CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
marcelo_akiok
membro
Mensagens: 265
Registrado em: Ter Set 24, 2013 10:16 pm
Localização: São Simão

CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Mensagem por marcelo_akiok »

Tenho feito algumas pesquisas na net sobre CNC router e fio quente também, mas só encontro "super maquinas que "cortam" madeira, metal alem de isopor e depron... ou então CNCs de tamanhos reduzidos ( onde teria que "cortar" a fuselagem de um aero de 90cm em 3, até 4 partes....)

Gostaria de comprar uma CNC especifica para depron e isopor, e só.

Ah sobre o àrea util de corte, principalmente da cnc router pra depron teria que ser pelo menos 1 metro por 60cm ( tamanho da maioria das placas vendidas no mercado )

Alguma indicação ?


Grato
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Mensagem por LaercioLMB »

Só mandando fazer uma, pois essas máquinas normalmente são construídas pelos próprios aeromodelistas e não compradas prontas.
Terá que encontrar alguém que tenha tempo para fabricar uma para você e com boa vontade também e de preferência na sua cidade.
Tem um monte de vídeos no YouTube ensinando a construir uma, sugiro a você que assista a esses vídeos e entre na empreitada, só assim conhecerá totalmente a máquina e não terá dúvidas sobre ela.
Aqui mesmo no fórum tem vários tópicos de gente construindo em casa máquinas CNC.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
danx
membro
Mensagens: 560
Registrado em: Seg Nov 05, 2012 11:02 am
Localização: Joinville - SC

Re: CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Mensagem por danx »

Desculpe amigo, você está na contra-mão da coisa...

você quer router ou hotwire?

Router recomendo se for utilizar para cortar madeira, agora se quer cortar isopor é hotwire... embora router corte depron, eu não vejo vantagem...pois terá que ter uma enorme área útil, o que já torna tudo mais caro... pois máquina grande necessita de mecânica robusta, eletrônica compatível, etc...

Com a hotwire você pode cortar isopor com 1 metro ou 10 metros se necessário, só irá depender da distância entre torres...

Mas ambas, você não encontra nada disponível do tamanho desejado, a eletrônica você pode comprar na china e a mecânica alguém poderá usinar pra você... mas isso vai depender da sua necessidade e vontade de fazer esse investimento, se quer máquina "simples", vai gastar em média R$ 2mil, algo mais profissional perto dos R$ 5 mil...

Boa sorte!
Latitude -26° 18' 16' - Longitude -48° 50' 44''
Avatar do usuário
hermesed
membro
Mensagens: 520
Registrado em: Qui Mai 31, 2007 8:12 am
Localização: São Paulo/SP - Zona Sul

Re: CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Mensagem por hermesed »

Com 1metro de area de corte encarece, pois terá que usar fusos trapezoidais e não barra roscadas que só acha-se com 1 metro.
E mesmo ela tendo 1 metro, a área de corte cai para uns 70cm.
estou atualizando a minha por este motivo.
Matar um leão por dia é fácil...difícil é desviar das antas !!!
Avatar do usuário
marcelo_akiok
membro
Mensagens: 265
Registrado em: Ter Set 24, 2013 10:16 pm
Localização: São Simão

Re: CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Mensagem por marcelo_akiok »

danx escreveu:Desculpe amigo, você está na contra-mão da coisa...

você quer router ou hotwire?

Router recomendo se for utilizar para cortar madeira, agora se quer cortar isopor é hotwire... embora router corte depron, eu não vejo vantagem...pois terá que ter uma enorme área útil, o que já torna tudo mais caro... pois máquina grande necessita de mecânica robusta, eletrônica compatível, etc...

Com a hotwire você pode cortar isopor com 1 metro ou 10 metros se necessário, só irá depender da distância entre torres...

Mas ambas, você não encontra nada disponível do tamanho desejado, a eletrônica você pode comprar na china e a mecânica alguém poderá usinar pra você... mas isso vai depender da sua necessidade e vontade de fazer esse investimento, se quer máquina "simples", vai gastar em média R$ 2mil, algo mais profissional perto dos R$ 5 mil...

Boa sorte!



Não to indo na contra mão não..rs É que estava com um pensamento: já que iria gastar um belo dinheiro com a maquina, eu poderia tirar algum trocado com cortes em madeira ou outro material....
Mas agora, com as respostas aqui do forum ( inclusive a sua ) as coisas estão querendo clarear... rs, veja:

-Realmente o uso da cnc é exclusivamente para depron e isopor.
entendi então que devo focar na hotwire.

-Quanto a ser profissional ou algo mais simples...
Quero utilizar a maquina apenas para uso próprio... e alguns cortes para os amigos( fazer o que né... )
Mas quero um corte legal!

-Pelo que você falou sobre a área útil, aí que o bicho pega né......
Penso em fuselagens de 65mm à 100mm, e eu gostaria realmente de não ter emendas...

- Vi uma hotwire no M.L., mas achei estrando quando o vendedor colocou o depron na "vertical" para ser cortado.... e como você falou que a área util da hotwire depende da distancia entre colunas.... não entendi direito pois se a area util é determinada pela distancia entre colunas então o fio de corte teria que ficar na vertical ???
http://www.youtube.com/watch?v=van9F6ztkRE


grato
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Mensagem por LaercioLMB »

Distância entre colunas não é a mesma coisa que altura das colunas, leia atentamente a frase.
Tem certos cortes de fuselagem que é praticamente impossível cortar tudo em uma única peça com fio quente, devido as curvas existentes.
Se formos analisar bem, para cortar uma fuselagem inteira sem emendas, deveríamos cortar ela em fases sem mexer ela do lugar enquanto não estiver totalmente pronta e configurar os cortes na cnc já dando as devidas distâncias, mas isso certamente iria precisar de muito material para testes até chegarmos nas posições e distâncias exatas que precisamos para que a cada fase de corte, o fio quente não danifique o corte anterior, mas certamente o interior de uma fuselagem assim, teria que ser escavado manualmente e não cortado com fio quente por cnc.
Mas uma coisa é certa, tem vários vídeos no youtube ensinando como fazer uma cnc com fio quente, utilizando trilhos de gavetas e madeira MDF, basta você se empenhar se realmente quer uma, ou se sujeitar e pagar o que pedem por uma pronta, pois não deve esquecer que não tem ali só o custo de materiais, tem a mão de obra de quem fez também e ninguém trabalha de graça para os outros, ou seja, ninguém vai vender uma cnc cobrando somente o que gastou no material para fazer uma.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Mensagem por CONDOR 2 »

Se quiser precisão a coisa vai longe.
Editado pela última vez por CONDOR 2 em Dom Jul 05, 2015 10:21 pm, em um total de 1 vez.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Mensagem por CONDOR 2 »

E se o post for somente para escolher qual fio seria o ideal....

É o que menos conta , a experiencia e os testes determinarão qual seria o fio ideal.

Já que tudo conta.

Corrente consumida dos motores, resistencia dos mecanismos , o posicionamento, alinhamento, etc... dos componentes.

Se for construir, separe a fonte de alimentação do fio de corte dos outros elementos da máquina .
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Mensagem por CONDOR 2 »

E esqueça madeira na base do mecanismo.

Use ferro (menos dilatação, mais resistência e menos desgaste....mais precisão)

MDF esqueça.

Com as intemperes ele muda , curva e se dilui com o tempo....trabalho perdido.

Visite o forun CNC.

Tem expert's , um mar de informações e coisas concretas....

Palpiteiros surgem aos montes.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Mensagem por CONDOR 2 »

Vai virar discussão, então editei.
Editado pela última vez por CONDOR 2 em Dom Jul 05, 2015 10:19 pm, em um total de 1 vez.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Responder