Alguem sabe explicar porque aeromodelos com trem de pouso convencional, mutas vezes ao final do pouso quando estão quase a parar parece que perdem o controle no chão.
Derivam pra algum lado as vezes com tanta força de vontade que não há leme que segure e lá vai asa ralar no chão.
Isso me acontece sempre com os meus aeromodelos da Durafly , Stuka e Spitfire, as vezes dá pra domar no leme as vezes não.
Eu costumo manter o profundor cabrado, já não sei mais se ajuda ou atrapalha.
trem de pouso convencional x final do pouso descontrolado
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Re: trem de pouso convencional x final do pouso descontrolado
"Acredito que seja pelos modelos elétricos serem leves. Depois do toque o leme atua enquanto tem fluxo de ar suficiente para manter a trajetória e a roda traseira nesse meio tempo não consegue aderência suficiente para manter a cauda colada ao chão, em meio a essa transição acho que nem leme e trem de pouso atua e é quando o aero fica desgovernado." Essa é a ''teoria'' que eu acredito.
O ato de cabrar eu também utilizo mas parece que nem sempre funciona.
O ato de cabrar eu também utilizo mas parece que nem sempre funciona.
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Re: trem de pouso convencional x final do pouso descontrolado
Comigo também acontece com alguns aeromodelos, 2 da durafly, pra mim isso acontece porque ele vem com certa velocidade alinhado (posição de vôo), mas quando toca o chão costumamos cortar o motor dai ele toca o chão perde velocidade e desalinha (da posição de vôo) mudando o centro de gravidade. Neste momento o peso da dianteira é levado pela lei da dinâmica (lei da inércia), em outras palavras o aeromodelo estava em movimento mas a bateria (considerando neste caso apenas o maior peso) estava em repouso (parada), dai quando o aeromodelo toca a cauda ele 'freia' e a bateria permanece na trajetória.
Imagine um motorista num veiculo sem cinto de segurança no momento de uma batida frontal, o que acontece com o corpo, fica parado com o veiculo ou segue a trajetória? No caso do aeromodelo a 'virada' brusca é causada por conta da mudança do centro de gravidade.
Imagine um motorista num veiculo sem cinto de segurança no momento de uma batida frontal, o que acontece com o corpo, fica parado com o veiculo ou segue a trajetória? No caso do aeromodelo a 'virada' brusca é causada por conta da mudança do centro de gravidade.
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Re: trem de pouso convencional x final do pouso descontrolado
em aeromodelos com bequilha traseira eu costumo deixar um pouco cabrado na decolagem e no pouso para que o a rodinha traseira tenha mais aderência. Experimente fazer isso.
FRSKY TARANIS, TREX 250, Skywalker x5 + arkbird, Super Sky Surfer + Arkbird, QAV 500, Tbs Discovery, HK 250 mini fpv quad
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Re: trem de pouso convencional x final do pouso descontrolado
Andei lendo muito sobre isso e acho que estamos fazendo errado.
Deveriamos manter a cauda alta o maior tempo possivel durante a rolagem apos o toque das rodas, assim mantendo o CG no lugar certo por mais tempo assim quando ela baixar o avião já não vai ter energia pra rodar pião.
No proximo fds vou experimentar não cabrar , tambem até picar profundor pra manter a cauda alta , se melhorar os pousos eu faço um video.
Deveriamos manter a cauda alta o maior tempo possivel durante a rolagem apos o toque das rodas, assim mantendo o CG no lugar certo por mais tempo assim quando ela baixar o avião já não vai ter energia pra rodar pião.
No proximo fds vou experimentar não cabrar , tambem até picar profundor pra manter a cauda alta , se melhorar os pousos eu faço um video.
- vitormixfer
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Re: trem de pouso convencional x final do pouso descontrolado
Testei na pratica fazer o contrario do que sempre fazemos, o aero da vez foi o spitfire mk24 da durafly, um aero muito selvagem no chão.
Mantive a cauda flutuando o maior tempo possivel apos o toque das rodas no chão.
Não devemos apressar o toque da bequilha no chão, e se possivel devemos tentar retardar , picar o avião no tempo certo para manter a cauda flutuando.
O resultado é que o aero mantem o controle do leme por mais tempo, bequilha no chão cedo de mais = perda de controle.
Mantive a cauda flutuando o maior tempo possivel apos o toque das rodas no chão.
Não devemos apressar o toque da bequilha no chão, e se possivel devemos tentar retardar , picar o avião no tempo certo para manter a cauda flutuando.
O resultado é que o aero mantem o controle do leme por mais tempo, bequilha no chão cedo de mais = perda de controle.