planador FULL 1:1 - REDBULL FLUGTAG - Pintado

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
MARCEL
membro
Mensagens: 311
Registrado em: Qui Mai 05, 2005 2:58 pm
Localização: mooca

planador FULL 1:1 - REDBULL FLUGTAG - Pintado

Mensagem por MARCEL »

Olá Srs Pilotos,

Nem acredito que meu projeto foi aceito e vai participar do RED BULL FLUGTAG deste ano. Para quem não sabe é um evento aonde uma equipe de até 5 pessoas constroi sua própria maquina voadora, e pula de cima de uma plataforma de 10m de altura sentido um lago, e ganha quem chegar mais longe(entre outros fatores).

Mandei um projetinho meio cru mesmo, sem me aprofundar muito no projeto, agora que foi aceito vou ter que lidar com as dificuldades da construção, que quero postar aqui o passo a passo.

Para os planadoristas da velha guarda, tenho certeza que esse projeto soa como uma piada, e é mesmo, quando começei a desenhar, foi a primeira idéia que tive, agora olhando bem, me parece mais um slow stick que, ao invés de fazer como os planadores e perfurar o ar para conseguir avancar, parece mais que vai segurar e ter muito mas muito arrasto. Mas agora já era, pois não pode mudar "muito" o projeto.

Se mudar a corda, o diedro, perfil e alguns detalhes não tem problema. Vamos lá ao descritivo.

-Envergadura 10m
-Corda 1,80m
-Comprimento 5,40m
-cauda em V
-superfície da cauda 3,30X1,60m sendo que o profundor-leme tem 50cm

Materiais

Por enquanto, as duas vigas principais da asa(bordo de ataque e meio da asa) serão de bambu, o segmento para a cauda e a cabine em triangulo também.

As nervuras da asa, ou podem ser em papelão, duas folhas coladas com a ondulação em diferentes sentidos para dar resistencia, ou folha de compensado bem fina, ainda falta fazer uma de cada para ver peso e resistencia.

A peça central que vai segurar o avião inteiro, não dá para fugir muito, pois vai segurar os dois lados da asa, a causa e o piloto, por isso vai ter que ser bem resistente mesmo, chapa de aço?!, com os canos de encaixe soldados nela.

A entelagem estou pensando em fazer de vinil adesivo(aquele de faixas e banners), pois é resistente e leve, o cabeamento com linha multifilamento de pesca pois não tem flexibilidade e é muito resistente e leve.

A estrutura da causa e o bordo de fuga em cabo de vassoura( só não sei aonde achar com maior comprimento).

É isso aí amigos, agora é que vcs entram no projeto...

O projeto vai com o sistema pull pull para ter profundor, e como a cauda será em V, seria só colocar mais uma alavanca e fazer o leme funcional, será que é necessário?

Todas as dicas, comentários, debates, discussões serão muito bem vindas...

Oque eu faço para esse avião chegar mais longe que todos?

HÁ mais uma coisa, para quem quiser ver, e conhecer os outros projetos, é só entrar lá no site [url]www.redbullflugtag.com.br[/url]

Na área de equipes tem lá nosso projeto que chama-se FIGUEIREDO, e se quiserem votar no nosso projeto não vou reclamar :D

Valeu!!!!!!!!!

Marcel
Anexos
redbull222.jpg
redbull222.jpg (38.15 KiB) Exibido 13199 vezes
E=MC2 e os neutrinos que se #*%!~
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Se terminar com uns 270 Kg vai planar bem. Mas se conseguir chegar a uns 230 Kg vai pegar térmica.

Qual o peso do piloto?
Avatar do usuário
MARCEL
membro
Mensagens: 311
Registrado em: Qui Mai 05, 2005 2:58 pm
Localização: mooca

Mensagem por MARCEL »

[quote:b7bf05ac0a="Alvaro Sala"]Se terminar com uns 270 Kg vai planar bem. Mas se conseguir chegar a uns 230 Kg vai pegar térmica.

Qual o peso do piloto?[/quote:b7bf05ac0a]

Bom ponto Álvaro, o piloto pesa entre 60kg e 70kg, e pela regra do evento, piloto e avião não podem passar de 200kg.

Quando enviei o projeto, chutei que somente o avião pesaria 80kg.
Será que vai ser dificl atingir essa meta com esses materiais nesta proporção?

Valeu

Marcel
E=MC2 e os neutrinos que se #*%!~
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Se você conseguir pegar uma térmica, pode ter certeza que será ovacionado pela galera! :lol:

Abrcs!
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Marcel,
Você já pensou em pilotar à moda da asa delta? Quer dizer, o piloto fica pendurado na estrutura e comanda o planador deslocando o triângulo. Isso elimina superfícies móveis e facilita a vida do piloto.
Avatar do usuário
andreaeromodelismo
membro
Mensagens: 1346
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 7:49 pm
Localização: Glória RJ
Contato:

Mensagem por andreaeromodelismo »

coloca o piloto mais leve, e manda ele fazer dieta.
Avatar do usuário
PeteRThomaSU
membro
Mensagens: 575
Registrado em: Qua Dez 17, 2003 4:39 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por PeteRThomaSU »

Parabens Marcel, já votei no seu projeto e vou torcer por ele na competição. Ficou muito bom mesmo!! Abraçoos e boa sorte!
Avatar do usuário
MARCEL
membro
Mensagens: 311
Registrado em: Qui Mai 05, 2005 2:58 pm
Localização: mooca

Mensagem por MARCEL »

Igor Souza,
Se pegar uma térmica vou vender o modelo pra embraer hehehehehehe

Alvaro Sala,
Não havia pensado nisso, a parte da construção ia ficar até mais facil. Mas a parte prática pra mim é um mistério, complica para achar o CG ou é só pendurar o piloto no CG?
E outra coisa que estou pensando, será que funcionaria pois a asa delta é curta, e esse modelo tem cauda,,, na hora que o piloto empurrar o triangulo para o avião subir, será que vai fazer esse efeito ou vai simplismente aumentar o angulo de incidncia e brecar mais o avião?
Que ia facilitar, isso ia...

Andre

Dificil ter um amigo mais leve que isso, mas vou pedir para ele entrar na dieta antes do dia D. Também ia ajudar bastante ter um amigo anão com anorexia.

Peter

Valeu pela torcida e pelo voto!

Acho que esse final começa a construção, pois tem que ficar pronto até dia 20 de julho. Aí já começo a postar as fotos...
E=MC2 e os neutrinos que se #*%!~
Avatar do usuário
andreaeromodelismo
membro
Mensagens: 1346
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 7:49 pm
Localização: Glória RJ
Contato:

Mensagem por andreaeromodelismo »

serve meu professor de geografia?, eu tenho 12 anos e ele é mais baixo que eu, além disso acho que ele pesa uns 60 kg.
Avatar do usuário
martinseu
membro
Mensagens: 241
Registrado em: Seg Mai 23, 2005 3:22 pm
Localização: Ribeirão Preto-SP

Mensagem por martinseu »

Se precisar de piloto,teno 60kg e sou piloto de helicoptero,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,
Responder