A COBRA e os parkflyers

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

A COBRA e os parkflyers

Mensagem por LaercioLMB »

Não sei se é permitido o vídeo aqui, mas o assunto sei que seria de interesse de muita gente em alavancar a COBRA e deixar de ser algo tão inacessível como tem sido de uns tempos para cá.

[yt]TN29WwkgKMA#t=360[/yt]

http://www.youtube.com/watch?v=TN29WwkgKMA#t=360

Se não for permitido, peço a moderação que apague o tópico, mas seria bom se tentássemos com a COBRA ampliar as regulamentações dos aeromodelos e com apenas uma taxinha anual, eles ganhariam muito mais do que com o absurdo que cobram hoje sem nos dar o serviço na qual eles prometem.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: A COBRA e os parkflyers

Mensagem por Douglas Lenz »

Amigo Laércio

A intenção é boa, o argumento é fraco.

Explico:

Já vivi e vivo as duas realidades, dos frequentadores de praças e locais nem sempre próprios ou seguros para voar mesmo que parkflyers e já frequentei e frequento clube. A principal diferença que vejo nestas duas "turmas" é o comprometimento, a união e as prioridades.

Não estou sendo preconceituoso antes que alguem fale, o que estou falando é um CONCEITO que obtive observando o comportamento e pensamento de quem frequenta praças, lixões, áreas abertas, etc... para voar. 98% dos frequentadores de praças, áreas, lixões, etc... não tem comprometimento nenhum com a área que eles voam, muitas vezes nem comprometimento com o próprio hobby eles não tem , estão ali voando por que é moda e porque agora é "barato" ter um aeromodelo.

O pessoal que frequente este tipo de área não está nem aí com nada, se perderem a "sua" praça de voo, apenas vão para outra e pronto. Baseiam-se no "a rua é pública" então não preciso me comprometer nem me preocupar com nada. Isso aqui não é meu.

Tu tenta unir o pessoal buscando algo melhor para a turma, ninguém se mexe, não se comprometem e não se envolvem com nada, o negócio deles é voar. Pelo comportamento do pessoal tenho certeza que 99% não querem nada com a COBRA, com regras, com anuidades ou com responsabilidade de qualquer espécie e obviamente a COBRA não quer nada com eles.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: A COBRA e os parkflyers

Mensagem por LaercioLMB »

Isso é verdade Douglas, não há o que contestar.
Tenho visto o mesmo, mas sempre tive a esperança de que mude, embora seja algo bem difícil de acontecer, mas se nada fizermos, não vai mudar mesmo.
Por isso a regulamentação, para que quando se fosse abordado até mesmo em um parque, tenhamos algo que nos habilite a tal, embora muitos que se denominam instrutores, nada de útil ensinam, regras tão pouco.
Me lembro quando tive aula com um instrutor onde só pude decolar meu aeromodelo depois de muitas aulas práticas no ar e pousar, depois de mais algumas aulas, por isso levo tanto a ferro e fogo certas regras no aeromodelismo, aprendi assim, me foi passado isso e hoje lamentavelmente se escuta uma frase que diz assim; -Voar é uma arte, cair faz parte.
Isso é de desanimar, pois demonstra total falta de responsabilidade, mesmo que alguns não admitam isso.
Eu sou péssimo para expor minhas ideias de maneira compreensível e por isso utilizei as palavras do nosso amigo Rafael, que mesmo que seja um argumento fraco, acredito que possa vir a surtir efeito sobre aqueles que ainda tem discernimento das coisas, como você por exemplo.
Não sou contra clubes, pelo contrário, só acho que se os verdadeiros aeromodelistas se unirem, poderemos melhorar nosso hobby.
são poucos?
Podem até ser, mas aos poucos se vai aumentando.

Obrigado pela sua participação.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: A COBRA e os parkflyers

Mensagem por Douglas Lenz »

Tchê meu amigo

Claro que nossa reflexão se dá baseados na nossa realidade aqui do Sul, da grande Porto Alegre. Pode até ser que lá no Brasil em outros estados, o comportamento e as atitudes possam ser diferentes, eu duvido, se assim o fosse, tais iniciativas já teriam sido tomadas e tal movimento teria criado vulto.

Já vi tantas mas tantas cenas de desunião, mau caratismo, comportamento não condizente com o bom conviver nas "praças" da vida que infelizmente tenho certeza que "deste mato não sai coelho" não saí nada, não sai organização, não sai responsabilidade, não sai união e empenho para nada, são muitos pensamentos individualistas e nenhum senso de coletividade.

Já vi empenho de uma meia dúzia para se conseguir o arrendamento de uma área para se voar com segurança e tranquilidade numa pista de saibro que seria feita pelo proprietário da área. Tal arrendamento teria custo mensal de R$ 30,00 para cada integrante... RESUMO, a mesma meia duzia continuou com esta ideia que não foi adiante, as simples palavras, DONO, REGRAS, PADRONIZAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO DOS FREQUENTADORES e 40 reais por mês fizeram a "grande turma" sumir... Foram voar sem regras, sem comprometimento e de graça em um aterro (ex lixão)
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: A COBRA e os parkflyers

Mensagem por LaercioLMB »

Mais uma vez não há o que contestar, mas se ficarmos parados e não tentar mudar, jamais mudaremos nada mesmo.
Melhor é tentar e não conseguir do que nunca ter tentado.
Vamos ver durante a semana o que o pessoal tem a dizer, pois em feriadão a maioria nem dá as caras no fórum, tanto é que até o momento, só nos dois estamos dialogando.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Elilson
membro
Mensagens: 729
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 9:28 pm
Localização: Guarujá/ SP

Re: A COBRA e os parkflyers

Mensagem por Elilson »

com a nova diretoria eleita mês passado, a CoBra está em melhores mãos.
temos BRA praticamente por causa do seguro que o aeromodelista tem, apesar que funciona apenas para os clubes homologados pela CoBra.
E para aqueles que gostam de competir, o BRA é obrigatório.
Para os demais, somente o seguro é importante.
Regras e disciplina somente em um clube mesmo, é fato!!! Fora dele, é apenas brincadeira sem consequencia...
Avatar do usuário
Kvra
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Dez 29, 2009 10:02 pm
Localização: Realengo - RJ

Re: A COBRA e os parkflyers

Mensagem por Kvra »

Aconteceu algo semelhante aqui no local onde voo, tentamos organizar, criamos medidas de segurança e 90% do grupo foi embora, acabamos desanimando. Mas dessa vez concordo com o LaercioLMB, se não tentar, nunca vai conseguir.
Kvra
voar ...
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: A COBRA e os parkflyers

Mensagem por ricardovasc »

O pessoal que voa na UFPE está tentando organizar regras por lá também e estão conversando com a universidade para criação de uma estrutura mais apropriada. Espero que dê certo.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: A COBRA e os parkflyers

Mensagem por LaercioLMB »

Eu vejo da seguinte forma, se tem 50 voando em um lugar e forem impostas regras e ficarem só 5, será um local seguro para voo, pois os 45 irresponsáveis debandaram e que se danem, pois eles se espalharão ao invés de ficarem reunidos em um só local criando baderna.
Se a COBRA disponibilizar um BRA para parkflyers com um seguro bem inferior e com regras mais severas para cobrir esse seguro, certamente teremos algo para uma fiscalização que pode ser até da prefeitura mesmo, fiscalizar quem tem ou não habilitação para pilotar um aeromodelo em um parque e assim não teremos tantas restrições das prefeituras a voar em locais públicos.
Quem tem BRA poderá voar em local público desde que siga as regras do local.
Tudo só dá certo com regras e é a bandalheira cada vez maior que faz as pessoas não quererem seguir regras. Certamente quem não quer cumpri regra, não fará falta nenhuma em um local de voo.
Panelinhas sempre existiram e sempre existirão, seja em um clube ou em um parque, até em clubes tem aqueles que vez ou outra descumprem uma regra, mas basta chamar a atenção que se orientam ou vão embora de vez e certamente, não farão falta nenhuma, pois os clubes não quebram por uma meia dúzia de membros bagunceiros irem embora.
Meu povo e minha pova, a gente tem que se unir ao invés de nos dispersarmos cada um para seu lado, pois cada dia mais diminuem os espaços para voarmos e com baderna, teremos cada vez menos espaços mais rapidamente.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: A COBRA e os parkflyers

Mensagem por rnjorge »

Sempre voei em clubes. Gosto de clubes. Gosto de regras. O custo faz parte. Mas, principalmente, gosto da camaradagem que se forma. Para isso é necessário visitar vários locais, conhecer as pessoas e se associar àquele onde os outros do grupo tenham um "foco" parecido, dentro do aeromodelismo.
Eu, pessoalmente, prefiro um lugar com mais sócios interessados em experimentação e construção do que apenas interessados em vôos e acrobacias.
Mas acho temerário o vôo público. O setup mais básico à venda já constrói um bólido de mais de 500g que pode realmente machucar alguém.
Mesmo correndo o risco da censura ampla, vou ser politicamente incorreto e apoiar o fato de que NÃO houve um aumento dos praticantes de aeromodelismo, mas o surgimento de turbas irresponsáveis que decolam um "acidente" com um punhado de reais, com éças mal e porcamente cortadas e juntadas com cola quente.
Antigamente, mesmo os mais "financeiramente desfavorecidos" dos clubes tinham interesse em aprender e fazer o certo e não "impor seus dereito" de nos colocar a todos em risco.
Um grande exemplo era meu professor de biologia, irmão da congregação de Santa Cruz (consequentemente sem grandes posses): Nos divertíamos a valer com aviões U/C feitos de cartolina e dope, com combustível feito com álcool metílico e óleo de rícino, mas sempre com muita preocupação com segurança.
Seria bom termos uma associação como a AMA mas, no país em que vivemos, esperar seriedade para uma coisa tão supérflua como modelismo, é sonhar demais.
Ricardo Jorge
Responder