Buran, o triste fim do único Ônibus Espacial Soviético a ir

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
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Lambreta
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Buran, o triste fim do único Ônibus Espacial Soviético a ir

Mensagem por Lambreta »

[img:7231740a42]http://www.buran.fr/bourane-buran/Photos/095-Le%20Bourget%201989-Le%20Bourget%201989-ru_aircraft_an225buran_50.jpg[/img:7231740a42]





http://blogpaedia.blogspot.com/2008/09/o-triste-fim-do-nico-nibus-espacial.html
Marco Aurélio
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JP2D
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Mensagem por JP2D »

Lamentável..

Eu admiro muito as soluções de engenharia deles.
Realmente com idéias muito criativas para solucionar problema.
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Lambreta
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Mensagem por Lambreta »

Em engenharia ví ciencia de materais e durante boa parte da cadeira estudamos refratários.

havia um capitulo do livro falando somente das placas de coberturas dos onibus espaciais capazes de suportar a reentrada..

show de bola!
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fabio_sp
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Mensagem por fabio_sp »

cara pra vc ter uma ideia, no unico voo da buran, não foi tripulado, e nem controlado a distancia, foi pre programado! desde o lançamento com o booster enegia, ate o pouso, este que er bem mais curto do aque o da space shuttle. isso e coisa quue a space shuttle não e capaz ate hoje! de fazer um voo totalmente programado.


E essa história do telhado ter desabado não e verdadeira, pelol que esi.
Na verdade, a buran estava guardada montada sobre o Energia (o seu "foguete extra" de lançamento), o Energia, não era capaz de aguentar o peso da buran em cima dele, pois e uma estrutura oca, e estava vazio. então o que se fez?

O energia foi preenchido com ar de alta pressão para que ficasse rigido.

Até que um certo dia, enquanto faziam reparos no teto do hangar, por dentro. trabalhadores deixaram cair um bujão de maçarico de cima do hangar, acertando o energia, que por ser uma enorme bexiga de aço, na situação que estava, explodiu violentamente. isso causou o desmoronamento, e a destruição da ultima Buran "inteira"
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Lambreta
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Mensagem por Lambreta »

onde vc leu sobre esta versão?
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fabio_sp
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Mensagem por fabio_sp »

um grande colega meu, que estuda a fundo a historia das viagens ao espaço, por hobby. ele inclusive ja viajou ate os EUA só par5a poder visitar o kennedyt sapce center, e poder assistir um lançamento da atlantis
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Rubens Sayegh
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Mensagem por Rubens Sayegh »

Quando anunaciado ao mundo, o Buran (bypaH - ou "Bola de Neve" em russo) foi imediatamente apelidado de "Shuttlovsky" já que era cópia "escarrada" do Space Shuttle. Nem o design externo foi mudado, sem contar os "tijolinhos" de silício e as estruturas de carbono-carbono das asas, nariz e outras superfícies que sofrem mais intensamente a ação do atrito aerodinâmico.

Porém, os russos têm algumas coisas que ninguém supera...

O "Energyia" é um projeto de mais de 40 anos, assim como as cápsulas Soyuz (Coho3 - "União" em russo) já têm mais de 30. E estão firme e fortes até hoje... Vale lembrar que a série Soyuz só teve dois acidentes fatais - Soyuz 1 (paraquedas de descida não abriu - morte de Vladimir Komarov) e Soyuz 11 (vazamento de oxigênio - mortes de Vladislav Volkov, Georgii Dobrovolskii and Viktor Patsaev). A série Apollo teve também dois acidentes, um deles fatal (Apollo 1 - mortes de Virgil Grissom, Edward White e Roger Chaffee), mas durou apenas 5 anos (1967 - 1972). A Apollo 13, felizmente, não terminou em tragédia...

Uma observação interessante é a falta da "fumaceira" nos lançadores russos, quando comparados aos americanos. Depois de liberar a torre (esta fumaça é na verdade vapor gerado pelos milhares de litros de água descarregados durante a ignição dos foguetes, para amortecer as vibrações e esfriar a torre), notem que os foguetes russos são mais "discretos"... Sobem sem fazer aquele enorme rastro de fumaça... Lembrando-se de que o Energyia (58m) desloca a mesma carga que o Saturno V (110,6m), mas tem metade do seu tamanho... E o Buran aterrisa em metade da pista do Shuttle, como bem frisou o Fabio_SP aí em cima.

Uma das naves Buran ficou "em exposição" num parquinho às margens do Rio Moscou, sob chuva, sol e neve (muuuuuita neve).

Agora esse destroçamento da última nave acabou com o que restava de história desse projeto. Uma pena... Mesmo não tendo efetuado vôos tripulados, uma bela peça de engenharia (copiada, mas bonita).
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Lambreta
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Mensagem por Lambreta »

http://blogpaedia.blogspot.com/2008/10/destino-final-de-todos-os-veculos-do.html


os 10 modelos!

muito bom!
Marco Aurélio
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brunollo
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Mensagem por brunollo »

[quote:62a39530bb]Eu admiro muito as soluções de engenharia deles.
Realmente com idéias muito criativas para solucionar problema.[/quote:62a39530bb]

Na década de 60, quando descobriram que canetas normais naõ funcionavam direito no espaço, os americanos criaram uma caneta superdiferente, equipada com uma fonte interna de alta pressão que expelia tinta quando a caneta encostava no papel.
Os russos usaram lápis.
Vamos melhorar o nível do e-voo: se observar grosseria ou falta de educação, CLIQUE NO BOTÃO DENUNCIAR!!!
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Lazza02
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Mensagem por Lazza02 »

Assistí um documentário no History Channel sobre ele, foi realmente uma pena, mas o Antonov 232 foi reformado e hoje é o maior avião de cargas do mundo em operação, voando pela Antonov Airlines, se vc tiver uns dólares sobrando, pode por sua casa dentro dele e ir com ela passar um verão na Indonésia....

www.antonov.com

Abs.
Mais vale um mau dia de voo do que um ótimo dias de trabalho!!
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