Produção de modelos de isopor em moldes industriais

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Fernando Angelieri
membro
Mensagens: 204
Registrado em: Sáb Fev 14, 2004 2:10 pm
Localização: São Paulo - ZN Sul
Contato:

Produção de modelos de isopor em moldes industriais

Mensagem por Fernando Angelieri »

Pessoal,

Alguém daqui já analisou custos para produção de modelos em isopor através de moldes industriais?

Estou pesquisando empresas para montar um busines case. Alguma sugestão? Experiências passadas?
Fernando Angelieri
São Paulo - ZN Sul

NÃO MANDEM MP. USEM MEU E-MAIL.
Avatar do usuário
Mario Luiz Zuffo de Paula
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 529
Registrado em: Qui Jun 30, 2005 12:17 pm
Localização: Cuiaba Mato Grosso

Produção de modelos de isopor em moldes industriais

Mensagem por Mario Luiz Zuffo de Paula »

Colega Fernando

Sua ideia é bem valida pois existe um bom mercado ; com certeza algum fabricante de caixas e ebalagens de isopor injetado de alta dencidade , que são largamente usadas para embalar geladeiras fogões, ar condicionado e outros silmilares .
Para uma empresa desta fazer um aeromodelo tipo do E-Starter da GWS ou qualquer um similar, não seria dificil pois eles tem todo o equipamento necessario ,creio ser uma questão de tentar uma parceria
com um bom projeto a uma empresa deste ramo .
Colega sua ideia merece ser discutida e bem avaliada , eu acho que vale a pena dar uma investida neste seu projeto , e no que precisar estou as ordens para trocar ideias pode ter certeza .

Sem+Nem-

Mario de Paula Machado BRA-00076 Cuiaba MT
Soneca
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 10:13 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Soneca »

Caro Fernando,

Estou abrindo em minha cidade uma "fábrica" de aeromodelos RC de Isopor, Depron e Balsa.
Atualmente conto com 15 gabaritos diferentes de modelos completos feitos de aluminio e rigorosamente dimensionados.

Já desenvolvi, também, 8 dos 15 roteiros de trabalho para corte, acabamento, montagem e complementação dos modelos construídos.

Trabalho na EMBRAER e tenho um vasto conhecimento no ramo de construção de aviônicos, aerodinâmica, técnicas, entre outros. Isso me ajudou e MUITO nesse projeto.

O que me falta fazer agora, é achar um meio de corte PRECISO e de baixo custo que possa atender completamente meu trabalho.

Já foi pensando em adquirir uma máquina de corte a LASER, outra a CNC... Mais o preço está muito inviável. Gostaria de algo mais simples e barato.

Estive cortando meus primeiros modelos com ESTILETE, e pensei em construir algo que possa servir como esse cortante... Uma máquina equipada com estilete que faça o corte de acordo com o gabarito.

Para melhor detalhamento, vou descrever alguns gabaritos construídos por mim:

1) Gabarito de corte (fuselagem, nervuras, longarinas, estabilizadores, etc)
2) Gabarito de montagem da asa (Gabarito utilizado para montagem da asa dos modelos, onde existe um espaçamento entre nervuras iguais a todos, e com encaixes que permitem um paralelismo maior).
3) Gabarito de montagem da fuselagem (Idem ao da Asa, mais utilizado para fixação dos painéis da fuselagem)
4) Gabarito de diedro (Gabarito utilizado, caso haja necessidade de se utilizar um diedro na asa do modelo [pode ser regulado a angulação]).


Esses, e outros.


Abraços,
Emílio Marques Faria
acastro
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sex Set 29, 2006 11:41 am
Localização: Vila Velha E.S.
Contato:

fabrica de aeros

Mensagem por acastro »

Penso nisto desde que comprei o meu primeiro xtwin da estrela, na realidade quando comprei foi na alemanha e ainda não havia chegado ao brasil.
Num parque industrial proximo de meu bairro tem uma fabrica de plastico e eles usam uma fresadora cnc 3d para fazer as formas dos injetados produzidos lá.
Com certeza as formas eles fazem.
vou me informar.
ACastro
Conhecimentos adquiridos com os erros são mais preciosos!



zagis,inclusive uma glow/uglystick em deprom /motoplanador
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Re: Produção de modelos de isopor em moldes industriais

Mensagem por Cyberware »

[quote:127e0afd93="Fernando Angelieri"]Pessoal,

Alguém daqui já analisou custos para produção de modelos em isopor através de moldes industriais?

Estou pesquisando empresas para montar um busines case. Alguma sugestão? Experiências passadas?[/quote:127e0afd93]

Acredito que o problema seja o custo das formas. Se for parecido com o processo de injeção de plastico, uma forminha pequena não sai por menos de R$ 10 mil...
Avatar do usuário
Fernando Angelieri
membro
Mensagens: 204
Registrado em: Sáb Fev 14, 2004 2:10 pm
Localização: São Paulo - ZN Sul
Contato:

Mensagem por Fernando Angelieri »

[quote:6a77b23432="Soneca"]Caro Fernando,

Estou abrindo em minha cidade uma "fábrica" de aeromodelos RC de Isopor, Depron e Balsa.
Atualmente conto com 15 gabaritos diferentes de modelos completos feitos de aluminio e rigorosamente dimensionados.
[/quote:6a77b23432]

É a questão do custo. Um modelo feito numa CNC ou cortado por molde é muito mais caro e o acabamento não é igual ao molde injetado (não estou dizendo que seu modelo seja mal acabado, eu que não teria condições para fazê-lo em massa).
Como o outro colega falou que os moldes são caros. Sim, já tenho conhecimento dos moldes de plástico injetados e são caros. Acredito que para EPS os moldes não tenham que ser tão reforçados quanto os de injeção.
Acredito que um modelo deva custar algo como R$20.000 a R$30.000 só de molde. A intenção é terceirizar a injeção.
Como modelos iniciais seria um modelo similar ao E-starter mas para 2S e BL barato (como o Mario falou), um moto planador e um warbird.
Fernando Angelieri
São Paulo - ZN Sul

NÃO MANDEM MP. USEM MEU E-MAIL.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Um colega tem uns constatos com um fornecedor que chegou a analisar a possibilidade de fazer fuselagens de cerca de 1m em EPP (o material do X-twin - acho melhor) ou EPS (Isopor): 30mil reais cada modelo de fuselagem.

Sinceramente, acho q deve existir algo + barato, senão o Ming Lou de Hong Kong, não faria kits injetados do A380. Afinal, a tiragem dele não deve ser tão alta.

Vou perguntar a ele, p/ ter uma noção.
Soneca
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 10:13 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Soneca »

Fernando,

Se você se referir ao acabamento do corte de Isopor por CNC, realmente não fica dos melhores.
Mais minha empresa será de modelos a BALSA (foco), então um corte a laser e depois um tratamento em tupia, seria o ideal e rápido de se fazer.

Esses moldes de plásticos não podem ser feitos de gesso??
Conheço uma pessoa que fez um molde do estabilizador em gesso e depois preencheu o molde com uma espécie de silicone, mais ela não é maleavel... Ela fica BEM rígida... Ficou muito bom o trabalho.


Abração!
Avatar do usuário
Fernando Angelieri
membro
Mensagens: 204
Registrado em: Sáb Fev 14, 2004 2:10 pm
Localização: São Paulo - ZN Sul
Contato:

Mensagem por Fernando Angelieri »

[quote:e6b6c4897e="Soneca"]Fernando,

Se você se referir ao acabamento do corte de Isopor por CNC, realmente não fica dos melhores.
Mais minha empresa será de modelos a BALSA (foco), então um corte a laser e depois um tratamento em tupia, seria o ideal e rápido de se fazer.

Esses moldes de plásticos não podem ser feitos de gesso??
Conheço uma pessoa que fez um molde do estabilizador em gesso e depois preencheu o molde com uma espécie de silicone, mais ela não é maleavel... Ela fica BEM rígida... Ficou muito bom o trabalho.

Abração![/quote:e6b6c4897e]
Acho que a questão do molde deve ser vista com a empresa que fará a injeção do EPS. Acho que deve seguir alguns padrões.

Quanto à balsa, o corte laser seria o ideal mesmo. Já trabalhei no passado com uma empresa de corte laser (para metal) que estava começando a trabalhar com madeira.
Acho que não deva ser caro cortar uns 10 modelos de uma vez na máquina (custa mais caro o setup inicial da máquina e não o quanto ela corta, em especial madeira que é muito mole).

E a aparência é ótima.
Fernando Angelieri
São Paulo - ZN Sul

NÃO MANDEM MP. USEM MEU E-MAIL.
Soneca
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 10:13 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Soneca »

Fernando,

Entendi o que você quiz dizer agora.

Quanto ao serviço de corte a laser, você pode me dizer onde eu possa achar algo do tipo? Sites, etc etc etc?

Abraços.
Responder