Como sair de um parafuso?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Marcio H
membro
Mensagens: 1638
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 6:47 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Marcio H »

nas asinhas eu dou todo motor e depois cabro. costuma sair , mas precisa estar a pelo menos uns 10m de altura
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

no meu extra eu solto os comandos e acelero, um pouco de leme para o outro lado ajuda mas não resolve, tem que acelerar mesmo.

Lenhei o extrinha 2 finais de semana seguidos, na mesma manobra... parafuso chato invertido, na retomada ele saia estolado e apenas mudava o parafuso de lado :lol:
To pensando se conserto ou se jogo fora e faço outro.

Abrcs!
Avatar do usuário
HOT_62
membro
Mensagens: 366
Registrado em: Seg Mai 22, 2006 12:32 pm
Localização: Limeira - SP
Contato:

Mensagem por HOT_62 »

Bom,

Não desconsidero o fato de ter sido uma navalhada tremenda... mas foi foi assim mesmo, ele estolou e entrou em parafuso, como estava a uns 30m do chão e eu estou aprendendo, aprendi mais essa... estou consertando o modelo, vou adicionar uma ponta de asa naquela ultima nervura reta e experimentar voar com um pouco mais de velocidade no proximo final de semana.

Po, no VCC não tinha dessas coisas de parafuso... KKKK Alias tinha sim, mas eram os parafusos do motor que as vezes se soltavam com a vibração e o motor ejetava do modelo....

Valeu.
Estevam
Avatar do usuário
Alumão
membro
Mensagens: 459
Registrado em: Ter Mar 06, 2007 11:58 am
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Alumão »

Bom, eu geralmente puxo o stick pro lado contrário e cabro o avião e quando ele sai eu concerto no dedo pra sair e permanecer reto... ainda não lenhei desse jeito, mas ele saiu todas as vezes que fiz... o negócio é que não tem lado certo pra sair desse jeito rsrs, pelo menos eu ainda não tenho dedo o suficiente pra isso. está errado essa forma que faço? (o modelo é um quick)
rushspbr
membro
Mensagens: 194
Registrado em: Qua Jan 14, 2004 9:00 pm
Localização: São Paulo,SP

Mensagem por rushspbr »

Num parafuso, que é um stall induzido ou um stall de ponta de asa, gerado por engulo excessivo numa curva a baixa velocidade. Em qualquer que seja o caso, nunca se deve cabrar.
Pode-ser, dependendo do motor utilizado e da altura a que se está:
- simplemente soltar os comandos, dar motor e corrigir a posição do modelo assim que ganhar um pouco mais de sustentação;
- picar o modelo, leme para o lado oposto e aplicar motor;
- simplesmente aplicar motor (para supermotorizados).

No caso de um planador de acrobacia, deve-se dar comando para o lado contrario e cabrar o mesmo.

Sem mais,
EU!
Avatar do usuário
Alumão
membro
Mensagens: 459
Registrado em: Ter Mar 06, 2007 11:58 am
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Alumão »

[quote:b98a184e3c="rushspbr"]Num parafuso, que é um stall induzido ou um stall de ponta de asa, gerado por engulo excessivo numa curva a baixa velocidade. Em qualquer que seja o caso, nunca se deve cabrar.
Pode-ser, dependendo do motor utilizado e da altura a que se está:
- simplemente soltar os comandos, dar motor e corrigir a posição do modelo assim que ganhar um pouco mais de sustentação;
- picar o modelo, leme para o lado oposto e aplicar motor;
- simplesmente aplicar motor (para supermotorizados).

No caso de um planador de acrobacia, deve-se dar comando para o lado contrario e cabrar o mesmo.

Sem mais,
EU![/quote:b98a184e3c]

Mas no meu caso, quando eu estou no meio do parafuso e quero sair, eu solto o comando e jogo pro lado contrário, fazendo com que ele pare de girar para a esquerda e volte ao centro, assim que ele volta ao centro, antes mesmo de girar para o lado oposto eu cabro e subo com motor.

está errado?

outro dia fui tentar um parafuso de dorso (parafuso chato é esse o nome?) o primeiro saiu alguns giros e eu concertei logo pra evitar chegar mais perto do chão. já na segunda tentativa ele nem sequer virou de dorso haha... mas eu ainda vou pegar a manha... acho essa manobra muito show. só perde pro torque roll.
"Recorde, 3 finais de semana, 3 lenhadas feias"
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

Alumão, pra sair do parafuso é por aí mesmo! Só deixe o modelo ganhar um pouco de velocidade antes de cabrar! Senão ele estola de asa e faz outro parafuso!

Pra fazer o parafuso chato , coloque o modelo em um parafuso comum, jogue um pouco de aileron no sentido contrário do leme e de umas bombadas no acelerador! Precisa de um motorzinho pra manter o parafuso chato!
Pra fazer o invertido, faça o parafuso de dorso e repita o procedimento! Só é ao contrário!
Mais pra frente vc pega a manha e consegue passar do chato normal pra invertido no mesmo parafuso!

Pra sair, só descruzar os comandos e motorzinho!

Ahh, tem o parafuso na faca também... mas só modelo de acrobacia dá conta de fazer!

Abraço
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
Avatar do usuário
Alumão
membro
Mensagens: 459
Registrado em: Ter Mar 06, 2007 11:58 am
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Alumão »

No simulador eu faço traquilamente o chato de dorso, agora é só botar em prática mesmo... eu acho que esqueci desse detalhe de bombar o acelerador, eu deixava ele virar apenas com o peso e o vento, perdendo muito tempo para iniciar a manobra. Neste domingo eu quase perdi o controle duas vezes do aeromodelo nessas brincadeiras de stoll... e ví um ZERO escala do nosso colega espatifar de bico no chão por conta de stoll se não me engano... foi triste.

Vlw!
Avatar do usuário
coelho72
membro
Mensagens: 1050
Registrado em: Sex Ago 18, 2006 9:23 pm
Localização: Pelotas / RS

Mensagem por coelho72 »

Vários já disseram, mas só pra concordar: o essencial é abaixar o nariz e deixar o avião ganhar velocidade antes de cabrar. Caso ao ganhar velocidade ele continue girando, use o leme (eu prefiro aileron) para fazer ele parar de girar antes de cabrar.
Nada mais prático do que uma boa teoria.
Avatar do usuário
MarceloCamargo
membro
Mensagens: 1022
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 9:56 pm
Localização: Itapetininga :. SP
Contato:

Mensagem por MarceloCamargo »

Mais um complemento...
A saída de um parafuso chato, tanto de dorso quanto normal, também depende muito do tipo do aeromodelo...
Alguns saem simplesmente com a anulação dos comandos do leme e ganhando um pouco de velocidade... outros, necessitam inclusive de comando contrário.
Responder