Cabo DB25 para CNC C4 (CeNeCe)

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
mulamula
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Ago 13, 2014 12:15 am
Localização: rio de janeiro

Cabo DB25 para CNC C4 (CeNeCe)

Mensagem por mulamula »

Ola a todos,
Estou construindo uma cnc fio quente seguindo os passos do forum e estou com duvida na construcao do cabo paralelo Macho x Macho visto que a placa C4 e a placa mae possui ambas conectores db25 femea.

Devo construir seguindo esse esquema a seguir :?:

[img:176ca8a82c]http://lib.store.yahoo.net/lib/directron/pro2501.jpg[/img:176ca8a82c]

Pino 1 do conector macho 1 ao pino 1 do conector macho 2 ou Pino 2 do conector macho 1 ao pino 15 do conector macho 2 e por ai vai. ou tem algum esquema especifico para essa placa.

Obrigado!
Avatar do usuário
marcos soares
membro
Mensagens: 957
Registrado em: Dom Out 18, 2009 9:28 am
Localização: brasilia de minas MG

Mensagem por marcos soares »

ligue pino a pino 1x1 , 2x2 , 3x3 etc...
abraços

marcos soares
mulamula
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Ago 13, 2014 12:15 am
Localização: rio de janeiro

Mensagem por mulamula »

Muito obrigado amigo!
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

Quando não encontro o cabo pronto, ainda tenho 3 no estoque, compro cabo de impressora, o que vem com o db25 e o centronics, troco o centronics por um db25, é mais fácil e não é necessário todos os pinos, eu ligo do 1 ao 10 e o 16 e 17 , os pinos 11, 12, 13, 14 e 15 não é necessário ligar, do 18 ao 25 são todos aterrados podes ligar todos juntos em um fio só.

Estes cabos são fáceis de se conseguir, eu compro na republica do libano no numero 60, quem vem da presidente vargas a primeira loja da galeria

http://ror.com.br/manuais/Configuracao_CentronicsDB25_Centronics.pdf
[], motta
mulamula
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Ago 13, 2014 12:15 am
Localização: rio de janeiro

Mensagem por mulamula »

Eu dei um pulo la na rua do libano hoje e comprei os conectores macho db25 e acabei fazendo o cabo pino por pino. Acabei soldando todos os 25 pinos por inexperiência. Proximo e tirar 24 volts de duas fontes de pc que tinha em casa seguindo o esquema abaixo.

http://www.instructables.com/id/Two-ATX-PSU-One-juiced-24-V-DC-PSU/?ALLSTEPS

E torcer para que a placa que soldei funcione.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:388ca7ccc6="mulamula"]Eu dei um pulo la na rua do libano hoje e comprei os conectores macho db25 e acabei fazendo o cabo pino por pino. Acabei soldando todos os 25 pinos por inexperiência. Proximo e tirar 24 volts de duas fontes de pc que tinha em casa seguindo o esquema abaixo.

http://www.instructables.com/id/Two-ATX-PSU-One-juiced-24-V-DC-PSU/?ALLSTEPS

E torcer para que a placa que soldei funcione.[/quote:388ca7ccc6]

Deverá funcionar sim, eu usava duas fontes de pc, depois que achei as genéricas para note book de 12 a 24 volts, são pequenas e perfeitas para a máquina, tem algumas que tem uma saida usb que uso para alimentar a parte lógica da placa (5volts), é boa porque ao cortarmos em uma velocidade abaixo de 4mm/seg podemos baixar a tensão para uns 16 volts, os motores não aquecem muito, consegui na carioca por 23,00 reais as fontes, vale a pena, esta não vem com os 5 volts, comprei carregadores para celulares com 5 volts por 10,00 reais, tudo por 33,00 reais e prontos, fica perfeito, vou ter que comprar mais, comprei 5 e estou com uma no estoque. Estive na republica do libano ontem pela parte da manhã,comprei fiação para os motores, almocei e aproveitei e dei uma passada pela rua alfandega para comprar presentes para as netas e netos, vou a porto alegre nesta semana fico 15 dias e retorno.

Daqui a pouco podemos fazer um encontro do pessoal que tem cortadoras, eu conheço 8 aqui no rio, já da para fazer um encontro para trocarmos informações, se fizermos um encontro deverá aparecer mais pessoal interessado, conheço mais dois que estão querendo começar.
[], motta
sego
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Sex Ago 29, 2014 3:10 am
Localização: Rio de janeiro - RJ

Mensagem por sego »

Fonte para note 12v a 24v, com saida usb de 5v na rua Buenos Aires quase esquina com Av. Passos.Tem uma loja shing ling com uma prateleira repleta.Motta tá sumido.Entre em contato.
Sergio
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

Ja fui lá no outro dia, comprei a com saida usb 5 volts para alimentar a parte lógica, 37,00 reais, só o cabo não tem mais, estou desde o dia 4 em porto alegre, só hoje liguei o computador.
[], motta
mulamula
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Ago 13, 2014 12:15 am
Localização: rio de janeiro

Mensagem por mulamula »

Oi Pessoal,
Voltei de viajem essa semana e resolvi ligar a placa com o cabo db25 que fiz. Instalei a placa em um pc rodando winxp com foamworks 3. A placa liga os leds e os motores apitam quando aciono o foamworks para cortar somente os motores dos eixos Y2 e X2 funcionam corretamente e o do Y1 e X1 ficam tremendo e nao giram para os dois sentidos. Ja testei os motores nos eixo Y2 e X2 e todos estao funcionando corretamente.

Testei as trilhas com multimetro e passa corrente normalmente em toda a placa chegando os 12v em cada eixo.

Isso seria algum problema no cabo db25 :?:

Alguem ja passou por algo parecido :?:

Muito obrigado pela ajuda. Essa semana devo ir no centro do rj procurar tais fontes de notebook.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:59e6105650="mulamula"]Oi Pessoal,
Voltei de viajem essa semana e resolvi ligar a placa com o cabo db25 que fiz. Instalei a placa em um pc rodando winxp com foamworks 3. A placa liga os leds e os motores apitam quando aciono o foamworks para cortar somente os motores dos eixos Y2 e X2 funcionam corretamente e o do Y1 e X1 ficam tremendo e nao giram para os dois sentidos. Ja testei os motores nos eixo Y2 e X2 e todos estao funcionando corretamente.

Testei as trilhas com multimetro e passa corrente normalmente em toda a placa chegando os 12v em cada eixo.

Isso seria algum problema no cabo db25 :?:

Alguem ja passou por algo parecido :?:

Muito obrigado pela ajuda. Essa semana devo ir no centro do rj procurar tais fontes de notebook.[/quote:59e6105650]

Pode ser falta de informação, verifica se os sinais de passo e direção estão presente nos pinos do microprocessador, pode ser fets com defeito, ou algo com o setup do programa, coloca uma figura do setup que estas usando no foam.

Retorno para o rio dia 16 se não conseguires resolver, e puderes levar para dar uma olhada, não vai te custar nada, depois podemos ir na passos pegar as fontes.
[], motta
Responder