Projeto para corte a laser

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Projeto para corte a laser

Mensagem por charles_pereira »

Pessoal,

sabem me dizer se para cortar um projeto a laser é preciso fazer uma preparação especial no desenho?

Por exemplo, se eu desenhar um círculo de 20mm, ele sairá com exatamente 20mm na madeira? Ou será preciso fazer ajustes?

Pergunto isso pois quando eu fizer um próximo modelo, quero cortar com laser. Fazer tudo no estilete demora muito. :-)

Obrigado!
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

Ele corta o círculo mas o corte come uns 0.1-0.3mm depende da espessura da balsa.

A máquina tem resolução limitada também, círculos com 2mm não serão bem círculos mas com 20mm não deve ter problema.

Coisas maiores que 1/4" não cortam bem, com 3/16 já dá pra ver o cone do laser, 1/8"pra baixo são os melhores cortes. Em 1/16 acho que come 0.1mm, mas também depende da densidade. Para encaixes perfeitos vale a pena descontar mas pra maioria das coisas não precisa, em chapas finas a própria cola ocupa este espaço.

Procure trabalhar o desenho com encaixes e peças que alinhem sozinhas, assim dá pra construir sem régua ou esquadro e em alguns casos nem precisa da mesa...
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Obrigado pelas dicas Alexandre.

Gostei da idéia de fazer o desenho de forma que as peças se alinhem.
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

outra coisa, na hora do corte vc deve deixar alguns pedaços sem cortar, como se fosem picotes, pois a chapa entrar reta no corte a laser, mas conforme vai sendo cortada a parte cortada enverga um pouco pq cortou as fibras que mantinham elas retas, ou seja, se vc cortar uma peça sem deixar os picotes pra depois descolaas da madeira ela pode envergar e cortar torto e os encaixes não sairem perfeitos, já acompanhei uma vez o corte na flying circus, é muito legal o processo.
Outra coisa, se possivel marque os encaixes das peças, é so usar duas cores, tipo preto pros cortes e verde pra escrita e avisar na hora que manda o arquivo. ajuda muito a vc saber onde vai cada peça!
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:7ad0009efb="osvaldoljunior"]outra coisa, na hora do corte vc deve deixar alguns pedaços sem cortar, como se fosem picotes, pois a chapa entrar reta no corte a laser, mas conforme vai sendo cortada a parte cortada enverga um pouco pq cortou as fibras que mantinham elas retas, ou seja, se vc cortar uma peça sem deixar os picotes pra depois descolaas da madeira ela pode envergar e cortar torto e os encaixes não sairem perfeitos, já acompanhei uma vez o corte na flying circus, é muito legal o processo.[/quote:7ad0009efb]

Seria dessa maneira.
Anexos
imagem.JPG
imagem.JPG (11.16 KiB) Exibido 13184 vezes
Edson
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

isso mesmo, depois vc só destaca as peças!
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Se for de balsa, deixar só as pontes paralelas à fibra, para ficar fácil de destacar, não deixar pontes perpendiculares à fibra da madeira. Se for depron, fica bom como está na figura.
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

tem razão, esqueci desse detalhe!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Muito legal pessoal!

Responderam todas as minhas dúvidas.

Muito obrigado!
Avatar do usuário
Rafael Cotrim
membro
Mensagens: 993
Registrado em: Ter Jul 27, 2004 6:00 pm

Mensagem por Rafael Cotrim »

alguem tem o projeto da maquina??

pensei em fazer uma.....e usar só dois motores de passo...
qual é o laser usado?
uhm...
Responder