Noticia, mudança de combustível glow

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
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Fábio BP
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Noticia, mudança de combustível glow

Mensagem por Fábio BP »

Leiam, logo abaixo.

http://www.hobbylink.com.br

[i:5bd2103e5d]Toda a linha de motores O.S. será redesenhada para usar etanol como base da mistura combustível. O anúncio foi feito no domingo, 25 de março, por Toshio Ishikawa, presidente da empresa, e Koichi Hirai, gerente de exportações, ao chegarem em São Paulo para conhecer a indústria brasileira de etanol e procurar parceria para produzir em larga escala para o mercado mundial a mistura do nosso álcool com lubrificantes e aditivos desenvolvidos pela O.S. O primeiro motor já totalmente desenvolvido para rodar com etanol é o Max-55AX-BE, como o da foto ao lado, em que BE indica Bio-Ethanol. Ele será apresentado ao público japonês no final de abril, propulsando um modelo de hidroavião durante evento no Rio Shimanto, no sul do Japão.

A escolha do Rio Shimanto (foto à esq.) não foi por acaso. Ele é cultuado como o rio mais limpo e cristalino do país. Em correspondência enviada à Aeromodelli, representante da O.S. no Brasil, Koichi Hirai disse que a opção pelo Bio-Ethanol marca a posição ecológica que a fábrica quer anunciar para o futuro da indústria. “Estamos ansiosos para divulgar esta idéia em todo o mundo”, escreveu ele.

A cúpula da O.S. ficará no Brasil até quarta-feira, 28 de março, para cumprir uma agenda intensa. No domingo, tão logo desembarcaram no País, Toshio e Koichi foram à pista da União Bandeirante de Aeromodelismo (UBA) para um primeiro contato com pilotos brasileiros. Na segunda-feira, acompanhados por Roberto Sciumbata, da Aeromodelli, estavam previstas visitas à importadora Hobby One e lojas de São Paulo. Na terça-feira, visitariam alguns clubes do interior, possivelmente os de Itu e Jundiaí, e a loja Limeira Hobby Center. Nesse mesmo dia ou na quarta-feira, visitariam uma ou duas grandes usinas de açúcar e álcool em Piracicaba ou Barra Bonita.[/i:5bd2103e5d]

:D
Anexos
movido à etanol!
movido à etanol!
Max-55AX-BE.jpg (4.73 KiB) Exibido 9452 vezes
>
voe muito, converse muito, recarregue suas baterias e aproveite cada momento.
;)
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wildcat
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Mensagem por wildcat »

MAGAVILHA!
hehehe

E o preço?
Funcionamento semelhante aos glow?
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Fábio BP
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Mensagem por Fábio BP »

É, vamos ver...
mesmo que o preço do motor for um pouco mais caro que o normal, deve compensar bastante! Vai ficar mais barato que os gasolina!
Mas o peso e a potência eles tem que garantir a mesma, senão vou ficar chateado. :?

Se der tudo certo, é de se pensar hein!
Vai concorrer fortemente com os elétricos convertidos!

Depois disso, é só fazerem um movido a hidrogênio!
:D
>
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betocastrucci
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Mensagem por betocastrucci »

deve continuar sendo glow, só troca o metanol pelo etanol. o nitrometano que é o que deixa o combustivel caro deve continuar sendo necessário.
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betodebem
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Mensagem por betodebem »

Eu sei que é off topic mas alguém sabe porque não existe moto a álcool?
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Felipe Voltan
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Mensagem por Felipe Voltan »

Posso estar falando besteira, me corrijam se estiver errado!!!!
Mas penso o que será feito é só acerto na taxa de compressão, que pode ser feito na usinagem e tambem com arruela no cabeçote, fora a mudança de materias de vedação!
Porém pensando pelo lado ambiental é muito bom, já que como as motos nossos motores nao possuem catalasidaroes porntanto seriamos poluidores em pontecial, mesmo que seja pouco!
Abraços
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PeteRThomaSU
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Mensagem por PeteRThomaSU »

"Vamos ao lado mais técnico, tem um monte de explicação furada aí:
Os motores a álcool necessitam trabalhar em temperaturas maiores que os motores a gasolina, se trabalharem a mesma temperatura, ou mais frios, o combustível não queimará adequadamente. Haverá consumo desnecessário e falhas na combustão.
As motos, em sua esmagadora maioria, tem os motores refrigerados a ar e não possuem nenhum mecanismo regulador de temperatura, assim como o motor utilizado no fusca, combi e cia.
Os fuscas e cia, que utilizavam motores refrigerados a ar também sofriam do mesmo problema para utilizar alcool, por isto não é comum encontrar este tipo de motor utilizando este combustível. E se encontar, não é bom negócio comprar.
Gosto muito do álcool como combustível e já tive vários carros movidos por ele, porém eram carros refrigerados a água, com mecanismo adequado para manter a temperatura do motor constante.
Quanto ao diesel, o que inviabiliza seu uso em motos é o dimensionamento do motor. O diesel explode sob compressão, e não utilizando uma faísca gerada pelo sistema de distribuição, o que torna necessário que os componentes do motor sejam mais fortes, e por consequência, mais pesados. O motor de uma moto visa a potência e ser leve. Um motor diesel necessariamente seria muito mais pesado para gerar a mesma potência. Seria muito mais econômico, mas como ficaria a moto com um motor muito mais pesado? Passaria a ter que ter 3 rodas, deixando de ser uma "moto"."
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PeteRThomaSU
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Mensagem por PeteRThomaSU »

Tem um parte do Diesel aí que foi extra!
hehehehe
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betocastrucci
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Mensagem por betocastrucci »

o pessoal do vcc está reportando que já se usou etanol no lugar do metanol. com certeza as regulagens mudam e bem. mas quanto a poluição, desconheço se o metanol é mais ou menos poluente que o etanol, mas com certeza só de ir até a pista voar com o carro se polue muito mais...
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betocastrucci
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Mensagem por betocastrucci »

vou copiar aqui a resposta do Gianfranco Bianchi (dos motores CB):

Quem acompanhou os primórdios do Pró-Álcool no Brasil, deve lembrar do
trabalho da CESP com o metanol. Obtido a partir da madeira e necessitando de
terras menos nobres, chegou a ser considerado como uma alternativa
potencialmente de menor custo. A preocupação com os efeitos tóxicos do
metanol (não é apropriado para caipirinhas...) e possivelmente outros
interesses fizeram a escolha tender para o desenvolvimento da tecnologia do
etanol.
Do ponto de vista ambiental, mais sério que o uso do metanol na nossas
misturas glow me parece o uso do nitrometano e, principalmente, dos
lubrificantes sintéticos.
Na CB já funcionamos motores com metanol, etanol e álcool isopropílico e suas
misturas. O desempenho (potência) e o consumo vão caindo nesta seqüencia,
aparecendo resultados interessantes para quem pratica Força Livre ou Rat
Racing. Nos anos 80 e pouco chegamos a fazer mais de 60 voltas por tanque
contra um normal de 35 ~ 40 voltas para o glow tradicional. O motor aquece um
pouco mais e a velocidade... nem sempre a velocidade ganha corridas! Vencemos
um Paulista, com um CB 29 (só dois foram construídos) e muito pouco metanol
na mistura.
Se é difícil convencer os modelistas a abrir mão do nitrometano, (caro e com
subprodutos corrosivos para o motor) como convencê-los a usar etanol?

Gianfranco
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