Cabo DB25 para CNC C4 (CeNeCe)

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Raimundo Bezerra
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Qui Jul 30, 2009 10:09 am
Localização: Brodowski-SP

Mensagem por Raimundo Bezerra »

Amigo, quando montei a minha tive que refazer o cabo, o cara que vendeu disse que era pino a pino, mas não era.
Como o Motta disse pode ser o cabo ou setup do programa, testa com o multímetro o cabo e veja se estão ligados certos pino a pino.
Segue o vídeo do meu problema na época:
[yt]XnoBSVrjc84[/yt]

Abraço.
mulamula
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Ago 13, 2014 12:15 am
Localização: rio de janeiro

Mensagem por mulamula »

Ola,
Obrigado a todos,
Fiz o teste de continuidade pino por pino no cabo db255 e estao corretos.Estou enviando o printscreen do foamworks com o setup, mas a unica alteracao que fiz foi colocar 48 passos e o restante e padrao do programa. As chaves dipswwtich estao nas posicoes 1 Off 2 On, todos os motores apitam, os fets nao estao esquentando. Vo tentar reprogramar os pic dos eixo X1 e Y1.

Obrigado motta, quando estiver de volta ao rj nos avise.

Abracos,

[img:650ccea8cf]http://i59.tinypic.com/213ht0i.jpg[/img:650ccea8cf]
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

.

Podes fazer mais um teste, inverta os microcontroladores, se forem eles o problema troca de lugar, outro procedimento é inverter a ordem dos eixos começando com 8 e 9 para o X1 terminando no 2 e 3 para Y2.
[], motta
mulamula
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Ago 13, 2014 12:15 am
Localização: rio de janeiro

Mensagem por mulamula »

Ola Motta,

Fiz os testes e realmente nao sao os pics, pois invertendo os motores dos eixo Y2 e X2 funcionam corretamente.

Acho que descobri o problema, o socket de ambo os eixos Y1 e X1 estao indicando continuidade em alguns pinos. Ex. Pino 1 com pino 14, sou leigo nessa area mas comparando com os outros dois sockets que os eixos funcionam corretamente os mesmos nao apresentam continuidade.

Amanha vou retirar esses sockets e colocar 2 novos e ver se vai funcionar e torcer para que os pic e os fets desse eixo nao tenham dado defeito.

Um Abraco
mulamula
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Ago 13, 2014 12:15 am
Localização: rio de janeiro

Mensagem por mulamula »

Tirei umas fotos da minha placa para os amigos darem uma olhada e ver se de repente esqueci de algum componente.

OBs. Ja inverti os eixos no foamworks, ja inverti os pic, e somente os dois eixos Y1 e X1 continuam a dar problemas. Agora resta refazer a solda dos cabos db25 nos pinos 2,3,4 e 5.

[img:b065c1ea2c]http://i62.tinypic.com/2rrrtjt.jpg[/img:b065c1ea2c]
[img:b065c1ea2c]http://i57.tinypic.com/s1i0pe.jpg[/img:b065c1ea2c]
mulamula
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Ago 13, 2014 12:15 am
Localização: rio de janeiro

Mensagem por mulamula »

Ola,
Boas noticias! Era um fet ruim e uma bendita de uma solda fria. Agora so restar fazer uns ajustes e testar o corte.

Obrigado a todos os amigos pela ajuda!
Responder