CNC - Qual software para usar para cortar isopor?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
amaral49
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Sáb Jul 26, 2014 7:07 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por amaral49 »

Na verdade o FW3 seria o melhor para eu trabalhar, resolveria TODOS os meus problemas, mas também não consigo fazer ele reconhecer a porta USB da controladora, por favor, se souber como controlar o a CNC pelo FW3 utilizando a porta USB eu agradeceria a ajuda.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:a6962a417b="amaral49"]Na verdade o FW3 seria o melhor para eu trabalhar, resolveria TODOS os meus problemas, mas também não consigo fazer ele reconhecer a porta USB da controladora, por favor, se souber como controlar o a CNC pelo FW3 utilizando a porta USB eu agradeceria a ajuda.[/quote:a6962a417b]



Boa noite Amaral,

pode nos informar que modelo de placa, cada placa tem o seu programa, veja se acha na web o modelo, para podermos dar a informação correta.
[], motta
Avatar do usuário
amaral49
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Sáb Jul 26, 2014 7:07 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por amaral49 »

Maravilha, amanhã eu posto aqui.
Avatar do usuário
amaral49
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Sáb Jul 26, 2014 7:07 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por amaral49 »

Resolvi trocar a eletrônica junto com quem me vendeu a máquina, mesmo assim, obrigado pela ajuda pessoal!
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:f181830181="amaral49"]Resolvi trocar a eletrônica junto com quem me vendeu a máquina, mesmo assim, obrigado pela ajuda pessoal![/quote:f181830181]


Perfeito Amaral,

mas só por curiosidade, poderia nos fornecer o modelo da placa que estavas usando, assim quando aparecer um problema similar, tenhamos como informar corretamente, eu conheço apenas 3 modelos de placa a que trabalha com o mk1,mk2 e mach3, a não ser para o jedicut e gmfc que tem um adaptador para usb.
[], motta
Avatar do usuário
marcos soares
membro
Mensagens: 957
Registrado em: Dom Out 18, 2009 9:28 am
Localização: brasilia de minas MG

Mensagem por marcos soares »

[quote:468f8939fe="Ericfly"][quote:468f8939fe="hrakanachiro"]Boa tarde !
Comprei uma CNC, fabricada pelo MOTTA em Santa Catarina;
A placa dela é a C4 , e gostariamos muito de trabalhar com ela , nao só para asas de avião, mas como trabalho com molduras de gesso, gostaria de fazer molduras de isopor . O problema é que como estou começando agora , gostaria de saber quais os proramas ideias para esse tipo de placa C4 ! Tenho o Foamworks , o Creadat e o Autocad ! Fiz os desenhos de moldura no autocad , mas o problema é que não estou conseguindo criar os arquivos .DAT no software CREADAT , o foamworks ~dá mensagem de erro e nao lê o arquivo .
Gostaria que alguem me ajudasse com esse programa , como faço para criar os arquivos .DAT no CREADAT para mandar para o Foamworks ! OBRIGADO, AGUARDO RESPOSTA ![/quote:468f8939fe]

O creadat que usei até hoje é uma droga, cheio de bugs e difícil de trabalhar.
O mais fácil, na minha experiência, para gerar o dat, é o profscan. É gratuito, simples e funcional. Salve o arquivo de cad em .dxf, e abra no profscan.aí é só gerar o dat.[/quote:468f8939fe]

Ericfly eu uso o cadworks para converter os dxf em .dat . usei algum tempo o creadat mas notei que alguns arquivos nao fucionava correto no corte, ja que uso o foamworks. exemplo se vc criar um arquivo de 10cm de comprimento e 20 de altura no creadat e abrir no foam ele corta a invertido. 20cm de comprimento e 10cm de altura. mas se criar o dat no cadworks corta correto.
abraços

marcos soares
CNC HOTWIRE
Avatar do usuário
marcos soares
membro
Mensagens: 957
Registrado em: Dom Out 18, 2009 9:28 am
Localização: brasilia de minas MG

Mensagem por marcos soares »

[quote:4dde2022d2="motta"][quote:4dde2022d2="Ericfly"][quote:4dde2022d2="hrakanachiro"]Boa tarde !
Comprei uma CNC, fabricada pelo MOTTA em Santa Catarina;
A placa dela é a C4 , e gostariamos muito de trabalhar com ela , nao só para asas de avião, mas como trabalho com molduras de gesso, gostaria de fazer molduras de isopor . O problema é que como estou começando agora , gostaria de saber quais os proramas ideias para esse tipo de placa C4 ! Tenho o Foamworks , o Creadat e o Autocad ! Fiz os desenhos de moldura no autocad , mas o problema é que não estou conseguindo criar os arquivos .DAT no software CREADAT , o foamworks ~dá mensagem de erro e nao lê o arquivo .
Gostaria que alguem me ajudasse com esse programa , como faço para criar os arquivos .DAT no CREADAT para mandar para o Foamworks ! OBRIGADO, AGUARDO RESPOSTA ![/quote:4dde2022d2]

O creadat que usei até hoje é uma droga, cheio de bugs e difícil de trabalhar.
O mais fácil, na minha experiência, para gerar o dat, é o profscan. É gratuito, simples e funcional. Salve o arquivo de cad em .dxf, e abra no profscan.aí é só gerar o dat.[/quote:4dde2022d2]



O problema não é o creadat nem o profscan é a montagem do dat, para que o fw 3 identifique o dat, não pode ter o nome dentro do arquivo, deve começar com 1.0000 sem o nome, gere o dat abra e retire o nome, uso o creadat junto com o auto cad2002 e faço isto em menos de 30 segundos.
O creadat foi feito para trabalhar direto com o autocad 2000/2002, a figura estando no 2002, o creadat retira direto, fica fácil trabalhar os arquivos assim.[/quote:4dde2022d2]

motta um amigo meu usa esses programa mach3 e f4.... o ruim e que nao faz cortes de figura diferente com boa qualidade..... http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=174718&highlight=
CNC HOTWIRE
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:beeda14a60="marcos soares"][quote:beeda14a60="motta"][quote:beeda14a60="Ericfly"][quote:beeda14a60="hrakanachiro"]Boa tarde !
Comprei uma CNC, fabricada pelo MOTTA em Santa Catarina;
A placa dela é a C4 , e gostariamos muito de trabalhar com ela , nao só para asas de avião, mas como trabalho com molduras de gesso, gostaria de fazer molduras de isopor . O problema é que como estou começando agora , gostaria de saber quais os proramas ideias para esse tipo de placa C4 ! Tenho o Foamworks , o Creadat e o Autocad ! Fiz os desenhos de moldura no autocad , mas o problema é que não estou conseguindo criar os arquivos .DAT no software CREADAT , o foamworks ~dá mensagem de erro e nao lê o arquivo .
Gostaria que alguem me ajudasse com esse programa , como faço para criar os arquivos .DAT no CREADAT para mandar para o Foamworks ! OBRIGADO, AGUARDO RESPOSTA ![/quote:beeda14a60]

O creadat que usei até hoje é uma droga, cheio de bugs e difícil de trabalhar.
O mais fácil, na minha experiência, para gerar o dat, é o profscan. É gratuito, simples e funcional. Salve o arquivo de cad em .dxf, e abra no profscan.aí é só gerar o dat.[/quote:beeda14a60]



O problema não é o creadat nem o profscan é a montagem do dat, para que o fw 3 identifique o dat, não pode ter o nome dentro do arquivo, deve começar com 1.0000 sem o nome, gere o dat abra e retire o nome, uso o creadat junto com o auto cad2002 e faço isto em menos de 30 segundos.
O creadat foi feito para trabalhar direto com o autocad 2000/2002, a figura estando no 2002, o creadat retira direto, fica fácil trabalhar os arquivos assim.[/quote:beeda14a60]

motta um amigo meu usa esses programa mach3 e f4.... o ruim e que nao faz cortes de figura diferente com boa qualidade..... http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=174718&highlight=[/quote:beeda14a60]


Então,

se estivesse usando o recomendado para uma cortadora por fio quente, o foam, jedicut, gmfc ou o cenece pro, que são programas dedicados a estas máquinas, não estaria tendo estas dificuldades, acabei de ter uma conversa com um amigo, que esta usando o gmfc, faz cortes profissionais e esta gostando bastante da qualidade dos cortes.

Pode ter elaborado os desenhos com poucos pontos, para cortes trapézio, quanto mais pontos nas figuras, mais elaborado fica o corte, vai ter mais pontos de sincronismo entre as figuras e menos distorção no caminho do fio.

Estes programas dedicados, ao fazerem os arquivos de corte ajustam os pontos para o traçado ficar arredondado, já um programa de leitura das informações, como é o caso do mach3, recebe o traçado pronto, ocorre estas distorções, não é como o dedicado que recebe as informações e monta o trajeto ajustando as curvas, é esta falta de conhecimento, que faz usarem um programa não adequado a máquina, não sei de onde tiraram que um programa de 3 eixos mais um para 3D é melhor do que um programa de 4 eixos dedicados ao uso de uma cortadora, vai funcionar, porém os problemas vão aparecendo, ai estas um.
[], motta
Avatar do usuário
marcos soares
membro
Mensagens: 957
Registrado em: Dom Out 18, 2009 9:28 am
Localização: brasilia de minas MG

Mensagem por marcos soares »

[quote:02b3f457f7="motta"][quote:02b3f457f7="marcos soares"][quote:02b3f457f7="motta"][quote:02b3f457f7="Ericfly"][quote:02b3f457f7="hrakanachiro"]Boa tarde !
Comprei uma CNC, fabricada pelo MOTTA em Santa Catarina;
A placa dela é a C4 , e gostariamos muito de trabalhar com ela , nao só para asas de avião, mas como trabalho com molduras de gesso, gostaria de fazer molduras de isopor . O problema é que como estou começando agora , gostaria de saber quais os proramas ideias para esse tipo de placa C4 ! Tenho o Foamworks , o Creadat e o Autocad ! Fiz os desenhos de moldura no autocad , mas o problema é que não estou conseguindo criar os arquivos .DAT no software CREADAT , o foamworks ~dá mensagem de erro e nao lê o arquivo .
Gostaria que alguem me ajudasse com esse programa , como faço para criar os arquivos .DAT no CREADAT para mandar para o Foamworks ! OBRIGADO, AGUARDO RESPOSTA ![/quote:02b3f457f7]

O creadat que usei até hoje é uma droga, cheio de bugs e difícil de trabalhar.
O mais fácil, na minha experiência, para gerar o dat, é o profscan. É gratuito, simples e funcional. Salve o arquivo de cad em .dxf, e abra no profscan.aí é só gerar o dat.[/quote:02b3f457f7]



O problema não é o creadat nem o profscan é a montagem do dat, para que o fw 3 identifique o dat, não pode ter o nome dentro do arquivo, deve começar com 1.0000 sem o nome, gere o dat abra e retire o nome, uso o creadat junto com o auto cad2002 e faço isto em menos de 30 segundos.
O creadat foi feito para trabalhar direto com o autocad 2000/2002, a figura estando no 2002, o creadat retira direto, fica fácil trabalhar os arquivos assim.[/quote:02b3f457f7]

motta um amigo meu usa esses programa mach3 e f4.... o ruim e que nao faz cortes de figura diferente com boa qualidade..... http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=174718&highlight=[/quote:02b3f457f7]


Então,

se estivesse usando o recomendado para uma cortadora por fio quente, o foam, jedicut, gmfc ou o cenece pro, que são programas dedicados a estas máquinas, não estaria tendo estas dificuldades, acabei de ter uma conversa com um amigo, que esta usando o gmfc, faz cortes profissionais e esta gostando bastante da qualidade dos cortes.

Pode ter elaborado os desenhos com poucos pontos, para cortes trapézio, quanto mais pontos nas figuras, mais elaborado fica o corte, vai ter mais pontos de sincronismo entre as figuras e menos distorção no caminho do fio.

Estes programas dedicados, ao fazerem os arquivos de corte ajustam os pontos para o traçado ficar arredondado, já um programa de leitura das informações, como é o caso do mach3, recebe o traçado pronto, ocorre estas distorções, não é como o dedicado que recebe as informações e monta o trajeto ajustando as curvas, é esta falta de conhecimento, que faz usarem um programa não adequado a máquina, não sei de onde tiraram que um programa de 3 eixos mais um para 3D é melhor do que um programa de 4 eixos dedicados ao uso de uma cortadora, vai funcionar, porém os problemas vão aparecendo, ai estas um.[/quote:02b3f457f7]

Motta o foam 3 tambem nao é bom para esses cortes! ele nao faz esses cortes com qualidade... o gmfc e o cenece pro fazem com perfeiçao, com o jedicut consegui cortar um circulo e um retangulo com perfeiçao...
CNC HOTWIRE
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

.
O Foam corta perfeito, apenas temos que saber informar o que o programa solicita, ele trabalha com ângulos para corrigir a corda projetada.

No caso de figuras temos que informar o quanto o fio vai correr sem cortar, ele compensa e acerta a corda projetada para ficar correta, o famoso offset. Tranca muita gente sem bom conhecimento da língua inglesa.

O fio não vai percorrer sem cortar, vai começar junto, só que o programa já compensou e acertou a corda projetada para cortar em angulo a corda correta.

Quando os cortes de figuras trapezoidais saem com defeito, não é da máquina nem do programa, são as informações incorretas que fornecemos, ou deixamos de fornecer.

O foam é o mais novo destes programas, trás tudo o que se quer em matéria de cortes para o aeromodelismo e outros, a única coisa que falta é o kerf individual para os dois eixos, ainda tenho que ajustar o perfil menor para acertar o corte correto.
[], motta
Responder