Bicicleta, scooter ou moto elétrica: considerações

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

Ainda a tempo:
para bicicleta pensei em usar este ESC
[url]http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7341[/url]
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Este ESC parece bom para o projeto, não esqueça de que precisará também de um BEC.

No caso da bicicleta, já que vai dar um trabalhinho e gastar uma grana de qualquer jeito, sugiro fazer melhor:

Em vez de um potenciômetro com knob, usar algo mais parecido com um acelerador. O ideal seria uma manopla de acelerador de moto ligada a um potenciômetro, na minha opinião.

O ideal seria um servo-tester um pouco diferente, ligado a um sensor de corrente para poder limitá-la.

Por exemplo, supondo que seja feito para 80A:

Se o acelerador estiver no máximo e a corrente chegar a 120A, ele baixaria automaticamente para 2/3, e novamente para menos do que isto se necessário, até a corrente ficar até 80A.

Caso a corrente caia abaixo do máximo, ele subiria a potência comandada ao ESC até alcançar a máxima.

Assim você evita explodir tudo na primeira subida, quando a corrente com certeza aumentará.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Na Bidproduct tem um tal de "Throttle by hand" que eu não entendi direito o que é, quase pedi um pra descobrir, mas esotu meio sem grana pra isso...
Avatar do usuário
Bicho Solto
membro
Mensagens: 229
Registrado em: Seg Abr 21, 2008 8:44 am
Localização: Marília, SP

Mensagem por Bicho Solto »

Boa tarde à todos,
Eleusmar, veja este tópico feito pelo Vinicius sobre este projeto. Pode ser útil. Boa sorte e um abraço.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=43737&highlight=bicicleta
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

Hehehe já vi que vamos abrir outra seção aqui no forum.. Amigo dá uma olhada, aqui ó:

http://www.tncscooters.com/

Acho que o que procura seria isso aqui mais ou menos.. Só que não sei como é o funcionamento, mas acredito que de para adaptar.. Ou então comprar o controladores deles, se bem que a maioria é para motor Brushed.

http://tncscooters.com/product.php?sku=101100
[img:2ab509ffd1]http://tncscooters.com/images/101100.gif[/img:2ab509ffd1]


Esse motor aqui tem 1HP funciona com 36V e consumo na casa dos 27,4A.
http://tncscooters.com/product.php?sku=106150
[img:2ab509ffd1]http://tncscooters.com/images/106150.gif[/img:2ab509ffd1]


Tem lá também uma soluçao para o pedal da bicicleta, para quando vc parar de pedalar a coroa da bicilceta continua com o motor, é legal quando se instala o motor na mesma corrente da bicilceta, então vc pode pedalar e usar o motor.. Como se fosse uma catraca no pedal.. hehehehe Esqueci o nome..
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Ah, por algo mais sério quero dizer algo que permita usar um sensor remoto para a posição do acelerador e que possa limitar a potência evitando danos ao equipamento.

O GWS parece excelente, e o E-Sky é bastante funcional, tanto que comecei a usar o mesmo tipo de montagem (sem uma big caixa cheia de ar...).
Avatar do usuário
qbrado
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Fev 24, 2005 6:56 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por qbrado »

Pessoal, estive conversando com o Vinícius ET esses dias sobre a bike elétrica.
Estou querendo montar uma também, mas com um motor mais parrudinho.
A idéia seria:

Motor de 6000W - 130kV
12S1P ou 12S2P de 2200mAh cada célula
Speed de 120A para 12S + cooler + um big dissipador
Quem sabe um conjunto de A123 ?
O problema é o preço mesmo!!!

Será que daria para andar bem?

No caso do acelerador, seria um mais inteligente, com um microcontrolador ou coisa do tipo, para a "percepção" de acelerações repentinas nocivas aos mecanismos elétricos/eletrônicos, fazendo um modelo de soft-start, o que acham?

Bom, orçando o equipo, sem baterias, ficaria em torno de 600 reais (incluindo frete), mas isso sem imposto, caso venha a pegar algum. É um bom investimento para uma "brincadeira" né?

Quanto às A123 eu não tenho muito conhecimento sobre elas, mas para se fazer um carregador que se pudesse levar para qualquer lugar junto com a bicicleta, teria algum problema? Pois para ter uma fonte de no mínimo 20A tinha que ser um trombolho né? Sem chance de carregar junto (muito peso extra). Alguma sugestão com relação a isso?

Tenho um conhecido nos EUA que disse que um amigo dele fez uma conversão do tipo, gastou em torno de 1500 doletas (todo o material + bike). A bike dele chega a 52mph em 6seg, e dura a bateria (com 12S2P) em torno de 1,5 hora interruptas.

Verdade? Mentira? O que acham disso tudo?

Abraços

Tiago
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

qbrado,

Motor de 6Kw vai dar uma baita performance, acho até mais adequado para uma scooter do que pra uma bike (freios melhores, mais estabilidade a velocidades maiores, etc.).

Conte comigo para um acelerador mais inteligente, com soft-start regulável, limitador de corrente, etc.

Para carregar um pack A123 a 12S eu tentaria partir para um projeto específico de carregador.

Elas precisam terminar a carga em 4,15V, o que para 12 células dá 49,8V, não sei a quantas o pessoal anda carregando elas, mas se for carga a 3C de 2200mAh dá 6,6A (ou 13,2A se for 2P).

Mesmo retificando, filtrando e usando em um trafo de frequencia mias alta, iria um baita trafo para reduzir esta tensão diretamente, então imaginei uma solução sem trafo.

Seria retificar e filtrar a linha de 110V (ficando com tensão de pico de uns 190V), depois aplicar PWM em um IGBT para limitar a corrente e a tensão, com um indutor em série para filtrar o sinal, interrompendo a carga quando a alimentação alcançase os 49,8V.

Claro que esta parte do carregador "rabo quente" precisaria ser um projeto bem estudado e com as devidas precauções, mas é uma solução que garante um carregador pequeno, eficiente e portátil para o pack gigante.

Ou então você monta um pack 45S e carrega direto no retificador :)

A performance deve ficar boa, mas duração de 1,5h já acho meio exagerada. Com 12S2P de 2200mAh (174Wh) para durar 1,5h o consumo médio teria que ser de apenas 120W.
Avatar do usuário
qbrado
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Fev 24, 2005 6:56 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por qbrado »

[quote:227d97af86]Motor de 6Kw vai dar uma baita performance, acho até mais adequado para uma scooter do que pra uma bike (freios melhores, mais estabilidade a velocidades maiores, etc.).[/quote:227d97af86]
Bom quanto à bike, seria somente questão de preço e facilidade de conseguir, qualquer casa tem alguma encostada. Como seria algo, inicialmente, experimental, acho que uma bike sirva por hora. Onde conseguir uma "carcaça" de scooter? Ou algo do tipo? Tens alguma idéia?
[code:1:227d97af86]Conte comigo para um acelerador mais inteligente, com soft-start regulável, limitador de corrente, etc.[/code:1:227d97af86]
COM CERTEZA vou querer muito sua ajuda e experiência. Vai ser um projeto "eletrizante"!! hehehe...
Eu fiz alguns trabalhos com o microcontrolador HC08 da freescale, pois é o ensinado na faculdade. Agora o problema é que sei o assembly e muito pouco de C (aprendi o básico do básico). Pelo projeto que fiz semestre passado, vi que o assembly é muito rápido, em termos de processamento, realmente, mas por outro lado agente perde muito tempo programando, acaba que as vezes não compensa. Ate estava pensando em pegar um PIC para mexer, mas nunca tentei ainda. Vou da uma pesquisada em C para o HC08, acho q não deve ser complicado.
[quote:227d97af86]Para carregar um pack A123 a 12S eu tentaria partir para um projeto específico de carregador. [/quote:227d97af86]
Também necessito um pouco mais de conhecimento para isso.
Mas pelo que vi "an passan" rss.. num sei como escreve, pela net, me parece que não são "muito chatas" em relação ao carregador.
[quote:227d97af86]Elas precisam terminar a carga em 4,15V, o que para 12 células dá 49,8V, não sei a quantas o pessoal anda carregando elas, mas se for carga a 3C de 2200mAh dá 6,6A (ou 13,2A se for 2P).[/quote:227d97af86]
Bom, pelo que sei elas podem ser carregadas tranquilamente até em torno de 8C, ja com segurança, pois carregam por aí à 10C. Isso seria necessário um fonte que conseguisse fornecer 40A, PELO MENOS.
[quote:227d97af86]Mesmo retificando, filtrando e usando em um trafo de frequencia mias alta, iria um baita trafo para reduzir esta tensão diretamente, então imaginei uma solução sem trafo.
Seria retificar e filtrar a linha de 110V (ficando com tensão de pico de uns 190V), depois aplicar PWM em um IGBT para limitar a corrente e a tensão, com um indutor em série para filtrar o sinal, interrompendo a carga quando a alimentação alcançase os 49,8V.[/quote:227d97af86]
Bom, até a aplicação do PWM eu entendi, só não entendi como essa aplicação será feita. Com relação ao IGBT também não tinha conhecimento, mas dei uma pausa na minha escrita aqui e li um pouquinho. Pelo que vi realmente seria o que precisávamos, pois consegue trabalhar em altas correntes, mas como não olhei datasheets (não deu tempo), não sei essa corrente limite. Mas pela pequena experiência (muiito pequena) que tenho não creio que seja problema.
Aproveitando o gancho, eu gosto pra caramba dessa área, estou terminando o curso de Eng. Mecatrônica, mas NUNCA trabalhei com isso, somente na teoria das aulas mesmo, isso dificulta muito. Hoje estou trabalhando com cálculos mecânicos para transportadores de correia e máquinas de pátio para mineração e cálculo de estruturas metálicas. Gosto muito também, mas a parte eletrônica de potência me fascina!!
[quote:227d97af86]Claro que esta parte do carregador "rabo quente" precisaria ser um projeto bem estudado e com as devidas precauções, mas é uma solução que garante um carregador pequeno, eficiente e portátil para o pack gigante.

Ou então você monta um pack 45S e carrega direto no retificador :)[/quote:227d97af86]
Vixeeee...rss.. aí você apelou...rsss!!! Acho que o problema aí seria em termos de usabilidade da bateria, pois tem a limitação, tanto do motor, quanto do ESC em relação à tensão de trabalho. Ou você quiz dizer de outra maneira? Acho que a primeira solução mais interessante.
[quote:227d97af86]A performance deve ficar boa, mas duração de 1,5h já acho meio exagerada. Com 12S2P de 2200mAh (174Wh) para durar 1,5h o consumo médio teria que ser de apenas 120W.[/quote:227d97af86]
Bom, realmente é algo a duvidar, mas estive pensando, se a pessoa sempre pedalar nas arrancadas e apartir daí acelerar (ou fazer um dispositivo mais "inteligente" no microcontrolador que fizese isso), acho que seria uma economia gigantesca, pois arrancar é a parte mais "gastona" do processo.

:arrow: Vou escrever no próximo post (página) o material que pretendo comprar nesse final de semana, e gostaria da opinião de vocês.

Abraços

Tiago
Quero Tudo e mais nada!!!
Avatar do usuário
qbrado
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Fev 24, 2005 6:56 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por qbrado »

Motor: $140
Speed: $100
Programador do Speed: $10

http://www.unitedhobbies.com/unitedhobbies/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5142

Comentário:

[quote:97aab5ba51]60-80cc replacment
daniel ginn
omg! i put this thing in a pocket bike (mini street bike) with a small 6tooth sprocket, 140amp esc and 4 lawn mower batteries and omg! 52mph 0-top in 4 seconds and will go gor 1.5 hrs!!! [/quote:97aab5ba51]



http://www.unitedhobbies.com/unitedhobbies/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4691

http://www.unitedhobbies.com/unitedhobbies/store/uh_viewItem.asp?idProduct=2169

Além disso vou comprar conectores 8mm ($14).
O que mais seria necessário? Considerando que é para uma bike elétrica?
A bateria vai ficar para mais pra frente, por eu não ter a grana agora.
Até la da para fazer os circuitos, aceleradores e carregadores, adaptadores do motor e outras minúncias.

O que acham?
Abraços ... Tiago
Responder