Avião elétrico brasileiro tripulado!

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
marcelo_akiok
membro
Mensagens: 265
Registrado em: Ter Set 24, 2013 10:16 pm
Localização: São Simão

Avião elétrico brasileiro tripulado!

Mensagem por marcelo_akiok »

A Itaipu Binacional fez na tarde desta terça-feira (23) o voo inaugural e a apresentação oficial de um avião elétrico tripulado. O voo foi no aeroporto de Itaipu, no lado paraguaio da usina, na cidade de Hernandarias, na fronteira com o Brasil. Segundo o diretor geral brasileiro da Itaipu, Jorge Miguel Samek, esse é o primeiro avião elétrico tripulado da América Latina

Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Avião elétrico brasileiro tripulado!

Mensagem por John-Henrique »

Se não estou enganado, esse não era o avião que faria 200 km com as baterias carregadas? Eles tinham fabricado um carro também e apresentaram os 2 numa reportagem (acho que pro Fantástico) a alguns anos. Esses caras só voaram ontem? :shock:
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Re: Avião elétrico brasileiro tripulado!

Mensagem por Gilberto_CWB »

E já vão ficar um bom tempo sem voar novamente...nada que CA não resolva!!!
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Avião elétrico brasileiro tripulado!

Mensagem por John-Henrique »

haha nem tinha visto o vídeo, CA e outra hélice nova. Mas foi melhor que a maioria dos aeromodelos que nós fabricamos por aqui né não?
Raimundo Bezerra
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Qui Jul 30, 2009 10:09 am
Localização: Brodowski-SP

Re: Avião elétrico brasileiro tripulado!

Mensagem por Raimundo Bezerra »

Agora é mais 2 meses esperando chegar uma nova helice da hobbyking, isso se não for tributado ou extraviado pelo correio.
Fiat 147, CG 125 Ano 80, Ugly Stick Sammy Hobby, GWS Slow Stick na caixa, casa de cohab. lol =)
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Avião elétrico brasileiro tripulado!

Mensagem por LaercioLMB »

Só podia ser brasileiro mesmo.
São os novos engenheiros que não tem a menor noção de cálculos de cargas, legítimos arquitetos que só pensam na estética e que se dane a estrutura.
Quebrou por que alguém "achou" que ficaria forte só por que parado aguentou o peso, mas ignorou completamente que o peso da aeronave aumenta quando pousa.
é a lei da física sobre impactos de massa em velocidade.
Sobre "nossas" construções, estão ruins por que o pessoal está ficando cada vez mais acomodado com que se cair, faz outro e por isso as porcarias tem aumentado cada dia mais.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
oswaldo pires
membro
Mensagens: 3775
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Re: Avião elétrico brasileiro tripulado!

Mensagem por oswaldo pires »

vejamos:

http://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/n ... leiro.html

O primeiro avião elétrico tripulado do Brasil deve fazer seu voo experimental de estreia entre outubro e novembro de 2014, preveem os especialistas do Projeto Veículo Elétrico (VE) desenvolvido pela hidrelétrica de Itaipu. Quando estiver pronta, a aeronave pesará 650 kg e terá autonomia de uma hora de voo – o equivalente a 200 km, com velocidade máxima de 340 km/h. No total, será investido R$ 1 milhão nas pesquisas.

O protótipo, com capacidade para duas pessoas, chegou ao Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos a Eletricidade, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, no dia 22 de agosto.

saiba maisAvião propulsado apenas com energia solar faz primeiro teste
Prefeitura de Curitiba começa a usar carros elétricos na frota municipal
É preciso reaproveitar o que a natureza nos dá, diz jovem premiado

O desenvolvimento do projeto é em parceria com a ACS Aviation, de São José dos Campos (SP), e inclui a adaptação do modelo monomotor ACS 100 Sora a combustão para a versão elétrica, além da troca de conhecimento em tecnologia de materiais mais leves e resistentes – uma das soluções encontradas na aeronáutica para a necessidade de se reduzir peso sem perder resistência. Estão sendo desenvolvidos ainda estudos para a otimização das baterias.

“Em um veículo elétrico, seja ele um triciclo, um automóvel de passeio ou um caminhão, o peso é determinante, da mesma forma que a densidade energética das baterias”, afirma o coordenador brasileiro do Projeto VE, Celso Novais.

Avião elétrico Itaipu; Alexandre Zaramella (Foto: Fabiula Wurmeister / G1)Zaramella prevê que modelo terá apelo comercial quando
tiver maior autonomia (Foto: Fabiula Wurmeister/G1)

Ao mesmo tempo, observa o engenheiro, há também outras necessidades como estações de recarga e a busca por soluções para as baterias terem uma vida útil mais longa. “Como trabalhamos com tecnologias novas, às vezes precisamos projetar desde um parafuso até estruturas maiores, como um depósito de energia. Por isso, mais do que desenvolver os veículos elétricos, a proposta é identificar possíveis fornecedores brasileiros destes insumos e repassar a eles este conhecimento”, explicou Novais.

Modelo
Com quase 90% concluído, o modelo elétrico batizado de Sora-e vai carregar um motor elétrico duplo, fabricado na Eslovênia, com potência máxima de 140 kW, e um conjunto com seis packs de baterias.

A estrutura é feita com fibra de carbono, e o painel terá tela com tecnologia touch screen. “Toda a parte estrutural está pronta, e o motor, instalado. Faltam as baterias e a hélice, que virá dos Estados Unidos, fabricada especialmente para o modelo”, disse o presidente da ACS, Alexandre Zaramella.





“A dificuldade neste projeto é que estamos desenvolvendo algo totalmente novo na área da aeronáutica. No futuro, todo esse trabalho, o histórico, as anotações técnicas, servirão como base para a certificação de outros veículos aéreos elétricos”, afirmou ao reforçar que o modelo ainda não tem apelo comercial por causa da baixa autonomia.

“Acreditamos que com o desenvolvimento da tecnologia das baterias, no prazo entre cinco e dez anos, teremos um modelo que atenda as necessidades do mercado, da mesma maneira que estamos vendo na indústria automobilística”, completou Zaramella.

Desenvolvimento
Iniciado em 1996, o Projeto VE de Itaipu tem entre os modelos já desenvolvidos carros de passeio, caminhão, micro-ônibus e patinetes. Estão em andamento projetos de ônibus híbrido etanol e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

"Desde o primeiro veículo que fabricamos aqui, a tecnologia foi passando de um para o outro, sempre com o propósito de gerarmos mobilidade elétrica, já que o Brasil é um país privilegiado na sua matriz energética, em grande parte renovável e limpa. Além do acesso ao combustível, neste caso a energia elétrica, outra vantagem é a emissão zero de gases poluentes", afirmou o coordenador do projeto.

Resumo inicio do projeto ano 96 ou seja quase 20 anos

motor:
Sora-e vai carregar um motor elétrico duplo Enrax, fabricado na Eslovênia 140Kw

Hélice Americana

painel terá tela com tecnologia touch screen (ou seja gringa provavelmente Austríaca)


seis packs de baterias de lítio íon polímero, totalizando 400 volts.
(gringa)

Esse avião é muito Brasileiro
duro porém voando
Avatar do usuário
Fernando Manfio
membro
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Nov 27, 2009 2:05 pm
Localização: Assis - SP

Re: Avião elétrico brasileiro tripulado!

Mensagem por Fernando Manfio »

Dá pra colar com cola quente o trem de pouso e a hélice cola com CA.
Eu sempre faço isso e fica muito bom!!! :)
RV-8 5S - Piper J-3 5S - Shoestring 5S - DeNight Special 5S - Christen Eagle 6S - P-51 6S
Responder