Cortador de isopor de "precisão"

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por Victor Stevan »

Pessoal, vejam o que encontrei no youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=y58XDSDwbfY

Estive afastado do fórum e do hobby. Não sei se já postaram isso aqui ou se já fizeram algo igual ou superior. Mas, de qualquer forma, a intenção é de discutir a forma de fazer um desses.
Achei o acabamento do corte bem melhor do que já vi em videos do pessoal cortando com o cortador em arco.
Enviei uma mensagem para o dono do video pedindo instruções de como proceder na montagem de um desses, vamos ver se tenho algum retorno, hehehehe :D
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por John-Henrique »

Basicamente é um arco preso por uma ponta que permite mover formando um angulo (pêndulo), na outra ponta um peso para mover o arco durante o corte.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por LaercioLMB »

John-Henrique escreveu:Basicamente é um arco preso por uma ponta que permite mover formando um angulo (pêndulo), na outra ponta um peso para mover o arco durante o corte.


Sim, mas a maioria não pensa e nem faz isso, dá muito trabalho e preferem fazer na mão grande enchendo a asa de frisos e ainda acham que ficou ótimo.
O vídeo é ótimo, matemática pura e espero que muitos façam isso para melhorar a qualidade das construções.
Mas como a maioria alega que se cair faz outro e que vai cair mesmo (por que não sabem pilotar), preferem ignorar a qualidade e fazer a quantidade.
O vídeo foi postado sim a muito tempo e espero que dessa vez, mais utilizem desse artefato para fazerem seus aeromodelos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
snag
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por snag »

John-Henrique escreveu:Basicamente é um arco preso por uma ponta que permite mover formando um angulo (pêndulo), na outra ponta um peso para mover o arco durante o corte.


Pois é, só dá para cortar asas trapezoidais desta maneira... mas se a diferença das cordas na raiz e na ponta da asa for muito pequena, vai precisar de um fio de vários metros. Mas existe um sistema "automático", um pouco mais sofisticado, criado há mais de 30 anos que permite cortar tanto asas de corda constante, como asas trapezoidais:
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por Victor Stevan »

LaercioLMB escreveu:
John-Henrique escreveu:Basicamente é um arco preso por uma ponta que permite mover formando um angulo (pêndulo), na outra ponta um peso para mover o arco durante o corte.


Sim, mas a maioria não pensa e nem faz isso, dá muito trabalho e preferem fazer na mão grande enchendo a asa de frisos e ainda acham que ficou ótimo.
O vídeo é ótimo, matemática pura e espero que muitos façam isso para melhorar a qualidade das construções.
Mas como a maioria alega que se cair faz outro e que vai cair mesmo (por que não sabem pilotar), preferem ignorar a qualidade e fazer a quantidade.
O vídeo foi postado sim a muito tempo e espero que dessa vez, mais utilizem desse artefato para fazerem seus aeromodelos.


Exato Laércio.
O que me atraiu nesse modelo de cortador é a qualidade do corte. Nunca cortei nenhum tipo de asa, então, não posso dar uma opinião "firme". O único modelo que construí a muito tempo atrás foi um ugly stick. Cortei a fuselagem no estilete e acabei ganhando a asa de um membro aqui do fórum mesmo. Mas, levando em consideração os cortes de asa que vi o pessoal do fórum fazendo com cortador de arco, esse fica muito melhor. Sem dúvida.
Estou tentando bolar uma forma de fazer algo parecido, mas, até o momento não sei nem por onde começar, rs.
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por LaercioLMB »

Esse mesmo tipo é usado para cortar asas retangulares, porém o peso puxa os dois lados ao mesmo tempo.
Esse sistema tipo pêndulo, nos limita a uma razão de proporção entre a corda da raiz e da ponta, não importando se deslocamos a asa mais para a ponta do arco de corte ou mais para o centro, nos deixará sempre com uma proporção igual entre raiz e ponta, ou seja, não podemos definir corda de raiz e ponta individualmente, só poderemos escolher a corda da raiz e a da ponta será consequência.
Ajuda?
Ô se ajuda, melhor que nada.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por LaercioLMB »

Depois de postado é que vi o que o Snag postou e o sistema que ele sugere nos permite escolher tanto a corda da raiz quanto da ponta e o que ele falou sobre a diferença de corda da raiz para a ponta ser pequena, realmente precisaríamos e vários melhores de fio para fazer isso.
Eu nem lembrava mais desse sitema que o Snag citou, é muito eficiente.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por Victor Stevan »

LaercioLMB escreveu:Esse mesmo tipo é usado para cortar asas retangulares, porém o peso puxa os dois lados ao mesmo tempo.
Esse sistema tipo pêndulo, nos limita a uma razão de proporção entre a corda da raiz e da ponta, não importando se deslocamos a asa mais para a ponta do arco de corte ou mais para o centro, nos deixará sempre com uma proporção igual entre raiz e ponta, ou seja, não podemos definir corda de raiz e ponta individualmente, só poderemos escolher a corda da raiz e a da ponta será consequência.
Ajuda?
Ô se ajuda, melhor que nada.


Tô começando a entender, hehehehe.
Tô pesquisando a respeito e vendo uns videos no youtube que ajudam bastante também.
Hoje achei uma mesa daquelas que usam cavaletes embaixo e coloca a madeira por cima. Vou ver se me viro com isso aqui, vou adequando as necessidades, etc.

Estou pesquisando a respeito da fonte para aquecer o fio também...
No começo achei mais simples o uso do dimmer. Porém, vendo alguns videos para modificar a fonte, não me pareceu tãããão difícil que não possa ser feito por alguém que leu a respeito do assunto. E tem a vantagem que uma fonte modificada para 12 volts é bem útil para usar em carregadores de baterias, etc.
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por rnjorge »

Esse sistema, postado pelo Snag é o "Feather Cut", que custa mais de 200 dólares (nos EUA). No YouTube tem alguns sistemas caseiros com roldanas, bastante parecidos, que ficam muito mais baratos para se fazer, e com a mesma qualidade de corte.
Mas o problema com asas mal cortadas não é fazê-las à mão, mas fazê-las "nas coxas"...
Ricardo Jorge
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por Victor Stevan »

Fugindo um pouco do assunto cortador propriamente dito, para a fonte que irá alimentá-lo...
Estive lendo o tutorial aqui do e-voo de como modificar a fonte e não entendi patavinas.
Procurando no youtube, têm vários videos ensinado a fazer uma fonte de 12 volts utilizando a fonte de PC. Encontrei dois videos que me chamaram a atenção e gostaria que os amigos dessem uma olhada se iria me atender bem. Seguem os videos explicativos:

https://www.youtube.com/watch?v=syZndsk90rw

https://www.youtube.com/watch?v=V-PqaloMtBY

Posso fazer seguindo as instrução de qualquer um dos videos que terei um resultado satisfatório com a fonte para o cortador?
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
Responder