Aplicando vinil em depron, Técnicas.

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

Sempre aplico o vinil sem problemas direto no deprom, mas antes lavo bem o depron com agua e sabão em pó para tirar todas as impurezas, e após bem seco aplico o vinil tomando cuidado para não enrrugar na montagem, pois fica dificil puxar para fazer reparo.

abraços,

Carlos
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2555
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

[quote:8f5592cf79="motta"]Bueno, vamos por partes, ao lixar o deprom ele fica com micro poros, não fica uma superfície lisa como necessita o vinil para aderir bem, a solução que encontrei foi diluir mais a cola para isopor adicionando alcol na proporção 1:1 uma parte de cola para uma parte de alcol, misture bem e aplique com um pincel, deixe secar e aplique o vinil, sobre deprom liso o vinil vai aderir perfeito.

abraços motta[/quote:8f5592cf79]


Sim, o Motta está certo! Se no caso vc lixar a superfície do depron, não vai aderir nunca!
Júlio Cesar de Almeida Jr.
acastro
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sex Set 29, 2006 11:41 am
Localização: Vila Velha E.S.
Contato:

Mensagem por acastro »

mota e perfeccionista!!
mas a ideia eh boa que alem de fixar o vinil e leve e ainda reforça a estrutura.
ACastro
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

Bom dia,
eu não sou perfeccionista nada, sou é de um modelo o mais leve possível, tanto que hoje não estou usando vinil para as asas, uso fita adesiva que deixa a asa mais leve mas bastante mais leve, se tivesse mais o vermelho usaria até na fuzelagem, tenho um só em fita adesiva que consigo mais de hora e meia de voo com uma 1.300 já o outro com vinil não tem este rendimento, é pesso mesmo um em vinil fica com umas 450 a 550 gramas já o em fita em 330 a 400 gramas é uma diferença do pesso de uma bateria e tem uma grande influencia no consumo, o que procuro é desempenho e não beleza se ficar bom só em deprom sem cobertura "artistica" :shock: uso assim, mas como o vinil aquecido cola melhor e o deprom aceita uma boa esquentada derrepente vamos experimentar alguns termos ratráteis como o monokote que se funcionar vai ficar bom para quem quer beleza nos modelos fica bom e leve, alguém já fez esta experiencia?
Avatar do usuário
mnovaes
membro
Mensagens: 1255
Registrado em: Qua Jan 12, 2005 4:33 pm

Mensagem por mnovaes »

[quote:3a19a9a7ad="rasec_jj"][quote:3a19a9a7ad="motta"]Bueno, vamos por partes, ao lixar o deprom ele fica com micro poros, não fica uma superfície lisa como necessita o vinil para aderir bem, a solução que encontrei foi diluir mais a cola para isopor adicionando alcol na proporção 1:1 uma parte de cola para uma parte de alcol, misture bem e aplique com um pincel, deixe secar e aplique o vinil, sobre deprom liso o vinil vai aderir perfeito.

abraços motta[/quote:3a19a9a7ad]


Sim, o Motta está certo! Se no caso vc lixar a superfície do depron, não vai aderir nunca![/quote:3a19a9a7ad]

vai grudar sim
se ele gruda até no isopor comum que é bem mais irregular

minha dica
bom acho que o soprador termico é muita coisa para apenas aquecer o vinil .... um secador de cabelo é o suficiente ..... dando um otimo resultado ......

quando vc usa o calor no vinil ele solda com a superficie que esta em contato ..... o unico acabamento que não gosto muito e o vinil sobre madeira
..............
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2555
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

[quote:e72d62cba8="mnovaes"][quote:e72d62cba8="rasec_jj"][quote:e72d62cba8="motta"]Bueno, vamos por partes, ao lixar o deprom ele fica com micro poros, não fica uma superfície lisa como necessita o vinil para aderir bem, a solução que encontrei foi diluir mais a cola para isopor adicionando alcol na proporção 1:1 uma parte de cola para uma parte de alcol, misture bem e aplique com um pincel, deixe secar e aplique o vinil, sobre deprom liso o vinil vai aderir perfeito.

abraços motta[/quote:e72d62cba8]


Sim, o Motta está certo! Se no caso vc lixar a superfície do depron, não vai aderir nunca![/quote:e72d62cba8]

vai grudar sim
se ele gruda até no isopor comum que é bem mais irregular

minha dica
bom acho que o soprador termico é muita coisa para apenas aquecer o vinil .... um secador de cabelo é o suficiente ..... dando um otimo resultado ......

quando vc usa o calor no vinil ele solda com a superficie que esta em contato ..... o unico acabamento que não gosto muito e o vinil sobre madeira[/quote:e72d62cba8]

elielmarcos, faça seus testes...
Quando eu disse que o vinil não gruda bem no depron lixado e crú, foi por experiência própria, sem teorias.. Substrato de isopor não é o mesmo de depron. Vinil e secador de cabelos grudam muito bem no isopor!

Abraços
Júlio Cesar de Almeida Jr.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Se "fechar" o vinil sobre si mesmo fica firme...
Avatar do usuário
elielmarcos
membro
Mensagens: 97
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 11:29 pm
Localização: Criciúma - SC

Mensagem por elielmarcos »

Agradeço a todos que postaram suas dicas... continuem escrevendo... essas dicas foram de suma importancia, pra falar a verdade eu ainda não conhecia nenhuma tecnica, hehehe...

Porém já entelei meu aero 3D, e a forma escolhida foi, eu achei a mais simples, usando o secador de cabelos... no fim das contas, por deslumbrar muito da beleza, achei que o aero ficou um pouco pesado, sem eletronica ele esta pesando de 150 a 170g.

Vou seguir a dica e tentar o depron com monokote, caso não obtiver bons resultados os proximos modelos vou usar as fitas coloricas.

Assim que tiver tempo, descrevo os teste.

Obrigado a todos!!!
Avatar do usuário
rafael
membro
Mensagens: 609
Registrado em: Dom Jun 12, 2005 10:22 am
Localização: Araras/São Carlos - SP

Mensagem por rafael »

[quote:c4aa13c93c="motta"] tanto que hoje não estou usando vinil para as asas, uso fita adesiva que deixa a asa mais leve mas bastante mais leve, [/quote:c4aa13c93c]

Aproveitando a dica do amigo, gostaria de saber se voce aplica calor também na fita adesiva, ou como voce faz pra não ficar amarrotado, principamente nas curvas ou mesmo no nariz da fuzelagem??
Grato. Favetta
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

podes aplicar o soprador quente sem problema na fita, só observe que na junção estejam bem coladas se não abrem e ai é perda total do trabalho, primeiro faça uns testes com pequenas quantidades e veja até onde podes aplicar. para pequenas superfícies o bom é levar já as fitas coladas, para isto use um vidro e faça uma cobertura com fita do tamanho da peça onde vais usar, fica bem melhor acertar a colocação assim, isto é dica do nosso amigo Pedrinho junior, o tio Pedro que não se manifestou ainda, em matéria de acabamento temos que tirar chapéu para o véio, não tão velho como eu mas bem mais usado, tá virado em uma capa de gaita velha atirada num canto no sotão, toda enrrugada :lol: :lol: :lol: e cheia de pó. :D :D :D


abraços motta
Responder