Aeromodelos tem problemas em copiar?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Aeromodelos tem problemas em copiar?

Mensagem por Raketrinike »

Pessoal, gostaria de saber se no Brasil tem algum problema em Copiar aeromodelos de outros fabricantes, por exemplo o tucano existe algumas pessoas que fabrica o avião em RC, juniaer, dna, incoaer etc..

o aguia e buppo que era do amano hoje existe bastante pessoas que fazem..

minha pergunta é tem algum problema em reproduzir estes aviões e comercializar?

mesmo que o projeto seja de uma pessoa que fabrica, eu posso pegar e fazer o mesmo modelo?

Abraços
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Aeromodelos tem problemas em copiar?

Mensagem por Douglas Lenz »

Prezado Rake

O Brasil é a terra do "pode tudo" do "não dá nada" e de leis que pegam ou leis que não pegam.... tenta explicar para um norte americano ou para um europeu como uma lei "não pegou no Brasil".

Bom... Entendo e sei do que está falando e de onde surge tua dúvida.

"minha pergunta é tem algum problema em reproduzir estes aviões e comercializar?"

Produzir um aero é uma coisa, reproduzir um aero já existente é outra completamente diferente. Se tu pegares um tucano da empresa X e dele fazer um plug, fazer uma forma e tirar peças para comercializar além de anti ético, se a empresa x tiver ele patenteado e registrado tu vai te incomodar e gastar uma grana graúda em processos e advogados.

Se tu "reproduzir" um aero já existente como por exemplo um tucano que a empresa x fabrica, e mudar um detalhe, uma antena, uma linha é anti ético mas "legalmente" falando tu terás argumento para dizer que o modelo é exclusivo.

Lembre-se que se simplesmente copiar o aero da empresa x e comercializar ele, estará arriscando tua credibilidade com clientes éticos que não achem legal tua atitude.

No DNA do povo brasileiro impera o "jeitinho brasileiro" que para muitos é motivo de orgulho, um povo que se orgulha em levar vantagem em tudo. Entretanto, tens que ter me mente que qualquer um que for que entrar no mercado com cópias descaradas fara sucesso para alguns e causará repulsa a outros tantos.

Sem falar que tem um monte de gente que copia aero ruim e a copia fica pior ainda... não em questão estética e sim de voo. Já vi alguns que são muito piores voadores que os "originais" que já eram horríveis.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
franciscotargino
membro
Mensagens: 244
Registrado em: Seg Out 13, 2014 9:09 pm
Localização: upanema/rn

Re: Aeromodelos tem problemas em copiar?

Mensagem por franciscotargino »

"Minha opinião"

Se a planta estiver disponível de graça na net nao vejo problema em copiar e vender,pois pegou algo que ta disponível pra quem quizer, e estará vendendo seu material de construçao e sua mão de obra.
Avatar do usuário
FlyHigh
membro
Mensagens: 225
Registrado em: Ter Jul 22, 2014 2:01 pm
Localização: Litoral - SP

Re: Aeromodelos tem problemas em copiar?

Mensagem por FlyHigh »

Tudo dito acima está correto, na minha opnião.

Mas as leis de direito da propriedade intelectual e autoral, tem prazo. Aqui no Brasil são 20 anos, na maioria dos outros países entre 15 e 20 anos.
Sobre as petentes, vc encontra aqui muitas respostas.

Boa sorte!
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Re: Aeromodelos tem problemas em copiar?

Mensagem por Raketrinike »

então, mais no caso a pessoa ou empresa precisa patentear ou registrar? caso não tenha patenteado o que acontece?
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Aeromodelos tem problemas em copiar?

Mensagem por Douglas Lenz »

Rake

"então, mais no caso a pessoa ou empresa precisa patentear ou registrar? caso não tenha patenteado o que acontece?"

Acontecer... como já citei anteriormente, no Brasil não acontece nada.... ou muito pouco.

Mas claro que deve-se levar em consideração caráter e honra.... pegar o aeromodelo de outro fabricante/pessoa física que projetou e construiu e simplesmente fazer uma cópia a partir deste aero na MINHA opinião é mau caratismo.

Acho que com a disponibilidade de recursos tecnológicos atuais criar algo bom ou melhor do que já existe é tão fácil que não vale a pena copiar algo e carregar para o resto da vida o "SELO" é cópia do tal....

Imagina o camarada chegando na pista e o amigo perguntando...

Olá, este teu aero é o Aero X da empresa tal? Não... é a cópia que o fulaninho faz. Ou seja um produto sem personalidade, sem identidade... Sempre será a cópia.

Já vi nestes anos de aeromodelismo muitos aeros que se consagraram, excelentes aeros feitos por construtores aqui do SUL, que venderam as formas e autorizaram os novos donos a fazerem os modelos com os mesmos nomes e manteve-se a tradição. Mas o fulaninho que simplesmente fez a cópia do aero tal e começou a vender, nunca fez sucesso.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Aeromodelos tem problemas em copiar?

Mensagem por LaercioLMB »

Outro detalhe muito importante é que produto brasileiro na maioria das vezes tem qualidade pior que os xing ling.
Tinham grandes fabricantes brasileiros? Tinham sim, mas com o mercado estrangeiro eles se foram, minguaram e só ficaram as péssimas qualidades.
Quer competir com qualidade? Não terá preço baixo.
Quer preço baixo? O pessoal irá preferir comprar da China do que comprar daqui, pois dificilmente você conseguirá cobrir os preços xing ling, mesmo que seja uma empresa de fundo de quintal sem CNPJ nem nada.
Outro detalhe, com as novas leis, tudo que for enviado pelos correios agora tem que ter nota e você para ter nota, terá que ter empresa registrada e com isso, virão os impostos que certamente não te deixarão com preços competitivos no mercado.
Semana passada comprei 4 buchinhas de borracha para a suspensão do meu carro, vieram com nota, coisa que até uns 6 meses atrás não viriam com nota, mas agora são obrigados a vir.
Tudo que tenho comprado no mercado livre está vindo com nota, pois enviar sem nota entre estados corre o risco de ser apreendido na receita.
Eu tinha o projeto de fabricar aeromodelos e vender, mas com a restrição de tamanho de embalagens pelos correios e agora a obrigatoriedade de emitir nota, ficou totalmente inviável, preferi continuar somente com o meu trabalho e pronto.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder