Avião de sulfite que vôa de verdade ???

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
paulo biaco
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb Fev 10, 2007 3:00 pm
Localização: aracaju-se

Avião de sulfite que vôa de verdade ???

Mensagem por paulo biaco »

Pessoal,
Certa vez vi aqui em minha cidade um homem que voava um aviãozinho “vôo livre” feito de papel (aparentemente uma folha sulfite), mas não era desses tradicionais que toda criança sabe fazer. Tinha um formato de avião mesmo !! Asa principal, estabilizador horizontal e corpo (pelo menos era o que parecia), ou seja , um planadorzinho de papel. Feito à mão, com os recortes bem toscos. Mas voava que era uma beleza ! Planava, dava uma volta e pousava perto de quem o arremessava...

Alguém já viu alguma aviãozinho assim ou parecido (que seja feito à mão e de papel) que voe de verdade ?
Sabe me dizer como fazer ?

E outra: Aqueles tradicionais aviões de papel (igual aqueles que o Silvio Santos fazia no Topa Tudo com as notas de 50), tem como ajustá-lo pra ter um vôo mais longo e direcionado ?. Tipo: CG, ajustes de asas, etc....

Obrigado àqueles que se colorarem a disposição de discutir tal assunto.

Paulo.
O cachorro só é o melhor amigo do homem porque NãO conhece dinheiro !!
acastro
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sex Set 29, 2006 11:41 am
Localização: Vila Velha E.S.
Contato:

Mensagem por acastro »

Na casa aerobras acho que vi algo assim!.
ACastro
Avatar do usuário
Mario Luiz Zuffo de Paula
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 529
Registrado em: Qui Jun 30, 2005 12:17 pm
Localização: Cuiaba Mato Grosso

Avião de sulfite que vôa de verdade ???

Mensagem por Mario Luiz Zuffo de Paula »

Colega Paulo Bianco

Mais precisamente no inicio da decada de 70 ,quando ainda morava em Sampa eu fiquei admirando vendo um camelo na frente do teatro municipal , vendendo um aviãozinho e como voava este modelinho de papel , bem parecido com o que voce descreveu, eu comprei uns tres para fazer umas copias , comprei um monte de papel e comecei a recortar , tinha um pedaço de metal fino dobrado para o peso do nariz , a asa ficava encaixada no que seria a fuzelagem , e voce graduava o estabilizador e o leme , na epoca eu morava no 9º andar de um predio em higienopolis, e vira e mexe estava soltando de lá de cima os modelinhos de papel e como voavam bem .
Já no voo atirado de mão era imprecionante como voavam bem pelo menos por uns dez voos , enquanto não ficase todo estrupiado , ai era fazer outros e continuar os voos .
Algum tempo depois eu vi em uma revista americana a planta deste modelo , se não me falha memoria foi numa mecanica popular.
Por outro lado creio que não será dificil fazer uma planta ou desenho deste modelo , é coisa tão simples o pior é que voa e como voa .
Valeu Colega

Sem+Nem-

Mario de Paula Machado BRA-00076 CuiabaMT
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Mario, eu acho que eu conheci esse cara... Ele às vezes ficava no Largo São Bento também... E mais ou menos nessa época, certa vez comprei uma revista que era impressa em papel resistente, com diversos modelos para destacar e montar... Acho que nunca me diverti tanto, pois estávamos na praia fore de temporada... heheeh...
A praia inteira pra mim...
Paulo, se você der busca na net, achará centenas de links, em protugues ou não, de avioes de papel.
Um exemplo:
http://paginas.terra.com.br/lazer/avioesdepapel/avioes_de_papel-tucano.htm
Esse modelinho, apesar de não ter decoração, voa extraordinariamente bem, e é muito resistente, se construido em papel de 180g/m² (o mesmo que se usa para cartões de visita)
lenildo
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Ter Set 30, 2003 9:27 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por lenildo »

Existe inclusive campeonato mindial desta modalidade. Tem um livreto que tras vários aviões para montar, ele ensina aerodinâmica, tem inclusive o modelo que foi campeão munidal nesta modelidade. Comprei um desse para monta com meu filho.

A capa do livro é azul e tá escrito "Aviões para montar", comprei o meu na livraria do centro cultural banco do Brasil aqui em Brasília.
Avatar do usuário
paulo biaco
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb Fev 10, 2007 3:00 pm
Localização: aracaju-se

Mensagem por paulo biaco »

Amigos elétricos,
Obrigado pelos comentarios.

Eu nem imaginava que existia até campeonato nesse gênero. :)
Bacana mesmo.

Vou tentar montar esse que o Claudio Fernandes me indicou. É um tucano. Aparentemente é fácil de fazer.
Assim que eu fizer, retorno a vcs com comentários.

Abraço a todos. Paulo.
O cachorro só é o melhor amigo do homem porque NãO conhece dinheiro !!
Avatar do usuário
Re17
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Dez 21, 2006 1:55 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por Re17 »

Bom dia Paulo!

No site que o Claudio te indicou no Terra, tem este link , http://www.infosnow.ne.jp/~suzuki-a/, tem aviões para lançar tipo catapulta, são ótimos.

Grande abraço.

Renato.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Paulo, se você quiser mesmo, eu tenho uns 150Mb só de modelos em papel... Não só aviões, mas de tudo... Tem até modelos de motos da Yamaha com mais de 300 peças... hehehehe....
Posso enviar via CD, você só paga o frete e a mídia....
Se preferir, te mando uma lista de links...
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Esqueci de comentar: com esse tucaninho que sugeri, consegui inclusive fazer loops verticais e horizontais, e até um "tuneau de barril", aquele tuneau aberto. E é relativamente facil trimá-lo de modo que volte às suas mãos depois de lançado... Muito bom mesmo... E pode também ser atirado com elástico desses de dinheiro, com ótimos resultados !
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Aviões de vôo livre de papel já é feito há muito tempo, tem um cara famoso que fez vários modelos deste tipo desde a década de 60, o nome Dr. Yasuaki Ninomiya, e criou uma marca chamada WhiteWings ( http://www.whitewings.com/ ).
Responder