Temperatura ambiente no voo

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Temperatura ambiente no voo

Mensagem por Bivo »

No último final de semana, a temperatura ambiente estava bem baixa na cidade onde moro. Tive uma percepção diferente em relação aos voos que fiz com meus aeros eletricos. Notei que a densidade do ar aumentou significativamente a ponto de eu notar até um som diferenciado em relação ao som emitido pela hélice. Acredito que até melhorou a sustentação do avião. Outra coisa que notei foi a diminuição no tempo de voo provavelmente em função do aumento da densidade do ar o que provavelmente aumentou o consumo.

Alguém já percebeu essas mudanças?
Avatar do usuário
andersona3ita
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Qua Fev 13, 2013 10:37 pm
Localização: Itamarandiba, MG

Re: Temperatura ambiente no voo

Mensagem por andersona3ita »

De fato isso ocorre.

O aumento da densidade melhora a sustentação e reduz a velocidade visto que o atrito das particulas de água no aeromodelo reduzem significativamente a velocidades.
Em regiões muito secas os aviões necessitam de mais espaço para decolar para conseguir sustentação,
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Re: Temperatura ambiente no voo

Mensagem por Gilberto »

Temperaturas mais baixas também diminuem o tempo de descarga das baterias.
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Temperatura ambiente no voo

Mensagem por Bivo »

Isso mesmo, todas minhas baterias descarregaram mais rapidamente.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Temperatura ambiente no voo

Mensagem por John-Henrique »

Também notei isso com helicópteros, lembro que voava cerca de 15 minutos com uma bateria, dai fui visitar uns parentes e era uma época que fazia muito frio, o voo durava só uns 8 minutos e olha lá, jurava que era problema com a bateria descarregando rápido, dai quando voltei pra casa estava voando os 15 minutos de costume e alguém comentou sobre isso.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Re: Temperatura ambiente no voo

Mensagem por Bivo »

E com relação à sustentação? Alguém já notou alguma diferença?
Responder