planador FULL 1:1 - REDBULL FLUGTAG - Pintado
planador FULL 1:1 - REDBULL FLUGTAG - Pintado
Olá Srs Pilotos,
Nem acredito que meu projeto foi aceito e vai participar do RED BULL FLUGTAG deste ano. Para quem não sabe é um evento aonde uma equipe de até 5 pessoas constroi sua própria maquina voadora, e pula de cima de uma plataforma de 10m de altura sentido um lago, e ganha quem chegar mais longe(entre outros fatores).
Mandei um projetinho meio cru mesmo, sem me aprofundar muito no projeto, agora que foi aceito vou ter que lidar com as dificuldades da construção, que quero postar aqui o passo a passo.
Para os planadoristas da velha guarda, tenho certeza que esse projeto soa como uma piada, e é mesmo, quando começei a desenhar, foi a primeira idéia que tive, agora olhando bem, me parece mais um slow stick que, ao invés de fazer como os planadores e perfurar o ar para conseguir avancar, parece mais que vai segurar e ter muito mas muito arrasto. Mas agora já era, pois não pode mudar "muito" o projeto.
Se mudar a corda, o diedro, perfil e alguns detalhes não tem problema. Vamos lá ao descritivo.
-Envergadura 10m
-Corda 1,80m
-Comprimento 5,40m
-cauda em V
-superfície da cauda 3,30X1,60m sendo que o profundor-leme tem 50cm
Materiais
Por enquanto, as duas vigas principais da asa(bordo de ataque e meio da asa) serão de bambu, o segmento para a cauda e a cabine em triangulo também.
As nervuras da asa, ou podem ser em papelão, duas folhas coladas com a ondulação em diferentes sentidos para dar resistencia, ou folha de compensado bem fina, ainda falta fazer uma de cada para ver peso e resistencia.
A peça central que vai segurar o avião inteiro, não dá para fugir muito, pois vai segurar os dois lados da asa, a causa e o piloto, por isso vai ter que ser bem resistente mesmo, chapa de aço?!, com os canos de encaixe soldados nela.
A entelagem estou pensando em fazer de vinil adesivo(aquele de faixas e banners), pois é resistente e leve, o cabeamento com linha multifilamento de pesca pois não tem flexibilidade e é muito resistente e leve.
A estrutura da causa e o bordo de fuga em cabo de vassoura( só não sei aonde achar com maior comprimento).
É isso aí amigos, agora é que vcs entram no projeto...
O projeto vai com o sistema pull pull para ter profundor, e como a cauda será em V, seria só colocar mais uma alavanca e fazer o leme funcional, será que é necessário?
Todas as dicas, comentários, debates, discussões serão muito bem vindas...
Oque eu faço para esse avião chegar mais longe que todos?
HÁ mais uma coisa, para quem quiser ver, e conhecer os outros projetos, é só entrar lá no site [url]www.redbullflugtag.com.br[/url]
Na área de equipes tem lá nosso projeto que chama-se FIGUEIREDO, e se quiserem votar no nosso projeto não vou reclamar :D
Valeu!!!!!!!!!
Marcel
Nem acredito que meu projeto foi aceito e vai participar do RED BULL FLUGTAG deste ano. Para quem não sabe é um evento aonde uma equipe de até 5 pessoas constroi sua própria maquina voadora, e pula de cima de uma plataforma de 10m de altura sentido um lago, e ganha quem chegar mais longe(entre outros fatores).
Mandei um projetinho meio cru mesmo, sem me aprofundar muito no projeto, agora que foi aceito vou ter que lidar com as dificuldades da construção, que quero postar aqui o passo a passo.
Para os planadoristas da velha guarda, tenho certeza que esse projeto soa como uma piada, e é mesmo, quando começei a desenhar, foi a primeira idéia que tive, agora olhando bem, me parece mais um slow stick que, ao invés de fazer como os planadores e perfurar o ar para conseguir avancar, parece mais que vai segurar e ter muito mas muito arrasto. Mas agora já era, pois não pode mudar "muito" o projeto.
Se mudar a corda, o diedro, perfil e alguns detalhes não tem problema. Vamos lá ao descritivo.
-Envergadura 10m
-Corda 1,80m
-Comprimento 5,40m
-cauda em V
-superfície da cauda 3,30X1,60m sendo que o profundor-leme tem 50cm
Materiais
Por enquanto, as duas vigas principais da asa(bordo de ataque e meio da asa) serão de bambu, o segmento para a cauda e a cabine em triangulo também.
As nervuras da asa, ou podem ser em papelão, duas folhas coladas com a ondulação em diferentes sentidos para dar resistencia, ou folha de compensado bem fina, ainda falta fazer uma de cada para ver peso e resistencia.
A peça central que vai segurar o avião inteiro, não dá para fugir muito, pois vai segurar os dois lados da asa, a causa e o piloto, por isso vai ter que ser bem resistente mesmo, chapa de aço?!, com os canos de encaixe soldados nela.
A entelagem estou pensando em fazer de vinil adesivo(aquele de faixas e banners), pois é resistente e leve, o cabeamento com linha multifilamento de pesca pois não tem flexibilidade e é muito resistente e leve.
A estrutura da causa e o bordo de fuga em cabo de vassoura( só não sei aonde achar com maior comprimento).
É isso aí amigos, agora é que vcs entram no projeto...
O projeto vai com o sistema pull pull para ter profundor, e como a cauda será em V, seria só colocar mais uma alavanca e fazer o leme funcional, será que é necessário?
Todas as dicas, comentários, debates, discussões serão muito bem vindas...
Oque eu faço para esse avião chegar mais longe que todos?
HÁ mais uma coisa, para quem quiser ver, e conhecer os outros projetos, é só entrar lá no site [url]www.redbullflugtag.com.br[/url]
Na área de equipes tem lá nosso projeto que chama-se FIGUEIREDO, e se quiserem votar no nosso projeto não vou reclamar :D
Valeu!!!!!!!!!
Marcel
- Anexos
-
- redbull222.jpg (38.15 KiB) Exibido 13199 vezes
E=MC2 e os neutrinos que se #*%!~
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4462
- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
[quote:b7bf05ac0a="Alvaro Sala"]Se terminar com uns 270 Kg vai planar bem. Mas se conseguir chegar a uns 230 Kg vai pegar térmica.
Qual o peso do piloto?[/quote:b7bf05ac0a]
Bom ponto Álvaro, o piloto pesa entre 60kg e 70kg, e pela regra do evento, piloto e avião não podem passar de 200kg.
Quando enviei o projeto, chutei que somente o avião pesaria 80kg.
Será que vai ser dificl atingir essa meta com esses materiais nesta proporção?
Valeu
Marcel
Qual o peso do piloto?[/quote:b7bf05ac0a]
Bom ponto Álvaro, o piloto pesa entre 60kg e 70kg, e pela regra do evento, piloto e avião não podem passar de 200kg.
Quando enviei o projeto, chutei que somente o avião pesaria 80kg.
Será que vai ser dificl atingir essa meta com esses materiais nesta proporção?
Valeu
Marcel
E=MC2 e os neutrinos que se #*%!~
- Igor Souza
- membro
- Mensagens: 5427
- Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4462
- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
- andreaeromodelismo
- membro
- Mensagens: 1346
- Registrado em: Qui Fev 19, 2009 7:49 pm
- Localização: Glória RJ
- Contato:
- PeteRThomaSU
- membro
- Mensagens: 575
- Registrado em: Qua Dez 17, 2003 4:39 pm
- Localização: Belo Horizonte - MG
Igor Souza,
Se pegar uma térmica vou vender o modelo pra embraer hehehehehehe
Alvaro Sala,
Não havia pensado nisso, a parte da construção ia ficar até mais facil. Mas a parte prática pra mim é um mistério, complica para achar o CG ou é só pendurar o piloto no CG?
E outra coisa que estou pensando, será que funcionaria pois a asa delta é curta, e esse modelo tem cauda,,, na hora que o piloto empurrar o triangulo para o avião subir, será que vai fazer esse efeito ou vai simplismente aumentar o angulo de incidncia e brecar mais o avião?
Que ia facilitar, isso ia...
Andre
Dificil ter um amigo mais leve que isso, mas vou pedir para ele entrar na dieta antes do dia D. Também ia ajudar bastante ter um amigo anão com anorexia.
Peter
Valeu pela torcida e pelo voto!
Acho que esse final começa a construção, pois tem que ficar pronto até dia 20 de julho. Aí já começo a postar as fotos...
Se pegar uma térmica vou vender o modelo pra embraer hehehehehehe
Alvaro Sala,
Não havia pensado nisso, a parte da construção ia ficar até mais facil. Mas a parte prática pra mim é um mistério, complica para achar o CG ou é só pendurar o piloto no CG?
E outra coisa que estou pensando, será que funcionaria pois a asa delta é curta, e esse modelo tem cauda,,, na hora que o piloto empurrar o triangulo para o avião subir, será que vai fazer esse efeito ou vai simplismente aumentar o angulo de incidncia e brecar mais o avião?
Que ia facilitar, isso ia...
Andre
Dificil ter um amigo mais leve que isso, mas vou pedir para ele entrar na dieta antes do dia D. Também ia ajudar bastante ter um amigo anão com anorexia.
Peter
Valeu pela torcida e pelo voto!
Acho que esse final começa a construção, pois tem que ficar pronto até dia 20 de julho. Aí já começo a postar as fotos...
E=MC2 e os neutrinos que se #*%!~
- andreaeromodelismo
- membro
- Mensagens: 1346
- Registrado em: Qui Fev 19, 2009 7:49 pm
- Localização: Glória RJ
- Contato: