Para quem nunca entelou com MONOKOTE

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1003
Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
Localização: Manaus- Amazonas

Mensagem por jujuba »

Só entelei com vinil até agora, só que hoje um cara trouxe todos os fascículos do Mustang P-51 da Salvat pra eu montar pra ele, e vieram juntos três rolos de oracover ou monokote pra entelagem do modelo.

Esse tópico caiu como uma luva, já que vou ser obrigado a usar um filme ao qual não estou acostumado!
A verdadeira sabedoria está em saber que você não sabe nada!
RONEY.HSIAO
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Seg Jan 19, 2009 5:30 pm
Localização: Sp

Mensagem por RONEY.HSIAO »

olá pessoal
alguem sabe qual a marca do monokote do fasciculos da salvat - p-51?
já procurei e não consegui achar ? pois já comprei 2 marcas diferente e nenhum é da mesma marca do fasciculo.
queria achar do mesmo.
obrigado
a1a_terabyte
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm

Mensagem por a1a_terabyte »

[quote:cb567a3e48="RONEY.HSIAO"]olá pessoal
alguem sabe qual a marca do monokote do fasciculos da salvat - p-51?
...................[/quote:cb567a3e48]

Qual a cor do cavalo branco do rei?? Se você diz que é Monokote, deve ser Monokote, não????

O post é muito bom, e o autor está de parabéns pela iniciativa, mas uma coisa me incomoda, essa confusão que vemos do colega acima.

Monokote não é sinonimo de filme termo-retrátil! Acho que precisamos ventilar um pouco a cabeça, principalmente para os mais novos, a não ser que a Monokote pague, ficar fazendo propaganda no 0800 não dá.

Exite um grande quantidade destes filme, Oracover, Monokote, Chinakote, enfim todos filmes de poliester...

Sei que sou chato, mas precisamos sair deste mundo de futaba, monokote, OS e ai vai...

Desculpe

Tera
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

UP para não cair no esquecimento
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndersonSP »

[quote:89f8938454="a1a_terabyte"][quote:89f8938454="RONEY.HSIAO"]olá pessoal
alguem sabe qual a marca do monokote do fasciculos da salvat - p-51?
...................[/quote:89f8938454]

Qual a cor do cavalo branco do rei?? Se você diz que é Monokote, deve ser Monokote, não????

O post é muito bom, e o autor está de parabéns pela iniciativa, mas uma coisa me incomoda, essa confusão que vemos do colega acima.

Monokote não é sinonimo de filme termo-retrátil! Acho que precisamos ventilar um pouco a cabeça, principalmente para os mais novos, a não ser que a Monokote pague, ficar fazendo propaganda no 0800 não dá.

Exite um grande quantidade destes filme, Oracover, Monokote, Chinakote, enfim todos filmes de poliester...

Sei que sou chato, mas precisamos sair deste mundo de futaba, monokote, OS e ai vai...

Desculpe

Tera[/quote:89f8938454]


A cor do cavalo é Branca (um alazão) !!! desculpa não resisti :lol: :lol: :lol: .

Como já polui o tópico vai algumas dica para ajudar que vai entelar com filme termo adesivo (termo retrátil) o pó da madeira é um dos vilões da entelagem, assim como o acabamento uma lixa 400 ou 500 ajuda e muito na entelagem e no aspecto final.

Eu uso dois métodos para retirar o pó mas vou citar três.

Pano levemente umedecido. (use uma velha camisa de algodão para não soltar fiapos)
Cola de contato bem diluída (essa na minha opinião é a melhor)
Dope bem diluído serve também para acabar com algum pó eventual e ajuda ainda a fechar o poros da madeira.

E a melhor dica de todas fundamental paciência na entelagem e temperatura correta

Grande Abraço
Aprecie seu voo como se fosse o último um dia você acerta!!!
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Mensagem por Gilberto_CWB »

Aproveitando as dicas do AndersonSP, alguns termo retráteis não se dão bem com a madeira em que foi passado dope(lightex é um deles).

Sem dúvida, o melhor processo é passar a cola de contato beeem diluída. Além se tirar a poeira, facilita enormemente a colagem.

Entre o lightex, monokote e chinakote( HK), o melhor de todos para trabalhar foi o chinakote. Ele é um intermediário entre lightex e monokote no quesito resistência. Mesmo em aeros grandes fica muito bom.
Sem contar a diferença de preços...
fskiko
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Dom Abr 13, 2014 1:10 pm
Localização: rio de janeiro

Mensagem por fskiko »

[quote:b6a844d750="Gilberto_CWB"]Aproveitando as dicas do AndersonSP, alguns termo retráteis não se dão bem com a madeira em que foi passado dope(lightex é um deles).

Sem dúvida, o melhor processo é passar a cola de contato beeem diluída. Além se tirar a poeira, facilita enormemente a colagem.

Entre o lightex, monokote e chinakote( HK), o melhor de todos para trabalhar foi o chinakote. Ele é um intermediário entre lightex e monokote no quesito resistência. Mesmo em aeros grandes fica muito bom.
Sem contar a diferença de preços...[/quote:b6a844d750]


cola de contato seria a usada por marcineiros para colar formica?? ou sapato no caso do sapateiro?

Obrigado
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

A saber... Para dissolver cola de contato se usa reducola.

Faça com que fique um líquido amarelado e sua entelagem ficará maravilhosa.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Re: Para quem nunca entelou com MONOKOTE

Mensagem por Gilberto »

Um up de novo, creio ser útil para iniciantes.
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
Avatar do usuário
highlander
membro
Mensagens: 1304
Registrado em: Qua Jan 02, 2008 10:16 pm
Localização: Chapecó - SC

Re: Para quem nunca entelou com MONOKOTE

Mensagem por highlander »

Up no tópico pra quem necessita entender um pouco mais de entenlagem!
Flymagão Pastão J3 DLE55cc, Ugly stick FC DLE30cc, EDGE 540 38" Skywing - Aurora 9.
Responder