CNC - Qual software para usar para cortar isopor?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
delgado
membro
Mensagens: 833
Registrado em: Dom Ago 28, 2005 11:25 pm
Localização: São Paulo, SP

CNC - Qual software para usar para cortar isopor?

Mensagem por delgado »

Pessoal,

estou montando uma CNC para cortar isopor, fiquei em duúvida em relação ao software mais indicado para corte de isopor. alguém poderia ajudar?

já baixei o ubuntu então vou ter um sistema em dua boot (windows xp e linux)
Criando coragem para pilotar o TREX
Geraldo
membro
Mensagens: 109
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 5:09 pm
Localização: Recife
Contato:

Mensagem por Geraldo »

Oi

Conhece o Jedicut? É gratis.
http://www.aeropassion.net/index-en.php

Faz tempo que tenho uma máquina de corte de isopor. Até agora empreguei o programa espanhol cenece más, não recomendo. Existe uma versão PRO deste programa, porém na minha opinião se não é para uso profissional é muito cara. Agora estou querendo testar o Jedicut assim que tiver um tempo.
Outra opcão é o programa francês GMFC que também tem uma versão PRO.
E tem mais opções. No fórum RC Groups tem um tópico comparando estes programas para corte de isopor. Pode ser interessante para você.

Um abraço
Geraldo
Troco doberman super carinhoso por mão artificial
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Delgado,

Acho que depende da sua eletrônica... Eu tive uma C4 (Cenece) e sempre usei o Cenece Pro "Demo" e sempre foi legal... Ele não é perfeito, mas funciona.

Mas até onde sei, o melhor é o GMFC, só que não sei se funciona na C4. O normal é usar na MM2001.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

Boa tarde,
eu uso o cenece 1.6 e nunca tive problemas em algum corte, é para mim o programa mais intuitivo e tem a facilidade de ter tudo traduzido para o portugues. Tenho instalado em testes os demais e não ví maiores facilidades até mais dificuldades em se tratando do foanm works e jedicut, quanto ao gmfc funcionou algumas vezes hoje não consegui mais abrir os arquivos só alguns os demais não abrem, vou entrar em contato com pessoal para ver se o que esta acontecendo ou se alguém souber nos indique, a noite vou fazer mais alguns testes para ver o que esta acontecendo, só arquivos crt e dat estão abrindo arquivos com extenção .cnc não abrem. Estou com as duas versões demo nos testes. Para usar com a C4 não fiz testes, vou ver se tiver tempo, hoje a noite faço uma verificação na porta e vejo quais as informações que ele manda e na placa vejo o que vai, creio que só no caso da temperatura é que fica complicado, podemos ussar manual que acredito ser a melhor opção tanto na cenece quando em qualquer outro programa, pelo motivo de não trabalharmos com a máquina em embiente climatizado, cada dia dependendo da temperatura e umidade no ar o fio tem um aquecimento diferente, por isto creio que o melhor é no começo acertar a temperatura de corte manual e mandar ver.

abraços motta
[], motta
Avatar do usuário
delgado
membro
Mensagens: 833
Registrado em: Dom Ago 28, 2005 11:25 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por delgado »

vou usar uma C4 também
Criando coragem para pilotar o TREX
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

a minha tem uma C4 e uso o cenecepro demo, editando os bancos de dados no access. a senha é MSVBVM60.DLL, se não me engano.
Avatar do usuário
Luiz Eduardo
membro
Mensagens: 561
Registrado em: Sáb Out 02, 2004 1:01 am
Localização: Sao Paulo-SP
Contato:

Mensagem por Luiz Eduardo »

Uso a C4 com o CENECE pro.

Funciona legal, o problema é que ainda nao peguei a mao para criar os arquivos DAT´s...
Luiz Eduardo
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:c7e937e7f5="Luiz Eduardo"]Uso a C4 com o CENECE pro.

Funciona legal, o problema é que ainda nao peguei a mao para criar os arquivos DAT´s...[/quote:c7e937e7f5]

Luiz, veja qual modelo estas querendo cortar, desde que não seja um modelo complexo, tenho alguns em .dat, te passo um arquivo de cada vez, e assim que cortares e colocares as fotos te passo outro. Só não use para fins comerciais, que não temos liberação para isto, apenas para uso pessoal, faço a tradução para a cenece 1.6 dos arquivos .cnc do gmfc onde tem muitos modelos a disposição. O cenece-pro já faz a tradução direta não sei se os arquivos com extensão .cnc ele faz mas .cut .pl .cor não tem problema. Qualquer dúvida solicite que estou a disposição para qualquer esclarecimento. Outra coisa, tens o pro registrado ou estas usando o demo? se estas usando o demo, istale o cenece 1.6 que para quem esta começando é bem melhor para o aprendizado inicial. Para um começo o pro é meio complicado, eu fiz a tradução para o portugues de uma parte e sei que para quem não tem uma boa noção complica muito.
ou veja no link abaixo o que vais querer cortar que passo a dat e te envio os arquivos ou então me passe os parâmetros da tua máquina que te envio os arquivos de controle prontos só colocar na máquina e mandar cortar. Isto vai ter um preço na proxima vez que for a s.paulo vais pagar a rodade de refrgerantes.

http://www.teaser.fr/~osegouin/index.phtml

abraços motta
[], motta
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

O PRO é muito bom em algumas coisas, mas tem um erro de cálculo bravo se usar a "Rotação de Bordo de Ataque", que é usado para asas enflexadas. Não usando este recurso, até que funciona bem.
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

[quote:23317f7358="Ericfly"]O PRO é muito bom em algumas coisas, mas tem um erro de cálculo bravo se usar a "Rotação de Bordo de Ataque", que é usado para asas enflexadas. Não usando este recurso, até que funciona bem.[/quote:23317f7358]

Ah...por isso que nunca consegui usar esse recurso. Que aliás, se funcionasse seria muito útil.
Responder