Sobre o K-bar Koala

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
bennesantana
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Qua Jan 05, 2011 9:27 pm
Localização: Mongaguá - SP

Re: Sobre o K-bar Koala

Mensagem por bennesantana »

Senhores, se me permitem...

Interessante esta discussão, concordo e discordo com ambas as posições, Eric Valeriano, Dudu e ARM_Coder, posto isso, minha opinião.

Colocando os valores de lado, acho um erro cultural usar um hardware pirata, que teve seu custo definido por componentes de qualidade inferior, teste de qualidade inferior e tornou desnecessário o desenvolvimento de um aplicativo para configuração, o que eu chamaria de politicamente incorreto estes fatos colocam em risco qualquer equipamento em que eles estejam instalados e quem estiver próximo a ele no momento do voo.

O voo mostrado neste tópico com clone é sem dúvida excelente, mas discutível, eu estaria atrás do alambrado se soubesse que era um clone no comando da eletrônica.

Concordo que existem soluções como Tarot e o Robird (baixo custo), mas a venda do Clone (baixo custo e pirata) está ligada aquém? Aos vendedores de beira de pista? Curiosos iniciantes ou aventureiros?

Veja em lojas como HeliDirect, RC711, Helipros e Gaba (Paraguay) este produto não é vendido, não é correto afirmar que loja idônea vende produtos idôneos? Se não... Não seja por isso! nem a HobbyKing que tem um produto similar ao MicroBeast e que já foi impedida de vender-lo algumas vezes não tem o clone para venda! Isso não indica que tem algo errado na politica do produto e consequentemente no produto.

Enfim.... Não tenho TV pirata, não uso pneu pirata em meu carro e não coloco gasolina adulterada nele também, porque sei das consequências. Não me sinto confortável com KBAR, independente do preço já presenciei 2 quedas de 550 por causa dele que só após a relutante troca eles voltaram a voar sem problemas.

OK, também já presenciei problemas com 1-MicroBeast, 1-VBAR e um 1-iKON, podem procurar no Google, difícil é não encontrar um que não tenha dado problema, mas os clones ainda são maioria.

Também não acho que a opção por clone esteja ligada somente ao poder aquisitivo de cada um, a opção dos clones está intimamente ligada ao sentimento de algumas pessoas de obter a vantagem na hora de dizer em bom tom, "gastei menos que você e o meu voa do mesmo jeito que o seu" ou na hora de vender a pessoa substituí um pelo outro para vender a preço acessível.


Respeito todas opiniões acima, não quero convencer ninguém da sua decisão de usar o Clone´s, só me avisem para me afastar para um lugar seguro.

T+
Decolar é opcional, pousar é obrigatório!
GAUI X3/T-REX 450 Dominator 6s/T-REX 550 DFC V3/T-REX 700 Dominator/Goblin 570
corujarc@outlook.com
MarioCaxito
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Dez 02, 2015 11:06 pm
Localização: RIO DE JANEIRO

Re: Sobre o K-bar Koala

Mensagem por MarioCaxito »

Olá amigos do forum, comprei um TREX 450 PRO que veio com o KBAR instalado e com Satelite DSMX, gostaria de saber se tenho que resetar a unidade no vstabi e iniciar do zero uma nova configuração ou se posso bindar com meu rádio e voar sem precisar fazer ajustes.
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: Sobre o K-bar Koala

Mensagem por WarlikeOfChaos »

É bom resetar e reconfigurar. O kbar usa os valores do rádio como referência, cada rádio é diferente.
Segue um passo a passo que fiz quando configurei meu tarot 450:
https://www.rcgroups.com/forums/showpos ... ostcount=5
Avatar do usuário
cebola
membro
Mensagens: 108
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 10:53 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Sobre o K-bar Koala

Mensagem por cebola »

Caso você estivesse apenas trocando o receptor bastaria calibrar novamente o subtrim e endpoints na aba RX do VStabi, mas como neste caso vc está adquirindo a unidade junto com o heli eu aconselho a refazer o setup, pois os ajustes feitos pelo dono anterior se basearam noa quantidade de passo que ele utilizava, entre outros parametros... refaz esse setup ai e seja feliz, é uma otima unidade FBL.
Avatar do usuário
cebola
membro
Mensagens: 108
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 10:53 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Sobre o K-bar Koala

Mensagem por cebola »

Sobre a comparação entre o vbar e o kbar, eu já tive os dois e inclusive abri os cases e comparei o hardware. Basicamente eles utilizam os mesmos sensores Invensense, porém o vbar utiliza três sensores simples dispostos fisicamente em ângulos diferentes e o kbar utiliza um sensor de dois eixos, da mesma marca, fixo na placa e um sensor de um eixo, exatamente igual ao encontrado no vbar. Ou seja, ao que remete aos sensores, os dois são bastante similares mesmo. A disposição dos outros componentes é um pouco diferente mas basicamente é muito semelhante.

Eu testei o Kbar mini no meu X3 que tinha um Vbar mini pro, eu não senti diferença alguma.

Depois de um tempo, acabei colocando um Kbar Gold Warrior (semelhante à versão standard do VBar) em um Trex 700 DFC que utilizava outro Vbar Mini Pro. Eu nunca tive um Vbar Standard, por isso não posso fazer uma comparação justa, mas este Kbar gold warrior foi a melhor unidade que já experimentei pois eu simplesmente configurei o heli e sem ajuste fino algum obtive um vôo muito satisfatório como se pode ver no video abaixo, e se comportou muito melhor do que o vbar mini que tinha neste heli.

https://www.youtube.com/watch?v=mT0ptbbqzUs
MarioCaxito
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Dez 02, 2015 11:06 pm
Localização: RIO DE JANEIRO

Re: Sobre o K-bar Koala

Mensagem por MarioCaxito »

Muito show as manobras Cebola.

Amigos, mais uma duvida o modelo veio com o satelite DSMX conectado ao KBAR. Preciso do RX da Spektrum para realizar o bind, ou apenas faço o procedimento de bindagem com o satélite?
Minha duvida surgiu pois um amigo me disse que somente é possivel fazer o bind com o RX da Spektrum e como não veio o RX eu teria que desembolsar uma grana para comprar um RX.

Gostaria de voar com Satélite, pois é menos fio e fica melhor esteticamente.
Meu radio é um DX8.

Abraços e obrigado a todos pelo suporte.
Avatar do usuário
cebola
membro
Mensagens: 108
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 10:53 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Sobre o K-bar Koala

Mensagem por cebola »

Não é necessário um rx para fazer o bind do satelite com o kbar, você faz pelo vstabi, na aba transmitter tem um checkbox que marca para fazer o bind, após isto é so desligar a bateria e ligar rapidamente que o satelite vai começar a piscar, aí faz o bind normalmente.
Avatar do usuário
mauroao
membro
Mensagens: 83
Registrado em: Sáb Jan 18, 2014 10:02 am
Localização: São Paulo - SP

Re: Sobre o K-bar Koala

Mensagem por mauroao »

Foi em 2014 que eu colaborei com um post nesta thread, e agora no fim de 2016 retorno com mais um depoimento.
Clones sempre vão gerar discussões, mas acredito que, nesse meio tempo, a experiência do uso da unidade por diversos helimodelistas, acabou por confirmar algumas teorias e rejeitar outras.

Mesmo sendo um tópico antigo, gostaria de expor minhas opiniões e relatos com a unidade, até porque precisei de tempo para obter o respaudo sobre o que vou opinar.

1. KBAR é perigoso ?

Minha experiência: usei KBAR em um X3, TREX 500, WARP 360 e agora vou instalar em um Goblin 380.
Nunca tive problemas.
Também tenho duas unidades VBAR Standard originais.
Uso um único VSTABI 5.3.4, que baixei direto no site da Mikado e uso tanto com os originais, como também com os clones, inclusive nunca tive problemas em relação à configuração no computador conectado à internet.

Nesses últimos 24 meses eu frequentei algumas pistas aqui de SP e conversei com muitos modelistas que voam com KBAR nos seus helis, e os relatos foram identicos ao que eu experimentei com os meus.

Não estou desmerecendo os relatos de quem afirma que já viu KBAR derrubando heli.
Só estou dizendo que, pelo número de pessoas que vi voando, conversei, e também pela minha própria experiência, os dados estatísticos que chegam até mim apontam para o fato de que a chance de um KBAR derrubar um heli, é a mesma chance de qualquer outra unidade derrubar um heli.

Isso não é a minha opinião, não é o que eu acho.
Isso é o que eu observei em 24 meses.
Conheço relatos de IKON, VBAR e KBAR dando problema. Mas todos são igualmente raros.
Muito raros...
E não observo um número expressivo de casos pender para o lado do KBAR.

2. KBAR tem um hardware inferior ?

Não tenho autoridade para falar sobre o hardware, mas eu conversei com o amigo "Cebola" na época em que ele abriu as duas unidades e fez a comparação.
Realmente o KBAR não é uma cópia exata do VBAR.
Os sendores são da mesma empresa mas a disposição e quantidade é diferente.
Os sensores são da empresa https://www.invensense.com.
Além disso existem diferenças obvias de funcionalidades, a mais e a menos.
O KBAR amarelo não tem a função de governar o throtle do motor.
O Azul tem.
Mas o KBAR amarelo tem um botão que possibilita posicionar a unidade em variações que nem mesmo o VBAR original faz. Ou seja: Quem criou o KBAR, não só clonou a unidade, como também conhece-a a fundo a ponto de extender e adicionar funcionalidades.
O KBAR tem hardware inferior? Eu diria que tem um hardware diferente, e não necessariamente inferior.

3. O KBAR é produzido com um controle de qualidade inferior ?

Provavelmente sim.
Ele é feito de forma clandestina.
Seria pouco provável se comparar à qualidade de produção da Mikado alemã...
Unidades com defeito de fabrica (acredito eu), devem ser mais frequentes...

Agora vou dizer o que eu acho, apenas um palpite, e que faz diferença na discussão:
Não vejo relatos de KBAR derrubando heli, mas eu vi alguns poucos relatos de unidades que já chegam "mortas" após o "unboxing".
Aqui está a diferença: As poucas que tem defeito, já é algo notado na fase do Setup, quando é conectado ao VSTABI. Essas nem chegam a voar. E como é barato, é provável que a pessoa compre outra sem reclamar, ou mesmo que peça reembolso para sites como banggood, ebay ou aliexpress.
As unidades boas, funcionando uma vez, é certo que funcionaram sempre (pelo que eu observei até hoje).
Repito: Isso é palpite - acredito que esse seja a explicação da unidade ter um controle de qualidade inferior, mas ainda assim ser utilizada sem causar lenha.

4. Comprar o KBAR é o reflexo de uma conduta desonesta ?

Sim. Com certeza.
O KBAR é um clone.
É um roubo de conteúdo intelectual e pesquisa realizado pela Mikado.
Roubo esse, por parte de quem fabrica o KBAR e quem o compra é conivente.
Infelizmente é nossa cultura, e eu assumo que sendo brasileiro, também sou contaminado por isso.
O argumento de quem não compra um clone por respeito aos projetistas é valido e deve ser respeitado. Eu até admiro esse posicionamento.
Também concordo em parte com o comentário de que alguns helimodelistas se gabam por ter uma unidade que pagaram menos do que o colega do lado, e que voa da mesma forma.
Competição na bancada é um fato. Existe.
Tanto quem compete por exibir a máquina mais cara e mais bonita, como também existem aqueles que se gabam por serem mais espertos por ter o equipamento mais barato.

Só é importante separar os assuntos.
Conduta moral é uma coisa....
Assuntos técnicos e estatística de lenhas por unidade, é outro assunto...

5. Conclusão:

Não é meu objetivo convencer alguém a usar ou deixar de usar o KBAR.
Minha proposta é apenas a de expor os meus pontos de vista em relação a unidade, baseados no uso dela nesses 24 meses.
Há pontos positivos e negativos (assim como em tudo).
Eu mesmo tenho KBAR em dois helis, VBAR Standard (a versão mais antiga) em outros dois, e um heli com o IKON.
Para o meu nível básico de vôo, todas são boas.
Não tenho tendencia contra e nem a favor de clones, bem porque tenho os dois: Clones e Originais.
Espero ter colaborado!
WARP 360 + GAUI X3 + Logo 400 + Prôtos 500 + Goblin 380 + DX6 Black
Helenivaldo Nunes
membro
Mensagens: 77
Registrado em: Ter Abr 10, 2007 7:20 pm
Localização: salvador ba

Re: Sobre o K-bar Koala

Mensagem por Helenivaldo Nunes »

Boa noite a todos
Aguem ja usou o kbar em helis nitro?
to com um 600 nitro aqui pra colocar um e mudar a torre pra flaybarlees tambem
Avatar do usuário
atoniollo
membro
Mensagens: 1018
Registrado em: Seg Out 06, 2008 3:28 pm
Localização: Jaragua do Sul - SC

Re: Sobre o K-bar Koala

Mensagem por atoniollo »

Helenivaldo Nunes escreveu:Boa noite a todos
Aguem ja usou o kbar em helis nitro?
to com um 600 nitro aqui pra colocar um e mudar a torre pra flaybarlees tambem


Se quiser arriscar vai de Kbar full

Mas hoje em dia um Vbar silver line pro não é muito mais caro que um Kbar full
Responder