era muito comum planadores convencionais carregarem um motor Cox .049 com hélice 5x3 sobre a asa para dispensar reboque e quase não se percebia perdas.

Apesar da diferença de tamanho o EasyTrainer não decepcionou e não fez feio, conseguia aproveitar o mesmo lift, subir igualmente bem, e cheguei a pegar uma térmica que levou muito acima do lift. A estabilidade também foi excelente, permitindo tirar fotos com a mão direita enquanto controlava aileron e profundor com a esquerda, nesta hora senti falta de um ponto de fixação para alça no rádio, por sorte a câmera tinha alça de pescoço.

Após voar até cansar, passei o modelo para um colega pilotar enquanto tirava mais fotos, voei mais um tempo até o vento diminuir um pouco e o céu se encher de paragliders, em nome da fiz algumas curvas perdendo energia e trouxe sobre a encosta, pousando na grama próximo a mim suavemente. A tensão da bateria quase não se alterou, daria para voar por horas, ou fazer quantos voos aguentasse.

[img:dffc93aaad]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/853/s5ko.jpg[/img:dffc93aaad]

[size=18:dffc93aaad]Na pista[/size:dffc93aaad]

No dia seguinte acorde cedo e aoolhar pela janela o tempo estava melhor, com céu parcialmente descoberto e pouco vento. Corri para a pista mas quando cheguei as nuvens tinham voltado e o vento já estava forte, mas para não perder a viagem fiz o voo de teste assim mesmo.

Após montar o EasyTrainer, deixei a câmera com um amigo, apliquei meio motor, segurei o rádio com a mão esquerda e lancei. Com o modelo já em voo e o rádio já na mão, acelerei mais um pouco e deixei ganhar altitude sem precisar mexer quase nada nos comandos, para depois comandar curvas para voar em circuito e testar a estabilidade e facilidade de voo.

[img:dffc93aaad]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/849/8rss.jpg[/img:dffc93aaad]

Para voo normal usei muito pouco comando (lembrando que tinha deixado tudo no máximo na véspera), mas mesmo com os comandos no máximo o modelo não ficou arisco. Com o vento já ficando mais forte e turbulento o EasyTrainer se mostrou bastante versátil, fazendo circuitos com pouco comando e sem sustos, e arrisquei alguns rolls, loopings e voo de dorso, nos rolls senti novamente que os ailerons ficam muito no meio da asa, mas lembrei que a intenção do modelo passa bem longe das acrobacias.

[img:dffc93aaad]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/829/tsvz.jpg[/img:dffc93aaad]

Antes de pousar fiz algumas passagens mais baixas de preparação, testando os comandos com pouca velocidade e quase parando contra o vento, nesta hora a posição do aileron se paga, pois mesmo abusando dos ailerons para corrigir e com pouca velocidade não há nenhuma
tendência a estol de ponta de asa.

Pouso suave, passando um pouco do ponto previsto por causa do planeio maior do que a maioria dos treinadores, como tinha compromisso desmontei e EasyTrainer e guardei no fundo do porta-malas, conversei um pouco com os amigos e saí.

[img:dffc93aaad]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/834/a38hy.jpg[/img:dffc93aaad]
Com a pequena modificação que fiz na cauda cabe na própria caixa e fica perfeito para me acompanhar em viagens

Já em casa, recarreguei a bateria em um carregador inteligente e verifiquei que mesmo com vento turbulento só gastei menos de um terço (413mAh) de sua capacidade em um voo de 5 minutos (teria voado mais, mas o vento estava irritante), o que confirma a estimativa de 10 a 20 minutos de voo com a bateria de 1300mAh.

[size=18:dffc93aaad]Conclusão (por enquanto)[/size:dffc93aaad]
Testei o EasyTrainer como um iniciante faria, montando de acordo com o manual e sem alterações, e ele surpreendeu com um ótimo voo tanto na pista quanto na encosta.

Infelizmente não havia um iniciante para testar, mas no começo do ano ensinei meu sobrinho Rômulo a pilotar com o concorrente alemão e em poucas horas ele já tinha dominado o modelo, inclusive se sentiu bem mais à vontade do que com o treinador de balsa de 1,5m que levei no dia. Vou indicar o EasyTrainer para ele.

Na pista foi estável e fácil de voar, e ao mesmo tempo enfrentou vento sem problemas.

Na encosta voou junto com motoplanadores maiores sem fazer feio, foram horas de diversão aproveitando o vento.

Agora ele está sendo modificado para FPV, cujas conclusões divulgarei em breve.
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Mensagem por alexcmag »

Deixei fora da seção reviews por enquanto para permitir comentários, depois mando de volta para lá.

Enquanto isto... troquei os servos de posição, vou colocar o piloto automático na barriga, receptor na cauda e transmissor de vídeo na frente.
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Mensagem por Rodrigo C »

Só pra confirmar que estou pensando no mesmo aero, o irmão chinês dele é um tanto maior que ele, certo?

São aviões bem legais, para voar sem preocupações em quase qualquer lugar, tenho um (chinês) e passei pela mesma experiencia, comprei o modelo ARF e acabei trocando toda eletrônica, motor um pouco fraco, ai quando se exigia ele aquecia demais. Servos bem fracos também. Bom saber que uma empresa já tratou de trazer uma eletrônica melhorada nesses aeros.
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Mensagem por alexcmag »

O review foi escrito para ficar publicado na página principal e em uma revista, então não citei as marcas dos concorrentes.

Sendo mais direto, o alemão que tenho é o EasyStar, baita modelo mas para voar no Brasil precisa de leme maior e/ou ailerons, além de trocar para brushless. Sem modificação deu medo.

O chinês que tenho é o Bixler 2, modelo legal, o Bixler 1 é tão cópia do EasyStar que já encaixei a asa de um no outro. O 2 é um pouco maior. Não achei o motor do Bixler 2 ruim, mas tive que inverter e colocar para fora porque fica muito enclausurado, aí ele voa sem aquecer demais, mas fora o motor a eletrônica me decepcionou, tive que trocar os servos (um deles torrou logo depois que liguei a primeira vez) e o ESC (que entrou em curto quando o servo queimou e foi junto para o espaço). Por conta disto não posso recomendar o RTF ou PNF para iniciante.

O EasyTrainer se mostrou o melhor dos dois mundos, nem precisa de tanta modificação quanto o EasyStar, e a eletrônica é simples, mas decente, e o motor apesar de instalado dentro da fuselagem é bem arejado e volta frio do voo. É o primeiro neste estilo que consigo voar decentemente do jeito que sai da caixa. Para ser melhor só se a hélice viesse balanceada.
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Mensagem por Rodrigo C »

Então eu pensei no modelo certo!

Realmente, o motor do Bixler não é ruim, mas quando se exige um pouco mais, ele aquece. No fim eu queria mais potência, parti para um turnigy de 2200kv. Outro upgrade válido é a hélice, uma 7x5 da APC já funciona melhor que a 7x5 original.

Mas o bacana deste FMS é o preço, bem em conta, praticamente não compensa trazer um Bixler, ainda mais sabendo que a eletrônica usada é de boa qualidade.
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Augusto Pizarro
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Mensagem por Augusto Pizarro »

Que bom que vc gostou Alex!

Durante muitos anos estamos procurando algum modelo para iniciante que realmente seja fácil de montar, fácil de voar, resistente e por um preço bom.

Já tivemos, Slow Sticks, E-Starters, Easy Stars, CloudsFly e diversos outros. Mas nehum deles atendia a 100% dos requisitos para ser um excelente treinador e primeiro modelo. Para falar a verdade nem o Easy Trainer é 100%, falta apenas um detalhe.... o radio ter saida PPM para um simulador de voo. Mas mesmo assim ele é o mais completo que já tivemos.

Já vendemos muitos, muitos mesmo, e até agora não tivemos nenhuma reclamação. É impressionante a qualidade dos produtos da FMS. O carinho com que tratam seus modelos se mostra nos upgrades constantes que eles fazem, lançando novas versões dos modelos de acordo com feedback dos clientes.

Eu mesmo tenho um EasyTrainer grade de 1280mm, e levei para um evento de planadores em Minas. Para distratir fui voar na encosta junto com planadores consagrados. Como estava ventando muito peguei uma pedrinha no chão e pus dentro do E.T. (Easy Trainer) para chegar o CG para frente e fui voar. Fiquei impressionado com o voo dele!! Muito divertido!! Quando pousei acabei vendendo todos todos que levei para o evento e tive mais umas 5 encomendas!!

Ele é meu modelo para viagens.

Augusto Pizarro
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Mensagem por alexcmag »

Gostei mesmo.

Também já tive ou tenho Slow Stick, E-Starter, EasyStar, bixler, etc. todos bons modelos mas sempre falta algo para estar pronto para iniciantes.

Destes o Slow Stick era o que anteriormente veio mais fácil de montar e voar, tem a imensa vantagem de pousar e decolar praticamente sozinho e de voar em lugares apertados, mas qualquer vento mais forte torna o voo uma experiência bem ruim, além de não ser muito eficiente.

O E-Starter também ia muito bem, mas precisava de um pouco mais de experiência em montagem para converter para BL, e para durar mais e aguentar uns pousos duros uns reforços de fita eram benvindos.

O EasyStar é ótimo, mas tem leme pequeno demais, vai bem na Alemanha mas toma de 7x1 se tiver vento turbulento.

O Bixler RTF tem que pegar em kit porque a eletrônica não serve para nada.

Já o EasyTrainer do jeito que vem na caixa voa muito bem, sem precisar trocar nada. O radinho além de uma saída trainer podia também ter um gancho para alça, fora isto não tenho o que reclamar dele.

A única tarefa um pouco mais chata, como disse, foi balancear a hélice, porque não coube decentemente no meu balanceador. Se a hélice viesse balanceada seria melhor.

Uma prévia das próximas partes...

Tirando o lastro do nariz dá para colocar uma LiPo 2100mAh 2S que o CG se mantém.

Trocando os servos mais para trás dá para colocar uma LiPo 2100mAh 3S que o CG se mantém. Só não aferi ainda a corrente nesta configuração.
flaviobji
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Re: FMS EasyTrainer 1280

Mensagem por flaviobji »

Amigo o alcance do radio eh 2.8 Km, eh isso meso?
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Marco Antonio
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Re: FMS EasyTrainer 1280

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:a8fb6edd66="flaviobji"]Amigo o alcance do radio eh 2.8 Km, eh isso meso?[/quote:a8fb6edd66]

Sim.. vi esse conjunto de perto e achei muito bonito todo o kit.

E "é" se escreve com e acento agudo!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
flaviobji
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Re: FMS EasyTrainer 1280

Mensagem por flaviobji »

[quote:7ec0b40bf3="Marco Antonio"][quote:7ec0b40bf3="flaviobji"]Amigo o alcance do radio eh 2.8 Km, eh isso meso?[/quote:7ec0b40bf3]

Sim.. vi esse conjunto de perto e achei muito bonito todo o kit.

E "é" se escreve com e acento agudo![/quote:7ec0b40bf3]
meu teclado esta falhando agudo vou trocar hoje...
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