Adoro esse caça que por sinal foi o primeiro de metal Americano, porém no vídeo vemos o sistema inercial para dar partida no avião, um mecânico gira uma espécie de turbina manual com alavanca e depois dá partida no caça. Alguém sabe dizer como funciona esse sistema . Obrigado
https://en.wikipedia.org/wiki/Boeing_P-26_Peashooter
Boing P-26A Peashoot 1932
- oswaldo pires
- membro
- Mensagens: 3775
- Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
- Localização: São Paulo, SP
Boing P-26A Peashoot 1932
duro porém voando
- oswaldo pires
- membro
- Mensagens: 3775
- Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
- Localização: São Paulo, SP
Re: Boing P-26A Peashoot 1932
duro porém voando
Re: Boing P-26A Peashoot 1932
oswaldo pires escreveu:Adoro esse caça que por sinal foi o primeiro de metal Americano, porém no vídeo vemos o sistema inercial para dar partida no avião, um mecânico gira uma espécie de turbina manual com alavanca e depois dá partida no caça. Alguém sabe dizer como funciona esse sistema . Obrigado
A manivela faz girar um volante (flywheel). Quando se atinge uma determinada rotação, retira-se a manivela e aciona-se algum mecanismo para o volante se acoplar com o eixo do motor. Geralmente o acoplamento/desacoplamento era automatizado e controlados por solenóides. Alguns aviões usavam um motor elétrico para fazer girar o volante.
http://www.flightglobal.com/pdfarchive/ ... 00459.html
http://forums.eagle.ru/showthread.php?t=135139
Aqui, um motor 5 cilindros, de 25cc (model engine) com um sistema de partida inercial acionado por motor elétrico:
- oswaldo pires
- membro
- Mensagens: 3775
- Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
- Localização: São Paulo, SP
- Gilberto
- membro
- Mensagens: 3062
- Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
- Localização: São Paulo, SP - 68 anos
- Contato:
Re: Boing P-26A Peashoot 1932
Já dei partida assim em um T-6 na Escola de Especialistas da Aeronáutica. O motor de partida é acionado eletricamente como mostrado acima, um volante pesado gira até uma determinada RPM e então é acionada eletricamente para engrazar no motor, mas se der problema na bateria pode ser acionado manualmente, aí é só puxar o engrazador que a inércia faz o resto.
É bom que pegue de primeira, pois a cada falsa partida dá vontade de chorar
É bom que pegue de primeira, pois a cada falsa partida dá vontade de chorar
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
- oswaldo pires
- membro
- Mensagens: 3775
- Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
- Localização: São Paulo, SP
Re: Boing P-26A Peashoot 1932
Valeu Gilberto da aí vemos a evolução das baterias e dos motores elétricos que eram ineficientes até pouco tempo e provavelmente os voos elétricos de 10 minutos se tornarão horas muito em breve, com as futuras células de hidrogênio para aeromodelos ou outros tipos de bateria
duro porém voando