Alex, o que determina o arrasto é somente a aerodinâmica de um aeromodelo.
Se você tem um aeromodelo com 1,7 Kg e acrescenta nele mais 0,4 Kg, o peso dele aumentou, a velocidade de estol dele aumentou, mas o arrasto não, pois nada na fuselagem foi modificado, nada no perfil foi alterado, somente colocado um peso extra dentro do aeromodelo e o arrasto é gerado pela fuselagem e asas, onde o ar forma turbulências ao sair de contato com o aeromodelo e quanto menor for a turbulência de ar, nos bordos de fuga, no nariz e na fuselagem, menor será o arrasto e isso não significa ser o peso o responsável pelo arrasto.
Faça um Cessna com o nariz bem afunilado, usando spinner e teá um X de arrasto e faça esse mesmo Cessna com o nariz chato e sem spinner e terá um X de arrasto maior e não foi o peso que alterou esse arasto e sim a aerodinâmica da construção
Carga alar...
- LaercioLMB
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[quote:e0b0e9700e="LaercioLMB"]Alex, o que determina o arrasto é somente a aerodinâmica de um aeromodelo.
Se você tem um aeromodelo com 1,7 Kg e acrescenta nele mais 0,4 Kg, o peso dele aumentou, a velocidade de estol dele aumentou, mas o arrasto não, pois nada na fuselagem foi modificado, nada no perfil foi alterado, somente colocado um peso extra dentro do aeromodelo e o arrasto é gerado pela fuselagem e asas, onde o ar forma turbulências ao sair de contato com o aeromodelo e quanto menor for a turbulência de ar, nos bordos de fuga, no nariz e na fuselagem, menor será o arrasto e isso não significa ser o peso o responsável pelo arrasto.
Faça um Cessna com o nariz bem afunilado, usando spinner e teá um X de arrasto e faça esse mesmo Cessna com o nariz chato e sem spinner e terá um X de arrasto maior e não foi o peso que alterou esse arasto e sim a aerodinâmica da construção[/quote:e0b0e9700e]
Arrasto é calculado com a fórmula abaixo:
A = 1/2 d v² Cd S
Sendo A o arrasto, d a densidade do fluído, v a velocidade, Cd o coeficiente de arrasto, S a área
Ao aumentar o peso, a velocidade de cruzeiro aumenta, isto já faria o arrasto aumentar já que é proporcional ao quadrado da velocidade.
Considerando voo motorizado, se mantiver a velocidade, o arrasto também aumenta, pois além de provavelmente expor mais a área frontal (voando de nariz alto), ao aumentar a incidência para ter mais sustentação o Cd também geralmente aumenta:
[img:e0b0e9700e]http://www.e-voo.com/forum/files/polar4_175.jpg[/img:e0b0e9700e]
Isto para aviões com motor, claro, para planadores dependendo das condições é preciso mesmo acrescentar lastro para penetrar melhor e em alguns casos melhorar a eficiência (com o perfil passando a trabalhar em uma faixa de Reynolds maior, onde tem mais eficiência), pois o "combustível" deles é a interação entre as forças, incluindo aí a força peso.
Se você tem um aeromodelo com 1,7 Kg e acrescenta nele mais 0,4 Kg, o peso dele aumentou, a velocidade de estol dele aumentou, mas o arrasto não, pois nada na fuselagem foi modificado, nada no perfil foi alterado, somente colocado um peso extra dentro do aeromodelo e o arrasto é gerado pela fuselagem e asas, onde o ar forma turbulências ao sair de contato com o aeromodelo e quanto menor for a turbulência de ar, nos bordos de fuga, no nariz e na fuselagem, menor será o arrasto e isso não significa ser o peso o responsável pelo arrasto.
Faça um Cessna com o nariz bem afunilado, usando spinner e teá um X de arrasto e faça esse mesmo Cessna com o nariz chato e sem spinner e terá um X de arrasto maior e não foi o peso que alterou esse arasto e sim a aerodinâmica da construção[/quote:e0b0e9700e]
Arrasto é calculado com a fórmula abaixo:
A = 1/2 d v² Cd S
Sendo A o arrasto, d a densidade do fluído, v a velocidade, Cd o coeficiente de arrasto, S a área
Ao aumentar o peso, a velocidade de cruzeiro aumenta, isto já faria o arrasto aumentar já que é proporcional ao quadrado da velocidade.
Considerando voo motorizado, se mantiver a velocidade, o arrasto também aumenta, pois além de provavelmente expor mais a área frontal (voando de nariz alto), ao aumentar a incidência para ter mais sustentação o Cd também geralmente aumenta:
[img:e0b0e9700e]http://www.e-voo.com/forum/files/polar4_175.jpg[/img:e0b0e9700e]
Isto para aviões com motor, claro, para planadores dependendo das condições é preciso mesmo acrescentar lastro para penetrar melhor e em alguns casos melhorar a eficiência (com o perfil passando a trabalhar em uma faixa de Reynolds maior, onde tem mais eficiência), pois o "combustível" deles é a interação entre as forças, incluindo aí a força peso.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
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desenterrado das profundesas, dúvidas:
estou fazendo uma zagi de 90cm com uma EDF 64mm e o peso total do aero vai ficar em 630gr.
[b:2d3c589f6a]empuxo = 600gr[/b:2d3c589f6a]
perfil SIPKILL,estilo MH45
a carga alar = 38,9
área alar = 16,2
voces acham que que vai voar ? compensa proseguir com isto ?
tem como saber a velocidade de stol ?
att,
Fabricio.
estou fazendo uma zagi de 90cm com uma EDF 64mm e o peso total do aero vai ficar em 630gr.
[b:2d3c589f6a]empuxo = 600gr[/b:2d3c589f6a]
perfil SIPKILL,estilo MH45
a carga alar = 38,9
área alar = 16,2
voces acham que que vai voar ? compensa proseguir com isto ?
tem como saber a velocidade de stol ?
att,
Fabricio.
- LaercioLMB
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[quote:df6b8fc09f="alexcmag"][quote:df6b8fc09f="LaercioLMB"]Alex, o que determina o arrasto é somente a aerodinâmica de um aeromodelo.
Se você tem um aeromodelo com 1,7 Kg e acrescenta nele mais 0,4 Kg, o peso dele aumentou, a velocidade de estol dele aumentou, mas o arrasto não, pois nada na fuselagem foi modificado, nada no perfil foi alterado, somente colocado um peso extra dentro do aeromodelo e o arrasto é gerado pela fuselagem e asas, onde o ar forma turbulências ao sair de contato com o aeromodelo e quanto menor for a turbulência de ar, nos bordos de fuga, no nariz e na fuselagem, menor será o arrasto e isso não significa ser o peso o responsável pelo arrasto.
Faça um Cessna com o nariz bem afunilado, usando spinner e teá um X de arrasto e faça esse mesmo Cessna com o nariz chato e sem spinner e terá um X de arrasto maior e não foi o peso que alterou esse arasto e sim a aerodinâmica da construção[/quote:df6b8fc09f]
Arrasto é calculado com a fórmula abaixo:
A = 1/2 d v² Cd S
Sendo A o arrasto, d a densidade do fluído, v a velocidade, Cd o coeficiente de arrasto, S a área
Ao aumentar o peso, a velocidade de cruzeiro aumenta, isto já faria o arrasto aumentar já que é proporcional ao quadrado da velocidade.
Considerando voo motorizado, se mantiver a velocidade, o arrasto também aumenta, pois além de provavelmente expor mais a área frontal (voando de nariz alto), ao aumentar a incidência para ter mais sustentação o Cd também geralmente aumenta:
[img:df6b8fc09f]http://www.e-voo.com/forum/files/polar4_175.jpg[/img:df6b8fc09f]
Isto para aviões com motor, claro, para planadores dependendo das condições é preciso mesmo acrescentar lastro para penetrar melhor e em alguns casos melhorar a eficiência (com o perfil passando a trabalhar em uma faixa de Reynolds maior, onde tem mais eficiência), pois o "combustível" deles é a interação entre as forças, incluindo aí a força peso.[/quote:df6b8fc09f]
Alex, nessa fórmula se calcula somente o arrasto do perfil das asas, mas tem também a fuselagem toda gerando arrasto e isso pelo visto muita gente esquece.
Outro ponto importante no cálculo de uma carga alar, é nunca usar toda a envergadura de uma asa nesse cálculo, exceto é claro quando a asa é suspensa da fuselagem.
A parte em que as asas ficam na fuselagem, não se deve contar como envergadura na hora do cálculo de carga alar, pois essa parte não gera sustentação e por isso, não ajudam em nada.
Se você tem um aeromodelo com 1,7 Kg e acrescenta nele mais 0,4 Kg, o peso dele aumentou, a velocidade de estol dele aumentou, mas o arrasto não, pois nada na fuselagem foi modificado, nada no perfil foi alterado, somente colocado um peso extra dentro do aeromodelo e o arrasto é gerado pela fuselagem e asas, onde o ar forma turbulências ao sair de contato com o aeromodelo e quanto menor for a turbulência de ar, nos bordos de fuga, no nariz e na fuselagem, menor será o arrasto e isso não significa ser o peso o responsável pelo arrasto.
Faça um Cessna com o nariz bem afunilado, usando spinner e teá um X de arrasto e faça esse mesmo Cessna com o nariz chato e sem spinner e terá um X de arrasto maior e não foi o peso que alterou esse arasto e sim a aerodinâmica da construção[/quote:df6b8fc09f]
Arrasto é calculado com a fórmula abaixo:
A = 1/2 d v² Cd S
Sendo A o arrasto, d a densidade do fluído, v a velocidade, Cd o coeficiente de arrasto, S a área
Ao aumentar o peso, a velocidade de cruzeiro aumenta, isto já faria o arrasto aumentar já que é proporcional ao quadrado da velocidade.
Considerando voo motorizado, se mantiver a velocidade, o arrasto também aumenta, pois além de provavelmente expor mais a área frontal (voando de nariz alto), ao aumentar a incidência para ter mais sustentação o Cd também geralmente aumenta:
[img:df6b8fc09f]http://www.e-voo.com/forum/files/polar4_175.jpg[/img:df6b8fc09f]
Isto para aviões com motor, claro, para planadores dependendo das condições é preciso mesmo acrescentar lastro para penetrar melhor e em alguns casos melhorar a eficiência (com o perfil passando a trabalhar em uma faixa de Reynolds maior, onde tem mais eficiência), pois o "combustível" deles é a interação entre as forças, incluindo aí a força peso.[/quote:df6b8fc09f]
Alex, nessa fórmula se calcula somente o arrasto do perfil das asas, mas tem também a fuselagem toda gerando arrasto e isso pelo visto muita gente esquece.
Outro ponto importante no cálculo de uma carga alar, é nunca usar toda a envergadura de uma asa nesse cálculo, exceto é claro quando a asa é suspensa da fuselagem.
A parte em que as asas ficam na fuselagem, não se deve contar como envergadura na hora do cálculo de carga alar, pois essa parte não gera sustentação e por isso, não ajudam em nada.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.