Combinando o tradicional com a impressão 3d

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
kataro.miamoto
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qui Jul 05, 2012 12:06 pm
Localização: São Paulo, SP

Combinando o tradicional com a impressão 3d

Mensagem por kataro.miamoto »

aeromodelo em impressora 3d, cada vez mais surgem novas ideias de como implementar essa técnica, na construção dos nosso queridos projetos, bem no projeto comentado aqui o construtor uniu o tradicional e o inovador, basicamente construiu a estrutura na impressora 3D e entelou.
segue vídeo.
https://www.youtube.com/watch?v=T8RgL5h8tJ0

Aqui na se trata de dizer que é melhor ou não, mas sim que é uma tendencia, e também uma ferramenta com muitas possibilidades no arsenal de um construtor.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Combinando o tradicional com a impressão 3d

Mensagem por LaercioLMB »

Não é o caso de ser ou não melhor ou pior, é que muitos aeromodelistas que iniciaram nos elétricos, vieram com algumas informações erradas de que se é elétrico tem que ser muito leve.
Por que se um aeromodelo para motor glow .46 pesa 2500 g, um aeromodelo elétrico de mesma dimensão não pode passar de 1000 g?
Simples, isso se deve ao fato de quando iniciaram os aeromodelos elétricos, as baterias serem muito pesadas e os motores muito fracos, sendo necessário o uso de caixas de redução para que o motor conseguisse girar a hélice, mas como não dispunham de um rpm elevado por conta da redução, a velocidade final do aeromodelo também era baixa e para isso era necessário diminuir ao máximo o peso de um aeromodelo para ele poder voar lento.
É o tipo de tecnologia que só tende a inovar e melhorar, criando talvez um novo tipo de artesanato já que é uma impressora que está criando a peça e não a mão humana.
Eu não vejo com maus olhos a impressão 3D no aeromodelismo, pelo contrário, para os escalistas é uma ótima maneira de reproduzir peças mais idênticas as originais.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: Combinando o tradicional com a impressão 3d

Mensagem por WarlikeOfChaos »

Incrível.
Primeira vez que vejo uma estrutura para aeros.
Já vi bastante quads custom frames em 3D (é o mais fácil de achar projetos:




Mas já vi carro:
https://www.rcgroups.com/forums/showthr ... cale-buggy


É até mesmo helicóptero:
https://www.rcgroups.com/forums/showthr ... helicopter


Alguém já viu que os novos héli da linx, começando agora pelo oxy2, vai ter peças que atuarão como fusíveis (lenhou, aquelas peças específica é que irão quebrar) e que será disponibilizado o arquivo pra vc imprimir em casa a peça? Mas as peças também vão ser disponibilizadas pra venda (exemplos):
https://www.amainhobbies.com/oxy-heli-3 ... 24/p635260
https://www.amainhobbies.com/oxy-heli-3 ... 25/p635261
Se procurar agora o oxy2, não acha, tudo sem estoque as lojas.

Andei vendo as impressoras 3d na banggood; realmente baratearam muito; existem impressora boas na faixa dos 550 reais; estou realmente cogitando a possibilidade de adquirir uma.
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: Combinando o tradicional com a impressão 3d

Mensagem por Caiego »

LaercioLMB escreveu:Não é o caso de ser ou não melhor ou pior, é que muitos aeromodelistas que iniciaram nos elétricos, vieram com algumas informações erradas de que se é elétrico tem que ser muito leve.
Por que se um aeromodelo para motor glow .46 pesa 2500 g, um aeromodelo elétrico de mesma dimensão não pode passar de 1000 g?
Simples, isso se deve ao fato de quando iniciaram os aeromodelos elétricos, as baterias serem muito pesadas e os motores muito fracos, sendo necessário o uso de caixas de redução para que o motor conseguisse girar a hélice, mas como não dispunham de um rpm elevado por conta da redução, a velocidade final do aeromodelo também era baixa e para isso era necessário diminuir ao máximo o peso de um aeromodelo para ele poder voar lento.
É o tipo de tecnologia que só tende a inovar e melhorar, criando talvez um novo tipo de artesanato já que é uma impressora que está criando a peça e não a mão humana.
Eu não vejo com maus olhos a impressão 3D no aeromodelismo, pelo contrário, para os escalistas é uma ótima maneira de reproduzir peças mais idênticas as originais.

Penso da mesma forma. É uma ferramenta incrível, mas no meu caso, fazer por minha mãos, tem mais graça.
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
Avatar do usuário
fabioalberti
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Abr 07, 2016 5:29 pm
Localização: Santa Catarina

Re: Combinando o tradicional com a impressão 3d

Mensagem por fabioalberti »

Estou cogitando também. É muito legal fazer fazer em balsa e tal, mas deixar a impressora fazer o aero enquanto eu tomo minha cervejinha é o sonho. Apesar que a eficiência dessas impressoras ainda é questionável. Acho que esse avião levou uns 3 dias pra ficar pronto.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Combinando o tradicional com a impressão 3d

Mensagem por LaercioLMB »

Caiego escreveu:Penso da mesma forma. É uma ferramenta incrível, mas no meu caso, fazer por minha mãos, tem mais graça.


Certamente fazer com as próprias mãos é muito melhor, disso não tenho dúvidas.
Tudo tem seus prós e contras e o aeromodelismo ao meu ver, não se baseia somente em voar, mas você sabe que muitos não pensam assim, querem tudo pronto e não querem se dar ao trabalho de construir nada.
Há as impossibilidades de espaço como em um apartamento por exemplo, mas conheço gente que constrói aeromodelos na área de serviço do apartamento.
É uma faca de dois legumes isso, pois uns querem tudo pronto e outros querem ter o prazer de construir. São gostos de cada um e não se pode criticar gostos que não fecham com os nossos.

fabioalberti escreveu:Estou cogitando também. É muito legal fazer fazer em balsa e tal, mas deixar a impressora fazer o aero enquanto eu tomo minha cervejinha é o sonho. Apesar que a eficiência dessas impressoras ainda é questionável. Acho que esse avião levou uns 3 dias pra ficar pronto.


Sobre tempo de construção, eu levo mais de 30 dias para fazer um aeromodelo e se eu levar 3 dias to no lucro :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
fabioalberti
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Abr 07, 2016 5:29 pm
Localização: Santa Catarina

Re: Combinando o tradicional com a impressão 3d

Mensagem por fabioalberti »

LaercioLMB escreveu:
Caiego escreveu:Penso da mesma forma. É uma ferramenta incrível, mas no meu caso, fazer por minha mãos, tem mais graça.


Certamente fazer com as próprias mãos é muito melhor, disso não tenho dúvidas.
Tudo tem seus prós e contras e o aeromodelismo ao meu ver, não se baseia somente em voar, mas você sabe que muitos não pensam assim, querem tudo pronto e não querem se dar ao trabalho de construir nada.
Há as impossibilidades de espaço como em um apartamento por exemplo, mas conheço gente que constrói aeromodelos na área de serviço do apartamento.
É uma faca de dois legumes isso, pois uns querem tudo pronto e outros querem ter o prazer de construir. São gostos de cada um e não se pode criticar gostos que não fecham com os nossos.

fabioalberti escreveu:Estou cogitando também. É muito legal fazer fazer em balsa e tal, mas deixar a impressora fazer o aero enquanto eu tomo minha cervejinha é o sonho. Apesar que a eficiência dessas impressoras ainda é questionável. Acho que esse avião levou uns 3 dias pra ficar pronto.


Sobre tempo de construção, eu levo mais de 30 dias para fazer um aeromodelo e se eu levar 3 dias to no lucro :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


KKKKKK Verdade Laercio. Tenho avião que nunca foi terminado... Eu construo planadores, acho que posso me beneficiar com peças de precisão.
Avatar do usuário
zocra
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 10:19 am
Localização: Porto Alegre, RS

Re: Combinando o tradicional com a impressão 3d

Mensagem por zocra »

fabioalberti escreveu:Estou cogitando também. É muito legal fazer fazer em balsa e tal, mas deixar a impressora fazer o aero enquanto eu tomo minha cervejinha é o sonho. Apesar que a eficiência dessas impressoras ainda é questionável. Acho que esse avião levou uns 3 dias pra ficar pronto.


ficar 3 dias tomando cerveja hein haja cervejaaaa essa parte eu gostei
Marceloand
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Qua Ago 17, 2016 5:51 pm
Localização: Ribeirão Preto

Re: Combinando o tradicional com a impressão 3d

Mensagem por Marceloand »

Eu sinto prazer em pilotar... Mas pilotar o aero que eu "fiz com minhas próprias mãos", isso não tem preço!
Parece que me desligo do mundo... contas, mulher enchendo o saco, etc ( espero que ela não leia isso, senão vai encher mais ainda o meu saco.. hehe )

Entretanto, não tenho nada contra uma mãozinha tecnológica.
E tem mais, depois da impressão tem muito trampo ainda, a impressora não te da o aero pronto-pra-voar!

Eu quero!!!
Responder