Faca de precisão caseira

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Sputnicker
membro
Mensagens: 578
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 9:08 am
Localização: Itajai - SC
Contato:

Faca de precisão caseira

Mensagem por Sputnicker »

Olá pessoal, tudo bem?
Esta dica é bem básica, mas fiz aqui e tenho usado muito, e acredito que para quem não conhece vai ser útil.

A confecção é simples e rápida, e me substituiu o estilete olfa.

O que é necessário:
[img:3aad456480]http://i47.tinypic.com/2n1yjk2.jpg[/img:3aad456480]
[list:3aad456480]Aparelho de barbear da marca BIC (O pacote com 5 custa R$3,50, use-as e depois ao invés de descartar você faz a faca)
2 Palitos de picolé (R$1,00 o pacote com 50un.)
Cola quente e respectiva pistola de aplicação[/list:u:3aad456480]

Primeiro devemos pegar a lâmina do aparelho de barbear, desmontando a parte plástica que segura a lâmina
[img:3aad456480]http://i46.tinypic.com/2w40i8k.jpg[/img:3aad456480]

Após, cole a lâmina no palito, com o ângulo que você achar melhor, lembrando sempre que o que segura a lâmina no palito é a cola quente que passa pelos buracos. Ou seja, deixe alguns buracos pra dentro.
[img:3aad456480]http://i46.tinypic.com/143ee0.jpg[/img:3aad456480]

Rapidamente use o outro palito para precionar a cola que passar pelos buracos, para fazer ela virar um U que vai segurar a lâmina.
[img:3aad456480]http://i46.tinypic.com/rcohte.jpg[/img:3aad456480]

Em seguida, passe mais cola, desta vez para colar o palito do outro lado
[img:3aad456480]http://i48.tinypic.com/wlq1qr.jpg[/img:3aad456480]

E assim, temos nossa pequena faca de precisão...
Segue abaixo vídeo do uso (não reparem o dedo cortado, rsrs)
[yt]qtHOuxCu8Eo[/yt]
-=-=-=-=-=-=-
Itajaí - SC
Borá?
Avatar do usuário
Pedro Guilherme
membro
Mensagens: 1916
Registrado em: Sáb Set 17, 2005 12:39 am
Localização: Esteio - RS

Mensagem por Pedro Guilherme »

Desculpe a minha opinião sobre sua dica mas já fiz esta experiencia, e não acho segura nem precisa. Qualquer elemento de corte já por si só é perigoso, há que se ter muito cuidado. Outro dia tive que levar a filha da vizinha no hospital porque com o estilete fez um corte profundo cortando uma veia do pulso. E veja que o estilete tem uma estrutura adequada, que com certeza foi estudada e projetado para seu uso especifico. Imagina se seus palitos de picolé num corte se abram o que pode acontecer. Desculpe não quero saber mais que ninguém , nem estragar seu invento, mas só deixar um alerta de que certas ferramentas é melhor comprar a correta.
Abraços
Avatar do usuário
Sputnicker
membro
Mensagens: 578
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 9:08 am
Localização: Itajai - SC
Contato:

Mensagem por Sputnicker »

[quote:e3be1eacb9="Pedro Guilherme"]Desculpe a minha opinião sobre sua dica mas já fiz esta experiencia, e não acho segura nem precisa. Qualquer elemento de corte já por si só é perigoso, há que se ter muito cuidado. Outro dia tive que levar a filha da vizinha no hospital porque com o estilete fez um corte profundo cortando uma veia do pulso. E veja que o estilete tem uma estrutura adequada, que com certeza foi estudada e projetado para seu uso especifico. Imagina se seus palitos de picolé num corte se abram o que pode acontecer. Desculpe não quero saber mais que ninguém , nem estragar seu invento, mas só deixar um alerta de que certas ferramentas é melhor comprar a correta.
Abraços[/quote:e3be1eacb9]

Pedro, precisa ela é, só não é muito exata... Mas todos os cortes contém precisão enorme.
Sobre o estilete, eu me sinto mais seguro utilizando o de palitos, por ser quadrado e desta forma mais firme. O estilete olfa que tenho é redondo e vive virando quando aplicado maior pressão.
Sobre descolar, realmente é uma chance... assim como o estilete tem a chance de quebrar a trava plástica...

Com certeza eu preferia usar uma olfa de uma marca de boa qualidade, mas infelizmente essas estão em um preço muito alto no mercado... não encontrei nenhuma opção boa por menos de R$300, o que considero muito caro para uma ferramenta tão descartável.

Mas com certeza compartilho sua opinião, melhor usar uma ferramenta apropriada. Mas quando não a tiver, fica aí a dica.
-=-=-=-=-=-=-
Itajaí - SC
Borá?
Avatar do usuário
johnny2008
membro
Mensagens: 2343
Registrado em: Sáb Ago 07, 2004 7:33 pm
Localização: São paulo ABC
Contato:

Mensagem por johnny2008 »

A idéia é boa se no momento não tiver um estilete por perto pois , na minha opinião não tem segurança ... da para perder um dedo na montagem dela !

Uma dica que posso dr é comprar um bom estilete de preferencia com corpo em metal e as laminas comprar de caixa fechada .

Tenho 2 estiletes a um bom tempo e as laminas eu comprei em uma loja de material de escritório uma caixa com 100 laminas . Saiu perto de R$9,00 !

Ai é só trocar a lamina toda vez que ela estiver sem o fio de corte .


Abraços e t+
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

[quote:555a54e6a1="Sputnicker"]
[b:555a54e6a1]... precisa ela é, só não é muito exata... [/b:555a54e6a1][/quote:555a54e6a1]

hããããã ?!?!?!

fora isso achei a ideia ótima!! é possivel fazer um varilhador bem bacana com essas laminas, pois elas sao fininhas.
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
Avatar do usuário
Sputnicker
membro
Mensagens: 578
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 9:08 am
Localização: Itajai - SC
Contato:

Mensagem por Sputnicker »

Existe diferença entre precisão e exatidão Novelli.
Precisão é a proximidade entre resultados, mesmo que não exatos.
Exatidão é a proximidade entre resultados comparada ao objetivo, mesmo que todos os resultados sejam diferentes entre sí.

Por exemplo, o jogador jogou um dardo, porém acertou o alvo muito longe do centro.
Seus próximos 6 tiros foram próximos do mesmo lugar, portanto ele foi preciso, mas não exato.

Já em outro teste ele acerta todo o alvo, sem errar nenhum dardo, mas com resultados discordantes, então ele foi exato, mas não preciso.

Já se ele for preciso e exato, acertará tudo no centro... ;)
Avatar do usuário
Sputnicker
membro
Mensagens: 578
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 9:08 am
Localização: Itajai - SC
Contato:

Mensagem por Sputnicker »

[quote:3155c8475e="johnny2008"]A idéia é boa se no momento não tiver um estilete por perto pois , na minha opinião não tem segurança ... da para perder um dedo na montagem dela !

Uma dica que posso dr é comprar um bom estilete de preferencia com corpo em metal e as laminas comprar de caixa fechada .

Tenho 2 estiletes a um bom tempo e as laminas eu comprei em uma loja de material de escritório uma caixa com 100 laminas . Saiu perto de R$9,00 !

Ai é só trocar a lamina toda vez que ela estiver sem o fio de corte .


Abraços e t+[/quote:3155c8475e]

Aqui eu paguei R$15,00 em um estilete com 6 lâminas (nenhuma tinha fio, tudo lixo), com corpo de plástico pintado e que a peça que segura as lâminas é de plástico... Vou procurar melhor por outras opções, mas eu gosto deste... ;D
Enfim, é um uso para as lâminas de barbear que iam fora sempre...rsrs

E tem um macete que eu aprendi na faculdade de gastronomia pra evitar de cortar os dedos... mantenha eles longe da lâmina ;D
-=-=-=-=-=-=-
Itajaí - SC
Borá?
Avatar do usuário
johnny2008
membro
Mensagens: 2343
Registrado em: Sáb Ago 07, 2004 7:33 pm
Localização: São paulo ABC
Contato:

Mensagem por johnny2008 »

[quote:b019b920a2="Sputnicker"][quote:b019b920a2="johnny2008"]A idéia é boa se no momento não tiver um estilete por perto pois , na minha opinião não tem segurança ... da para perder um dedo na montagem dela !

Uma dica que posso dr é comprar um bom estilete de preferencia com corpo em metal e as laminas comprar de caixa fechada .

Tenho 2 estiletes a um bom tempo e as laminas eu comprei em uma loja de material de escritório uma caixa com 100 laminas . Saiu perto de R$9,00 !

Ai é só trocar a lamina toda vez que ela estiver sem o fio de corte .


Abraços e t+[/quote:b019b920a2]

Aqui eu paguei R$15,00 em um estilete com 6 lâminas (nenhuma tinha fio, tudo lixo), com corpo de plástico pintado e que a peça que segura as lâminas é de plástico... Vou procurar melhor por outras opções, mas eu gosto deste... ;D
Enfim, é um uso para as lâminas de barbear que iam fora sempre...rsrs

E tem um macete que eu aprendi na faculdade de gastronomia pra evitar de cortar os dedos... [b:b019b920a2]mantenha eles longe da lâmina ;D[/b:b019b920a2][/quote:b019b920a2]

Bom , seria mais facil usar a luva de aço , pouco pesada mas pode " errar a vontade " ...!


T+
Avatar do usuário
Brucutu
membro
Mensagens: 827
Registrado em: Seg Ago 08, 2005 2:30 pm
Localização: Dois Vizinhos - PR

Mensagem por Brucutu »

Se quiser algo BOM e BARATO para cortar isopor, depron, madeira ou qualquer coisa util para aeromodelismo, então vou deixar minha dica!

USE UM BISTURI !

Voce não encontrá nenhuma lamina mais afiada do que um bisturi cirurgico!

Aqui na minha cidade paguei 9 reais no cabo de metal (esterelizá-vel e re-utilizável) e pago 50 centavos em cada lâmina!

Quem quiser algo SUPER AFIADO e bom para cortes, experimente, tenho certeza que não se arrependerá! Porém como qualquer outra ferramenta perigosa deve ficar longe de crianças e ser manipulado com extrema cautela!

As laminas que mais gostei foram as de nro 22 e a 24 (cada número é um tamanho e um formato diferente).

Ahh, voce acha isto a venda nas farmácias mais completas!

Abraços

Andre
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Avatar do usuário
Sputnicker
membro
Mensagens: 578
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 9:08 am
Localização: Itajai - SC
Contato:

Mensagem por Sputnicker »

[quote:683ca25648="Brucutu"]Se quiser algo BOM e BARATO para cortar isopor, depron, madeira ou qualquer coisa util para aeromodelismo, então vou deixar minha dica!

USE UM BISTURI !

Voce não encontrá nenhuma lamina mais afiada do que um bisturi cirurgico!

Aqui na minha cidade paguei 9 reais no cabo de metal (esterelizá-vel e re-utilizável) e pago 50 centavos em cada lâmina!

Quem quiser algo SUPER AFIADO e bom para cortes, experimente, tenho certeza que não se arrependerá! Porém como qualquer outra ferramenta perigosa deve ficar longe de crianças e ser manipulado com extrema cautela!

As laminas que mais gostei foram as de nro 22 e a 24 (cada número é um tamanho e um formato diferente).

Ahh, voce acha isto a venda nas farmácias mais completas!

Abraços

Andre[/quote:683ca25648]

A minha intenção em postar isso foi passar algo que pode ser feito com materiais que quase todo modelista tem em casa, e que não irá custar um centavo...

Não é nem preciso comentar que se você tem instrumentos melhores deve usa-los... é meio óbvio.
-=-=-=-=-=-=-
Itajaí - SC
Borá?
Responder