ANAC proibe voos em praça !! Dúvidas

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
jcsmaia
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Qui Ago 02, 2007 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais

ANAC proibe voos em praça !! Dúvidas

Mensagem por jcsmaia »

Bem , Gostaria da opinião de todos !!
Moro em BH - MG em frente a uma Praça, vulgo praça da Pampulha.
Um Amigo estava voando hje uma Zagui elétrica de 90cm e foi surpreendido por dois fiscais da Anac, devidamente credenciados, dizendo que estavam recebendo uma denúcia de voos de aeromodelos nesta praça e que como tal é proibido este uso e especificou o Normativo de aeromodelismo. Minhas dúvidas:
1 - até onde é aeromodelo e até onde é brinquedo;
2- automodelos pode ? Ja tomou uma carrinhada na canela ?
3- Se for por causa de motor e bateria , aquelas motinhos elétricas tbem tem bateria e motor.
4 - bicicleta pode ? pois se uma bicicleta atropelar uma criança ou um idoso, o machucado será muito maior que de um aero de isopor !

e o pior, eu como morador em frente da praça, participei de todas as reuniões quanto ao projeto inicial, e a praça foi elaborada para a prática de atividades ao ar livre, PIPAS< AEROMODELOS Entre outros...

o que posso fazer ?
Tem fundamento a proibição ?

ME ajudem !!!
Avatar do usuário
sossego
membro
Mensagens: 56
Registrado em: Qui Dez 25, 2008 11:22 pm
Localização: sp-guarulhos

Mensagem por sossego »

Rapaiz...!!! Fiscais da ANAC ???!!!! Sera mesmo verdade isso? o parque fica perto de algum aeroporto ou local de movimentação de aeronaves ou perto de bases aereas? Muito estranho 2 fiscais da ANAC num parque para proibir aeromodelo...
Faça como o Edgard disse no topico de um colega, vá ate a administraçao do parque e pergunte sobre as regras.

Boa sorte!!
"Qualquer coisa que contradiga a experiência e a lógica deve ser abandonada" Dalai-Lama
Avatar do usuário
fcamargo0101
membro
Mensagens: 442
Registrado em: Dom Out 14, 2007 11:52 pm
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Mensagem por fcamargo0101 »

onde tá isso na ANAC?
Avatar do usuário
Fábio BP
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Sáb Mai 21, 2005 11:03 pm
Localização: Valinhos - SP
Contato:

Mensagem por Fábio BP »

Algum deles mencionou a Confederação Brasileira de Aeromodelismo? Seria bom eles mencionarem.
Eles eram fiscais da ANAC mesmo, com credencial e tudo? :roll: Você alegando ignorância sobre a proibição dita, eles te indicaram onde poderia consultar isso. Fazendo analogia com o guarda de trânsito explicando porque você leva uma multa. Que ele fala "vai catar coquinho" ou "leia o código de Trânsito", difícil mais acontece. :lol:
E olha o estranho disso, fazendo outra analogia, parece até que o presidente de uma grande empresa fiscalizando pessoalmente os horários dos porteiros. :roll: Existe uma hierarquia.


Pois veja só, há uns 6 meses, já aconteceu de um PM com a viatura e seu colega ao lado parar para conversar comigo (esperou eu pousar no campo de futebol) e primeiro fez algumas perguntas para comprar um aeromodelo para ele :) . E depois ELE perguntou se tinha alguma coisa errada em voar perto da rede de alta tensão (mas indiretamente queria falar das casas próximas e dos carros passando na rua também). Eu indiquei o site da COBRA e mencionei algumas coisas que eu li por lá. E ele, disse ok. E continuou perguntando sobre onde comprar peças e construir um aeromodelo, que tipo de material, etc. Depois disso nunca mais vi ele, e aquela foi a primeira e ultima viatura que parou lá no campo. (até agora
:roll: , batendo 3x na madeira... :lol: )
>
voe muito, converse muito, recarregue suas baterias e aproveite cada momento.
;)
Avatar do usuário
PeteRThomaSU
membro
Mensagens: 575
Registrado em: Qua Dez 17, 2003 4:39 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por PeteRThomaSU »

A unica vez que eu uma viatura chegou perto de mim ele atropelou meu aeromodelo porque ele estava olhando para outro aeromodelo voando! :x
JairVenturii
membro
Mensagens: 257
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 1:08 pm
Localização: Rio do Sul,Santa Catarina
Contato:

Mensagem por JairVenturii »

peter que trágico :S
nunca ví isso de proibir vôos em praças públicas aqui ão aconteceu isso ainda uma vez no aeroclube aqui eles pediram que era para parar de voar com aeromodelos por que se a ANAC batesse lá iria vir uma multa bemm alta por isso que fizeram uma aeropista :P
Avatar do usuário
RCampos
membro
Mensagens: 935
Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 12:30 pm
Localização: Uberaba-MG
Contato:

Mensagem por RCampos »

Essa praça fica na Pampulha, perto do aeroporto? Se for, é comum eles embaçarem. Na minha cidade havia um encontro semanal de automodelismo em um posto perto do aeroporto, que foram proibidos. Uma vez um amigo estava voando um heli perto do Aeroporto e tomou uma colada dos controladores de vôo.
Pode até ser que não dê interferência, mas, em aeronáutica, tudo é exagerado, a segurança é quase uma paranóia e estão certos, ninguém quer correr o risco de um instrumento falhar por causa de uma interferência.
Avatar do usuário
Fábio BP
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Sáb Mai 21, 2005 11:03 pm
Localização: Valinhos - SP
Contato:

Mensagem por Fábio BP »

Realmente, se o local for perto de aeroportos, aeroclubes ou até mesmo hospitais, é pedir para ser advertido, proibido, interrogado ou outra coisa parecida.
Tem que ter bom senso. :wink:
>
voe muito, converse muito, recarregue suas baterias e aproveite cada momento.
;)
Avatar do usuário
Luiz Leite
membro
Mensagens: 1329
Registrado em: Qua Nov 23, 2005 6:20 pm
Localização: Joinville / SC

Mensagem por Luiz Leite »

É um assunto complicado, porque é difícl encontrar as informações corretas.

O bom senso manda a gente voar em local seguro, mas cada um vem e fala uma coisa.

Segue um link que serve para esclarecer um pouco ou complicar ainda mais a questão.

http://www.aerolex.com.br/aeroclubes.htm#estabelece3
Avatar do usuário
Luiz Leite
membro
Mensagens: 1329
Registrado em: Qua Nov 23, 2005 6:20 pm
Localização: Joinville / SC

Mensagem por Luiz Leite »

Achei mais uma

http://www.segurancadevoo.com.br/page.php?menu=24
Responder