Preciso de dicas para Flaperon!

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Felype Rocha
membro
Mensagens: 2287
Registrado em: Seg Ago 06, 2007 3:59 pm
Localização: Cerquilho SP
Contato:

Preciso de dicas para Flaperon!

Mensagem por Felype Rocha »

Galera, to montando um Pilatus pc-6 e tenho 4 servos micro, e vou usar leme, aileron e profundor, e gostaria de colocar flap, mas meu radio nao mixa aileron e o 5º canal, somente elevon.
Uso um DX5e, alguma dica?

abcs
tudo que sobe, desce.
mas do chão não passa.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Flaps são para o canal 6 e não o 5. O canal 5 é para ligar os trens de pouso e por esse motivo não tem como mixar o canal 5 do seu radio.

Você pode simplesmente ligar os flaps no canal 5 sem precisar mixar com outro canal, use os ailerons e o profundor normalmente e acione os flaps pelo canal 5 acionando ou desacionando a chave, dessa maneira você terá os seus flaps funcionando bem pois eles não precisam ser usados em quanto o aeromodelo voa, use-os somente para decolar e pousar, quando decolar, acione os flaps, quando estiver voando, desligue os flaps e quando for pousar, acione os flaps novamente.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Felype Rocha
membro
Mensagens: 2287
Registrado em: Seg Ago 06, 2007 3:59 pm
Localização: Cerquilho SP
Contato:

Mensagem por Felype Rocha »

tudo bem, mas só tenho 4 servos, e seria muito complicado faze aileron e flap com 2 sevos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Se quer ter flaps, tem que desembolsar, não dá para fazer milagres e não espere que simples servos de 9g sejam capazes de acionar tanta coisa ao mesmo tempo.
Se vai colocar flaps, pode usar um servo para os flaps mas terá que usar 2 servos para os ailerons, pois do contrário somente se o seu rádio fosse 6 canais, poderia usar os ailerons como flaps e mixar sim o flaperon que é para isso que serve essa mixagem, mixar o canal 2 e 6 fazendo o flaperon.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
titanioo
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Qui Nov 06, 2008 7:37 pm

Mensagem por titanioo »

vlw Laercio acabo tirando uma duvida minha também.
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Eu não curto Flaperon, não funciona direito como aileron e nem como flap.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:86e007e7be="Megafly"]Eu não curto Flaperon, não funciona direito como aileron e nem como flap.[/quote:86e007e7be]

Concordo com você, os flaps são maiores que os ailerons e são mais no centro das asas, os ailerons são bem mais finos e geralmente somente nas pontas das asas.
em alguns casos em que os ailerons usam quase toda a extenção das asas, a eficiência aumenta um pouco mas mesmo assim não totalmente como os próprios flaps.
Já fiz mixagens de flaps com profundor e foi até bom para pousos mas o acionamento dos flaps em separado via canal 6 é a melhor opção.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Jose Gomes
membro
Mensagens: 2341
Registrado em: Sáb Mai 10, 2008 4:07 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Jose Gomes »

Aproveitando o tópico,

Com modelos rápidos eu sempre tenho uns "probleminhas" de pouso, faço aproximação, faço uma rampa de descida bem linear, mas ao tocar o solo o aero saí na maior disparada, e isso é um inferno em local com pouco espaço.

Eu estava pensando, posso utilizar flaps como um "Air break" ???, é possível ?, nunca voei modelos com flaps, mas agora me surgiu esta dúvida, e, gostaria de esclarecer com os experts de plantão.

Abs!
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

você pode usar os spoilers Zé , que é um flap justamente ao contrario
é bastante usado em jatos hot spot
para frenagem , só que nesses jatos eles colocam freios nas rodas também

Att Sancler Claudino
www.samihobby.com.br
Avatar do usuário
Felype Rocha
membro
Mensagens: 2287
Registrado em: Seg Ago 06, 2007 3:59 pm
Localização: Cerquilho SP
Contato:

Mensagem por Felype Rocha »

Eu coloquei flaps no meu treinador uma vez, quando decolava com 5 metros de pista, passou a decolar com 2 e pousava em 10 metros, pousava em 3 metros de pista.
Responder