Bicicleta, scooter ou moto elétrica: considerações

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Ainda não fiz nada, estou dando uma organizada na oficina e tirando umas coisas da frente antes...
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

[quote:2d064c617e="alexcmag"]Ainda não fiz nada, estou dando uma organizada na oficina e tirando umas coisas da frente antes...[/quote:2d064c617e]

Alexcmag, não é do que você vai montar não, mas sim das encomendas da china.. rsrsrsrs. As manetes, etc... Afinal vc precisa delas para testar..

Mas aproveitando, o que achou das minhas contas malucas ??? É mais ou menos aqui ali mesmo ???
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Acho que a resposta ficou meio fora de contexto... Tava distraído, li um post do qbrado em outra página acabei respondendo...

Enquanto não chegarem as manetes pretendo testar os sensores de corrente que já tenho, até porque preciso saber tudo deles para outro projeto.

Com relação a suas contas, considere que o Kv é em vazio, sem carga.

Com carga, a rotação deve cair uns 20% a 30%, portanto para 24V considere 3400rpm.

Com a redução de 3,666:1 cai pra 927rpm na roda, uns 70Km/h.

De qualquer jeito, acho 24V pouco. O ideal é trabalhar com 48V mesmo, a corrente fica menor, perde-se menos nos fios, a eficiência aumenta.

Quanto a levar 250Kg com 7000W, minha resposta é: com certeza.

Como comparação, considere que 7000W são 9,38HP. Tudo bem que é menos do que motos 125, mas a relação peso/potência fica em 26,6Kg/hp.

Não é muito comparado a motos ou carros esporte, mas é bem próximo dos 20Kg/hp do Corsa 1.0 que dirigia há uns 12 anos, e garanto que eu não ficava para trás do fluxo no trânsito urbano e saía na frente no farol verde.

Isto era em um motor com pouco torque em baixa rotação, mas motores elétricos têm muito torque disponível em qualquer rotação, portanto a mesma relação peso/potência com motor elétrico leva vantagem.
rodrigo.aires
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 12:16 pm
Localização: osasco, são paulo

Mensagem por rodrigo.aires »

fala pessoal,

tenho uma duvida, se utilizar esse motor, (7000w) e 4 baterias automotivas normais (12v ~50) daria certo? num to entendendo a do Amper... tenho que ter cerca de ~150A em cada bateria
12v*4baterias=48v
7000w / 48v = 145A ?????? ta certo????

Buts,

qual o esc que vai usar pra esse motor?

e onde vc vai pega (comprar) ele?

[]'s
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

7000W / 48V dá 145A.

Como as baterias estarão em série, você pode usar 4 baterias que aguentem fornecer esta corrente.

Baterias de chumbo-ácido aguentam normalmente picos de 5C, sendo recomendável descarga média abaixo de 1C.

Portanto, para aguentar os 150A de pico, baterias 30Ah já podem ser usadas. Com esta capacidade (48V x 30Ah = 1440Wh) deve-se sustentar velocidades acima de 60Km/h por cerca de 1,5h...

Como a densidade energética de baterias de chumbo-ácido é de 30 a 50Wh/Kg, provavelmente o conjunto (4 x 12V 30Ah) deve dar um peso de uns 29Kg a 48Kg.

Como fica tudo meio no limite e acelerar tudo ladeira acima ou com a roda presa gera correntes enormes, volto a destacar que é bom ter limites de corrente e potência para garantir a integridade do equipamento.
Avatar do usuário
qbrado
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Fev 24, 2005 6:56 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por qbrado »

Rodrigo, é isso mesmo.

No caso, pelo que li, baterias automotivas têm uma período curto de capacidade... ou seja, podem ser usadas no máx 20% de sua capacidade, e depois recarregadas.

Leia atentamente o que esta escrito abaixo:

[quote:340c6dc099]Vou falar sobre baterias chumbo-ácido, pois observo que a maioria das pessoas não faz a mínima idéia de como utilizá-las corretamente(..)
Este é um assunto que a maioria das pessoas não dá muita atenção e acaba estragando a bateria do seu carro sem saber o motivo.
Existem vários tipos de baterias chumbo-ácido, mas elas podem ser agrupadas em dois grandes grupos:
· Baterias de ciclo normal
· Baterias de ciclo profundo

A bateria de ciclo normal é a bateria automotiva que temos em nossos carros, ela é fabricada para sofrer descargas de no máximo 20 % de sua carga total e logo após ser carregada novamente.
Este tipo de bateria se for descarregada abaixo de 80% começa a sofrer processo de sulfatação e conseqüente perda de vida útil.
(..)
Se sua bateria for de 40Ah, (..), assim você
poderá gastar 8Ah e logo depois deverá recarregar a bateria.
Ok, mas o que eu posso fazer com 8Ah?
Se você tiver um Pack 3S1P de LIFE de 2300mAh (2300mAh = 2,3Ah), você poderá carregar no máximo 3 vezes:
3 x 2,3Ah = 6,9Ah, pois se carregar 4 vezes já descarregará demais a bateria do carro: 4 x 2,3Ah = 9,2Ah
Mas é muito pouco! Eu sei que é pouco, mas essa bateria é pra trabalhar assim e estimase que se você descarregar uma bateria automotiva metade de sua carga ela não durará nem 50 recargas.
(...)
Mas o que eu posso fazer? Você pode comprar uma bateria de ciclo profundo! Por
exemplo as baterias náuticas (desenvolvidas para alimentar os sistemas eletrônicos e elétricos de barcos). Nestas baterias você pode descarregar até 80% da carga sem estragar a bateria, (...)

(..)

[/quote:340c6dc099]

As palavras acima foram retiradas do nosso colega aqui do fórum: cassiorage
Para ler o texto completo, sem cortes entre aqui:

http://www.superhelis.com.br/editor/images/file/LiFe.pdf

Em relação ao ESC pode ser comprado na própria HobbyCity.com. Lá se tem os ESC com maiores custo/benefício que ja vi.

Abraços

Tiago
Quero Tudo e mais nada!!!
rodrigo.aires
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 12:16 pm
Localização: osasco, são paulo

Mensagem por rodrigo.aires »

então,

e se eu usar 4 baterias nauticas de 150A...

eu teria a watagem necessaria (até de sobra) e andaria as ~1:30???

agora fiquei com mais duvida ainda!

pq chegaria a esse tempo, qual o calculo?

[]'s
rodrigo.aires
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 12:16 pm
Localização: osasco, são paulo

Mensagem por rodrigo.aires »

Alex,

seguindo o topico:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=46665&highlight=bike+eletrica

então qual seria a config geral?

bateria: 4x 12v 100A
motor: 7000W
ESC: 100A ou o de 200A da himodel????

[]'s
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Tem que ver se não fica muito pesado em uma moto as 4 baterias de 100Ah...

O ESC Himodel de 200A é para baixa tensão (máximo de 30V, limite dos FETs), neste caso seriam apenas 2 baterias de 100Ah em série. Não achei na especificação do motor a corrente máxima, se chegar a 200A, é só tomar cuidado com os conectores e fios que rola. A potência ficaria limitada a uns 4800W neste caso.

O de 100A 12S da Turnigy já aguenta tensão maior, apesar de corrente menor, com certeza seria a melhor opção em termos de fios, conectores, menor perda de corrente, etc. já que 100A é uma corrente mais "razoável", dá para usar um fio de "apenas" 15mm² !!!
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

[quote:33d1bb696f="alexcmag"]
Portanto, para aguentar os 150A de pico, baterias 30Ah já podem ser usadas. Com esta capacidade (48V x 30Ah = 1440Wh) deve-se sustentar velocidades acima de 60Km/h por cerca de 1,5h....[/quote:33d1bb696f]

Alex, como que se estima o consumo do motor em Wh pra fazer a conta de duração da bateria?
Keep Flying! Contato: osvaldoljunior-gmail.com
Responder