Stall no pouso
Stall no pouso
No último final de semana estava voando meu MX2 da hobbyking quando durante o pouso percebi que o avião estava muito alto e a pista não seria suficiente. O avião perdeu muita velocidade, então decidi arremeter, quando derrepente ele inclinou para a direita fazendo uma curva até cair. Costumo fazer esse procedimento em aeros até 1,4kg, o que em geral costuma dar certo. Como o MX2 pesa em torno de 2kg estou acreditando ser a razão do stall. O motor é bem potente, mas mesmo assim acredito não ter gerado força suficiente para tirar o avião daquela situação.
O vocês acham? Poderia ser isso mesmo? Um stall de ponta de asa? Achei um pouco estranho porque o avião tem um bom planeio, e eu acelerei antes de ele começar a inclinar para direita. Faria sentido a inclinação para a direita em função da rotação do motor?
O vocês acham? Poderia ser isso mesmo? Um stall de ponta de asa? Achei um pouco estranho porque o avião tem um bom planeio, e eu acelerei antes de ele começar a inclinar para direita. Faria sentido a inclinação para a direita em função da rotação do motor?
Re: Stall no pouso
Imagino que você não tenha dado velocidade suficiente antes de entrar na curva.. Aviões acrobáticos podem até ter um bom planeio se voarem em linha reta.. mas na menor perturbação eles perdem a sustentação e consequentemente o controle.
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
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Re: Stall no pouso
Más eu não tive a intenção de fazer uma curva! Ele simplesmente iniciou uma curva para a direita.
Re: Stall no pouso
Exato.. se voce acelerou de uma vez, pode ter causado a perturbação que gerou a falta de sustentação em uma das asas- ou sustentação desequilibrada.. Havia um escoamento laminar durante o pouso e de repente veio uma pancada turbulenta..
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Re: Stall no pouso
Acho que o torque nesse momento tem influência também, pois o avião está praticamente com peso zero (pouca resistência, pouca sustentação), e um motor mesmo na mão dá pra perceber bem a força que tem sobre o avião.
E depois que começou a cair a asa, o efeito aumenta de forma exponencial, não dá pra fazer mais nada, ainda mais que os ailerons estão com pouco efeito também nesse momento.
Ex.: Quando se coloca um motor potente num aero pequeno ele sempre tende a girar quando se acelera muito.
E depois que começou a cair a asa, o efeito aumenta de forma exponencial, não dá pra fazer mais nada, ainda mais que os ailerons estão com pouco efeito também nesse momento.
Ex.: Quando se coloca um motor potente num aero pequeno ele sempre tende a girar quando se acelera muito.
- LaercioLMB
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Re: Stall no pouso
Por isso que eu sempre falo, não adianta colocar um V8 em um fusquinha.
Colocar motor potente demais não ajuda em nada, pelo contrário, tem mais contras do que prós.
Uma boa parte do peso vem do motor potente, do ESC maior e da bateria maior ainda.
O peso do modelo está perfeitamente normal para as dimensões dele e se pegasse um modelo glow do mesmo tamanho, veria que tem até um pouco mais de peso e no entanto, voam muito bem.
Como o Abib falou, motor potente ao acelerarmos bruscamente, tem um torque muito grande em cima do aeromodelo que tende a fazer o aeromodelo girar no próprio eixo, ainda mais se o motor não tem inclinação para a direita que ajuda a diminuir esse torque, mas não eliminar ele totalmente.
Aeromodelos acrobáticos não tem voo lento por diversos fatores e a aproximação para o pouso não deve ser feita muito perto da pista se não, irá faltar pista mesmo.
O uso do leme é fundamental nessa parte, pois tentar equilibrar o modelo somente com os ailerons, eles pouca eficiência terão, principalmente em uma velocidade próxima ao estol.
Colocar motor potente demais não ajuda em nada, pelo contrário, tem mais contras do que prós.
Uma boa parte do peso vem do motor potente, do ESC maior e da bateria maior ainda.
O peso do modelo está perfeitamente normal para as dimensões dele e se pegasse um modelo glow do mesmo tamanho, veria que tem até um pouco mais de peso e no entanto, voam muito bem.
Como o Abib falou, motor potente ao acelerarmos bruscamente, tem um torque muito grande em cima do aeromodelo que tende a fazer o aeromodelo girar no próprio eixo, ainda mais se o motor não tem inclinação para a direita que ajuda a diminuir esse torque, mas não eliminar ele totalmente.
Aeromodelos acrobáticos não tem voo lento por diversos fatores e a aproximação para o pouso não deve ser feita muito perto da pista se não, irá faltar pista mesmo.
O uso do leme é fundamental nessa parte, pois tentar equilibrar o modelo somente com os ailerons, eles pouca eficiência terão, principalmente em uma velocidade próxima ao estol.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Re: Stall no pouso
O que recupera aeronave ou aeromodelo de stol é velocidade não motor.
- Douglas Lenz
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Re: Stall no pouso
Todos os amigos acima já contribuíram um pouco.
Vou dar um parecer baseado no certo comentário do DELTA.
Já vi acontecer muito com o pessoal que está iniciando ou mesmo já tem prática em acrobáticos, mas também poderíamos incluir neste exemplo os aeros escala, alguns tem o costume de pousar um acrobático como pousam um treinador. Neste equivoco, já vi um sem número de aeros stolarem de ponta de asa e até mesmo placar de barriga no chão.
Aero acrobático tem que pousar com velocidade, assim como os escala. Para isto como citou o Laércio, a aproximação tem que ser longa observando a rampa de pouso. Para fazer pouso curto com aeros acrobáticos só glissado e calçado no motor. Caso contrário o stoll é praticamente certo.
Vou dar um parecer baseado no certo comentário do DELTA.
Já vi acontecer muito com o pessoal que está iniciando ou mesmo já tem prática em acrobáticos, mas também poderíamos incluir neste exemplo os aeros escala, alguns tem o costume de pousar um acrobático como pousam um treinador. Neste equivoco, já vi um sem número de aeros stolarem de ponta de asa e até mesmo placar de barriga no chão.
Aero acrobático tem que pousar com velocidade, assim como os escala. Para isto como citou o Laércio, a aproximação tem que ser longa observando a rampa de pouso. Para fazer pouso curto com aeros acrobáticos só glissado e calçado no motor. Caso contrário o stoll é praticamente certo.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Respeitosamente
Douglas Lenz
- John-Henrique
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Re: Stall no pouso
Bivo escreveu:Más eu não tive a intenção de fazer uma curva! Ele simplesmente iniciou uma curva para a direita.
Não dá pra negar (mas o piloto sempre nega), foi falha do controlador (não do controle), pela descrição e pelo resultado, ele veio com pouca velocidade e perdeu sustentação... dai é uma tabua caindo do céu (vai fazer giro).
Re: Stall no pouso
Realmente a velocidade estava baixa. Eu acelerei o motor, e depois de aproximadamente 2 segundos ele começou a fazer uma curva relativamente lenta para direita até cair praticamente no sentido contrário ao do pouso. Para mim está claro que a baixa velocidade foi o principal fator para a queda. É como eu havia dito, faço um procedimento semelhante com outros dois acrobáticos mais leves que tenho, más cada avião possui suas características próprias, e temos que ficar atentos a elas.