Como tudo começou! A história do Aeromodelismo RC

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Como tudo começou! A história do Aeromodelismo RC

Mensagem por Gilberto »

Avatar do usuário
raphaelortiz
membro
Mensagens: 150
Registrado em: Dom Out 14, 2007 10:55 pm
Localização: Curitiba, Paraná

Mensagem por raphaelortiz »

Cara, que achado... imagina se eles vissem o que nós temos hoje...
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

O legal também é nós vermos o que eles tinham naquela época.
Imagine pilotar um RC com Tx a válvulas, com apenas um botão e antena pé de galinha!?
Os motores eram com vela de ignição (Champion), platinado, bobina e uma pilha (das grandes).
Avatar do usuário
Arthur94
membro
Mensagens: 312
Registrado em: Seg Ago 17, 2009 7:36 pm
Localização: Brasilia-DF

Mensagem por Arthur94 »

e o bom de pensar é que sabemos que somos um deles.
Avatar do usuário
oswaldo pires
membro
Mensagens: 3775
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por oswaldo pires »

Caramba, muito interessante. Na época do mono canal eles tinham profundor ou somente o leme?
Avatar do usuário
Timberwolf
membro
Mensagens: 188
Registrado em: Ter Dez 18, 2007 4:37 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Timberwolf »

Bom, se vocês quiserem saber como começou em São Paulo e no Brasil eu pessoalmente tenho alguns rádios da época e filme do primeiro campeonato brasileiro de RC, algumas fotos dos primeiros tempos!
Só para ilustrar esse Tx que eu estou segurando, no meu avatar, é um Babcock de 1952, era com um botão só e esse modelo possuia três catracas, uma para leme, outra para o profundor e uma para motor que só tinha duas posiçoes, acelerado para decolagem e lenta; o receptor era um O.S. modelo 4 A minitron. Usava uma bateria de 45V para a placa da valvula e uma pilha AA de 1,5 para filamento. As catracas usavam mais quatro pilhas de 1,5 V AA. Duas mechas de borracha com aproximadamente 250 voltas cada e a do motor com 20. Com um sistema acoplado ao carburador do motor que era um Enya 19 Stunt.
Foi um barato muito grande porque além de tudo ninguém sabia pilotar essa coisa!
Importante saber que esse foi um dos primeiros sistemas a serem trazidos, os anteriores eram feitos por uma pessoa que eu cosidero o pai do radio control em São Paulo! Ele ainda está vivo com 87 anos morando em Cotia.
Se vc quiser conhecer, Giberto, será um prazer te receber.
Life´s tough... It´s even tougher if you are stupid" John Wayne
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

[b:485d6243a0]Oswaldo[/b:485d6243a0], no caso dos monocanais, era só o leme mesmo.

[b:485d6243a0]Timberwolf[/b:485d6243a0], o que você tem em mãos é preciosidade e não pode se perder.
Seria muito bom se fazer um documentário para se colocar no Youtube, assim muita gente pode saber como a coisa começou no Brasil. Também seria bastante interessante digitalizar essas fotos.
O meu pai (hoje com 83 anos) foi aeromodelista do final dos anos 30, e fazia modelos a elástico e voo livre com motor. Lamentavelmente uma coleção de Model Airplane News e Flying Models dos anos 40 foi perdida, mas tenho boas lembranças delas.
Eu iniciei nos anos 60 com o UC (atual VCC).
Gostaria muito de conhecer a sua coleção (verdadeiro museu de aeromodelismo).
Aonde você costuma voar?
Avatar do usuário
Timberwolf
membro
Mensagens: 188
Registrado em: Ter Dez 18, 2007 4:37 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Timberwolf »

Gilberto,
Eu costumo voar no Aerobello, a maioria das vezes aos domingos, mas algumas vezes com um outro veterano durante a semana. Quase todas as terças eu vou ao Ibirapuera, la com o pessoal da APA.
Eu não tenho mais as Model Airplane News, nem as RCM( Radio Control Modeler) mas ainda tenho uma série de revistas argentinas dos anos 50.
Mas fica o convite apareça, quem sabe eu conheci o seu pai e vc la nos anos 60!
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Um UP desenterrando este tópico, para que os novos participantes tenham a oportunidade conhecer a nossa história.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Esse tópico é bom ser desenterrado, pois tem informações muito úteis aos iniciantes para verem como as coisas eram antes de tanta tecnologia e que ninguém dependia das mixagens de um rádio e tudo funcionava perfeitamente bem.
As mixagens vieram para nos ajudar e não para fazer a gente ficar dependentes delas e não saber fazer mais nada sem ter que mixar um canal com outro.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder