FPV - helicoptero vs avião convencional vs zagui vs multirotor

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
A_Almeida
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 11:19 am
Localização: Dearborn - MI

FPV - helicoptero vs avião convencional vs zagui vs multirotor

Mensagem por A_Almeida »

Boa tarde galera, já faz um tempo que ando enferrujado do aeromodelismo, porém recentemente pilotei um drone do meu irmão (hexacoptero) que ele usa pra fazer uns videos aereos e curti a idéia, porém notei que o bixo consome uma bateria absurda, ai pensei em montar um sistema proprio, minha intenção é mais pra diversão do que pra videos sérios, então acho que o multirotor talvez não seja a melhor opção, porém quero a opinião de alguem que já por acaso montou o sistema nessas diferentes plataformas. Desempenho, vantagens e desvantagens de cada plataforma.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: FPV - helicoptero vs avião convencional vs zagui vs multirotor

Mensagem por John-Henrique »

Já tive/tenho quadricoptero 250mm, quadricoptero 330mm, helicóptero 250mm, helicóptero 450mm, carro, barco, planador, motoplanador, asa e aviões como CESNNA e tucano. De todos o que realmente não me diverte tanto é o helicóptero, apesar de ter sido com ele a minha entrada no hobby, comprei um daqueles pequenininhos de 3 canais, gostei e depois de uns 3 modelos acabei comprando um maior, disso passei pro barco, depois pro carro e segui pros aviões, cada vez que conhecia outra modalidade esquecia as anteriores, agora estou num relacionamento a 3 entre mim, quadricópteros e aviões.

De inicio o helicóptero era interessante porque morava num prédio, no centro da cidade e não tinha local próximo pra praticar (com segurança), depois mudei de cidade e próximo da minha casa tinha uma área enorme, ai foi o incentivo pro avião, carro e pra variar barco porque neste local tem um lago enorme. Tempo depois me interessei por FPV e a minha vida acabou agora é só quadricoptero e avião.

Particularmente acho que avião, quadricoptero e carro são mais legais porque você consegue adaptar algumas coisas e até fazer FPV, umas manobras e a diversão é garantida, já o helicóptero... Montei 5 quadricópteros, um barato, outro mais barato ainda, um com equipamentos extras (FPV e GPS). Tenho hoje 2, um de 250mm e outro de 330mm, uma asa, um motoplanador (estilo easy star) e um treinador (estilo CESNNA).

Sobre vantagens...
Desempenho é algo muito relativo, mas vou analisar a questão tempo de voo e consumo, poderia ser por exemplo, peso, manobra ou velocidade...

Sem duvida um aeromodelo com asa fixa tem desempenho de voo maior que um de asa giratória, também costuma ter menor consumo, afinal ele consegue planar enquanto o de asa giratória voa por força bruta, então precisa ter motor o tempo todo.

Do ponto de vista financeiro, um asa fixa será mais barato no que se refere a 'combustível', se levarmos em consideração um modelo para iniciantes (tanto asa fixa como giratória), o de asa fixa precisará de menos baterias para alcançar 1 hora de voo, enquanto o de asa giratória precisará de mais baterias. Se for um modelo com quatro motores você precisará de uma bateria um pouco maior e isso representa mais dinheiro.

Também tem a questão de que você precisa configurar e soldar ESCs, motores e placa controladora no caso dos quadricópteros.
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: FPV - helicoptero vs avião convencional vs zagui vs multirotor

Mensagem por Japaparadoxx »

Vou te dizer resumidamente minha opinião no mundo FPV de alguns modelos meus. As vantagens e desvantagens .
Todos modelos abaixo possuem fpv. Se o que procura é diversão, darei uma nota de 0 a 5 para cada modelo.

T-450 (heli)
Pros: Manobrabilidade, resistencia a ventos.
Cons: Um crash e seu dia acaba, pouca autonomia, pouca velocidade.
Diversão: 3

250mm/210mm (Multirotor).
Pros: Agilidade, velocidade, da pra voar com vento, resistente a crashes(depende do frame)
Cons: Autonomia, precisa de um pouco de habilidade para pilotar.
Diversão: 5

Tarto 650(Multirotor com gimbal).
Pros: Ótimo para filmagens, estável, fácil pilotagem.
Cons: Autonomia; é um multirotor relativamente grande, significa grande responsabilidade ao voar.
Diversão: 1

Bixler 3
Pros:Fácil decolagem e pouso(fpv), estabilidade, ótimo para quem quer um voo para curtir a paisagem lá do alto com fpv.
Cons: Voo muito lento, eletronica ruim de acesso depois de montado.
Diversão: 3

Fx-61 Phantom(Asa 1550mm, long range)
Pros: Espaço de sobra para a eletronica, simplicidade na montagem(poucas partes moveis), exelente autonomia(há relatos de mais de 1 hora de voo).
Cons: Vento não é um dos melhores dia para voar com esse modelo e exige uma certa habilidade para lançar devido ao seu tamanho.
Diversão: 4

Wing Wing Z-84(Asa 845mm, irmão menor do modelo acima)
Pros: Simplicidade na montagem do frame, aguenta mais ventos, velocidade, autonomia,
Cons: Alocar a eletrônica é um desafio pois o espaço é limitado.
Diversão: 5

Phantom 4
Pros: Esse todos ja conhecem.
Cons: Apesar de ser o meu melhor modelo para filmagens, se tratando de diversão é o pior de todos.
Diversão: 0
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
Avatar do usuário
animus
membro
Mensagens: 187
Registrado em: Seg Dez 16, 2013 8:59 pm
Localização: Frutal, MG

Re: FPV - helicoptero vs avião convencional vs zagui vs multirotor

Mensagem por animus »

Bom dia amigo.

Eu tenho 2 plataformas para FPV.
Um planador EasyFlite da Mr Modelismo e um MiniTalon que montei recentemente.
Nunca voei multirotores.
O que você precisa ter em mente é que tipo de vôos você quer fazer.
Um multirotor vai lhe permitir parar em algum lugar que achou interessante e ficar observando, filmando um determinado local ou acontecimento, enquanto os aeros asas fixas não lhe permitirá isso.
Porém, com asa fixa você terá mais autonomia de distância e tempo de vôo.

O easyflite é um planador que permite fazer vôos mais lentos e é bacana quando você pega as manhas das térmicas. Lhe permite tirar o motor e ficar sobrevoando e até ganhar altitude quando encontra uma térmica.
Eu atualmente estou voando mais o Mini Talon. Ele consegue, com a metade do consumo do EasyFlite, desempenhar quase o dobro da velocidade. Pra se ter uma idéia, com uma bateria de 5200mah 4s 10c é possível ter autonomia de vôo entre 35 a 40 km.
E o MiniTalon, apesar de parecer ser uma plataforma pequena, tem um espaço interno incrível. Dá pra voar carregando 10.400 mah, e você terá autonomia de vôo de 70km.
Tem um tópico imenso sobre ele no rcgroups. Veja:
https://www.rcgroups.com/forums/showthr ... ial-thread
Ele pode ser encontrado a venda na banggood e é um excelente custo benefício.

Espero ter contribuído com algo.
Avatar do usuário
fabioalberti
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Abr 07, 2016 5:29 pm
Localização: Santa Catarina

Re: FPV - helicoptero vs avião convencional vs zagui vs multirotor

Mensagem por fabioalberti »

Boa tarde ,

eu passei por várias plataformas mas parei em um Twin-boom parecido com o Spectre que desenvolvi. Ele tem 1 metro de envergadura e pesa, com eletrônica, 500 gramas. Muito resistente aos ventos fortes aqui de floripa, pouso e decolagem tranquilos (pouso na agua), bastante espaço para equipamento, transporte fácil (até na bike) e o melhor, gasto uns R$ 20,00 pra fazer em poucos minutos está pronto. Uma bateria de 2200 vôo 30 minutos, como não faço FPV com muita distância não sei dizer a distância alcançada.

Segue o primeiro vôo com o primeiro modelo dele, já melhorei a estabilidade.

https://www.youtube.com/watch?v=3UVyg3Vzll0
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: FPV - helicoptero vs avião convencional vs zagui vs multirotor

Mensagem por Gabriel Velloso »

Fabio, se puder disponibilizar algum tipo de planta, te agradeceria bastante, fiquei com vontade de fazer.
Ainda tentando voar a 1km/h
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Re: FPV - helicoptero vs avião convencional vs zagui vs multirotor

Mensagem por ferrabra »

Se quiser voar a longas distâncias sugiro uma asa, tipo Phantom FX-61. Para voos próximos e curtos um Multicoptero é ótimo. Se puder comprar um 400, 450 que carregue um gimbal estabilizado na frente aí os vídeos ficam melhores ainda.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: FPV - helicoptero vs avião convencional vs zagui vs multirotor

Mensagem por John-Henrique »

@ GABRIEL
Não sei qual o aeromodelo que o @ FABIO tem mas, twin boom é um aeromodelo com "2 caudas", como este... http://flitetest.com/articles/Fowl_Flye ... atch_Build
Avatar do usuário
fabioalberti
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Abr 07, 2016 5:29 pm
Localização: Santa Catarina

Re: FPV - helicoptero vs avião convencional vs zagui vs multirotor

Mensagem por fabioalberti »

Bom dia senhores ,

Gabriel Velloso , fiz o meu seguindo esse modelo http://newtonairlines.blogspot.com.br/2 ... usher.html, obviamente não faço a asa daquela forma, faço de isopor, e deixei a asa reta, não daquela forma em v. Um detalhe, como fiz o meu de 1m de envergadura, alterei alguns valores como a distância das varetas do boom. Mas se quiser fazer esse de 1,45 m de asa, voa muito bem tb.

@John-Henrique , os twin-boom na verdade são aviões com boom (elemento para fixação do estabilizador) repartido em dois para que o motor fique em pusher (atras) e acho que esse é o grande ganho. O efeito na aerodinâmica é o mesmo que os de um boom apenas, tirando o fato que para alguns modelos de um boom ,como é o caso do bixler, o motor tem que ficar acima do boom e inclinado para obedecer a precessão giroscópica do camber da asa, que acaba gastando mais energia para compensar. (http://www.e-voo.com/viewtopic.php?t=157421)

Esse avião tem um vôo muito bom e é muito resistente. Único detalhe é que precisa de um pod bem grande para chegar no cg, levando em consideração que a maior parte do peso fica atrás do avião, mas isso, pra quem pratica fpv, é muito bom na verdade.

abraços.
Responder