BRA para Iniciante - Dúvidas

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
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guga
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Mensagem por guga »

É mas só tirou o BRA muito depois de estares voando... deixa de ser Teimoso...

Tirar BRA é somente quando já se esta voando e aprovado por um instrutor...

..aliás quem foi seu instrutor? :mrgreen:
Aeromodelistas... Crescei e Eletrificaivos...
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

[quote:8bab273ce1="guga"]É mas só tirou o BRA muito depois de estares voando... deixa de ser Teimoso...

Tirar BRA é somente quando já se esta voando e aprovado por um instrutor...

..aliás quem foi seu instrutor? :mrgreen:[/quote:8bab273ce1]

Foi um velho rabugento que solta gases até na casa dos outros conhece ele?
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Não sou contra o BRA. O BRA é contra mim.

a. Bloqueio de freqüência, sempre faço isto perguntando a todo mundo que tem rádio 72MHz qual a frequência e antes de ligar ainda grito e aguardo
b. Varetas e links corretamente conectados, ok
c. Fixação correta do receptor e bateria, receptor colado com cola quente na lateral do modelo conta?
d. Parafusos apertados e travados (servos, motor, trem, asa, profundor...): servos colados, motor item, não tenho usado muito trem de pouso mas isto não me impede de taxiar e decolar do chão
e. Carga de bateria do receptor, normalmente não uso
f. Carga da bateria do transmissor, OK
g. Comandos livres, operantes e corretos, OK
h. Teste de alcance do equipamento de rádio, OK
i. Estrutura do avião oferece segurança de vôo, OK
j. Regulagem do motor (que regulagem)

a. Taxiamento dentro da pista auxiliar (se houver) (que pista, taxiar para que ?)
b. Observar prioridade de decolagem e pouso (OK)
c. Rolagem ao eixo da pista demarcada, colocando-o contra o vento (geralmente coloco o modelo na pista já contra o vento)
d. Decolagem suave e tomada de altura (com empuxo de 2:1 decolagem vertical conta?)
e. Vôo em cima da pista contra o vento (sempre faço isto)
f. Vôo retangular, sempre dentro da CAIXA DE VÔO (OK)
g. Vôo em oito horizontal, IDEM (OK)
h. Vôo em looping, IDEM (OK)
i. Vôo em rool, IDEM (OK)
j. Vôo em parafuso, IDEM (nem todo modelo meu faz parafuso, tenho que fazer um só para isto???)
k.Iniciar os procedimentos de pouso (gritar “PISTA”, completar a “perna do vento” e pousar), OK
l. Pouso na pista demarcada com ou sem motor
m. Trazer o aeromodelo até a saída da pista, desligar o motor, Rádio Rx e Tx e rebocá-lo até os boxes. Que motor, que box?

a. Desbloqueio de freqüência
b. Colocar transmissor (Tx) na cabine de controle (que cabine ?)
c. Esvaziar/encher o tanque (que tanque ?)
d. Verificar estrutura do avião OK

Na verdade quando comecei no aeromodelismo até procurei comprar um treinador legal em uma loja e tentei conseguir um instrutor.

Não consegui nem um nem outro, a loja que procurei apesar de ser uma das poucas que tinha material para modelos elétricos "torceu o nariz" quando disse que queria iniciar por um deles e nenhuma outra loja tinha nenhum modelo adequado.

Os instrutores que procurei "torceram" mais ainda o nariz e soltaram um "estas m***s de elétrico não chego nem perto".

Os clubes ítem. Como outro colega nosso citou estes dias, eu morava em apartamento (ainda moro, mas outro) e não tinha espaço, tempo, nem paciência para motor a combustão, e também tinha problema de crianças x produtos químicos.


Para o próximo ano talvez eu prepare um giant bem giant, devidamente elétrico, para levar no Giant de Itu. Se fizer isto vou ter que tirar o BRA, então até posso fazer um modelo adequado à prova e procurar um clube (mas não me associar pois continuam sendo longe demais para mim, e mal tenho tempo para voar a 6Km de casa quanto mais a 60...) e instrutor.
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caducunha
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Mensagem por caducunha »

Campeao[b:6fc138e1a3]rosca[/b:6fc138e1a3],

Eu disse "Sem joia ou mensalidade [b:6fc138e1a3]pelo que me consta[/b:6fc138e1a3]". Agora, R$ 120,00 por ano para ter uma pista daquela a disposição é de graça! 3 pizzas que você deixa de comer por ano. Tem gente que paga mais que isso num pedaço de isopor que além de feio não voa.

Mac2, parabéns pela sua primeira aula prática. Agora é se dedicar e curtir.
Carlos Eduardo.
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Mac2
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Re: BRA para Iniciante - Dúvidas

Mensagem por Mac2 »

[quote:31548d3c74="guga"]Caro Marco Aurelio...
Só para seu conhecimento...(de quem foi diretor da ABA e teve carteirinha uma das primeiras)
O certo é teres certeza que tenhas um instrutor para começares até estares voando sozinho...
Não precisa de BRA(no inicio)... o instrutor responde por voce...
Quando estiveres voando sozinho ... ai sim... deves pegar o BRA...
Fique sabendo...
Ninguem aqui do forum... inclusive o dono, os moderadores eo Raivoso Marco...
Quando começaram a voar alguns lá no Pacaembu ...
Voaram pelo menos 3 anos sem nem pensar em ABA ou BRA e inclusive fazer Regras...
Todos eles quando se começou a fazer cogitações para entrar na ABA ou mesmo depois tirar o BRA eram contra...
Sómente depois em 2007 quando do inicio dos voos no Ibirapuera, por causa da homologação de uma sociedade aeromodelistica exigida pela direção do Ibira...
Só assim então foram todos os interessados a tirar o BRA e claro todos são aqui do forum ...
Tire o seu BRA... mas só depois que estiveres voando e aprovado por um instrutor... 8)[/quote:31548d3c74]
Guga,
Obrigado pelas dicas.
É exatamente isto que quero fazer, mesmo porque aqui na pista onde pretendo frequentar o BRA é obrigatório e ainda é feito um teste para "homologar" o piloto. Já fiz uma aula demonstração no sábado e pretendo continuar com as "lições" até que tenha condições de voar sozinho e com segurança. O local que escolhi para aprender é cheio de gente (é um Parque aqui em Jundiai) e não dá para ser negligente com este hobby.
Abs
Mac2
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guga
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Mensagem por guga »

Para Terminar...

Ai vai uma foto do Guga e seus BRA´s Internacionais... :wink:

[img:79fbdcb55a]http://media6.dropshots.com/photos/430374/20060217/194223.jpg[/img:79fbdcb55a]
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Mac2
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Mensagem por Mac2 »

[quote:3d2b2b24ea="guga"]Para Terminar...
Ai vai uma foto do Guga e seus BRA´s Internacionais... :wink:
[/quote:3d2b2b24ea]
Ahahahahahah!!!
Parece até o cara do Avatar.
Abs
Mac2
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Sukyake
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Mensagem por Sukyake »

[quote:f5430a5874="alexcmag"]Não sou contra o BRA. O BRA é contra mim.

a. Bloqueio de freqüência, sempre faço isto perguntando a todo mundo que tem rádio 72MHz qual a frequência e antes de ligar ainda grito e aguardo
b. Varetas e links corretamente conectados, ok
c. Fixação correta do receptor e bateria, receptor colado com cola quente na lateral do modelo conta?
d. Parafusos apertados e travados (servos, motor, trem, asa, profundor...): servos colados, motor item, não tenho usado muito trem de pouso mas isto não me impede de taxiar e decolar do chão
e. Carga de bateria do receptor, normalmente não uso
f. Carga da bateria do transmissor, OK
g. Comandos livres, operantes e corretos, OK
h. Teste de alcance do equipamento de rádio, OK
i. Estrutura do avião oferece segurança de vôo, OK
j. Regulagem do motor (que regulagem)

a. Taxiamento dentro da pista auxiliar (se houver) (que pista, taxiar para que ?)
b. Observar prioridade de decolagem e pouso (OK)
c. Rolagem ao eixo da pista demarcada, colocando-o contra o vento (geralmente coloco o modelo na pista já contra o vento)
d. Decolagem suave e tomada de altura (com empuxo de 2:1 decolagem vertical conta?)
e. Vôo em cima da pista contra o vento (sempre faço isto)
f. Vôo retangular, sempre dentro da CAIXA DE VÔO (OK)
g. Vôo em oito horizontal, IDEM (OK)
h. Vôo em looping, IDEM (OK)
i. Vôo em rool, IDEM (OK)
j. Vôo em parafuso, IDEM (nem todo modelo meu faz parafuso, tenho que fazer um só para isto???)
k.Iniciar os procedimentos de pouso (gritar “PISTA”, completar a “perna do vento” e pousar), OK
l. Pouso na pista demarcada com ou sem motor
m. Trazer o aeromodelo até a saída da pista, desligar o motor, Rádio Rx e Tx e rebocá-lo até os boxes. Que motor, que box?

a. Desbloqueio de freqüência
b. Colocar transmissor (Tx) na cabine de controle (que cabine ?)
c. Esvaziar/encher o tanque (que tanque ?)
d. Verificar estrutura do avião OK

Na verdade quando comecei no aeromodelismo até procurei comprar um treinador legal em uma loja e tentei conseguir um instrutor.

Não consegui nem um nem outro, a loja que procurei apesar de ser uma das poucas que tinha material para modelos elétricos "torceu o nariz" quando disse que queria iniciar por um deles e nenhuma outra loja tinha nenhum modelo adequado.

Os instrutores que procurei "torceram" mais ainda o nariz e soltaram um "estas m***s de elétrico não chego nem perto".

Os clubes ítem. Como outro colega nosso citou estes dias, eu morava em apartamento (ainda moro, mas outro) e não tinha espaço, tempo, nem paciência para motor a combustão, e também tinha problema de crianças x produtos químicos.


Para o próximo ano talvez eu prepare um giant bem giant, devidamente elétrico, para levar no Giant de Itu. Se fizer isto vou ter que tirar o BRA, então até posso fazer um modelo adequado à prova e procurar um clube (mas não me associar pois continuam sendo longe demais para mim, e mal tenho tempo para voar a 6Km de casa quanto mais a 60...) e instrutor.[/quote:f5430a5874]

Caramba... até me identifiquei com isso.

Agora me explica uma coisa: como faço BRA com elétrico?

Pois até onde eu li, só há referências para combustão.

Meus aviões jamais passaram dos 700g e dos 175W de potência...

Atualmente tenho apenas um avião que faria as manobras exigidas: um shockflyer de EPP e fibra de carbono com 250g e 59W de potência com tudo em ordem... certamente tomarei um "chega pra lá" como sempre.

Ainda vou postar minhas aventuras em busca do BRA com um ShockFlyer.
Me aguardem! :lol:
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
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campeaorosca
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de graça

Mensagem por campeaorosca »

[quote:46aaf6f68a="caducunha"]Campeao[b:46aaf6f68a]rosca[/b:46aaf6f68a],

Eu disse "Sem joia ou mensalidade [b:46aaf6f68a]pelo que me consta[/b:46aaf6f68a]". Agora, R$ 120,00 por ano para ter uma pista daquela a disposição é de graça! 3 pizzas que você deixa de comer por ano. Tem gente que paga mais que isso num pedaço de isopor que além de feio não voa.

Mac2, parabéns pela sua primeira aula prática. Agora é se dedicar e curtir.[/quote:46aaf6f68a] amigo voçe acha de graça 120 reais..manda para mim 120 reais para eu comprar 2 servos que estou preçisando(brincadeira) e caro amigo sabe porque eles nao tem gasto nenhum la o dae de jundiai paga tudo la ate a limpeza la eo dae que paga..outra eles uma vez arrecadou agasalho so para ajudar..nao quero entrar em detalhes la tem muita gente boa mas tem muita gente pilantra..que gosta de dar balao nas pessoas...abraços
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caducunha
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Re: de graça

Mensagem por caducunha »

[quote:cf03b19617="campeaorosca"][quote:cf03b19617="caducunha"]Campeao[b:cf03b19617]rosca[/b:cf03b19617],

Eu disse "Sem joia ou mensalidade [b:cf03b19617]pelo que me consta[/b:cf03b19617]". Agora, R$ 120,00 por ano para ter uma pista daquela a disposição é de graça! 3 pizzas que você deixa de comer por ano. Tem gente que paga mais que isso num pedaço de isopor que além de feio não voa.

Mac2, parabéns pela sua primeira aula prática. Agora é se dedicar e curtir.[/quote:cf03b19617] amigo voçe acha de graça 120 reais..manda para mim 120 reais para eu comprar 2 servos que estou preçisando(brincadeira) e caro amigo sabe porque eles nao tem gasto nenhum la o dae de jundiai paga tudo la ate a limpeza la eo dae que paga..outra eles uma vez arrecadou agasalho so para ajudar..nao quero entrar em detalhes la tem muita gente boa mas tem muita gente pilantra..que gosta de dar balao nas pessoas...abraços[/quote:cf03b19617]

Eu achava que não se pagava nada por ser mesmo um local público. Até me supreendi quando você me disse que tinha essa contribuição anual. Bom, se estão usando o dinheiro para outros fins ou não, aí são os sócios de lá que tem que acompanhar para onde vai a grana. No clube onde voo, a administração da contribuição mensal é bem transparente. E o dia que não for, vou cobrar para que seja ou então saio do clube.
Carlos Eduardo.
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