Mini-torno caseiro, para fazer rodas de borracha EVA

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
breno1901
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Dom Set 18, 2011 8:29 pm
Localização: São Jose dos Campos SP

Mensagem por breno1901 »

Vou começar minha construção em breve! pensei em fazer rodinhas com havaianas mais não sabia como! show de boa ! agora tenho noção de como faze-las! para tudo se dá um jeito rsrssrsrs!
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

eu faço rodinhas usando uma furadeira de bancada. Fica muito bom, me baseei no que vi nesse tópico e deu certo.
Para o cubo eu uso um bastão de plástico redondo de 30 mm de diâmetro, comprei um pedaço em uma loja de plástico industrial, pedi um plástico que fosse fácil de tornear e o vendedor me sugeriu um que tem a aparência de cera, parece uma vela grande hehehe mas é fácil de tornear.
Corto um pedaço de 20mm, faço um furo no centro e coloco um parafuso e porca e contraporca, prendo na furadeira e vou torneando até ficar com 27mm de diâmetro, depois de feito o cubo coloco a borracha de EVA e torneio a borracha usando uma lixa de ferro grana 60, fica perfeito.
Já fiz cubo em madeira também, mas fica mais frágil, o plástico é melhor, mais resistente e dá melhor acabamento.
Avatar do usuário
FSGALVAO
membro
Mensagens: 1321
Registrado em: Ter Abr 05, 2005 11:01 am
Localização: São Paulo - SP - Brasil

Mensagem por FSGALVAO »

Ola Roberto, posta umas fotos desse plastico para o pessoal
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:a814650470="breno1901"]Vou começar minha construção em breve! pensei em fazer rodinhas com havaianas mais não sabia como! show de boa ! agora tenho noção de como faze-las! para tudo se dá um jeito rsrssrsrs![/quote:a814650470]

Eu fiz rodas de havaianas, mas achei pesadas e moles quando feitas com 5cm...não gostei por esses motivos.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:80652021c5="roberto.mazza"]eu faço rodinhas usando uma furadeira de bancada. Fica muito bom, me baseei no que vi nesse tópico e deu certo.
Para o cubo eu uso um bastão de plástico redondo de 30 mm de diâmetro, comprei um pedaço em uma loja de plástico industrial, pedi um plástico que fosse fácil de tornear e o vendedor me sugeriu um que tem a aparência de cera, parece uma vela grande hehehe mas é fácil de tornear.
Corto um pedaço de 20mm, faço um furo no centro e coloco um parafuso e porca e contraporca, prendo na furadeira e vou torneando até ficar com 27mm de diâmetro, depois de feito o cubo coloco a borracha de EVA e torneio a borracha usando uma lixa de ferro grana 60, fica perfeito.
Já fiz cubo em madeira também, mas fica mais frágil, o plástico é melhor, mais resistente e dá melhor acabamento.[/quote:80652021c5]
Pois é, eu fiz cubos com cabo de vassoura, mas como vc falou, fica frágil, de cada 5 cubos, só 2 serviam...
Tentei achar algo como esse plástico que vc falou, mas não achei. Tinha um amigo que usava esse plástico para fazer horns e outras coisas para linkagem.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
goncalves07
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Qua Dez 28, 2011 11:51 am
Localização: Campinas, SP

Mensagem por goncalves07 »

Li em algum lugar que utilizam aqueles carreteizinhos de maquina de custura para fazer os cubos (acho que aquilo se chama canelinha).

Quando tiver uma oportunidade vou ver se isso funciona mesmo...

[img:dd6f700f87]http://www.dinaarmarinhos.com.br/octopus/design/images/90/products/b/Bobina%20Plastica.jpg[/img:dd6f700f87]
Avatar do usuário
FabiioPrado
membro
Mensagens: 238
Registrado em: Qua Out 13, 2010 5:19 pm
Localização: São Borja - RS

Mensagem por FabiioPrado »

Por enguanto não estou utilizando cubos, somente um rebite de modo simples! Mas ja estou atras de alguma ideia.


[img:489a2d4435]http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAMSmvCkLdj6Khs49UlAwR5TYxeYiNpYzXzsi85cQuUN4vz1epk0aQiBEkTlI7C3hi6P5z33qSrrTw5iAzm7AnH4Am1T1UCtlbmynkRsUqXj6sQiMJv1UyO3L.jpg[/img:489a2d4435]
FabiioPrado
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

[quote:567b5329b1="FSGALVAO"]Ola Roberto, posta umas fotos desse plastico para o pessoal[/quote:567b5329b1]Tá aí a foto, o tubo é de Polietileno, vende com medidas de 5 em 5 mm, comprei o de 30 mm.
Vende por peso, daí comprei 30 cms, saiu por 8 reais.
Anexos
prod_polietileno_01.jpg
prod_polietileno_01.jpg (12.68 KiB) Exibido 9390 vezes
montar, voar, cair, quebrar, montar, voar, cair, quebrar, montar, voar... êita vida boa!!
ACCA - Sócio n° 05 - BRA 1141
Avatar do usuário
isaias2412
membro
Mensagens: 715
Registrado em: Qui Ago 17, 2006 3:54 pm
Localização: goiania goias

Mensagem por isaias2412 »

desculpem por ressuscitar este tópico mas fiz umas rodinhas de 120mm x 14mm pra usar em um aero gasolina, mas as rodinhas ficou mole ela dobra pros lados , alguma dica de como me ajudar ?
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:43c5ce6ee3="isaias2412"]desculpem por ressuscitar este tópico mas fiz umas rodinhas de 120mm x 14mm pra usar em um aero gasolina, mas as rodinhas ficou mole ela dobra pros lados , alguma dica de como me ajudar ?[/quote:43c5ce6ee3]
Talvez usou um eva muito mole, para um roda como a sua não pode ser qualquer eva. Teria que usar o EVA de tatame, ou algum parecido.
Abs
Emerson
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Responder