CNC - Qual software para usar para cortar isopor?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:7681481491="Pardal"]motta, porque uma fresadora levaria 8horas para usinar uma asa? citei isso no fórum de CNC e não foi bem isso que me disseram....[/quote:7681481491]

Vai depender da velocidade, da fressadora (hobby), uma boa com velocidade de 10mm-seg, uma asa com 1200 de envergadura e corda de 230mm seriam mais ou menos 2400mm x 460 mm =1.104.000mm vai depender da ferramenta de desbaste, vamos que desbaste 2mm por cada passada vai levar 15 horas e 33 minutos, mais ou menos as 8 horas para uma semi asa. Mesmo que leve 30minutos, é uma eternidade se comparado a uma cortadora com fio quente, com movimento por fuso 2 a 3 minutos, com movimento reduzido e correias só de 10 a 15 segundos. São só 13 anos vivendo estas máquinas a uns 18 se contar os 5 anteriores pesquisando até começar a montar uma.

abraços motta
[], motta
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

Ah, entendi. Então a melhor opção realmente seria uma cortadora e não uma fresa. Mas para a fuselagem, uma cortadora continua limitada, certo? Eu não gostaria de fazer uma cortadora para a asa e uma fresa para a fuselagem. Tem como fugir de 2 máquinas? é viavel transformar uma cortadora em fresa quando necessário??
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

da pra fazer a fuseca na cortadora por fio quente tranquilamente. a fresa geralmente eh mais util para materiais que não da pra cortar com fio quente, como madeira, aluminio etc.
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

Sim, mas a fuselagem deveria ter linhas retas para que um cortador a fio quente funcionasse bem, não? uma máquina dessas cortaria uma esfera em isopor??
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:5373bfda88="Pardal"]Sim, mas a fuselagem deveria ter linhas retas para que um cortador a fio quente funcionasse bem, não? uma máquina dessas cortaria uma esfera em isopor??[/quote:5373bfda88]

Bueno Pardal, creio que não abriste os links que postei, uma cortadora de isopor com fio quente com um 5 eixo corta qualquer figura, esta tudo mostrado nos links das empresas que vendem estas máquinas profissionais, é como uma cortadora laser que para hobby custa 2.000 dolares e para cortes profissionais um pouco mais só a mais barata 60.000 dolares, creio que deve ter alguma diferença entre elas, apenas uma faz cortes e encaixes em diversos níveis a outra só corta direto, só para termos um corte com rebaixo a coisa encarece 58.000 dolares, fazer o que você quer é coisa de produção em larga escala, que pode absorver os custos de uma máquina como queres. Já comentamos não estas fazendo pesquisa, se tivesse terias sabido disto e mais um pouco. Terias sabido que isopor para fressar é com disco não é com fressa e não é um só sáo vários e a máquina é cara pacas, uma fressadora comum não fressa isopor, arranca pedaços fica uma droga uma fressagem em isopor mesmo o mais duro, será que não te informou disto também, que coisa perder tempo com quem não quer se ajudar, eu tenho muito o que ensinar mas cabeça dura não é comigo, já passei os links das máquinas que cortam qualquer figura em 3D e ele ainda pergunta se corta, vai entender isto. Pardal qual a tua idade ?

abraços motta
[], motta
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

[quote:4ba308e513="Pardal"]Sim, mas a fuselagem deveria ter linhas retas para que um cortador a fio quente funcionasse bem, não? uma máquina dessas cortaria uma esfera em isopor??[/quote:4ba308e513]
Pra que você quer cortar uma esfera? Pequenas curvas em uma fuseca é só arredondar na lixa.
Eu corto minhas fusecas em duas vistas (lateral e superior) e acerto o resto na lixa.
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

Prezado motta,

Realmente eu não tinha visto os links que você postou, não por desinteresse, mas por ter passado despercebido. A construção de máquinas como os exemplos dos links me parecem inviáveis. Eu sei muito bem que cortadores a fio quente podem fazer sólidos em 3D, mas uma cortadora convencional, com um fio esticado vejo que não é viável para cortar fuselagens com determinados formatos e não gostaria de ficar limitado a formatos apenas com linhas retas. Por isso meu questionamento da viabilidade de uma fresadora.
Ao contrário do que você imagina, estou pesquisando bastante a respeito dessas máquinas. Infelizmente, quando nos achamos sabedores demais sobre determinado assunto, algumas dúvidas têm a resposta muito óbvia e nos impelem a respostas meio desagradáveis. No meu ponto de vista, um fórum é um lugar aberto para discussão. Aqueles que têm mais experiência e conhecimento ajudam os que estão iniciando o aprendizado. É verdade que existem regras como pesquisar antes, mas nem todas as dúvidas conseguimos sanar com pesquisas. Nessas horas que deveriam agir os mais experientes. Estou há pouco tempo no aeromodelismo e apesar disso tenho grande conhecimento em aerodinamica e agora faço meus modelos baseados nas teorias que regem esse maravilhoso mundo. Mesmo assim quando fazem uma pergunta que é óbvia levando em consideração meu nível de conhecimento eu respondo com educação e sem ofensas.
Em relação à ferramenta de desbaste ninguém me falou que uma fresa arrancaria pedaços do isopor. Essa seria uma informação que alguém com boa vontade responderia sem problemas. Mas vou continuar pesquisando que eu tenho certeza que vou alcançar meus objetivos. Não vou levar anos em pesquisa porque eu tenho um hardware muito bom ( se é que você me entende) e softwares de dedicação, paciência e boa vontade ( esse é responsável por ajudar os outros ). Ao contrário do que pensa, você não está falando com um ignorante nem com um cabeça dura. Meça suas palavras quando você, num momento não muito paciente, as dirigir a alguém. Aprendi desde o berço que isso vem de casa e se chama educação.
No mais, gostaria de contar com sua ajuda em conhecimentos relacionados às maravilhosas máquinas CNC e dizer que se precisar de algo sobre eletrônica e aerodinâmica ( se você já não é um grande detentor dessas áreas de conhecimento ) estou à inteira disposição a ajudar. Ajudando-nos uns aos outros chegaremos longe
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

[quote:220c9815b5="Ericfly"][quote:220c9815b5="Pardal"]Sim, mas a fuselagem deveria ter linhas retas para que um cortador a fio quente funcionasse bem, não? uma máquina dessas cortaria uma esfera em isopor??[/quote:220c9815b5]
Pra que você quer cortar uma esfera? Pequenas curvas em uma fuseca é só arredondar na lixa.
Eu corto minhas fusecas em duas vistas (lateral e superior) e acerto o resto na lixa.[/quote:220c9815b5]

Eric, eu também corto minhas fuselagens em duas vistas usando um cortador manual. Meu objetivo é justamente deixar de usar tanto a lixa, pois não tenho muita paciência. Quando dei o exemplo de uma esfera, não quis dizer que realmente estou querendo fazer esferas, mas se eu tenho uma máquina capas de faze-las, consigo facilmente fazer fuselagens que têm formato de baixo arrasto. Numa fresa com eixos X, Y e Z consigo perfeitamente isso cortando em duas metades separadas. Para ser mais claro, tomando como exemplo a esfera, dá para faze-la construindo duas semi-esferas e unindo-as.
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

[quote:3984523069="Pardal"][quote:3984523069="Ericfly"][quote:3984523069="Pardal"]Sim, mas a fuselagem deveria ter linhas retas para que um cortador a fio quente funcionasse bem, não? uma máquina dessas cortaria uma esfera em isopor??[/quote:3984523069]
Pra que você quer cortar uma esfera? Pequenas curvas em uma fuseca é só arredondar na lixa.
Eu corto minhas fusecas em duas vistas (lateral e superior) e acerto o resto na lixa.[/quote:3984523069]

Eric, eu também corto minhas fuselagens em duas vistas usando um cortador manual. Meu objetivo é justamente deixar de usar tanto a lixa, pois não tenho muita paciência. Quando dei o exemplo de uma esfera, não quis dizer que realmente estou querendo fazer esferas, mas se eu tenho uma máquina capas de faze-las, consigo facilmente fazer fuselagens que têm formato de baixo arrasto. Numa fresa com eixos X, Y e Z consigo perfeitamente isso cortando em duas metades separadas. Para ser mais claro, tomando como exemplo a esfera, dá para faze-la construindo duas semi-esferas e unindo-as.[/quote:3984523069]

Ok, compreendo seu ponto. As máquinas de corte por fio quente têm uma aparente limitação, mas você pode fazer a fuseca em várias seções e depois uní-las. Então, o trabalho de lixa é mínimo. Além disto, mesmo cortando em duas vistas, não gasto mais de 3 ou 4 minutos lixando uma fuselagem: lixo com grana 100 ou 80 no início, depois afino para 220 e está OK.
Uma outra coisa que provavelmente você não sabe pois nunca teve uma CNC: o corte da CNC é diferente do corte por contato (que é o manual): é por irradiação. O fio não encosta no isopor, só se aproxima. O resultado é um acabamento não tão liso quanto o que você tem por contato, pois há resto de isopor derretido. Trocando em miúdos, fica uma camada meiodura e rugosa no isopor, de isopor derretido. O jeito mais fácil de você entender é cortar, bem mais lentamente que o necessário, um pedaço de isopor, com teu cortador manual. Assim, em muitos casos, para que a entelagem pegue bem e o acabamento fique bom, é necessário um a dois minutos de lixa. Este problema pode ocorrer tanto em asas quanto em fuselagens. Eu também já estudei aerodinâmica (provavelmente menos que você), e já me empolguei em fazer as formas perfeitamente como desenhadas no cad. Esqueça. Vão ficar parecidas, mas não perfeitas. Mas este "parecido" já é muuuuuuuuuito bom e voa pacas. Uma diferença de 5% no desempenho e no desenho é algo aceitável, até porque depois de uns 4 ou 5 pousos tua asa vai sofrer estes 5% de variação, por deformações mínimas no isopor. Na fuselagem então, estas diferenças são desprezíveis. Preocupe-se mais em entelar direito e fazer os reforços certos na asa, para evitar deformação em vôo, do que não ter que colocar a mão na lixa. Além disto, lembre-se que, de todo o processo de construção do aeromodelo, o corte representa uns 30% do tempo, no máximo (e menos, no cnc). Entelar, instalar longarinas, linkar, balancear etc. vão te tomar, no mínimo, 3 horas. Parece menos, porque passa rápido, mas é isto mesmo. Então, o tempo a mais que você vai gastar no corte da fresa não compensa. Vale mais a gastar 5 minutos (ou 10, se você for perfeccionista) lixando. Mesmo ainda vale mais a pena lixar do que projetar no cad e cortar todas as seções de uma fuseca, se quiser fazer em fatias (semelhantes a "postas" de peixe, saca?).

Motta, não sabia que a cabeça da fresa arrebenta o isopor, mas realmente isto faz todo sentido ocorrer. Você já tentou usar uma cabeça por calor (uma ponta de ferro de solda, por exemplo)?

Eric
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

Eric, não tem como esculpir com cabeça aquecida, não sairia quina e sim uma ondulação. Isopor só com lixa rotativa e ainda só para asas, para esculpir fuzelagens ou outra figura só com o 5 eixo, ai encarece100 vezes o preço de uma máquina para isto, é isto que o pessoal não entende quando se fala em cnc, pensam, que como fazem o que querem em aço, pensam que em isopor seria mais fácil, o que não é, é melhor fazer em madeira, usar como plug para uma forma e produzir em resina, ou então usar uma fressadora pesada usinar uma forma negativa e usar para espandir o isopor, mas é um processo caro aqui. Agora para cortes 2d é viável cortar deprom com um ferro com ponta aquecida no lugar da fressa.

abraços motta
[], motta
Responder