Buran, o triste fim do único Ônibus Espacial Soviético a ir
Buran, o triste fim do único Ônibus Espacial Soviético a ir
[img:7231740a42]http://www.buran.fr/bourane-buran/Photos/095-Le%20Bourget%201989-Le%20Bourget%201989-ru_aircraft_an225buran_50.jpg[/img:7231740a42]
http://blogpaedia.blogspot.com/2008/09/o-triste-fim-do-nico-nibus-espacial.html
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Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
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cara pra vc ter uma ideia, no unico voo da buran, não foi tripulado, e nem controlado a distancia, foi pre programado! desde o lançamento com o booster enegia, ate o pouso, este que er bem mais curto do aque o da space shuttle. isso e coisa quue a space shuttle não e capaz ate hoje! de fazer um voo totalmente programado.
E essa história do telhado ter desabado não e verdadeira, pelol que esi.
Na verdade, a buran estava guardada montada sobre o Energia (o seu "foguete extra" de lançamento), o Energia, não era capaz de aguentar o peso da buran em cima dele, pois e uma estrutura oca, e estava vazio. então o que se fez?
O energia foi preenchido com ar de alta pressão para que ficasse rigido.
Até que um certo dia, enquanto faziam reparos no teto do hangar, por dentro. trabalhadores deixaram cair um bujão de maçarico de cima do hangar, acertando o energia, que por ser uma enorme bexiga de aço, na situação que estava, explodiu violentamente. isso causou o desmoronamento, e a destruição da ultima Buran "inteira"
E essa história do telhado ter desabado não e verdadeira, pelol que esi.
Na verdade, a buran estava guardada montada sobre o Energia (o seu "foguete extra" de lançamento), o Energia, não era capaz de aguentar o peso da buran em cima dele, pois e uma estrutura oca, e estava vazio. então o que se fez?
O energia foi preenchido com ar de alta pressão para que ficasse rigido.
Até que um certo dia, enquanto faziam reparos no teto do hangar, por dentro. trabalhadores deixaram cair um bujão de maçarico de cima do hangar, acertando o energia, que por ser uma enorme bexiga de aço, na situação que estava, explodiu violentamente. isso causou o desmoronamento, e a destruição da ultima Buran "inteira"
- Rubens Sayegh
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Quando anunaciado ao mundo, o Buran (bypaH - ou "Bola de Neve" em russo) foi imediatamente apelidado de "Shuttlovsky" já que era cópia "escarrada" do Space Shuttle. Nem o design externo foi mudado, sem contar os "tijolinhos" de silício e as estruturas de carbono-carbono das asas, nariz e outras superfícies que sofrem mais intensamente a ação do atrito aerodinâmico.
Porém, os russos têm algumas coisas que ninguém supera...
O "Energyia" é um projeto de mais de 40 anos, assim como as cápsulas Soyuz (Coho3 - "União" em russo) já têm mais de 30. E estão firme e fortes até hoje... Vale lembrar que a série Soyuz só teve dois acidentes fatais - Soyuz 1 (paraquedas de descida não abriu - morte de Vladimir Komarov) e Soyuz 11 (vazamento de oxigênio - mortes de Vladislav Volkov, Georgii Dobrovolskii and Viktor Patsaev). A série Apollo teve também dois acidentes, um deles fatal (Apollo 1 - mortes de Virgil Grissom, Edward White e Roger Chaffee), mas durou apenas 5 anos (1967 - 1972). A Apollo 13, felizmente, não terminou em tragédia...
Uma observação interessante é a falta da "fumaceira" nos lançadores russos, quando comparados aos americanos. Depois de liberar a torre (esta fumaça é na verdade vapor gerado pelos milhares de litros de água descarregados durante a ignição dos foguetes, para amortecer as vibrações e esfriar a torre), notem que os foguetes russos são mais "discretos"... Sobem sem fazer aquele enorme rastro de fumaça... Lembrando-se de que o Energyia (58m) desloca a mesma carga que o Saturno V (110,6m), mas tem metade do seu tamanho... E o Buran aterrisa em metade da pista do Shuttle, como bem frisou o Fabio_SP aí em cima.
Uma das naves Buran ficou "em exposição" num parquinho às margens do Rio Moscou, sob chuva, sol e neve (muuuuuita neve).
Agora esse destroçamento da última nave acabou com o que restava de história desse projeto. Uma pena... Mesmo não tendo efetuado vôos tripulados, uma bela peça de engenharia (copiada, mas bonita).
Porém, os russos têm algumas coisas que ninguém supera...
O "Energyia" é um projeto de mais de 40 anos, assim como as cápsulas Soyuz (Coho3 - "União" em russo) já têm mais de 30. E estão firme e fortes até hoje... Vale lembrar que a série Soyuz só teve dois acidentes fatais - Soyuz 1 (paraquedas de descida não abriu - morte de Vladimir Komarov) e Soyuz 11 (vazamento de oxigênio - mortes de Vladislav Volkov, Georgii Dobrovolskii and Viktor Patsaev). A série Apollo teve também dois acidentes, um deles fatal (Apollo 1 - mortes de Virgil Grissom, Edward White e Roger Chaffee), mas durou apenas 5 anos (1967 - 1972). A Apollo 13, felizmente, não terminou em tragédia...
Uma observação interessante é a falta da "fumaceira" nos lançadores russos, quando comparados aos americanos. Depois de liberar a torre (esta fumaça é na verdade vapor gerado pelos milhares de litros de água descarregados durante a ignição dos foguetes, para amortecer as vibrações e esfriar a torre), notem que os foguetes russos são mais "discretos"... Sobem sem fazer aquele enorme rastro de fumaça... Lembrando-se de que o Energyia (58m) desloca a mesma carga que o Saturno V (110,6m), mas tem metade do seu tamanho... E o Buran aterrisa em metade da pista do Shuttle, como bem frisou o Fabio_SP aí em cima.
Uma das naves Buran ficou "em exposição" num parquinho às margens do Rio Moscou, sob chuva, sol e neve (muuuuuita neve).
Agora esse destroçamento da última nave acabou com o que restava de história desse projeto. Uma pena... Mesmo não tendo efetuado vôos tripulados, uma bela peça de engenharia (copiada, mas bonita).
[quote:62a39530bb]Eu admiro muito as soluções de engenharia deles.
Realmente com idéias muito criativas para solucionar problema.[/quote:62a39530bb]
Na década de 60, quando descobriram que canetas normais naõ funcionavam direito no espaço, os americanos criaram uma caneta superdiferente, equipada com uma fonte interna de alta pressão que expelia tinta quando a caneta encostava no papel.
Os russos usaram lápis.
Realmente com idéias muito criativas para solucionar problema.[/quote:62a39530bb]
Na década de 60, quando descobriram que canetas normais naõ funcionavam direito no espaço, os americanos criaram uma caneta superdiferente, equipada com uma fonte interna de alta pressão que expelia tinta quando a caneta encostava no papel.
Os russos usaram lápis.
Vamos melhorar o nível do e-voo: se observar grosseria ou falta de educação, CLIQUE NO BOTÃO DENUNCIAR!!!
Assistí um documentário no History Channel sobre ele, foi realmente uma pena, mas o Antonov 232 foi reformado e hoje é o maior avião de cargas do mundo em operação, voando pela Antonov Airlines, se vc tiver uns dólares sobrando, pode por sua casa dentro dele e ir com ela passar um verão na Indonésia....
www.antonov.com
Abs.
www.antonov.com
Abs.
Mais vale um mau dia de voo do que um ótimo dias de trabalho!!