Concurso cultural e-voo - escolha a melhor redação

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Concurso cultural e-voo - escolha a melhor redação

Mensagem por alexcmag »

Depois de muita seleção sobraram 6 candidatos empatados no concurso cultural e-voo.

Para desempatá-los, peço ajuda aos membros do fórum.

Abaixo estão as 6 redações, escolha a que achar melhor e boa sorte aos participantes.

A votação durará 7 dias, que vença o melhor.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[b:075c0e9e59]Texto 1[/b:075c0e9e59]

Aeromodelismo.


Voo termal, vou contar um pouco dos voos em Itanháem, no morro da praia do sonho:

Quando subo a zagi e entro na roda de voo do urubus, eles assustam e se afastam, mas bastam alguns segundos com o motor desligado, para fazer parte dessa formação.

Uma verdadeira aula de voo, onde nessa classe, existe um aluno para vários professores, os urubus e eu !

Em dias quentes, as térmicas aparecem por lá, e existe um "canal", que se forma ali, ligando o morro da praia do sonho ao morro da praia dos pescadores, por cima das casas que ficam na areia, entre as duas praias.

Alguns urubus abrem o circulo (agora tem usuária, vamos maneirar), e fazem esse trajeto, indo até o outro morro.

E já segui várias vezes com a zagi, mas ao final da praia do sonho, já estou quase sem visão do modelo, e sou obrigado a voltar, então viro por cima do quiosque (é o unico lá), e venho por cima da beira do mar, já perdendo altura rapidamente...

As vezes, um urubu sai em outra direção, indo para alto-mar, também já segui, e é um longo voo sustentado, posso afirmar que a zagi vai longe, mantendo altura...

...mas o problema é voar em cima do mar, tenho trauma, herança de um o.r.i.o.l.e. , nesses casos, geralmente na altura do "mar na cintura" (caso caia, da pé pra buscar ) dou meia volta na zagi, e venho para pouso.

Minha zagi é motorizada sim, mas utilizo o motor mais para coloca-la em cima do morro, e deixo ele "off", a maior parte do tempo, ja voei 1 hr entre motor a 25% e 0%.

Liberdade e muita paz, são as maiores sensações que o aeromodelismo me proporciona.

...ahhh, e muita adrenalina, geralmente antes de cada decolagem...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[b:b490e6342e]texto 2[/b:b490e6342e]

Aeromodelista – Um pássaro de asas sem penas


O Homem sempre admirou a liberdade dos pássaros e seus variados tipos de vôo. Quem nunca ficou maravilhado com o vôo de um Beija-flor ou com o balé aéreo de uma revoada de Andorinhas? Fragatas, Gaviões, Pardais, Águias, Urubus, Bem-te-vis, Pombos..., aves de diferentes formas com formas diferentes de voar. Qual será a sensação de voar por nós mesmos? Nunca saberemos ao certo.

Inspirados nas aves, alguns homens construiram suas próprias asas, tentando sentir o impossível, dentre eles, nós, aeromodelistas.

Asas de madeira, plástico, fibra, isopor... Asas coloridas e de diversas formas. Formas que determinam o tipo de pássaro que somos. Muitas vezes demoramos para encontrar as nossas próprias asas, afinal não nascemos com elas, mas intuitivamente sabemos o que procuramos e quando achamos, uma verdadeira explosão de sentimentos acontece.

Não importa se estou surfando nas térmicas com um planador, como se fosse um Urubu, ou mergulhando a toda velocidade com um Mustang, assim como faz uma Águia atacando sua presa, a realização é pessoal e íntima, que toca a fundo em cada aeromodelista.

Com nossos gritos estridentes ou silenciosamente, ascendemos com nossas asas sem penas, rumo ao azul do céu e transcendemos o impossível.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[b:241dc3466e]Texto 4[/b:241dc3466e]

Vou deixar aqui um pequeno texto sobre eu no aeromodelismo elétrico.


A palavra aeromodelismo entrou na minha cabeça faz pouco tempo, talvez 5 ou 6 anos, quando eu assistia a um programa do jornal local, vi uma matéria que o tema era aeromodelos: Ná epóca se já existia aeromodelos elétricos eu nunca tinha ouvido falar, então era isso mesmo aeromodelos a combustão, fiquei fascinado com oque eu vi, eram réplicas identicas aos aviões de verdade, até então eu nunca tinha visto em canto nenhum um aeromodelo, apenas os conhecia de nome: na mesma matéria o reporter fez uma pergunta ao aeromodelista sobre uma base de custos para montar um simples como os que estavam sendo mostrados, e ele falou algo por volta de R$1.400 a R$2.000, eu antes de tentar já havia desistido de ter um, imagina um garoto de 13ano pensando em gastar algo entre R$1.700 num avião, é mamae não seria louca...

O tempo passou, as coisas foram melhorando, a criatividade e a curiosidade foram crescendo, até então eu sempre tive uma dúvida se a asa era maior que o avião, mais depois que tive acesso a internet comecei a pesquisar que nem louco, pra falar a verdade o evoo não foi o primeiro site que descobrir, tinha um do Rafael muito legal. Mas foi ele que me vez entrar nessa dança com aquele projeto do Régis do aero ferrari, tentei montar mais nem tinha o motor nem as baterias, desistir.

Pesquisando mais encontrei o ML, e nele um brinquedo que parecia voar, que custava R$189,00: barato né? antes era R$1.700 agora ta degraça, comprei, pra falar a verdade sou grato a esse brinquedo até hoje, porque foi a partir dele que veio a contade de ter um aeromodelo de verdade... ai quem aparece pra mim ensinar tudo?"www.evoo.com.br", pois é esse site mesmo...

Hoje o aeromodelismo elétrico já faz parte da minha vida, sempre que penso em montar um modelo novo, é uma felicidade imensa, pois sei que todo trabalho que estou tendo para deixar bonito e bem feito será o meu prazer de ve-lo voar tranquilo e elegante, pra que retribuição melhor? Não precisa isso já é tudo, além que é uma terapia faze-los. (ainda não fasso esses modelos bonitos) mas é isso ai, aeromodelismo é : saúde, alegria, paz, tranquilidade, emoção, superação de muitas vezes da falta de recursos, e superação dos desafios, que eles empoem a seus criadores e pilotos.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[b:0ffbccc277]Texto 5[/b:0ffbccc277]

Por que gosto de aeromodelos?


Não me lembro desde quando gosto de aeromodelos, sequer sei precisar um evento ou momento da minha infância que meu fascínio por essas obras-de-arte foi desperto.

Uma das poucas coisas que consigo resgatar à memória são alguns exemplares de revistas relacionadas ao hobby, que comprei lá pelos meus 9 ou 10 anos de idade. Lia as reportagens, sonhava com aqueles aviões estúpidos de tão lindos... Lembro-me bem! Perdia horas e horas com aquela admiração!

Porém, era um mundo que eu só podia ver pelas revistas - um mundo em duas dimensões - que somente aquela página impressa possibilitava meus olhares. Diversas vezes pedia pra minha mãe comprar um modelo para mim, mas os preços em dólares eram proibitivos. Então cansei.

A chama dessa paixão ficou adormecida - cansada de tanto queimar em vão - por muito tempo, aguardando uma nova oportunidade para voltar a acender.
Durante esse período de trégua fiz o primeiro grau, entrei para o CEFET-RJ, fiz meu segundo grau técnico e finalmente consegui um estágio (Técnico em edificações!!!).

Certo dia, eu passei em frente a uma loja de modelismo no Centro do Rio de Janeiro. Foi o suficiente pra me "enlouquecer". Assim que cheguei em casa, no mesmo dia, entrei na Internet e "vasculhei a rede" a procura de informações sobre o hobby. Eu estava desatualizado... Eis que encontro um site chamado Evoo, repleto de informações, com um fórum de dar inveja... Maravilha!

Aos poucos fui comprando os equipamentos, aprendendo a arte de construir, aprendendo a arte de pilotar (muitas horas de simulador e alguns aviões de vôo livre) e etc. Finalmente consegui fazer o meu primeiro vôo! Estou realizado!

Aliás, muitos dirão que escapei ao tema da redação, mas discordarei, pois a minha intenção é dizer que essa paixão por aeromodelismo, assim como todas as outras paixões, não têm um porquê. Assim como as outras, ela “acontece”.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[b:f97b3c7e74]Texto 6[/b:f97b3c7e74]

Aeromodelismo


O aeromodelismo, no meu ponto de vista, é realmente algo muito fascinante pelo simples motivo de ter em nossas mãos, todo o controle sobre o modelo, e, podermos colocar na pratica, todas as manobras que a cada vôo vão sendo criadas em nossa mente, além de combater o estresse depois de alguns dias de trabalho.

A sensação de que nós mesmos estamos dentro do aeromodelo é emocionante, principalmente quando tudo da certo durante cada vôo. A emoção é tanta que quando ocorre algum imprevisto acarretando alguma queda, ou uma pequena lenha, sentimos o impacto quando o modelo cai no chão, mais faz parte.

Pratico aeromodelismo há um ano, inicialmente comecei com os modelinhos do mercado livre e no decorrer do tempo conheci o fórum e-voo, onde tive o prazer de conhecer pessoas muito bacanas e adquirir um pouco mais de conhecimento sobre o assunto.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Fiquei extremamente decepcionado com a atitude desonesta do formel.

Eu avisei que tinha como rastrear os votos...

Esta é nossa lista dos votantes com os ids e número de IP (convertido para hexa).

Reparem que o mesmo IP (c89d9604) aparece nos usuários 1564, 1563, 1562, 1561, todos novinhos em folha...

8 589 c8d3bccf
8 840 c9347963
8 1323 c8b445d6
8 815 c8e8b9c9
8 1457 c88d5207
8 58 c90d3dbb
8 1459 8b520324
8 1381 c8b34104
8 1561 c89d9604
8 1396 c902e2c4
8 1545 c8e8b9dd
8 658 c88e8010
8 95 c89e3bc2
8 849 c8d27b3b
8 1562 c89d9604
8 1563 c89d9604
8 1564 c89d9604
8 1546 c90ead92

Pesquisando pelo IP, olha quem aparece:

SELECT username, count( * )
FROM `phpbb_posts` , phpbb_users
WHERE poster_ip = 'c89d9604'
AND user_id = poster_id
GROUP BY username
LIMIT 0 , 30

formel 52
heitorf 2

Portanto o texto 3, do formel, está desclassificado e sobram apenas os números 1,2,4,5 e 6 na disputa.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Os demais votos foram todos de IPs diferentes.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Votos válidos até o momento:

srpab
Akamatsu
Luiz Leite
carlos renato r batista
Dragonfly
Eduardo Yamin
bixcoito
jarbas_luciano
Miguel Batista
mnovaes
rushspbr
Maia
shift_light


Votos anulados:
formel
lauro_alexandre c89d9604
rschuabb c89d9604
trust c89d9604
correa c89d9604
Avatar do usuário
formel
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Seg Dez 19, 2005 11:08 am
Localização: Rio de Janeiro (Jacarepaguá)

Mensagem por formel »

Caro Alex, não fui desonesto. Eu votei em mim. Mas no regulamento não existe nada que fale sobre isso. As pessoas que votaram no meu texto são do meu trabalho e por isso tem o mesmo IP que eu; não ligo em não ganhar, mas ser desclassificado por "desonestidade" é um pouco de mais para mim.

Vc poderia ter falado diretamente comigo antes de tomar tal atitude. Como moderador de um forum como esse, acredito que sua atitude poderia ter sido mais moderada pois ser chamado de desonesto em público como vc fez comigo é um tanto quanto humilhante.

[ ]s

Formel
Responder