BRA para Iniciante - Dúvidas

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
campeaorosca
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Qui Mar 04, 2010 7:43 pm
Localização: campo limpo pta

.

Mensagem por campeaorosca »

[quote:ee25e353b5="betocastrucci"][quote:ee25e353b5="bob filho"]então é o seguinte quem começou a falar de aeromodelo de isopor foi vc!!!!!!!!!!
agora falo por mim e meus amigos do hobby, nossos modelos são bonitos para nos e voam muito bem!
agora se vc ñ gosta de modelos de isopor é de particularidade sua!!!!!!
e se vc diz q modelos de isopor não voa bem deve ser o seu, de uma analizada melhor no seus conceitos.[/quote:ee25e353b5]

Ao menos o que eu entendi foi que o caducunha falou que existem aviões de isopor que custam mais do que se paga para ser associado do Parque da Cidade, e que nem ao menos voam direito. Ele não falou que TODO modelo de isopor é feio e ruim, isso são voces que estão assumindo. A vontade de brigar é maior do que a vontade de ler...
A discussão aqui é sobre o BRA e já derivou para se é justo ou não que se pague uma anuidade para voar num local público. O modelo de isopor serviu apenas como comparativo de custo, assim como eu usei como comparativo o custo da gasolina que gasto para ir até o parque.
As regras no parque são claras, como a pista é homologada na Cobra e caso aconteça algum acidente, a administração do parque se protege juridicamente usando o argumento de ser obrigatória a habilitação dos pilotos e do seguro obrigatório, quer isso seja verdade ou não, o que interessa nesses casos é papel, é documento. O BRA serve para isso. E é cobrada sua apresentação de quem for utilizar a pista pelos fiscais do parque.
A outra discussão era se é justo a cobrança de uma taxa por parte da associação (GAPC) em se tratando de um local público. A taxa é "obrigatória" se o aeromodelista tirar seu BRA pela associação GAPC, caso traga o BRA de outra entidade (clube, associações,..) não é cobrada taxa alguma. A administração do parque utiliza sua mão de obra para manutenção da pista, mas os materiais necessários são por conta do GAPC, além do custeio dos eventos que acontecem ao longo do ano.[/quote:ee25e353b5] olha que legal o caducunha tem ate advogado aqui no forum.mas amigo nao esqueçe que no parque da cidade em jundiai tem que pagar uma pizza para voar..................
Avatar do usuário
campeaorosca
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Qui Mar 04, 2010 7:43 pm
Localização: campo limpo pta

.

Mensagem por campeaorosca »

[quote:89b426671a="Mac2"][quote:89b426671a="bob filho"]então é o seguinte quem começou a falar de aeromodelo de isopor foi vc!!!!!!!!!!
agora falo por mim e meus amigos do hobby, nossos modelos são bonitos para nos e voam muito bem!
agora se vc ñ gosta de modelos de isopor é de particularidade sua!!!!!!
e se vc diz q modelos de isopor não voa bem deve ser o seu, de uma analizada melhor no seus conceitos.[/quote:89b426671a]
Será que daria para você discutir isso por MP conforme solicitado pelo CADU?
Senão serei obrigado a denunciá-lo à moderação.
Contamos com a sua colaboração.
Att
Marco Aurelio[/quote:89b426671a] ola marco aurelio o forum nao e para discutir.acho que o forum e para isto!oque nao pode ter e ofença um com o outro.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Re: .

Mensagem por betocastrucci »

[quote:1dfdcae883="campeaorosca"][quote:1dfdcae883="betocastrucci"][quote:1dfdcae883="bob filho"]então é o seguinte quem começou a falar de aeromodelo de isopor foi vc!!!!!!!!!!
agora falo por mim e meus amigos do hobby, nossos modelos são bonitos para nos e voam muito bem!
agora se vc ñ gosta de modelos de isopor é de particularidade sua!!!!!!
e se vc diz q modelos de isopor não voa bem deve ser o seu, de uma analizada melhor no seus conceitos.[/quote:1dfdcae883]

Ao menos o que eu entendi foi que o caducunha falou que existem aviões de isopor que custam mais do que se paga para ser associado do Parque da Cidade, e que nem ao menos voam direito. Ele não falou que TODO modelo de isopor é feio e ruim, isso são voces que estão assumindo. A vontade de brigar é maior do que a vontade de ler...
A discussão aqui é sobre o BRA e já derivou para se é justo ou não que se pague uma anuidade para voar num local público. O modelo de isopor serviu apenas como comparativo de custo, assim como eu usei como comparativo o custo da gasolina que gasto para ir até o parque.
As regras no parque são claras, como a pista é homologada na Cobra e caso aconteça algum acidente, a administração do parque se protege juridicamente usando o argumento de ser obrigatória a habilitação dos pilotos e do seguro obrigatório, quer isso seja verdade ou não, o que interessa nesses casos é papel, é documento. O BRA serve para isso. E é cobrada sua apresentação de quem for utilizar a pista pelos fiscais do parque.
A outra discussão era se é justo a cobrança de uma taxa por parte da associação (GAPC) em se tratando de um local público. A taxa é "obrigatória" se o aeromodelista tirar seu BRA pela associação GAPC, caso traga o BRA de outra entidade (clube, associações,..) não é cobrada taxa alguma. A administração do parque utiliza sua mão de obra para manutenção da pista, mas os materiais necessários são por conta do GAPC, além do custeio dos eventos que acontecem ao longo do ano.[/quote:1dfdcae883] olha que legal o caducunha tem ate advogado aqui no forum.mas amigo nao esqueçe que no parque da cidade em jundiai tem que pagar uma pizza para voar..................[/quote:1dfdcae883]

Eu sou engenheiro e não advogado :D :D :D :D :D E pelo que sei paga uma anuidade em dinheiro e não em pizza, mas já vi a turma combinar churrasco por lá.
Beto
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

Eterno debate entre " compensa ou não o tal BRA "!
Aí vem um bando que mal sabe escrever, não interpreta corretamente e sai em defesa de algo que em momento nenhum foi atacado.

A propósito, fiquei curioso em relação ao BRA para modelos elétricos, especialmente os modelinhos menores.
Eu não pretendo tirar por não ter nenhuma pista homologada que esteja próxima a mim, mas o que de fato é coberto para o caso de pequenos modelos elétricos?

Abs
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:68ca2a1950="wildcat"]Eterno debate entre " compensa ou não o tal BRA "!
Aí vem um bando que mal sabe escrever, não interpreta corretamente e sai em defesa de algo que em momento nenhum foi atacado.
A propósito, fiquei curioso em relação ao BRA para modelos elétricos, especialmente os modelinhos menores.
Eu não pretendo tirar por não ter nenhuma pista homologada que esteja próxima a mim, mas o que de fato é coberto para o caso de pequenos modelos elétricos?
Abs[/quote:68ca2a1950]
Wildcat,
Existe uma franquia de R$ 500,00. Por aí dá para ter uma idéia do que o seguro poderá cobrir.
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

[quote:a42757e003="wildcat"]Eterno debate entre " compensa ou não o tal BRA "!
Aí vem um bando que mal sabe escrever, não interpreta corretamente e sai em defesa de algo que em momento nenhum foi atacado.

A propósito, fiquei curioso em relação ao BRA para modelos elétricos, especialmente os modelinhos menores.
Eu não pretendo tirar por não ter nenhuma pista homologada que esteja próxima a mim, mas o que de fato é coberto para o caso de pequenos modelos elétricos?

Abs[/quote:a42757e003]

A propósito, o seguro é para responsabilidade civil, ou seja paga algum estrago que o modelo vier a fazer, como machucar alguém, bater num carro, quebrar algum telhado.
Beto
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

Valeu, Marco e Beto.
Eu estava totalmente enganado... Na minha cabecinha que devia estar no mundo da fantasia o seguro cobriria também os danos do MEU modelo! rs....

Acho que tem tanta coisa que não foi bem explicada sobre o BRA, que acaba afastando os modelistas.

Abs
Marcelo
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
ceceu4
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Sex Out 12, 2012 3:18 pm
Localização: São paulo

Bra

Mensagem por ceceu4 »

Pessoal, sou de sp capital e gostaria de tirar meu bra, porém eu quero saber se posso tirar o bra sem ser filiado a algum clube, pois quero voar no Uba. Alguém conheçe outro clube em sp que obrigue o aeromodelista a ter bra para voar?

Obrigado.
Trex-250/Trex-450/Trex 550E V2/Ugly Stick/Asa Zagi
Avatar do usuário
Ze_Luiz
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Dom Mar 10, 2013 11:41 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Ze_Luiz »

Senhores, no início do mês de Junho entrei no site da COBRA para imprimir o boleto e dar início no processo de obtenção do registro, BRA. Fiquei com uma dúvida sobre o preenchimento do formulário e liguei para a sede no RJ, esclareci minha dúvida e também obtive a informação de que alem dos R$120, correspondente ao menor valor do seguro contratado, existe uma taxa de adesão de mais duzentos e poucos reais, totalizando um boleto de mais de R$300. Também fui informado que no próximo ano pagaria somente a anuidade, mas se o atraso desse pagamento for superior a 6 meses será obrigatório o pagamento novamente da taxa de adesão.
Responder