Washout gera arrasto?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
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Marcio H
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Washout gera arrasto?

Mensagem por Marcio H »

no meu último projeto de asinha não usei nada de washout novamente. Sempre me perguntam pq não uso... acho q me acostumei e dificilmente caio na espiral da morte , ou os winglets gigantes que uso tão ajudando...

Se tratando de uma asa pra altas velocidades, o washout atrapalharia , gerando arrasto?
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Ericfly
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Mensagem por Ericfly »

teoricamente, acho que não.
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fabiofleal
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Mensagem por fabiofleal »

Pelo que eu soube, em altas velocidades (pelo menos em avioes reais, onde as velocidades são beeem + altas), os WL ajudam é a reduzir o arrasto induzido. Isso dá, no caso do 737-800 com seus WL gigantes, 5% de economia de combustível.
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Igor Souza
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Mensagem por Igor Souza »

mas a pergunta nao é sobre o washout? ou é sobre os winglets?

abrcs!
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Gauchinho
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Mensagem por Gauchinho »

O washout é um empenamento proposital da ponta da asa, tirando ´´camber´´ do perfil e deixando ele mais rápido... logo, não tem motivo pra atrapalhar em altas velocidades, uma vez que o perfil da ponta estará sempre trabalhando mais rápido do que o restante da asa...
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Pardal
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Mensagem por Pardal »

Em uma asa em movimento, existem as forças de sustentação, arrasto e o momento de torção. O arrasto é subdividido em três tipos: arrasto induzido, arrasto devido à forma ( corpos com diferentes perfis ) e rugosidade da superficie. Devido às dimensões e velocidades que os aeromodelos operam, o arrasto induzido é o mais pronunciado dos três, a ponto de podermos desprezar os outros. pois bem, então qual é a relação do washout com o arrasto induzido??? Acontece que esse arrasto é uma função do coeficiente de sustentação (Cl). Como o Cl aumenta com o angulo de ataque até certo ponto, vemos que o washout dimunui o Cl, dimunuindo assim o arrasto induzido. Creio que você não usou washout porque usou um perfil reflex ou reproduziu esse efeito com os elevons...
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
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fabiofleal
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Mensagem por fabiofleal »

Ou seja: Em aeromodelos, washout é sempre bem-vindo, correto ?
acastro
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wash-out

Mensagem por acastro »

Antes de entender o funcionamento do wash-out, eu usava asas sem o mesmo, em geral a asa ficava meio incontrolavel... resolvi mexer nos winglets e virou uma festa foi ai que eu fui entender o efeito wash-out.
falando em portugues BR o wash-out ajuda a aumentar a sustentação nas pontas da asa dando mais estabilidade. no meu caso antigo o proprio winglet fazia o efeito, ja que eu sempre colocava os winglets com um grau pra fora e nunca alinhado com o centro.
Dai com a força aerodinamica e torçao natural do winglet, acontecia o efeito wash-out.
Conhecimentos adquiridos com os erros são mais preciosos!



zagis,inclusive uma glow/uglystick em deprom /motoplanador
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Marcio H
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Mensagem por Marcio H »

legal , se não segura a velocidade a próxima vou fazer com.
acastro
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Você tem que escrever um livro amigo!

Mensagem por acastro »

[quote:3ee67a9357="Pardal"]Em uma asa em movimento, existem as forças de sustentação, arrasto e o momento de torção. O arrasto é subdividido em três tipos: arrasto induzido, arrasto devido à forma ( corpos com diferentes perfis ) e rugosidade da superficie. Devido às dimensões e velocidades que os aeromodelos operam, o arrasto induzido é o mais pronunciado dos três, a ponto de podermos desprezar os outros. pois bem, então qual é a relação do washout com o arrasto induzido??? Acontece que esse arrasto é uma função do coeficiente de sustentação (Cl). Como o Cl aumenta com o angulo de ataque até certo ponto, vemos que o washout dimunui o Cl, dimunuindo assim o arrasto induzido. Creio que você não usou washout porque usou um perfil reflex ou reproduziu esse efeito com os elevons...[/quote:3ee67a9357]

Muito boa a sua explicação...Você tem que escrever um livro amigo!
Obrigado!
ACastro
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