Faca de precisão caseira

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

[quote:aafb2f3cb3="Brucutu"]Se quiser algo BOM e BARATO para cortar isopor, depron, madeira ou qualquer coisa util para aeromodelismo, então vou deixar minha dica!

USE UM BISTURI !

Voce não encontrá nenhuma lamina mais afiada do que um bisturi cirurgico!

Aqui na minha cidade paguei 9 reais no cabo de metal (esterelizá-vel e re-utilizável) e pago 50 centavos em cada lâmina!

Quem quiser algo SUPER AFIADO e bom para cortes, experimente, tenho certeza que não se arrependerá! Porém como qualquer outra ferramenta perigosa deve ficar longe de crianças e ser manipulado com extrema cautela!

As laminas que mais gostei foram as de nro 22 e a 24 (cada número é um tamanho e um formato diferente).

Ahh, voce acha isto a venda nas farmácias mais completas!

Abraços

Andre[/quote:aafb2f3cb3]

Sem dúvida!

Só recomendo cuidado especial, já que corta a pele e outras estruturas com facilidade e rapidamente um corte superficial de torna profundo. Muito cuidado!

O bisturi é uma lamina feita para cortar tecidos sem que ele seja "rasgado", possibilitando uma recuperação "menos complicada" após algum procedimento invasivo. :lol:

Para cirurgia, a lâmina dura muito pouco, pois ela oxida rapidamente e perde essa capacidade de "corte sem rasgar", mas basta esterilizar e colocar ela para usar em depron. :D

Já no depron o corte não é tão crítico, então dá para usar por um bom tempo, mesmo que o fio deixe de ser tão fino.

Tem lâminas de vária formas e tamanhos!

E usava a lamina 15 para cortar depron (é minúscula).

[img:aafb2f3cb3]http://excellency-service.com/loja/images/bisturi_lamina4_15.jpg[/img:aafb2f3cb3]

Embora tem a lamina 10 que é grande... já usei para descascar fio... perfeito!

[img:aafb2f3cb3]http://excellency-service.com/loja/images/bisturi_lamina1_10.jpg[/img:aafb2f3cb3]

A 22 e 24 me parecem boas também.

[img:aafb2f3cb3]http://excellency-service.com/loja/images/bisturi_lamina6_22.jpg[/img:aafb2f3cb3]
[img:aafb2f3cb3]http://excellency-service.com/loja/images/bisturi_lamina8_24.jpg[/img:aafb2f3cb3]
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Avatar do usuário
Brucutu
membro
Mensagens: 827
Registrado em: Seg Ago 08, 2005 2:30 pm
Localização: Dois Vizinhos - PR

Mensagem por Brucutu »

[quote:b2b4268c31="Sputnicker"]

A minha intenção em postar isso foi passar algo que pode ser feito com materiais que quase todo modelista tem em casa, e que não irá custar um centavo...

Não é nem preciso comentar que se você tem instrumentos melhores deve usa-los... é meio óbvio.[/quote:b2b4268c31]

Mas convenhamos que se o individio não tiver 9 reais para comprar um cabo, e esporadicamente 50 centavos por lamina, então essa pessoa pode ser qualquer coisa, menos aeromodelista!
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Avatar do usuário
Brucutu
membro
Mensagens: 827
Registrado em: Seg Ago 08, 2005 2:30 pm
Localização: Dois Vizinhos - PR

Mensagem por Brucutu »

Ahh ia esquecendo...

Outra vantagem do bisturi:

Pergunte nas farmacias se por acaso eles não tem LAMINAS VENCIDAS paradas no estoque!

Esses dias consegui um verdadeiro FARDO de laminas ao preço de 10 centavos a unidade!
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Avatar do usuário
Sputnicker
membro
Mensagens: 578
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 9:08 am
Localização: Itajai - SC
Contato:

Mensagem por Sputnicker »

[quote:ba96cb4c74="Brucutu"][quote:ba96cb4c74="Sputnicker"]

A minha intenção em postar isso foi passar algo que pode ser feito com materiais que quase todo modelista tem em casa, e que não irá custar um centavo...

Não é nem preciso comentar que se você tem instrumentos melhores deve usa-los... é meio óbvio.[/quote:ba96cb4c74]

Mas convenhamos que se o individio não tiver 9 reais para comprar um cabo, e esporadicamente 50 centavos por lamina, então essa pessoa pode ser qualquer coisa, menos aeromodelista![/quote:ba96cb4c74]

Vou procurar em minha cidade, mas acredito não achar neste preço nem ao menos perto disso...
-=-=-=-=-=-=-
Itajaí - SC
Borá?
Avatar do usuário
Brucutu
membro
Mensagens: 827
Registrado em: Seg Ago 08, 2005 2:30 pm
Localização: Dois Vizinhos - PR

Mensagem por Brucutu »

[quote:0b20754af7="Sputnicker"][quote:0b20754af7="Brucutu"][quote:0b20754af7="Sputnicker"]

A minha intenção em postar isso foi passar algo que pode ser feito com materiais que quase todo modelista tem em casa, e que não irá custar um centavo...

Não é nem preciso comentar que se você tem instrumentos melhores deve usa-los... é meio óbvio.[/quote:0b20754af7]

Mas convenhamos que se o individio não tiver 9 reais para comprar um cabo, e esporadicamente 50 centavos por lamina, então essa pessoa pode ser qualquer coisa, menos aeromodelista![/quote:0b20754af7]

Vou procurar em minha cidade, mas acredito não achar neste preço nem ao menos perto disso...[/quote:0b20754af7]

Sim... é muito útil !!

Não é ém qq farmácia que vende! Tem também naquelas casas especializadas em acessórios médicos (não sei se pode-se chamar de farmácia), onde vendem muletas, cadeira de rodas, acessórios ortopédicos, fraldas de diversos tamanhos e por aí vai...

Mas o preço é esse mesmo! Eu paguei 9 reais no cabo, e 50 cents na lamina (cada modelo tem seu preço..).

Andre
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

[quote:3e77f31a6d="Brucutu"][quote:3e77f31a6d="Sputnicker"][quote:3e77f31a6d="Brucutu"][quote:3e77f31a6d="Sputnicker"]

A minha intenção em postar isso foi passar algo que pode ser feito com materiais que quase todo modelista tem em casa, e que não irá custar um centavo...

Não é nem preciso comentar que se você tem instrumentos melhores deve usa-los... é meio óbvio.[/quote:3e77f31a6d]

Mas convenhamos que se o individio não tiver 9 reais para comprar um cabo, e esporadicamente 50 centavos por lamina, então essa pessoa pode ser qualquer coisa, menos aeromodelista![/quote:3e77f31a6d]

Vou procurar em minha cidade, mas acredito não achar neste preço nem ao menos perto disso...[/quote:3e77f31a6d]

Sim... é muito útil !!

Não é ém qq farmácia que vende! Tem também naquelas casas especializadas em acessórios médicos (não sei se pode-se chamar de farmácia), onde vendem muletas, cadeira de rodas, acessórios ortopédicos, fraldas de diversos tamanhos e por aí vai...

Mas o preço é esse mesmo! Eu paguei 9 reais no cabo, e 50 cents na lamina (cada modelo tem seu preço..).

Andre[/quote:3e77f31a6d]

Loja de equipamento médico.

Em loja de materiais odontológicos (as famosas "dentais") também tem.
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

Esse tipo de dica é pra matar... dois palitos e um pedaço de gilete não valem um dedo cortado...
Avatar do usuário
HOT_62
membro
Mensagens: 366
Registrado em: Seg Mai 22, 2006 12:32 pm
Localização: Limeira - SP
Contato:

Mensagem por HOT_62 »

Boa dica pra aproveitar meus barbeadores velhos...rs

Acho engraçado o pessoal falar da segurança dessa dica, lembro quando eu tinha uns 9 ou 10 anos, uma revista Esporte Modelismo veio com uma planta de um planador lançado a mão, era um Mig, uma das dicas para montagem era a faca de corte, lá eles falavam para vc pegar uma gillete (daquelas antigonas) e quebra-la ao meio, depois na parte para vc pegar, era para colocar um pedacinho de fita isolante.

Fiz exatamente como descrito lá, estou com meus dedos inteiros até hoje.

Acidentes acontecem quando não se respeita a sua ferramenta, seja ela qual for.
kleberrios
membro
Mensagens: 546
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:28 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por kleberrios »

A dica é boa Sputinick. A do Bisturi também muito boa. Estão de parabéns. O cuidado devemos ter em tudo na vida, é claro que alguns trabalhos requer mais cuidado do que outros.
ropapp
membro
Mensagens: 88
Registrado em: Dom Mai 13, 2007 7:57 pm
Localização: são paulo,sp

Mensagem por ropapp »

diga sobre todos esses cuidados com gillette para o Sr Sala...diga para ele não usar mais nas construções de balsa...rsrsrsrsrsr
abçs
rodolfo
Responder