Entelar depron com monokote eh possivel?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
A_Almeida
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 11:19 am
Localização: Dearborn - MI

Entelar depron com monokote eh possivel?

Mensagem por A_Almeida »

Como eu nunca vi ninguem fazer isso aqui resolvi perguntar primeiro, estou planejando uma nova construcao e quero um acabamento mais esmerado, porem sem deixar de lado a praticidade do uso do depron, como o monokote eh termoretratil e precisa ser aquecido pra se esticar gostaria de saber se existe tecnica ou possibilidade de usa-lo em depron ou isopor de mais densidade.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

É possível sim mas para ter uma colagem mais perfeita ao depron, lixe as peças a serem enteladas com uma lixa bem fina para melhorar a aderencia do monokote, oracover, oracal eu usei vinil mesmo sem problemas mas é melhor usar um ferro de entelar para melhorar a aderencia do vinil ou os demais ao depron, pode ser até mesmo um ferro de passar rouca coberto com uma camiseta velha de algodão para que nada grude no ferro de passar mas com uma temperatura baixa, o depron aguenta a temperatura mas se usar o ferro muito quente irá danificar o monokote ou vinil ou seja lá o que for que estiver usando para entelar.
Avatar do usuário
A_Almeida
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 11:19 am
Localização: Dearborn - MI

Mensagem por A_Almeida »

Valeu Laercio, agora o resto vou ter que aprender na pratica por tentativa e erro mesmo, minha duvida era se o depron deformaria com o calor, mas como vc falou antes disso acontecer o monocoque jah foi danificado antes, soh uma ultima duvida, qual eh o mais util, o ferrinho de passar ou o soprador termico?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

o ferro de passar é melhor do que o secador, o secador seriria somente para moldar o vinil ou seja qual for o material nas curvas do aero mas o restante todo é com o ferro mesmo que o adesivo adere bem melhor.
Avatar do usuário
A_Almeida
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 11:19 am
Localização: Dearborn - MI

Mensagem por A_Almeida »

Mais uma vez obrigado, agora eh escolher a planta e maos a obra.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Não seria MONOKOTE ?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

para meio entendedor F e um risco é Francisco.
pra que facilitar se pode complicar.
Avatar do usuário
fabio_sp
membro
Mensagens: 1681
Registrado em: Dom Nov 05, 2006 4:45 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por fabio_sp »

Mas ele não facilitou, escreveu errado mesmo.
Avatar do usuário
A_Almeida
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 11:19 am
Localização: Dearborn - MI

Mensagem por A_Almeida »

Na verdade nao sei o nome oficial disso, tem uns lugares onde se chama oracover. Como depron, que na verdade eh poliestileno extrudado, sendo depron soh nome comercial.
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

Almeida,

Edite seu título, a palavra é Monokote, assim mais pessoas entendem e te ajudam.

Nunca viu porquê não tem como fazer (de forma fácil e eficaz...), tal qual o vinil, mas se quer tentar, deve usar um termoadesivo de baixa temperatura de adesão, tal qual o ECONOCOTE, fabricado pela Carl Goldberg(TEM QUE IMPORTAR), o qual nas suas instruções, alega ser possível usá-lo sobre isopor e derivados(depron).

No geral, quando conseguir temperatura ideal para aderência do termoadesivo, vai estar deformando seu depron, se baixar a temperatura, vai colar e descolar com o mais leve esforço...por isto ninguém utiliza, além do valor que é 4 vezes mais caro que o vinil.

Pode tentar o lightex da WM, que me parece trabalhar em ponto de aderêcia inferior ao monokote e oracover(oracal é a marca de vinil da mesma fábrica da oracover, não é termoadesivo e pode ser aplicado á frio).

Também é interessante lembar que o Oracover tem temparatura de aderência inferior ao Monokote, e de fusão mais alta, o que pode talvéz, ajudar.


Discordo de nosso amigo Laércio, pois o monokote deforma somente com temperaturas muito altas(erradas) no ferro de entelagem, neste ponto já empenou o seu depron...teste e comprove.

Use vinil que fica bom, é barato e reforça a estrtura do modelo, deixe os termoadesivos para quando usar balsa.

Norton
Responder