CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
marcos soares
membro
Mensagens: 957
Registrado em: Dom Out 18, 2009 9:28 am
Localização: brasilia de minas MG

Re: CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Mensagem por marcos soares »

Ola a todos!
Eu ja montei muitas cnc hot wire! no inicio aprendi muita coisa com o sr motta, ja debatemos muitas vezes aqui no forum por cada um ter sua opinião sobre certos assuntos... sinta falta de nossas brigas :D :D .
na minha humilde opnião voçe tem que analizar varios fatores antes de montar uma cnc.
se vai usar para o hob ou proficional, o quanto pretende gastar, eletronica a ser usada, softer etc...
uma cnc construida em mdf atende perfeitamente ao hob,e se bem montatada pode atender ate profissionalmente , basta ter caprixo na montagem, se for opinar por uma mecanica em metal usinada e bom procurar uma pessoal que tenho um certo conhecimento no assunto...
Uma cnc hot wire nao faz esforço para cortar o isopor , ja que o fio nem chega a tocar o isopor. entao fique
atento ao pesso da maquina etc... porque voce nao precisa de uma canhão para matar uma mosca...
sobre a area util de uma cnc, muitos procura montar uma maquina enorme. minha cnc tem area de 65cm no x e 55cm no y livre. sei que muitos aqui nao pensar e muito pequena. mas voce tem que imaginar que um aeromodelo pode ser dividido em varias partes, com isso uma cnc como a area da minha voce pode cortar um boing basta ter criatividade....

abraços

marcos soares.
CNC HOTWIRE
sego
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Sex Ago 29, 2014 3:10 am
Localização: Rio de janeiro - RJ

Re: CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Mensagem por sego »

"Prezado Laércio.
Este teu desabafo sobre "aquela pessoa que graças a Deus não esta mais aqui", que para bom entendedor se trata Do Motta, demonstra a tua alegria em não ter mais de ter que debater com um "professor", um ícone do aeromodelismo no Brasil......"


Pedro Guilherme,
Concordo com tudo que, resumidamente, colocou.Leio bastante o fórum e nunca aproveite nada do Laércio.Por exemplo,quem sugere colocar uma barra unindo as duas torres de uma cortadora de isopor fio quente,nunca viu e nem imagina o que seja.Seria mais prudente ficar quieto.
sego
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Sex Ago 29, 2014 3:10 am
Localização: Rio de janeiro - RJ

Re: CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Mensagem por sego »

py2meu
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Sex Jun 08, 2012 8:59 pm
Localização: Porto Feliz - SP

Re: CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Mensagem por py2meu »

Recentemente vendi aqui no e-voo uma Hot Wire caseira. e desde então tenho trabalhado na construção de um modelo maior.
Trata-se de uma Hot Wire de 4 eixos com acionamento por correia sincronizadora com mesa de 1,30m x 130m de alumínio estrutural.
Área de corte de 1,10m horizontal e 1m vertical com abertura entre torres de até 1,10m. Digo até porque terá possibilidade de regulagem.
Já tenho a mesa pronta, quadro de comando industrial com placa TB6560 motores de 6kgf, fonte chaveada, trafo de 60V x 10A com regulagem e voltímetro e amperímetro.
Em breve terei novidades.

Abraço e bons vôos a todos...

sego
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Sex Ago 29, 2014 3:10 am
Localização: Rio de janeiro - RJ

Re: CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Mensagem por sego »

Robson,
Lembrando da outra máquina imagino o show que será essa.
Lembra daqueles motores 12v 48 passos que me indicou no ano passado? COMPREIOOOS.
Vou acompanhar para apreciar essa beleza.
Abraços.
sego
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Sex Ago 29, 2014 3:10 am
Localização: Rio de janeiro - RJ

Re: CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Mensagem por sego »

Tem alguma razão os dois motores estarem no eixo Y?
py2meu
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Sex Jun 08, 2012 8:59 pm
Localização: Porto Feliz - SP

Re: CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Mensagem por py2meu »

Olá Sego como vai,
Quando for montar a sua (se for como a caseira que montei) fico a disposição para tirar dúvidas na montagem, caso eu saiba.

Abraço.
py2meu
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Sex Jun 08, 2012 8:59 pm
Localização: Porto Feliz - SP

Re: CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Mensagem por py2meu »

Sim. Um deles vai mover o carro horizontal "correndo" pela correia, estando esta presa pelas pontas. O outro vai mover a correia normalmente. e o carro y estará preso em um lado da correia.
sego
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Sex Ago 29, 2014 3:10 am
Localização: Rio de janeiro - RJ

Re: CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Mensagem por sego »

É que não dá para lembrar de tudo.Vais lembrar que tenho duas máquinas. Uma com barra rosqueada e outra com com correia e polia,duas maravilhas que só me dão alegria.Você passou o fornecedor dos motores de 12V 48 passos,que substituí em uma das máquinas.Depois me mandou a configuração do Mach3 fato que aproveito para agradecer novamente.Só perguntei da posição dos motores considerando o peso.Boa sorte e estarei esperando para ver essa criatura trabalhando.Depois te envio e-mail, se for o mesmo, trocando idéias.
sego
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Sex Ago 29, 2014 3:10 am
Localização: Rio de janeiro - RJ

Re: CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Mensagem por sego »

Cortar fuselagem inteira com CNC hotwire, sem emendas, dispensará o trabalho com alinhamento e o uso de cola.Muito fácil rsrsrsrs.Até meu neto de dois anos já entendeu.
Não costumo ler MP mas quem desejar realizar esse tipo de corte mande mensagem.Vai constatar que não é como dizem por aí rsrrsr.
Responder