MythBusters airplane myth

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Michelfas
membro
Mensagens: 640
Registrado em: Sex Jul 28, 2006 8:35 pm

Mensagem por Michelfas »

Pessoal o mito nao é sobre se é possivel fazer uma esteira gigante, ou se é possivel manter o aviao na mesma velocidade da esteira...
Outra coisa muito interessante, na vida real nao é o ar que passa pela asa e sim a asa que passa pelo ar, geralmente o ar esta se movendo em velocidade pequena.
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Bom, o negócio está tão confuso tanto como farão e o que realmente estão ponde em prova ... que realmente dá vontade de ver o resultado no final do mês :-).

Acho que este experimento é a mesma coisa que prender o avião no chão e ver se ele começa fazer sustentação mesmo que não esteja em movimento em relação ao ar, o que acho que a hélice acaba deslocando o ar debaixo das asas ... eu acho que vai prender no chão ao invés de ter alguma sustentação. Efeito solo ... :-).
Interessante não ? :-D.
Avatar do usuário
Aerocado
membro
Mensagens: 713
Registrado em: Dom Dez 18, 2005 11:57 am
Localização: Pomerode SC

Mensagem por Aerocado »

Cláudio.

Eu acho que você não entendeu o mito, ou eu não :? Mas pelo que eu entendi, a idéia deles, é decolar o avião sem que haja movimento para frente, ou não seria isso? Porque se a pergunta for se a esteira estiver correndo a 100 km/h se o avião terá a capacidade de vencer esta velocidade e decolar dai é claro que decola, pois o atrito dos rolamentos das rodas não deve ser suficiente para impedir este movimento. Mas se for isso, eta mito idiota :? :? :?
Avatar do usuário
Gauchinho
membro
Mensagens: 172
Registrado em: Qua Fev 01, 2006 1:21 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gauchinho »

Não, o mito não é decolar o avião sem movimento pra frente. Pra isso seria necessário um túnel de vento, e não uma esteira.

A graça do mito está justamente entre aqueles que intenderam que, segundo as ´´instruções´´, o avião se move, e não fica parado rolando na esteira.

O avião não possui um marcador de aceleração como ´´meio motor, 100km/h´´... essa é a marcação que é utilizada no mito, e por isso que o avião se move para a frente como se estivesse em solo firme.

Qual o critério de velocidade que você usaria para dizer que o avião está na mesma velocidade da esteira? velocidade das rodas? não né.. bom, pelo menos na aviação que eu conheço, se marca a velocidade pelo pitô...
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Se o "critério" é manter o avião parado, obviamente não decolará... mas eu torno a perguntar... O QUE manterá o avião parado ao se acelerar o motor ?
Avatar do usuário
fabio_sp
membro
Mensagens: 1681
Registrado em: Dom Nov 05, 2006 4:45 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por fabio_sp »

não pois a velocidade em KIAS sera igual a a 0
Avatar do usuário
Bian
membro
Mensagens: 435
Registrado em: Qui Fev 02, 2006 5:08 am
Localização: Brasilia

Mensagem por Bian »

Não voa, não voa e não voa... Pode até se erguer do chão por um curto espaço de tempo, e só...
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Quem sabe um VTOL! Esse sim não tem problemas para decolar sem airspeed! XD
Avatar do usuário
MarceloCamargo
membro
Mensagens: 1022
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 9:56 pm
Localização: Itapetininga :. SP
Contato:

Mensagem por MarceloCamargo »

Aí a coisa toda começa a se explicar...

A pergunta do mito é: decola ou não decola?

...e todo mundo fica preocupado com outra questão: a esteira consegue deter o movimento do avião?

São questões completamente diferentes, mas, ao interpretar o problema proposto, a esteira tem a única finalidade de deter o movimento do avião. Neste caso, as minhas respostas são:

- se a esteira deter o movimento do avião, ele não decola.
- se a esteira não deter o movimento do avião, o problema deve ser reformulado :-)
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Minha gente, como o Michel disse acima, é a asa que passa pelo ar. Lembremos que o diametro da helice é menor que a envergadura. Assim, o fluxo da helice sozinho, a menos que seja suficiente p/ fazer valer a equação que descrevi na outra página, não faz o bicho sair do chão. Sapo, me corrija se estiver errado.

Então, com o aviao correndo em cima da tal esteira, na verdade ele estaria parado em relação ao ar. É o famoso "correr parado". Ele pode estar a mach 2.0 em relação à tal esteira. Se não tiver velocidade em relação AO AR, não decola. Só vai decolar se tiver um fluxo de ar, seja da helice ou de um mega-ventilador colocado à frente da asa, suficiente p/ tal. O que importa é o tal prduto do quadrado da velocidade da asa em relação ao ar pela área de asa por onde passa esse ar. Se isso, multiplicado pela massa específica do ar for maior que o peso do avião, ele decola. Senão, nada feito. Bernoulli, Haliday, Moyses, Fox / Mac Donald (não o Ronald), Stokes e outros explicam. Reparem que em dias de vento fraco ou ausente, a razão de subida dos avioes na decolagem costuma ser menor, quando aplicada a mesma potencia. Em dias de vento forte, eles sobem bem + rapido. Principalmente modelos como os Boeing 727 e aqueles DC-8 (ou 9, nem lembro) da BETA e da Skymaster.

É legal este tipo de discussão, Leva a galera p/ o lado + inetressante da coisa e tira o forum daquele Alegrinho / alula / extra nosso de cada dia. Nada contra, mas diversifiquemos. Quanto mais conhecimento deste tipo a galera adiquire, melhores os aeros construidos e mais minutos de vôo conseguimos extrair das mesmas baterias inchadas.

Abs a todos.
Responder