depron ou balsa?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
araripe
membro
Mensagens: 139
Registrado em: Qui Nov 16, 2006 10:44 pm
Localização: Salvador,BA

depron ou balsa?

Mensagem por araripe »

Amigos,

Sei que existem milhares de posts sobre o assunto mas o preblema reside ai mesmo. Tá difícil garimpar todos e as opiniões são fragmentadas, as vezes conflitantes ou direcionadas específicamente para uma situação ou modelo. Após ler alguns fiquei mais confuso. Tb não achei um tópico específico sobre o assunto. Nos tutoriais tem bom material técnicas de utilização.

Por isso, gostaria de respostas para as seguintes questões:

1 - Tenho visto que as plantas geralmente são para balsa.
- Como adaptá-las ao depron?
- Como interpretar as espessuras de balsa em relação ao depron? Usar deprom mais ou menos espessos?
- As cavernas da fuselagem e nervuras das asas devem ser feitas da mesma forma e nos mesmos lugares sem comprometer a rigidez estrutural? E as longarinas?
- Como interpretar e fazer os reforços estruturais? Dos mesmos tipos? Nos mesmos lugares?
- O que é mais resistente?
- O que é mais leve?
- É conveniente misturar balsa e depron? Se sim, onde é melhor colocar balsa e onde é melhor colocar depron?
- Com que material devemos entelar um modelo feito com depron (baseado em uma planta de balsa não chapeada)? Quais os cuidados a serem tomados?
- e ....

Obrigado
Alexandre Araripe
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Física
apatitucci
membro
Mensagens: 237
Registrado em: Qua Out 05, 2005 8:53 pm
Localização: Manaus

Mensagem por apatitucci »

Em meus aviões eu misturo balsa e depron. Mas não tenho um critério rígido pra escolher. Gosto de fazer certas estruturas em balsa, tipo pod ou suportes de asa, pq tem aqueles triânglulos para junção de partes a 90 graus. Tbem pq a balsa fica bem rígida quando se laminam duas partes com os veios da madeira a 90 graus. E balsa não tem problema com CA fina, o que facilita a vida em muitas situações.

Estou reformando meu slowstick e fazendo uma asa de isopor, com aleiron de deprom e suportes da asa de balsa.

De um modo geral um projeto feito pra balsa, eu faria de balsa, e um projeto feito pra depron, eu faria em depron. Se não tem projeto, aí vale a criatividade.

Abs.
Avatar do usuário
guh2011
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Sáb Mar 19, 2011 2:26 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por guh2011 »

Desculpe estar ressucitando o tópico mas é que estou com as mesmas dúvidas.
Alguém poderia nos ajudar também?
obrigado
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Faça um curso de leitura e interpretação de desenho técnico e todas essas dúvidas serão sanadas.
A maioria aqui não sabe ler e interpretar uma planta e terá cada palpite que nem quero imaginar.
Procure por apostilas de leitura e interpretação de desenho técnico.

http://www.ltc.ufes.br/fgr/05%20-%20No%C3%A7%C3%B5es%20de%20Desenho%20T%C3%A9cnico.pdf

Acredito que esse link já dê para te ensinar algo para começar, mas se não souber ler e interpretar uma planta, de nada adianta eu te dizer algo sobre um desenho, pois tudo o que eu te disser sobre aquele desenho, dificilmente servirá exatamente para outro totalmente diferente.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
guh2011
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Sáb Mar 19, 2011 2:26 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por guh2011 »

[quote:a59187bad6="LaercioLMB"]Faça um curso de leitura e interpretação de desenho técnico e todas essas dúvidas serão sanadas.
A maioria aqui não sabe ler e interpretar uma planta e terá cada palpite que nem quero imaginar.
Procure por apostilas de leitura e interpretação de desenho técnico.

http://www.ltc.ufes.br/fgr/05%20-%20No%C3%A7%C3%B5es%20de%20Desenho%20T%C3%A9cnico.pdf

Acredito que esse link já dê para te ensinar algo para começar, mas se não souber ler e interpretar uma planta, de nada adianta eu te dizer algo sobre um desenho, pois tudo o que eu te disser sobre aquele desenho, dificilmente servirá exatamente para outro totalmente diferente.[/quote:a59187bad6]

Eu faço curso técnico de mecânica integrado com ensino médio no CEFET-MG (que inclusive está em greve a quase 3 meses, a greve das federais) e terei desenho técnico mêcanico até formar no 3º ano do ensino médio (estou no 1º ano). Porém já sei bastante coisa de desenho técnico e tenho certeza que vai ajudar muito.
Obrigado e bons voos.
Responder