CNC - Qual software para usar para cortar isopor?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:942fd428e0="Ericfly"]


Motta, com tanta velocidade assim (30mm/s) imagino q você tenha problemas para ter potencia suficiente no fio. Que fio você usa para cortar tão rápido?
Além disto, hoje corto a 3,5mm/s a maior parte dos materiais (EPP e Depron corto mais devagar, pra não ter que colocar um fio mais grosso). Não vejo necessidade de maior velocidade. Qual a vantagem que você vê, Motta?[/quote:942fd428e0]

Eu já comprei este material, na Arterm, uma vez.
Esquece: é duro mas é quebradiço, solta pó sempre, não pega entelagem facilmente (talvez fibrando vá), como dito não dá pra cortar com fio quente, além disto, o pó que ele solta o tempo todo é altamente cancerígeno.

Motta, com tanta velocidade assim (30mm/s) imagino q você tenha problemas para ter potencia suficiente no fio. Que fio você usa para cortar tão rápido?
Além disto, hoje corto a 3,5mm/s a maior parte dos materiais (EPP e Depron corto mais devagar, pra não ter que colocar um fio mais grosso). Não vejo necessidade de maior velocidade. Qual a vantagem que você vê, Motta?[/quote]

Erick,
quanto maior velocidade melhor o corte, no caso do aquecimento do fio se pode usar até 12 amperes de corrente nos fios de corotron aguentam sem problemas, vão trabalhar incandecente. Não somos obrigados a trabalhar com 30mm/seg podemos trabalhar a 1mm/seg também, vai depender do tipo do material usado etc.

abraços motta
[], motta
Geraldo
membro
Mensagens: 109
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 5:09 pm
Localização: Recife
Contato:

Mensagem por Geraldo »

Oi

Edson, estava aqui tentando fazer a modificação no relê da C4 para testar o Jedicut mas..... acontece que minha placa tem dois relês, um encostado no outro. Cada um deles tem num lado dois fios e no outro três fios. Eu entendo que teria que mudar de posição os fios dos extremos e deixar o do meio como está. A pergunta é: teria que fazer isto nos dois relês.
Veja a foto com os dois relês:


[URL=http://imageshack.us][img:35c28f3565]http://img442.imageshack.us/img442/852/c4qb5.jpg[/img:35c28f3565][/URL]

Como os meus conhecimentos de eletrônica são muito limitados, para não dizer nulos, tenho medo de fazer o típico churrasco dos domingos com a minha C4. :D

Obrigado pela ajuda.
Um abraço.

Geraldo
Troco doberman super carinhoso por mão artificial
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

[quote:b59e59ec5b="motta"]
Erick,
quanto maior velocidade melhor o corte, no caso do aquecimento do fio se pode usar até 12 amperes de corrente nos fios de corotron aguentam sem problemas, vão trabalhar incandecente. Não somos obrigados a trabalhar com 30mm/seg podemos trabalhar a 1mm/seg também, vai depender do tipo do material usado etc.

abraços motta[/quote:b59e59ec5b]
Humm entendi. Não sabia que quanto mais rápido, melhor o corte.
No caso da minha máquina, os eixos verticais carregam um bom peso, não sei se funcionaria bem com correias, temo que os motores não teriam força suficiente, e se eu colocasse um sistema de contrapesos com cabos e polias, talvez a inércia seria grande demais, atrapalhando o corte nas inversões de sentido, como no Bordo de ataque, ou em recortes em fuselagens, por exemplo.
Vou ver o que posso fazer na minha para aumentar a velocidade. No atual fuso vertical, os motores começam a ratear e não girar direito acima de 4,5mm/s. O fuso que estou usando tem um passo de aprox. 7,1 voltas por centímetro. Posso mudar o fuso e usar um com mais passo e mais grosso, mas o passo não vai aumentar tanto assim, talvez uns 30%.
Você saberia dizer o que faz os motores não conseguirem girar mais rápido? são motores de 200 passos, sendo que a placa está configurada para trabalhar com meio passo.
Outra questão que comecei a pensar estes dias é o contato do fuso com o carrinho. Hoje uso uma porca comum. Estava pensando se não seria melhor comprar um macho e fazer rosca em uma peça de nylon (auto-lubrificante) ou algum outro metal, talvez alumínio, para ter mais área de contato que a porca, distribuindo assim melhor o peso. Você já experimentou? Vale a pena, ou não dá diferença e vale a pena continuar com a porca?

Abs

Eric
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

[quote:76e2a511b3="Ericfly"]Eu já comprei este material, na Arterm, uma vez.
Esquece: é duro mas é quebradiço, solta pó sempre, não pega entelagem facilmente (talvez fibrando vá), como dito não dá pra cortar com fio quente, além disto, o pó que ele solta o tempo todo é altamente cancerígeno.[/quote:76e2a511b3]

O P6 é quebradiço, mas o de prancha não é... Pra vc ter uma ideia, o Fraja fichou roxo de tanta força que fez pra quebra ao meio uma tira de 50cm x 10cm x 5cm...
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:a95c6b66b5="Geraldo"]Oi

Eu entendo que teria que mudar de posição os fios dos extremos e deixar o do meio como está.

Geraldo[/quote:a95c6b66b5]

Geraldo,

Sim, você só precisa mudar a posição dos fios dos extremos. Quanto ao relê do arco, vai depender da opção de usar ou não o controle do arco pelo software. Caso o relê do arco arme na posição inversa, você modifica também a posição do fio nesse relê.
Edson
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

Boa noite Erick,
para aumentar a velocidade temos que aumentar o oscilador no caso da c4 e até em outras placas, seria trabalhar com 1000hz onde hoje trabalhamos entre 100 e 200hz para não perdermos passos, no caso usei uma multiplicação de torque por engrenagens, em uma volta do motor eu ando 10mm,o oscilador em 1000hz e em semi-passo e não perde passos, a primeira redução é de 6:1 e neste eixo tem a
outra engrenagem que gira a correia que gira o carro, 1/6 da grande corresponde a 4 dentes da menor que desloca 10mm, fica rápido o movimento e não perde passos , trabalho com motores de 6 volts em 12volts a C4 permite isto. Quanto mais velocidade no motor menos consumo, uma velocidade de 15mm/seg já é muito boa para a cortadora, e a de 30mm/seg seria para usar com a fresadora para fresar as formas em deprom ou isopor.

abraços motta
[], motta
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Boa noite Motta.
Entendi. Eu também uso motor 6v com 12v. No caso do oscilador, a minha placa até tem, mas como estou usando o CenecePRO demo, acho q ele nem usa o oscilador, talvez pule direto o oscilador. Pelo menos mexer no trimpot não faz a menor diferença.
Estou pensando em arranjar um fuso melhor e com mais passo que o que uso hoje. Hoje uso um comum, de ferro, comprado em loja de parafusos. É bem ruim, não é bem alinhado, é meio áspero na minha opinião, e o passo é pequeno.
Você tem alguma sugestão de fuso? Estive pensando em arranjar algum fuso de portão automático de prédio, você já usou? Ou mandar tornear (tem um colega aeromodelista que trabalha em uma empresa que trabalha com aços, talvez ele possa me ajudar).
Talvez alcance a mesma velocidade que você descreveu acima.
Estou evitando correia porque pesquisei aqui em sampa e a maior que encontrei tem 2,5m (comprimento total), sendo que tanto a correia como as polias são bem caros. Minha máquina tem, de curso vertical (que é o maior), 1,15m. Com algumas mudanças que pretendo fazer nos próximos meses, tirando o deslizante de gaveta e colocando umas barras de alumínio, poderia, se quiser, aumentar para até 1,30m. Assim, a maior correia (2,5m) dá no limite, e toda a brincadeira (correias + polias) sairia em torno de 600 reais. Fora a chance de não dar muito certo.
Talvez seja uma boa para o eixo horizontal (60cm de curso), que praticamente não tem esforço, pois não carrega peso.

Abraços

Eric
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

600,00reais esta barato, não tente modificar para barras maiores, vais ter que usar uma placa choperizada para alimentar com uns 60 volts para que o motor use um torque que consiga girar barras maiores sem perder passos eu já tentei isto e não funcionou, para velocidade só correia mesmo, eu pago 40,00 reais o metro da correia, são 2 metros por cada eixo são 320,00 só de correias mais uns 500 com as engrenagens, suportes etc.. Faça o seguinte, eu cheguei a cortar a 6mm/seg usando motores de 48 passos de 12 volts em 24 volts, barras de 8mm passo 1,25 8 voltas para percorrer 10mm.

abraços motta
[], motta
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Eric,

Motor de 48 passos tenho uma meia duzia aqui... Se quiser, conversamos a respesito, ok?
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

alguem tem o diagrama da placa MM2001?
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Responder