Hidroaviãosubmarino?????

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Ainda bem que eu disse que não era pra vir com um balde dagua dizer que funciona.

:?
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
crg
membro
Mensagens: 381
Registrado em: Seg Jul 05, 2004 11:39 am
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por crg »

Não quero desestimular ninguém, manda brasa! Eu serei o seu maior fã e vou aplaudir de pé pelo incrível feito de engenharia.

Para o teste do radio sugiro agora passar para um segundo passo, usar um corpo de água um pouco maior, sugiro uma lagoa com o tx na margem a uma distancia de uns 10m e o rx submerso a uns 30cm sob a água, essa me parece a situação de uso. A nave não precisa submergir muito, já ta muito bom se ficar poucos centímetros sob a água.

Eu acredito que fica mais fácil de projetar as coisas quando os parâmetros estão bem definidos então vamos definir os objetivos, veja algumas premissas:

- Não se trata de um veiculo real, é um modelo então apenas as partes sensíveis a água serão isoladas.

- Não precisa de um desempenho espetacular, basta cumprir os seguintes pontos básicos:

1 - Decolar da água com propulsão própria (sem boosters ou qualquer outra forma externa de obter empuxo).

2 - Fazer um vôo controlado (sem manobras arrojadas e sem ventos fortes apenas o básico)

3 - Pousar na água.

4 - Submergir (basta desaparecer sob a superfície e nada mais que isso uma pequena parte como uma pequena antena por exemplo pode ficar fora d’água e não precisa se deslocar sob a água, isso é legal mas pode ficar para uma outra etapa do projeto).

5 - Emergir com recursos próprios.

6 - Decolar novamente

8 - Vôo controlado novamente

9 - Pousar novamente.

Tudo isso sem ser tocado por ninguém, claro.

Não deixe de postar cada coisa que fizer, vai ser muito interessante.

Também quero deixar uma coisa bem clara, eu não acredito que vá dar certo, mas isso não quer dizer que eu não queria que de certo, na verdade eu adoraria.
Boa sorte! Vou ajudar no que eu puder.
Avatar do usuário
crg
membro
Mensagens: 381
Registrado em: Seg Jul 05, 2004 11:39 am
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por crg »

Sistema de propulsão

Depois que eu vi os vídeos do Flying Sub, fiquei pensando em como fazer um sistema de propulsão que fosse adequado nos dois meios. Obviamente uma turbina a combustão não funcionaria, uma hélice construída para o ar não é adequada sob a água, daí pensei em um EDF (Electric Ducted Fan). A primeira vista parece bem interessante, seria fácil ter dois modos, a baixa rotação para uso sob a água e alta rotação para vôo. O único problema é que esse tipo de turbina não gera muito torque, é como a quinta marcha do carro, é ótima quando você já esta em velocidade mas não funciona bem quando você precisa de torque. Mas é tentador pois seria muito fácil fazer coisas legais como empuxo vetorado o que resolveria os problemas de navegabilidade sob a água.

Enfim, não levem isso muito a serio, estou apenas viajando.
Anexos
edf.jpg
edf.jpg (20.9 KiB) Exibido 7983 vezes
Avatar do usuário
alle
membro
Mensagens: 1124
Registrado em: Sáb Ago 25, 2007 12:02 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por alle »

Gostei do pote e muito mais do balde, mas acho que é pouca agua tenta no tanque de lavar roupa, ai depois que funcionar tem que testar numa piscina mas tem que amarrar um tijolo para ir para o fundo, ver se aguenta a pressão, continue não ligue para esse pessoal que fala que não da.


abraço


alle
Avatar do usuário
oswaldo pires
membro
Mensagens: 3775
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por oswaldo pires »

[quote:f39df41d50="alle"]Gostei do pote e muito mais do balde, mas acho que é pouca agua tenta no tanque de lavar roupa, ai depois que funcionar tem que testar numa piscina mas tem que amarrar um tijolo para ir para o fundo, ver se aguenta a pressão, continue não ligue para esse pessoal que fala que não da.


abraço


alle[/quote:f39df41d50] Alle o pessoal tá praticamente certo, o problema vai ser o empuxo na agua que é muito forte (força pra cima) mas mesmo assim vou continuar a fazer testes, estou pensando em tirar a parte dos flutuadores ou seja ela não vai ser hidro, apenas avião pois com eles aumenta muito o empuxo na água pra dizer a verdade o unico avião que eu acho que poderia dar certo é com um shock flyer porque sua asa é simétrica não precisa de perfil de asa , fica pendurado no motor o unico problema é fazer um estojo para o motor e para os servos à prova de água (estava pensando em fazer de aluminio e tirar o ar de dentro com uma bomba de sucção, com o shock tem um volume pequeno, vai deslocar um volume de água pequeno e por consequentemente menos peso no aero para ele submergir. Uma coisa eu tenho certeza se fosse um avião foguete trazendo seu combustível e seu comburente daria pra fazer sem problemas, pois o motor tem força suficiente para vender os problemas técnicos , é forte o bastante para o aero ser bem pesado e vencer o empuxo da água e também dar sustentação no ar, e também não haveria problemas do aerofólio que pode ser simétrico . Bom eu nunca vi um aero foguete desse tipo, mas creio que se tiver motor foguete no mercado de aeromodelismo com certeza esse será muito caro e fora do meu alcançe. Mas os artificios podem ser tentados e neles que eu estou acreditando valeu abs
duro porém voando
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:2de3f0a12e="oswaldo pires"][quote:2de3f0a12e="alle"]Gostei do pote e muito mais do balde, mas acho que é pouca agua tenta no tanque de lavar roupa, ai depois que funcionar tem que testar numa piscina mas tem que amarrar um tijolo para ir para o fundo, ver se aguenta a pressão, continue não ligue para esse pessoal que fala que não da.


abraço


alle[/quote:2de3f0a12e] Alle o pessoal tá praticamente certo, o problema vai ser o empuxo na agua que é muito forte (força pra cima) mas mesmo assim vou continuar a fazer testes, estou pensando em tirar a parte dos flutuadores ou seja ela não vai ser hidro, apenas avião pois com eles aumenta muito o empuxo na água pra dizer a verdade o unico avião que eu acho que poderia dar certo é com um shock flyer porque sua asa é simétrica não precisa de perfil de asa , fica pendurado no motor o unico problema é fazer um estojo para o motor e para os servos à prova de água (estava pensando em fazer de aluminio e tirar o ar de dentro com uma bomba de sucção, com o shock tem um volume pequeno, vai deslocar um volume de água pequeno e por consequentemente menos peso no aero para ele submergir. Uma coisa eu tenho certeza se fosse um avião foguete trazendo seu combustível e seu comburente daria pra fazer sem problemas, pois o motor tem força suficiente para vender os problemas técnicos , é forte o bastante para o aero ser bem pesado e vencer o empuxo da água e também dar sustentação no ar, e também não haveria problemas do aerofólio que pode ser simétrico . Bom eu nunca vi um aero foguete desse tipo, mas creio que se tiver motor foguete no mercado de aeromodelismo com certeza esse será muito caro e fora do meu alcançe. Mas os artificios podem ser tentados e neles que eu estou acreditando valeu abs[/quote:2de3f0a12e]


... você quer fazer um recipiente de aluminio e tirar o ar de dentro???? Tem certeza disso???? Vai criar pressão negativa em uma coisa que vai ser submersa????[b:2de3f0a12e] TEM CERTEZA DISSO???[/b:2de3f0a12e]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
oswaldo pires
membro
Mensagens: 3775
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por oswaldo pires »

[quote:e3c2441ab1="Marco Antonio"][quote:e3c2441ab1="oswaldo pires"][quote:e3c2441ab1="alle"]Gostei do pote e muito mais do balde, mas acho que é pouca agua tenta no tanque de lavar roupa, ai depois que funcionar tem que testar numa piscina mas tem que amarrar um tijolo para ir para o fundo, ver se aguenta a pressão, continue não ligue para esse pessoal que fala que não da.


abraço


alle[/quote:e3c2441ab1] Alle o pessoal tá praticamente certo, o problema vai ser o empuxo na agua que é muito forte (força pra cima) mas mesmo assim vou continuar a fazer testes, estou pensando em tirar a parte dos flutuadores ou seja ela não vai ser hidro, apenas avião pois com eles aumenta muito o empuxo na água pra dizer a verdade o unico avião que eu acho que poderia dar certo é com um shock flyer porque sua asa é simétrica não precisa de perfil de asa , fica pendurado no motor o unico problema é fazer um estojo para o motor e para os servos à prova de água (estava pensando em fazer de aluminio e tirar o ar de dentro com uma bomba de sucção, com o shock tem um volume pequeno, vai deslocar um volume de água pequeno e por consequentemente menos peso no aero para ele submergir. Uma coisa eu tenho certeza se fosse um avião foguete trazendo seu combustível e seu comburente daria pra fazer sem problemas, pois o motor tem força suficiente para vender os problemas técnicos , é forte o bastante para o aero ser bem pesado e vencer o empuxo da água e também dar sustentação no ar, e também não haveria problemas do aerofólio que pode ser simétrico . Bom eu nunca vi um aero foguete desse tipo, mas creio que se tiver motor foguete no mercado de aeromodelismo com certeza esse será muito caro e fora do meu alcançe. Mas os artificios podem ser tentados e neles que eu estou acreditando valeu abs[/quote:e3c2441ab1]


... você quer fazer um recipiente de aluminio e tirar o ar de dentro???? Tem certeza disso???? Vai criar pressão negativa em uma coisa que vai ser submersa????[b:e3c2441ab1] TEM CERTEZA DISSO???[/b:e3c2441ab1][/quote:e3c2441ab1] Marco a pontos a serem considerados além da pressão negativa, sem ar= sem umidade para danificar a eletrônica, sem atrito do ar, maior rendimento, a temperatura do motor pode ser conduzida através do recipiente para água ????
duro porém voando
Avatar do usuário
alle
membro
Mensagens: 1124
Registrado em: Sáb Ago 25, 2007 12:02 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por alle »

Osvaldo quanto a força necessaria para vencer a resistencia, um foguete com iguinição rádio controlada, ou um temporizador, cade as fotos?

abraço


alle

E assim mesmo. as mentes que não seguem paradigmas acarcaicos são sempre alvo de inumeras perseguições.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Parabéns, vc está reescrevendo a Fisica... estou impressionado.

Condução de calor no vacuo, elemento com pressão negativa para suportar mais pressão, superficie aerodinamica com empuxo negatico.... se procurar tem muito mais.

Uau!!!!


Uma só pergunta... a escola de vocês era qual mesma???
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
oswaldo pires
membro
Mensagens: 3775
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por oswaldo pires »

Aí pessoal aqui está o resultado do esc recoberto numa bolha de silicone, que ficou dias na água. Pendurei ele no meu slow stick e quando liguei: Voilã fumaçã, retirei o silicone do esc e pode perceber que água penetrou mesmo com todo aquele revestimento. Retirei também o plástico que o envolve e o sequei ao bico de um fogo brando, após isso religuei e funcionou perfeitamente menos a parte do motor que já estava queimada, Resumindo a blindagem da eletrônica tem que ser perfeita mesmo (rsss grande descoberta) segue as fotos o video e uma dúvida, existe algum software de desenho técnico que calcule a área do desenho nele inscrita, importada de outro software no caso o desenho do Diablo 3D, pois preciso fazer o cálculo da força de empuxo na água, por enquanto estou fazendo numa folha milimetrada porém da margem para erros e a aeronáutica não permite isso. Obrigado e bons voos Vídeo http://www.youtube.com/watch?v=PwXSCy0r2SI
Anexos
IMAG0107.JPG
IMAG0107.JPG (39.94 KiB) Exibido 7861 vezes
IMAG0060.JPG
IMAG0060.JPG (39.82 KiB) Exibido 7861 vezes
duro porém voando
Responder